jasafara Escreveu:P.S Embora seja recente nesta actividade, já deu para perceber perfeitamente que em termos de geocaching o Torgut não é "democrata" e defende que se deveria ter mantido reservado a uma aristocracia (ou quanto muito a um conjunto de "Homens Bons")... É como se eu, que me considero um 'viajante', considerasse que as hordas de 'turistas' que me obrigam a ficar numa fila monstra para subir á Torre Eifel, não deviam existir (quer dizer não foi nada ue não me passasse pela cabeça), mas o facto de não recear ser 'políticamente incorrecto" não se sobrepõe ao facto de considerar que o aumento da qualidade de vida de muita gente se sobrepõe á diminuição da minha.
Infelizmente agora estou com bastante pressa pelo que não me poderei extender tanto quanto desejaria, mas arranjo certamente uns segundos para sintetizar aquilo que já disse aqui e que infelizmente as pessoas esquecem consoante a sua conveniência: há uma diferença entre "manter reservado" (implica a aplicação de esforços na manutenção do status quo, seja eles quais forem... talvez rondar as caches com caçadeira e assentar um bom sal grosso nas nádegas de wanna be geocacher que se apresente na zona com GPS na mão?) e encorajar sem razão para além do abstracto e irracional instincto de crescimento.
Quando estiveste na Torre Eifel, não consideraste correr à paulada as hordas de asiáticos de câmara em punho, e com isso concordo inteiramente. A questão é... se a encontrasses vazia, qual seria o sentido de correr em todas as direcções a chamar pessoas para a fila...? Lançarias uma campanha, às tuas custas, na imprensa japonesa, para atrair turistas à Eifel? Porque não deixá-la simplesmente assim, aproveitar enquanto está sossegada, e depois, pois se vierem que venham. Esta é que é a questão. Entre aceitar o crescimento como um sinal de paridade de direitos de usufruto e fomentá-lo em nome sabe-se lá do quê, como aconteceu e infelizmente continua a acontecer com o Geocaching, nomeadamente, em Portugal.