• Anúncios

GC1CYQY - Lost in Darkness [Cabeço das Pombas]

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: GC1CYQY - Lost in Darkness [Cabeço das Pombas]

Mensagempor papaleguas » terça abr 20, 2010 13:43

Mais uma vez penso que não me fiz explicar em condições... erro meu.

É claro que concordo com o torgut, com o peter, com o sagitário e com todos os outros...a questão MORAL é muitas vezes esquecida.
A minha intervenção tem uma história e por isso é mlhor contextualizar...

Eu gosto de caches enigma e se forem ver, a maioria das minhas caches é enigma e mesmo a letterbos é uma cache complicada de se fazer. Acontece que também sei quem encontrou a cache por resolver o enigma e quem pediu as coordenadas e isso é bem patente nos logs.
Há algum tempo, revoltado com esta situação iniciei um tópico igual a este e mostrei a minha indignação pelo desrespeito pelo trabalho de quem coloca as caches... por exemplo a minha matrix demorou cerca de 1 mês a planear e fazer.. as primeiras pessoas demoraram 2 dias (inteiros) a encontrar a cache e a seguir foi um desfile de equipas... se eu sei quem forneceu as coordenadas? claro que sei. agora, expliquem-me como se evita.

Quando fiz a hércules foi a mesma coisa... a maioria do pessoal encontrava milagrosamente a cache mas ninguem me mandava as soluções... inclusivamente houve papacaches cá da zona que só a logaram quando sairam as regras de mandar o mail a provar que decifraram...

O que quiz dizer é que é uma luta inglória e por mais que tentem não conseguem evitar isso. Eu comecei a colocar menos urbanas e a investir mais nas caches no alentejo... prefiro menos visitas, mas ao menso que quem as visite aprecie o passeio.

Foi nesse sentido a minha intgervenção... para que conste... eu faço as caches todas que tenho nos meus registos.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Naifas » terça abr 20, 2010 20:13

papaleguas Escreveu:
O que quiz dizer é que é uma luta inglória e por mais que tentem não conseguem evitar isso.

Eduardo

Não pretendo sequer tentar evitar isso, pois já concluí que nem chega a ser uma luta inglória.
É algo que se perdeu antes mesmo de se ter começar a jogar...
Apenas pretendo a humildade e o reconhecimento pela parte de quem tudo supervisiona,
na consciêncialização de que este problema na realidade existe, e que não é de todo
mesquinhez pela parte de quem se sente. Já lá diz o ditado; quem não se sente, não é filho de boa gente.
Palavras leva-as o vento, é certo...
Sempre ao dispor e amigo de todos sem nada contra quem quer que seja.

José Gomes
"Naifas"
Naifas
Micro

Registado: sábado set 05, 2009 01:37

Mensagempor Naifas » terça abr 20, 2010 21:14

Lima_Paço Escreveu:
salprata Escreveu:Quem conhece muito bem o sitio, mas mesmo bem, e normalmente isso acontece mais com a malta do ramo da geologia...não vejo problema em logar do sofá

Desculpa mas não concordo contigo. Eu já fiz muitas caches de sofá :oops: (Mistério, Virtuais e Webcam) e não me estou a ver a fazer EC's de sofá, embora haja algumas em que é preciso apenas fazer uma busca no Google e já está :roll:
As EC's são essencialmente para quem gosta de aprender alguma coisa, não são para os números (embora haja quem coma de tudo [}:)] ), por isso, mesmo que sejam geólogos não me parece bem que as façam no sofá. Mas isto é só a opinião de um pecador convertido ;)) .

Kinder Escreveu:
manelov Escreveu:É impressão minha ou os novos andam pouco por estes foruns?

É verdade mas de tempos a tempos aparecem novos por aqui,eu apareci, [:D]

Lima_Paço Escreveu:
Embora ache a ideia muito boa, concordo com o manelov e quando aparecem levam (por vezes) logo nas orelhas. [}:)]

Assim pode ser que se passe as boas práticas (ou más)! :-)

NO COMMENTS
Naifas
Micro

Mensagempor alieri » quarta abr 21, 2010 00:13

pretendo a humildade e o reconhecimento pela parte de quem tudo supervisiona, na consciencialização de que este problema na realidade existe, e que não é de todo mesquinhez pela parte de quem se sente. Já lá diz o ditado; quem não se sente, não é filho de boa gente.

Não percebo. Queres que quem supervisiona a colocação das caches verifique se os logs estão a ser registados de acordo com as regras?
Desculpa, mas isso não é possível nem faz sentido.
O revisor (o tal supervisor de que falas, acho) zela pelo cumprimento das regras no que toca à criação das caches e sua manutenção, o que implica algumas vezes o seu (das caches) arquivamento compulsivo.
Há 5000 e tal caches em Portugal, cerca de o mesmo número de registos de geocachers neste fórum. Que alguém possa verificar todas essas situações de logs manhosos é impossível.
Cabe a cada owner, caso queira, verificar os logbooks e confrontá-los com os logs online. Pessoalmente, com 50 ou 60 caches publicadas, não me passa pela cabeça ter esse trabalho, excepto em situações muito pontuais.
Cabe a cada geocacher jogar de acordo com as regras. Se alguns não o fazem, resta-nos mostrar o nosso descontentamento e fazer alguma pedagogia, quando seja possível.

Por curiosidade, aqui fica uma passagem das guidelines:
"Cache Maintenance
* The cache owner will assume all responsibility of their cache listings.
* The responsibility of your listing includes quality control of posts to the cache page. Delete any logs that appear to be bogus, counterfeit, off topic, or not within the stated requirements."
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Pamo » quarta abr 21, 2010 08:51

alieri Escreveu:Não percebo. Queres que quem supervisiona a colocação das caches verifique se os logs estão a ser registados de acordo com as regras?
....
Cabe a cada owner, caso queira, verificar os logbooks e confrontá-los com os logs online. Pessoalmente, com 50 ou 60 caches publicadas, não me passa pela cabeça ter esse trabalho, excepto em situações muito pontuais.
....
Por curiosidade, aqui fica uma passagem das guidelines:
"Cache Maintenance
* The cache owner will assume all responsibility of their cache listings.
* The responsibility of your listing includes quality control of posts to the cache page. Delete any logs that appear to be bogus, counterfeit, off topic, or not within the stated requirements."

como o meu Inglês é fraco recorri ao google Tradutor

google Tradutor Escreveu:Cache de Manutenção
* O proprietário do cache irá assumir toda a responsabilidade de suas listas do cache.
* A responsabilidade de seu anúncio inclui o controle de qualidade dos postos de
Página da cache. Apagar os logs que parece ser falso, falsificado, fora
tópico, ou não dentro dos requisitos previstos.

Claro que não faz sentido o revisor andar em cima dos log's que são feitos por este país fora...
como foi bem referido no post anterior "Por curiosidade, aqui fica uma passagem das guidelines:"
:roll:
o owner de cada cache tem a "A responsabilidade .... Apagar os logs que parece ser falso..." claro que acredito ser um trabalho que não é muito fácil de fazer, mas mesmo assim é uma responsabilidade desse owner... logo se não consegue assumir a responsabilidade de 200 ou 300 caches coloca apenas 2 ou 3 e faz o trabalho bem feito... também aproveito para apelar a todos os que praticam geocaching para denunciarem aos owner's das caches todas as situações irregulares nas caches que encontram, assim penso que se tornará mais fácil para o owner apagar os log's falsos.

Eu percebo que o geocaching que se pratica por portugal é igual á situação do país só espero que não aconteça como nos casos de corrupção (reportagem da SIC do Dia 20 de Abril 2010) em que quem denuncia ainda é mal visto e tem de pagar indemnizações por calunia e difamação de casos mais que provados...

Outra coisa vejo cache arquivadas por as mesma desaparecerem... (estão abandonadas pelos seus "pais") penso que uma cache em que o seu owner também não controla... :?? se encontra abandona :roll: , ainda não teve foi a infelicidade de desaparecer...

Este tipo de situação sim penso que poderia ser acompanhada pelo revisor... ou pedir a alguém de sua confiança que o assista neste trabalho, porque imagino que apenas uma pessoa e com trabalho voluntário seja dificil seguir a quantidade de caches que anda a nascer por este país fora (parecem ratos escondidos debaixo de pedras e a reproduzirem-se á fartazana "as caches claro").
Imagem
Pamo
Micro

Registado: domingo nov 16, 2008 16:28

Mensagempor alieri » quarta abr 21, 2010 09:51

Como dizes, é da responsabilidade de cada um verificar as caches que cria, o que passa por verificar os logs.
Mas como em tantas coisas na vida, é mais fácil dizer do que fazer. É que uma coisa são aquelas situações flagrantes, como algumas, que já foram comentadas neste fórum, de malta que faz nn logs num dia em caches muito distantes entre si, em que nem o Super-homem conseguiria fazê-las todas em tão curto espaço de tempo. E claro, depois vai-se ver e os logbooks não estão assinados. A situação é detectada, é comentada aqui, e os owners lá apagam os logs.

Outra coisa é, por exemplo, publicares uma multi, os primeiros geocachers encontram-na, passam as coordenadas finais a outros que já só vão ao ponto final. É muito difícil saberes se nesses casos a cache foi encontrada como tu, o criador, a imaginaste, ou se foi "pela porta do cavalo".
Acresce que, de acordo com uma alteração recente das guidelines (corrijam-me se estiver enganado), já não podes, por exemplo, exigir a quem encontra a cache que tire uma foto no local. Como o "espirito original" do jogo é encontrar a cache e assinar o logbook, é este último facto que determina se o log é válido ou não.

Portanto, se me souberes indicar uma forma fácil e simples de verificar este tipo de situações, pago-te uma bejeca ;)
Se não, pago-te na mesma quando encontrares uma cache minha.

logo se não consegue assumir a responsabilidade de 200 ou 300 caches coloca apenas 2 ou 3 e faz o trabalho bem feito

Desculpa lá a franqueza, mas, em bom português, "era só o que faltava"! Portanto, eu acho que nn lugares, dentro do meu "raio de acção" merecem ser visitados, e coloco lá umas caches. Depois penso, espera aí, que se calhar vou ter que andar armado em policia dos logs, portanto talvez seja melhor colocar só as caches pertinho de casa. Porque além de mostrar os lugares, tenho que ensinar aos filhos dos outros que a "batota" é uma coisa feia. Vou abdicar do meu gosto em mostrar a minha região a quem joga bem, para controlar quem joga mal?! O povo chama-lhe "pagar o justo pelo pecador". Acho que não, desculpa...
Concluindo, que já vai longo: há quem ande nisto só pelos números. Pois há. E há quem nem sequer faça os logs online, porque apenas lhe interessa o passeio, o conhecer novos lugares, o desafio da descoberta. As minhas caches são para estes geocachers. Os outros, jogam um jogo qualquer, eles chamam-lhe geocaching, mas eu acho que é outra coisa parecida com geocaching ...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Naifas » quarta abr 21, 2010 10:18

Amigos, "Alieri" e "Pamo" e demais Geocachers
Não pretendo exigir responsabilidades nem acréscimo destas a quem tão nobre e voluntáriamente supervisiona o que se faz por aí.
Não confundam as minhas observações.
Concordo com ambos nos vossos textos acima escritos.
O meu objectivo foi alcançado, na medida que há quem acuse, quem afirme que realmente, existe quem pratique qualquer coisa sob o nome de "Geocaching".
Se regressarem à 1ª página desta subsecção do Forum, podem ler que eu me questiono.
Será que estou a alucinar?
Pronto, já obtive a resposta, não, não estou a alucinar.

Bem hajam a todos
independentemente daquilo que fazem ou praticam.

E ao Sup3r
Um Abraço
Espero não ter sido um "novato" chato.
Nunca tive, não tenho e tenho a certeza que não terei nada contra quem quer que esteja na sua posição.
Isto só para que não se levantem rumores ou desconfianças.

Gosto das coisas claras e limpas.
Epá! Pois é!!! Estamos em Portugal...
Não será fácil...
heheheheheheh

Vamos mas é plantar e logar caches.
Ainda temos muitos 160 metros para respeitar...
heheheheheheh
Naifas
Micro

Mensagempor Lima_Paço » quarta abr 21, 2010 10:36

Naifas Escreveu:
Lima_Paço Escreveu:
salprata Escreveu:Quem conhece muito bem o sitio, mas mesmo bem, e normalmente isso acontece mais com a malta do ramo da geologia...não vejo problema em logar do sofá

Desculpa mas não concordo contigo. Eu já fiz muitas caches de sofá :oops: (Mistério, Virtuais e Webcam) e não me estou a ver a fazer EC's de sofá, embora haja algumas em que é preciso apenas fazer uma busca no Google e já está :roll:
As EC's são essencialmente para quem gosta de aprender alguma coisa, não são para os números (embora haja quem coma de tudo [}:)] ), por isso, mesmo que sejam geólogos não me parece bem que as façam no sofá. Mas isto é só a opinião de um pecador convertido ;)) .

Kinder Escreveu:
manelov Escreveu:É impressão minha ou os novos andam pouco por estes foruns?

É verdade mas de tempos a tempos aparecem novos por aqui,eu apareci, [:D]

Lima_Paço Escreveu:
Embora ache a ideia muito boa, concordo com o manelov e quando aparecem levam (por vezes) logo nas orelhas. [}:)]

Assim pode ser que se passe as boas práticas (ou más)! :-)

NO COMMENTS

Oh pá, vieste implicar comigo porquê? Tás aqui tás a levar uma "naifada" [B)]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Pamo » quarta abr 21, 2010 10:39

alieri Escreveu:Portanto, se me souberes indicar uma forma fácil e simples de verificar este tipo de situações, pago-te uma bejeca ;)
Se não, pago-te na mesma quando encontrares uma cache minha.

Ora isso é que é falar vamos mas é la a essa "bejeca"....

Quanto ao
alieri Escreveu:Portanto, se me souberes indicar uma forma fácil e simples de verificar este tipo de situações...

Parece-me um desafio... e bem interessante por sinal. Acho que vou aceitar.

Já tenho um motivo para colocar a minha primeira cache... fica já aqui o convite para a visitar e me dizer se consegui superar o dito desafio... tinha pensado apenas colocar uma cache quando já tivesse mais alguma experiência para não sair um aborto como alguns que vejo por aí e que nem sequer faço o log dessas caches, porque acho que não o merecem.

alieri Escreveu:...tenho que ensinar aos filhos dos outros que a "batota" é uma coisa feia.

Eu defendo que todos nós temos de fazer alguma coisa por este país e pelo mundo... porque senão qualquer dia estamos a viver numa anarquia desgovernada...
quanto mais não seja passar os bons princípios porque é a brincar que aprendemos a viver... se brincamos com batota vamos viver com batota e achar que a batota é uma coisa saudável....
"mas uma coisa também é verdade neste forum vejo muitos a queixarem-se da batota... " logo ainda há princípios em alguns jogadores.

Mais importante temos de combinar essa bejeca... :pop: para acompanhar não há icon's com caracóis [:D]
Imagem
Pamo
Micro

Mensagempor prodrive » quarta abr 21, 2010 10:53

alieri Escreveu:E há quem nem sequer faça os logs online, porque apenas lhe interessa o passeio, o conhecer novos lugares, o desafio da descoberta. As minhas caches são para estes geocachers. Os outros, jogam um jogo qualquer, eles chamam-lhe geocaching, mas eu acho que é outra coisa parecida com geocaching ...

Hummmmm... já te ocorreu o cenário se todos alinhassem pela mesma bitola? Ninguém fazia logs on-line, nem Founds, nem DNF's, nem Notes, nem Pedidos de Manutenção, ninguém reportasse o estado das caches, não houvesse feed-back das caçadas, não houvesse histórias para contar, ninguém partilhasse as experiências...

Não me identifico com esse "espírito de Geocaching" a que chamas Geocaching...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Lima_Paço » quarta abr 21, 2010 10:59

Pamo Escreveu:Mais importante temos de combinar essa bejeca... :pop: para acompanhar não há icon's com caracóis [:D]

Consigo-te arranjar este Imagem, mas também gosto de acompanhar com Imagem ou Imagem

;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor Pamo » quarta abr 21, 2010 11:05

Lima_Paço Escreveu:
Consigo-te arranjar este Imagem, mas também gosto de acompanhar com Imagem ou Imagem

;))

Ora aqui está uma pessoa que sabe o que quer e tem os gostos identificados vamos mas é a essas Imagem ou Imagem :clap: :clap:
Imagem
Pamo
Micro

Mensagempor SUp3rFM » quarta abr 21, 2010 11:08

Pamo Escreveu:como o meu Inglês é fraco recorri ao google Tradutor

O MightyReek fez uma tradução para Português da penúltima versão das guidelines do Geocaching.com. Está disponível em http://www.ebt.variavel.com/geocaching/

Pamo Escreveu:Claro que não faz sentido o revisor andar em cima dos log's que são feitos por este país fora...
como foi bem referido no post anterior "Por curiosidade, aqui fica uma passagem das guidelines:"
:roll:

Não só não faz sentido como não é a minha tarefa. Não tenho que validar founds, not founds, etc. Faço-o, quando estou p'ra aí virado, nas minhas próprias caches, como owner.

Se houver alguma situação mais conflituosa, contactem a Groundspeak.

O proprietário da cache é o único que pode exercer o direito de garantir a integridade da mesma, quer física, quer online.

Pamo Escreveu:Outra coisa vejo cache arquivadas por as mesma desaparecerem... (estão abandonadas pelos seus "pais") penso que uma cache em que o seu owner também não controla... :?? se encontra abandona :roll: , ainda não teve foi a infelicidade de desaparecer..

Há n motivos para este tipo de situações acontecer. Um proprietário, ao colocar uma cache, concorda taxativamente com as guidelines do geocaching.com. Sem esse seu acordo, a cache não pode ser listada no site. Ao fazê-lo, entre outras coisas, garante que a cache ficará, pelo menos, 3 meses activa no seu local e que garantirá uma manutenção breve, num espaço razoável de tempo.

Há owners que se fartam porque a cache desapareceu, porque o local sofre cheias, porque a cache já serviu o seu objectivo, etc.

Pamo Escreveu:Este tipo de situação sim penso que poderia ser acompanhada pelo revisor... ou pedir a alguém de sua confiança que o assista neste trabalho, porque imagino que apenas uma pessoa e com trabalho voluntário seja dificil seguir a quantidade de caches que anda a nascer por este país fora (parecem ratos escondidos debaixo de pedras e a reproduzirem-se á fartazana "as caches claro").

Este tipo de situações, ou seja, caches com questões pendentes (inactivas há X tempo) já são acompanhadas por mim, desde que assumi esta tarefa. Eis a minha forma de actuação. É algo que dá algum trabalho, mas faz-se, sem problemas de maior.

Aos owners da caches, na situação concreta de estarem inactivas há demasiado tempo, são oferecidas várias opções para que o seu projecto prossiga. Alguns decidem não continuar. Não é nada censurável. É uma opção válida, como todas as outras.

No local de uma arquivada, aparecerá uma. Demore uma semana, um mês ou mais. Com jeito, até aparecem duas.

Lembrem-se apenas que não tem que procurar todas. Podem até escolher.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Naifas » quarta abr 21, 2010 12:31

Lima_Paço Escreveu:Oh pá, vieste implicar comigo porquê? Tás aqui tás a levar uma "naifada" [B)]

Sinceramente...
Quatro "Geocachers" envolvidos no referenciado diálogo,
e questionas-me se estou a implicar contigo!
Mania de perseguição, egocentrismo, não sei nem quero saber...
Agora quero saber é com o que queres dizer com
Lima_Paço Escreveu:Tás aqui tás a levar uma "naifada" [B)]

Gosto de estar a par das intenções dos que me rodeiam.
Reparaste que coloquei " No Comments", se calhar por ter sido tudo dito!
Não sei, se achas que não. Acreditei nas tuas palavras.
Naifas
Micro

Mensagempor Lima_Paço » quarta abr 21, 2010 13:30

Ena aonde isto já vai.

Eu só estava a desanuviar a questão e a brincar contigo pá. Imagem
Lima_Paço
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes