• Anúncios

Oregon/Dakota WAAS/EGNOS

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Oregon/Dakota WAAS/EGNOS

Mensagempor 1berto » quarta fev 24, 2010 09:31

Sei que já existe um tópico sobre o WAAS nos GPS Garmin mas não é especifico dos Oregon por isso criei este tópico porque me parece que os Oregon tem um especial problema com o WAAS/EGNOS.

Tenho o meu Oregon 550 à cerca de 9 meses e até agora com qq dos firmware (incluindo o último) tenho muita dificuldade em ter/manter um WAAS/EGNOS fix. A minha opção foi a certa altura pura e simplesmente desligar o WAAS e funcionar em modo GPS "normal".

Se deixar o GPS durante muito tempo (às vezes é necessário quase 1 hora) num local com uma boa vista do céu ele acaba por conseguir um fix, normalmente o satélite 33, e mostra D's nos outros satélites. No entanto não só esse fix demora uma eternidade como se perde com relativa facilidade tornando o WAAS basicamente inútil.

Gostaria de saber se convosco se passa o mesmo e se notaram alguma melhoria com os últimos updates de firmware.

Obrigado.
Cumprimentos
1berto
Micro

Registado: quarta set 02, 2009 15:37

Re: Oregon/Dakota WAAS/EGNOS

Mensagempor RavenMaster » quarta fev 24, 2010 10:36

Sim e não.
Sim acontece com todos os equipamentos referidos e não, não existe melhoria nenhuma, pelo menos pelos aparelhos que tenho testado.

Se utilizares um Etrex, verás os D's em segundos... nos Oregon/Dakota demora uma hora como dizes e muito bem.
Normal ? I don't think so...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » quarta fev 24, 2010 11:21

O que levanta a questão: para que é que interessa o WAAS? Já vi extensas discussões sobre isto, e quando existe extenso debate sobre algo que deveria ser evidente, tendo a ficar com as dúvidas dissipadas. Na práctica, uso um Dakota depois de passar 3 anos com um Explorist 500 que estava em constante estado WAAS. Não noto nenhuma diferença nas caçadas. Por tudo isto, é para o lado que durmo melhor. Mas que não é bom sinal para a Garmin, lá isso não é. De resto, é a minha opinião sobre estes senhores (Garmin, Magellan, etc): estão demasiado confortáveis para se preocupar realmente com qualidade, respeito pelo cliente e niveis de competência. Fazem lembrar outros senhores chamados Groundspeak.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor pmendes100 » quarta fev 24, 2010 12:10

Tenho um 550 e ando sempre com WAAS desligado!!!
pmendes100
Micro

Registado: domingo mar 09, 2008 16:34

Mensagempor RavenMaster » quarta fev 24, 2010 12:25

Torgut Escreveu:O que levanta a questão: para que é que interessa o WAAS? Já vi extensas discussões sobre isto, e quando existe extenso debate sobre algo que deveria ser evidente, tendo a ficar com as dúvidas dissipadas. Na práctica, uso um Dakota depois de passar 3 anos com um Explorist 500 que estava em constante estado WAAS. Não noto nenhuma diferença nas caçadas. Por tudo isto, é para o lado que durmo melhor. Mas que não é bom sinal para a Garmin, lá isso não é. De resto, é a minha opinião sobre estes senhores (Garmin, Magellan, etc): estão demasiado confortáveis para se preocupar realmente com qualidade, respeito pelo cliente e niveis de competência. Fazem lembrar outros senhores chamados Groundspeak.

o meu antigo legend hcx andava quase sempre em campo aberto com 2/3 metros de precisão, utilizando o WAAS para o efeito que foi criado
o oregon raramente está nos 3/4
ImagemImagem Imagem

RavenMaster
Large

Mensagempor pmendes100 » quarta fev 24, 2010 13:10

Faço minhas as palavras do Ravenmaster!! A única diferença é que no meu caso era um Etrex em vez do Legend...
pmendes100
Micro

Mensagempor manelov » quarta fev 24, 2010 13:36

Parece-me que já não vou trocar o Venture por um Oregon.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor RavenMaster » quarta fev 24, 2010 14:32

manelov, também não vamos a extremos
como se costuma dizer, não é por um metro ou dois que não se encontra uma cache, já cachei com 20 metros de erro e dei com ela à mesma

apenas temos de comparar as funcionalidades de um e de outro
nem com a macro que tenho o tutorial colocado aqui no fórum se consegue colocar um quarto da informação que vês num oregon...

mas sim, é estúpido ter perdido essa "funcionalidade"

EDIT: por isso e por outras razões é que para além dos telefones com GPS, o velhinho Etrex Vista anda na backpack
you never know :D
ImagemImagem Imagem

RavenMaster
Large

Mensagempor pmendes100 » quarta fev 24, 2010 15:38

É verdade. Mesmo com maior erro as caches continuam a saltar, e o conjunto de informação que trás compensa.
De qualquer forma, também o meu etrex anda sempre na mochila...
pmendes100
Micro

Mensagempor 1berto » quinta fev 25, 2010 10:38

Pelos vistos o problema com o WAAS/EGNOS é geral, no entanto a Garmin parece pouco interessada em resolver o problema (pelos vistos até em admiti-lo) se é que tem solução. Por isso, na minha opinião seria importante que todos reportem esta anomalia à Garmin para pelo menos não poderem dizer que não sabem de nenhum problema com o WAAS (provavelmente não é por isso que vão a correr resolve-lo mas enquanto consumidores, e atendendo ao PREÇO que pagámos pelo equipamento, o mínimo que seria de esperar era que tudo funcionasse como deve de ser...).

Obrigado.
Cumprimentos
1berto
Micro

Mensagempor Torgut » sábado fev 27, 2010 01:40

RavenMaster Escreveu:o meu antigo legend hcx andava quase sempre em campo aberto com 2/3 metros de precisão, utilizando o WAAS para o efeito que foi criado

1) Entre a precisão com que um GPS diz que "anda" e o que ele efectivamente "anda" vai uma certa diferença. Dai eu ter usado a expressão "em termos prácticos".

2) Assumindo, academicamente, que a precisão indicada é real (que não é), Ok... e então? Em termos prácticos... faz-nos falta, esse metro?

1berto Escreveu:Por isso, na minha opinião seria importante que todos reportem esta anomalia à Garmin para pelo menos não poderem dizer que não sabem de nenhum problema com o WAAS (provavelmente não é por isso que vão a correr resolve-lo mas enquanto consumidores, e atendendo ao PREÇO que pagámos pelo equipamento, o mínimo que seria de esperar era que tudo funcionasse como deve de ser...).

São demasiado autistas para valer a pena.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RavenMaster » sábado fev 27, 2010 11:26

Torgut Escreveu:
1) Entre a precisão com que um GPS diz que "anda" e o que ele efectivamente "anda" vai uma certa diferença. Dai eu ter usado a expressão "em termos prácticos".

2) Assumindo, academicamente, que a precisão indicada é real (que não é), Ok... e então? Em termos prácticos... faz-nos falta, esse metro?

1) Claro, mas isso são todos.

2) Epá, se faz falta o metro... faz, senão o pessoal tinha de andar mais de carro nas grandes cidades...

Citando-me, porque pelos vistos não fui compreendido:

o meu antigo legend hcx andava quase sempre em campo aberto com 2/3 metros de precisão, utilizando o WAAS para o efeito que foi criado

como se costuma dizer, não é por um metro ou dois que não se encontra uma cache, já cachei com 20 metros de erro e dei com ela à mesma

Ou seja!
Eu nunca disse que a diferença entre os dois era um metro, pelo menos pelo que leio. Disse sim os valores melhores que obtive, teoricamente como dizes, com ambos.
Ainda esta semana coloquei ambos lado a lado e enquanto o Oregon estava com uns 12 metros de erro, o Etrex tinha apenas 6.
Por muito "termos práticos" e por muita diferença entre o diz que disse, estamos a falar de uns ~6 metros!
ImagemImagem Imagem

RavenMaster
Large

Mensagempor RavenMaster » domingo mar 21, 2010 15:27

Só sei é que o Oregon 300 que veio novo da Garmin a semana passada agora faz-me isto:

Imagem

Coisa que o que eu tinha antes nunca fez! :mrgreen:
ImagemImagem Imagem

RavenMaster
Large

Mensagempor 1berto » domingo mar 21, 2010 19:01

O meu 550 tb de vez em quando consegue um fix. A questão é quanto tempo demora até esse fix acontecer, e em que condições o fix acontece. Realmente quando ando de carro em locais com uma boa vista do céu o fix parece acontecer mais rápidamente do que andando devagar (situação onde é quase impossivel conseguir WAAS). Por isso acho que foi sorte de principiante (o GPS é novo...). De qq maneira gostava de ouvir feedback depois de testares o GPS de uma forma mais continuada e consistente. Quando passar (ou for passado) por um individuo olhando fixamente para um Oregon no IC19 já sei quem será... ;)
Cumprimentos
1berto
Micro

Mensagempor RavenMaster » domingo mar 21, 2010 21:36

O equipamento anterior, como disse, nunca fez isso em quatro ou cinco meses de utilização e sinceramente não acredito que seja por ser novo que tenha tido "sorte", mas percebi o que quiseste dizer. ;))

Hoje andámos a cachar de manhã e voltei a ter fix facilmente, sem problemas. Enquanto fizemos as duas caches tinha sempre satélite WAAS fixo.
ImagemImagem Imagem

RavenMaster
Large

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes