• Anúncios

O âmbito do geocaching - overs and outs

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

O âmbito do geocaching - overs and outs

Mensagempor papaleguas » terça mar 09, 2010 00:23

Onde escrever um tópico destes? No geral certamente...

Nos dois últimos dias vários utilizadores se têm ausentado da utilização do fórum, por serem "censurados", "apagados" e outras afins (com ou sem razão...).
Não nutrindo nenhuma especial simpatia (porque não conheço pessoalmente nennhum deles) por nenhum, há uma passagem que me deixa meio intrigado nas palavras da moderação, que tem a ver com o contactarmos em privado quando estes problemas existem...

Ora eu já o fiz várias vezes e não obtive resposta, tal como a não obtiveram outros utilizadores em diversas situações uando as mensagens são dirigidas via mp a um ou outro moderador. Coincidência ou não, há um que responde sempre.

Ora se isto são problemas do fórum que afectam a "comunidade" e admitindo que a ofensa não deva passar pelas barbas da moderação, também a livre discussão de ideias sobre problemas que afectam o geocaching ou mesmo os utilizadores do fórum deve passar pela exposição pública dos assuntos. Pública e não em privado. Porque o fórum é público.

No caso de existirem "donos" no fórum então essa situação deve ser expressa aos seus utilizadores. Aliás, a própria progressão do fórum deve ser de alguma forma aberta aos seus participantes, e se não o é por não pagarem este espaço ou fazerem algum trabalho de voluntariado no espaço, já por diversas vezes essa ajuda foi oferecida.

Já houve situações de troca de palavras mais azedas que me envolveram a mim e outros utilizadores, no entanto não penso que o pootencial afastamento de elementos do fórum seja algo saudável para a sua continuação. Embora não tenha especial simpatia pelo Insano, o facto é que quando não se podem discutir os problemas da comunidade, na comunidade esgota-se a utilidade de um fórum público para o efeito.

Encarem como uma critica construtiva... e sim, é no geral que deve estar onde as pessoas possam dar a sua opinião.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: O âmbito do geocaching - overs and outs

Mensagempor kidloco » terça mar 09, 2010 10:04

papaleguas Escreveu:Ora se isto são problemas do fórum que afectam a "comunidade" e admitindo que a ofensa não deva passar pelas barbas da moderação, também a livre discussão de ideias sobre problemas que afectam o geocaching ou mesmo os utilizadores do fórum deve passar pela exposição pública dos assuntos. Pública e não em privado. Porque o fórum é público.

Muito rápidamente, que agora não tenho tempo para mais, acho que não se deve vir para aqui com julgamentos em praça pública e peixeirada, esses problemas que mencionas devem ser tratados em local próprio, e sim, se for necessário mediante queixa na policia, é a única forma de certos canalhas que teimam em poluir o bem estar de outros e criarem mau ambiente na dita cuja "comunidade geocacher" aprenderem uma lição e crescerem um pouco.

Já agora, só faz falta quem cá esta, não tenho a minima pena se este ou aquele decidiu fazer um bloqueio ao forum, até há quem o faça por ciumeira porque não concorda com a escolha de certos novos administradores. Olha, eu já fui censurado, já me apagaram comentários e até já fui expulso, mas continuo aqui, sabes porquê? Porque estou pouco me lixando, a única coisa que me aborrece é a cobardia de certas pessoas que quando estão na minha presença metem o rabinho entre as pernas ou escondem-se atrás dos amigos, mas depois à distância vem para aqui e outros locais mandar umas postas de pescada disparatadas e doentias.
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor acasim » terça mar 09, 2010 11:01

[Moderação]

Devido à continuada insistência em alimentar discussões e criar mau ambiente, mesmo após uma suspensão e continuados avisos, a moderação decidiu inibir definitivamente a participação do utilizador kidloco neste fórum.

[/Moderação]
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor vsergio » terça mar 09, 2010 13:08

Ah ganda Moderação!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Torgut » terça mar 09, 2010 13:19

1) Concordo com o Papaleguas na generalidade do que aqui escreveu. O descontentamente com a gestão dos fóruns, de quaisquer fóruns, e a sua expressão é assunto de res publica e pessoalmente acho algo estranho que se sugira que essa expressão seja comunicado por meios privados. Além disso, deixar uns fóruns nos termos a que nos estamos a referir funciona um pouco como um imolamento: é um auto-sacrificio e talvez a sua principal motivação seja a sensibilização da opinião pública. No caso, todo o o universo de utilizadores. Logo, não me parece legítimo nem tão pouco desejável, que se peça a estes utilizadores que se abstenham de transmitir publicamente a sua posição e a explicação da mesma.

2) Por outro lado, e esta é a minha opinião pessoal, estas atitudes de "não volto cá mais" não revelam nada de bom sobre a personalidade / formação das pessoas envolvidas. A reacção à imposição de regras nestes termos deixa antever uma incapacidade preocupante de conviver com qualquer ordenamento. Preocupante não porque as pessoas em questão sejam figuras chave, mas porque a multiplicação destes casos se constitui como um espelho da nossa sociedade. Tenho algumas teorias sobre as razões que têm conduzido a este estado de coisas: a adopção de valores libertários que se fazem passar por valores democráticos tem-se vindo a processar desde 1974, sempre utilizando uma espécie de imunidade "em nome da liberdade".Depois, a abolição do SMO, retirando a largas franjas da população aquele primeiro contacto com um mundo ordenado e potencialmente hostil, tão diferente do casulo familar. Casulo esse que em tantos e tantos casos se tende a perpetuar, num mar de valores bonacheirões, de uma vida segura e sem problemas reais.... e depois, claro, reage-se assim à contrariedade. Amuar e atalhar caminho.

papaleguas Escreveu:Já houve situações de troca de palavras mais azedas que me envolveram a mim e outros utilizadores, no entanto não penso que o pootencial afastamento de elementos do fórum seja algo saudável para a sua continuação.

Ora essa. É tão saudável como cortares o cabelo. É a renovação natural das coisas. Com a ida de uns, chegam outros. O problema, usando a mesma imagem, é quando em vez de se ir aparando o cabelo se entra em situação de calvice. Mas isso é uma outra situação, e não se pode pensar em deixar de cortar o cabelo para prevenir a careca. Esta, na cabecinha como nums fóruns, tem origens distintas. Na cabecinha como nums fóruns, muitas vezes é inevitável e advém de factores não controláveis.

acasim Escreveu:Devido à continuada insistência em alimentar discussões e criar mau ambiente, mesmo após uma suspensão e continuados avisos, a moderação decidiu inibir definitivamente a participação do utilizador kidloco neste fórum.

Que exagero. Fica-me a ideia que se estava à espera de uma oportunidade para desferir um golpe final. Geralmente não gosto de comentar atitudes de admins de fóruns, assim como não gosto que comentem no meu (para enquadramento geral e para uma ideia das minhas "credenciais" em debater estas questões de gestão de fóruns, trata-se de algo bem maior que o do Geocaching@Pt), mas também é verdade que há uma certa diferença entre fóruns criados e mantidos individualmente ou por um pequeno grupo de amigos, e este aqui, onde há uma espécie de democracia, ou seja, onde mais ou menos não existe um proprietário, investindo-se nos administradores, por assim, dizer, a autoridade "do povo". Ou estou muito errado?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor prodrive » terça mar 09, 2010 13:27

acasim Escreveu:[Moderação]

Devido à continuada insistência em alimentar discussões e criar mau ambiente, mesmo após uma suspensão e continuados avisos, a moderação decidiu inibir definitivamente a participação do utilizador kidloco neste fórum.

[/Moderação]

Não sei o que é que esperam conseguir com isso...

Da última vez que o suspendaram, a única coisa que ganharam foi um user novo a escrever em moranguês e a destabilizar ainda mais este Forum que caminha a passos largos para a auto-destruição.

Por vezes questiono-me se isso é intencional ou vos sai naturalmente...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor papaleguas » terça mar 09, 2010 19:23

bem... penso que o próprio kidloco terá oportunidade de ler embora não possa escrever...

O que eu quis dizer nada tem a ver com as queixas apresentadas na Policia. Isso é um direito de qualquer cidadão que se ache ofendido e é algo extremamente pessoal... aí sim, escapa ao âmbito do fórum e não há qualquer necessidade de o vir publicitar... para isso existem os tribunais e não os fóruns... eu não acredito na justiça popular... aliás já nem na não popular acredito :)
A minha mensagem se bem que dirigida também aos moderadores não se esgota nos moderadores em si, mas no objectivo do fórum... os mais antigos (sem discriminar ninguém) perceberão o que digo.

Os problemas do fórum são os problemas de todos os seus utilizadores... os outros. Existem locais onde as pessoas se podem encontrar e beber uns copos ou simplesmente levarem as luvas de boxe e resolver.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor SMF Team » quarta mar 10, 2010 00:16

Entao vai aqui a minha opiniao!
Independentemente da minha opiniao sobre o geocacher Kidloco das suas acçoes e atitudes, é a seguite:
Voces moderadores exageraram em expulsar o geocacher aqui do forum, sem qualquer razao para isso (opiniao pessoal), aproveitaram-se de ser quem é, e das varias fraquezas do mesmo geocacher no seio da comunidade.
É uma pena que vos falte a mesma coragem para expulsar outros geocacher's que vão gozando constatemente com as regras, moderadores e leitores deste forum.
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor Sagitario » quarta mar 10, 2010 01:40

SMF Team Escreveu:Voces moderadores exageraram em expulsar o geocacher aqui do forum, sem qualquer razao para isso (opiniao pessoal), aproveitaram-se de ser quem é, e das varias fraquezas do mesmo geocacher no seio da comunidade.
É uma pena que vos falte a mesma coragem para expulsar outros geocacher's que vão gozando constatemente com as regras, moderadores e leitores deste forum.

Meu caro, espero que nunca sejas incomodado pelo Kidloco, espero...

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor prodrive » quarta mar 10, 2010 09:45

SMF Team Escreveu:É uma pena que vos falte a mesma coragem para expulsar outros geocacher's...

Olha que para quem veio para aqui armar peixeirada e mostrar indignação por ter sido expulso de um chat, estás com ideias bem progressistas...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor vsergio » quarta mar 10, 2010 10:57

Eu expulsava mais um
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor jasafara » quarta mar 10, 2010 11:51

Para quem está a acompanhar este romance, sem estar por dentro dos 'grupos' ou 'tribos' em que pelos vistos se dividem alguns geocachers e sem ter contexto para perceber todas estas guerrinhas, amuos, etc. é grandemente bizarro o que por vezes por aqui se passa ou para falar de coisas mais graves mas que deverão ter a mesma base o desaparecimento casual ou sistemático de caches, provocado aparentemente por rivalidades entre geocachers. Eu pessoalmente, aproveito para acompanhar estes debates da mesma forma lúdica com que posso acompanhar um combate de 'galos' e com que practico geocaching. Não se esqueçam que o que deveria interessar eram divertirem-se e não chatearem-se...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor papaleguas » quarta mar 10, 2010 12:34

Se a abertura deste tópico no qual se quer discutir de forma livre problemas que têm sido colocados no fórum e de alguma forma tem sido aproveitadas para atacar e deposi virem carpir as mágoas é pretexto para continuarem os ataques então nesse caso acho que não se merece a abertura de um espaço no qual os "problemas" se discutam e assum desde já o meu erro ao abrir esta tread.

Utilizem esta tread para melhorar... se quiserem eu abro um fórum onde se podem inscrever livremente para se insultarem e continuar com a porrada.

A ideia é discutir os problemas e enc ontrar soluções... digo eu
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor Sagitario » quarta mar 10, 2010 13:19

Boas

Quando entrei para este fórum em Setembro de 2005, já estes comportamentos existiam.

A única diferença que me lembro de relevante era que as postas de pescada e bifes que aqui eram lançadas, ficavam por ca a temperar, passavam também pelo lume onde eram cozinhadas e depois servidas à mesa num qq restaurante da zona.
E assim eram digeridos/resolvidos os problemas.

Hoje denoto que as mesmas atitudes já não são assim tão bem digeridas, e o pessoal passa-se por completo não conseguindo juntar-se à volta dos pratos e dos canecos para resolver o que aqui se começa.

Assim sendo, quem está cá só tem duas alternativas, ou assiste impávido e sereno ao espectáculo e vai aproveitando o que de melhor se retira do fórum e divertindo-se com o pior, ou entra nas contendas que por sua vez podem descambar para actos semelhantes aos tristemente acontecidos no Geocimbalino...

Se isto é um jogo onde só existem "orientações" por que é que temos de achar que o "meu Geocaching" tem de fazer Lei?
Que eu sou o maior da aldeia e que todos tem de ser como eu sou?

Depois, bem, o pessoal chateia-se e sai... pk?, alguns pk não e revêem neste estado de coisas e preferem simplesmente deixar de se incomodarem e de ser incomodados e outros pk não conseguiram fazer valer as suas ideias.

Estou agora a lembrar-me não só das "saídas" recentes, mas tb da ausência de Geocachers que me acolheram quando eu cheguei.

Vá lá, se isto é para o bem comum, de que adianta andar-mos aqui com tricas desnecessárias? Para isso aproveitem a ideia do colega Papléguas... eu lá não entro!

Fiquem bem, boas cachadas, melhores jantaradas

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » quarta mar 10, 2010 14:25

Sagitario Escreveu:Assim sendo, quem está cá só tem duas alternativas, ou assiste impávido e sereno ao espectáculo e vai aproveitando o que de melhor se retira do fórum e divertindo-se com o pior, ou entra nas contendas que por sua vez podem descambar para actos semelhantes aos tristemente acontecidos no Geocimbalino...
Sagitário

Ora aqui está. É mesmo o que eu penso (antes do ou...). Depois do ou... fiquei curioso com quais teriam sido os actos "...tristemente acontecidos no Geocimbalino...". Deduzo que tenha a ver com pessoal do Norte. Seria interessante abir um tópico relacionado com o bas-fond do geocaching nacional (cenas picarescas, rivalidades históricas, etc.) que dessem contexto aos recentes ingressados como eu, para perceberem melhor estas 'guerras' que pelos vistos já são antigas, mas que se resolviam de forma mais civilizada á volta de uma mesa.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes