• Anúncios

Banalização

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Banalização

Mensagempor Torgut » segunda abr 12, 2010 14:25

jasafara Escreveu:P.S Embora seja recente nesta actividade, já deu para perceber perfeitamente que em termos de geocaching o Torgut não é "democrata" e defende que se deveria ter mantido reservado a uma aristocracia (ou quanto muito a um conjunto de "Homens Bons")... É como se eu, que me considero um 'viajante', considerasse que as hordas de 'turistas' que me obrigam a ficar numa fila monstra para subir á Torre Eifel, não deviam existir (quer dizer não foi nada ue não me passasse pela cabeça :)), mas o facto de não recear ser 'políticamente incorrecto" não se sobrepõe ao facto de considerar que o aumento da qualidade de vida de muita gente se sobrepõe á diminuição da minha.

Infelizmente agora estou com bastante pressa pelo que não me poderei extender tanto quanto desejaria, mas arranjo certamente uns segundos para sintetizar aquilo que já disse aqui e que infelizmente as pessoas esquecem consoante a sua conveniência: há uma diferença entre "manter reservado" (implica a aplicação de esforços na manutenção do status quo, seja eles quais forem... talvez rondar as caches com caçadeira e assentar um bom sal grosso nas nádegas de wanna be geocacher que se apresente na zona com GPS na mão?) e encorajar sem razão para além do abstracto e irracional instincto de crescimento.

Quando estiveste na Torre Eifel, não consideraste correr à paulada as hordas de asiáticos de câmara em punho, e com isso concordo inteiramente. A questão é... se a encontrasses vazia, qual seria o sentido de correr em todas as direcções a chamar pessoas para a fila...? Lançarias uma campanha, às tuas custas, na imprensa japonesa, para atrair turistas à Eifel? Porque não deixá-la simplesmente assim, aproveitar enquanto está sossegada, e depois, pois se vierem que venham. Esta é que é a questão. Entre aceitar o crescimento como um sinal de paridade de direitos de usufruto e fomentá-lo em nome sabe-se lá do quê, como aconteceu e infelizmente continua a acontecer com o Geocaching, nomeadamente, em Portugal.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ViperUnderground » segunda abr 12, 2010 14:55

Só um "à parte" nada "à parte" :D

Estava eu a almoçar e a ler os jornais disponíveis e deparei-me com isto: http://jn.sapo.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1541856 lá para as últimas páginas.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lopesco » segunda abr 12, 2010 18:07

E lá voltamos nós ao mesmo...

"Mais uma volta!!! Mais velocidade!!!"

Abreijos!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor jasafara » segunda abr 12, 2010 21:57

[quote="TorgutQuando estiveste na Torre Eifel, não consideraste correr à paulada as hordas de asiáticos de câmara em punho, e com isso concordo inteiramente. A questão é... se a encontrasses vazia, qual seria o sentido de correr em todas as direcções a chamar pessoas para a fila...? Lançarias uma campanha, às tuas custas, na imprensa japonesa, para atrair turistas à Eifel? Porque não deixá-la simplesmente assim, aproveitar enquanto está sossegada, e depois, pois se vierem que venham. Esta é que é a questão. Entre aceitar o crescimento como um sinal de paridade de direitos de usufruto e fomentá-lo em nome sabe-se lá do quê, como aconteceu e infelizmente continua a acontecer com o Geocaching, nomeadamente, em Portugal.[/quote]

Há na verdade uma nuance importante entre aceitar e incentivar a massificação do geocaching. No entanto e embora tenha dado o exemplo da Torre Eifel, parece-me que a tua objecção tem mais a ver com a proliferação de caches sem qualidade do que com o aumento de geocachers a acederem a caches com qualidade. Na verdade e fora a corrida aos FTF que não me motiva especialmente (embora já tenha tido a sensação agradável de fazer um) e em que se podem encontrar alguns geocachers, não me parece que haja propriamente uma corrida ás caches (basta ver que em Portugal temos apenas cerca de 400 caches com mais de 200 founds...). Eu pessoalmente em quase 500 só me cruzei com outros participantes em menos de uma dezena de vezes. Assim as caches com qualidade podem sempre ser visitadas sem aglomerações :) Quanto á quantidade de caches com eventual pouca qualidade, volto á minha, faz-as quem quer, quer for enganado ao que vai e não gostar pode ser por um log mais assertivo e apontar nominalmente a razão porque aquela cache está a 'mais'.

O aumento de geocachers e a precipitação com que muitos fazem as caches para correr para os números podem realmente estar a contribuir (além do eventual menos proveito que eles próprios retiram da cache mas que só a eles afecta) para aumentar a frequência com que as caches desaparecem. Não sei, mas tinha curiosidade de saber o que os owners com mais caches publicadas acham. No entanto recordo que tu próprio não pareces achar que isso seja um grande problema (http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=5643&hilit=porque+desaparecem+as+caches).

Outra das razões que se podem apontar como negativas é alguma degradação ambiental (o trilho do geocacher...) mas isso aplica-se apenas a um conjunto de caches escondidas na natureza (especialmente as que estão em zonas com muita vegetação) mas também ainda não me parece que seja um caso grave. E o CITO (por pouco que seja o TO) parece-me que deverá compensar o TICO :)
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor CarlosDBG » terça abr 13, 2010 23:37

Para quem corre atrás de números, é óptimo. Para quem quer desfrutar da actividade, é uma questão de selecção.
Se me der na telha, em cada pedra da calçada passo a colocar uma, depois convido amigos para terem FTF e aumentar a sua contagem pessoal....
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor Torgut » quarta abr 14, 2010 00:13

jasafara Escreveu:(...)parece-me que a tua objecção tem mais a ver com a proliferação de caches sem qualidade do que com o aumento de geocachers a acederem a caches com qualidade. Na verdade e fora a corrida aos FTF que não me motiva especialmente (embora já tenha tido a sensação agradável de fazer um) e em que se podem encontrar alguns geocachers (...). Eu pessoalmente em quase 500 só me cruzei com outros participantes em menos de uma dezena de vezes. Assim as caches com qualidade podem sempre ser visitadas sem aglomerações :) Quanto á quantidade de caches com eventual pouca qualidade, volto á minha, faz-as quem quer, quer for enganado ao que vai e não gostar pode ser por um log mais assertivo e apontar nominalmente a razão porque aquela cache está a 'mais'.

Outra das razões que se podem apontar como negativas é alguma degradação ambiental (o trilho do geocacher...) mas isso aplica-se apenas a um conjunto de caches escondidas na natureza (especialmente as que estão em zonas com muita vegetação) mas também ainda não me parece que seja um caso grave. E o CITO (por pouco que seja o TO) parece-me que deverá compensar o TICO :)

Olá de novo!

A minha objecção é genérica. Vamos por partes. A pedra basilar na minha tese, se assim se pode chamar, é o não reconhecimento de nenhuma, leia-se bem, NENHUMA vantagem no crescimento desmensurado do Geocaching, nomeadamente em Portugal. O que eu defendo é que o crescimento, digamos, natural, sem incentivos para tal dos que já o practicam seria suficiente para:

1) Haver uma renovação natural do "sangue" da "comunidade", ou seja, do conjunto de practicantes, e talvez mesmo para um crescimento paulatino.

2) As novas caches continuarem a aparecer de modo a todos termos algo que nos entreter. Por assim dizer, para prevenir o esgotamento de caches.

A partir daqui, posso entrar nos problemas do crescimento provocado:

1) A degeneração da qualidade das caches pelo esgotamento de possibilidades de qualidade aceitável (e não me lixem com a tese da relatividade da qualidade... é relativo até certo ponto, e depois não é mais do que retórica).

2) O baixamento relativo da qualidade dos geocachers, se assim se pode dizer: os logs minimalistas, as caches sem versão em inglês "just because", as caches criadas à balda com tudo e mais alguma coisa mal feito e por ai em diante.

3) Como foi referido, o aumento até niveis insuportáveis do impacto do Geocaching sobre os locais - de ordem natural ou humana. E aplica-se a mais caches do que fazes crer. E sim, é já grave. Já não vivo em Portugal há uns anos, mas cada vez que lá vou, encontro locais devassados pela acção dos Geocachers. Umas vezes por falta de civismo (vide ponto 2) outras vezes porque simplesmente é inevitável, e aqui entramos no factor do crescimento, que após um fim-de-semana com 10 ou 20 founds não haja pisoteamento, ramos partidos, e outros vestígios, por mais cuidadoso que se seja.

4) Para os owners, os riscos de desaparecimento de caches e os esforços de reposição das mesmas (pessoalmente acho que já repus mais caches num ano do que nos 4 anos anteriores)

De resto, atenção: o triste cenário a que se chegou, como disse anteriormente, já o adivinhava há alguns anos; agora, dizes e muito bem que "AINDA NÃO" isto e aquilo. Ok... se para ti "ainda não", não terás que esperar muito para que "ainda sim". Deixem as coisas continuar assim, aplaudam muito cada vez que se falar de Geocaching na TVI. E o "ainda não" que pessoalmente defendes passará muito rapidamente a "ainda sim". Em Praga há caches criadas há dois anos com 4000 founds. É comum uma cache ter 20 ou 30 visitas no primeiro dia de existência. Deixo à tua imaginação o efeito que isto tem sobre o local em que uma cache se encontra escondido, arriscaria a dizer meio na brincadeira, mesmo que este seja de aço !
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes