Moderador: Moderadores
global trekkers Escreveu:Tenho um GPS Oregon 300, para o qual uso sobretudo pilhas recarregáveis Ni-MH. Aquando da compra destas pilhas, foi-me recomendado na loja (Media Markt), a marca LACOR cuja potência – 2800 mAh – era à altura das mais elevadas do mercado, prometendo como tal uma longa duração da carga. Estas pilhas, vendidas em conjuntos de 4, vinham inclusive com um carregador (com ventoinha) da mesma marca garantindo um tempo total de recarga não superior a 40 minutos!
O facto é que não tenho as pilhas há tanto tempo assim (8 meses), não tendo feito seguramente efectuado mais de 15 ciclos de recarga, e as ditas, que inicialmente até duravam algum tempo, não duram actualmente mais de 20-30 minutos! Isto para já não falar do tempo que agora demoram a carregar: menos de 20 minutos!
De vez em quando ainda vou comprando umas pilhas alcalinas Duracell, mas é uma solução que acaba por sair mais cara, compensando claramente, pelo menos a médio-longo prazo, a utilização de pilhas recarregáveis.
Assim, face ao exposto, que pilhas (marca e potência) e carregadores me recomendariam?
global trekkers Escreveu:Obrigado RavenMaster.
Essa informação é preciosa!!
Já agora, o carregador que usas também é desta marca? Suponho que para carregar pilhas desta potência não possa ser qualquer um..
Torgut Escreveu:Ora então. bem-vindo ao "maravilhoso" mundo das pilhas. Pessoalmente estou a usar Uniross, de forma aceitável, e Energizer, que são mero lixo. Mais sobre o "maravilhoso" mundo das pilhas no meu blog, com uma entrada inspirada directamente neste tópico:
http://papacaches.wordpress.com/2009/12 ... a-do-demo/
P.S. - Recomendações de funcionários de grande espaço comercial, para mim têm o mesmo valor que três miados curtos e um longo do meu gato.
RavenMaster Escreveu:Energizer, Duracell e GP coloco-as no mesmo saco... o saco da reciclagem muito pouco tempo após a compra!
Ainda comprei umas de cada dessas marcas, quando apanhava aquelas belas promoções dos hipers. Deixei-me disso, dinheiro para o lixo.
Tenho em conta que se gasta 30€ numas Uniross mas duram 6/7 anos até perderem rendimento (mas ainda funcionam e carregam), é fazer as contas como dizia o outro.
Não concordo contigo na questão da bateria vs pilhas mas quanto às recomendações, assino por baixo.
Vais à Vobis/Worten e qualquer um te vai recomendar as pilhas deles porque dizem não sei quantos milhões de mAh na caixa e porque são baratas. Pois... e depois daí a 6 meses estás a comprar outras porque fazes apenas uma cache e já estás sem pilhas.
Torgut Escreveu:3) Pois se não concordas, que tal então partirmos para a lista de argumentos? Porque continuo curioso. Ninguém concorda, mas a verdade é que tirando a parte da aquisição de recurso, razões, ainda não conheci mais. Ah! Entretanto ao ler o teu post lembrei-me de mais uma coisa... o preço de carregadores e pilhas. É que o meu pack Uniross custou metade do que me custou o meu eXplorist 400, que comprei como GPS de reserva.
global trekkers Escreveu:A questão dos carregadores que coloquei tem a ver com a capacidade ou não, destes carregarem pilhas com potência superior às das que vêm acompanhados (pack promocionais pilhas + carregadores). Por exemplo: sempre fiquei com ideia que um carregador vendido com pilhas de 2100 mAh, seria incapaz (ou deficientemente capaz) de carregar na totalidade pilhas com potência superior, digamos de 2700 mAh. Daí que a resposta do RavenMaster me tenha surpreendido...pela positiva! Melhor assim!
Obrigado entretanto pelos valiosos esclarecimentos.
RavenMaster Escreveu:Investi dinheiro num Oregon 300 que sei que daqui a 5 anos não vai estar comigo, de certeza absoluta, por várias razões. Atenção, não quer dizer que não funcione, quer apenas dizer que sou consumista![]()
As pilhas, essas, têm saltado de equipamento em equipamento, seja máquina fotográfica a GPS etc..
Se compro um GPS a bateria, acabando a bateria chapéu. Se compro uma bridge/slr a bateria, acabando a bateria chapéu.
Pilhas até o supermercado da esquina (ou o chinês) tem. Seja de boa ou má qualidade, tem.
Saio de casa com dois ou três "gadgets", um pack de pilhas pode muito bem safar qualquer um deles quando acabar as instaladas. A bateria só dá para o próprio equipamento onde vem instalada e pouco mais (tirando as maravilhosas baterias dos primeiros Nokia, aproveitadas para muitos gadgets como GPS Bluetooth).
Isto seria uma discussão para anos, que não quero alimentar. Os gostos não se discutem, a menos que pacificamente e em local próprio. Por isso é que fazem estes aparelhos (geralmente) com as duas opções, para tentar agradar a gregos e a troianos.
RavenMaster Escreveu:Atenção, que muitos dos erros cometidos pelo mero mortal podem e devem ser evitados pelo Geocacher:
- Carregar as pilhas hoje porque para a semana vou de férias -> ERRO!
A menos que utilizem as novas tecnologias (como as Hybrio), TODAS as recarregáveis perdem carga com o tempo, mesmo sem serem utilizadas. Muita gente se queixa da autonomia mas é porque carregam as pilhas muito tempo antes de as utilizar. As Hybrio tentam evitar isso, minimizando a perda de carga, tanto que vêm carregadas de fábrica e estão prontas a utilizar.
- Escolher o carregador mais barato que existe ou aquele porque é da cor da Nespresso -> ERRO!
Comprem o carregador adequado à função. Se sabem que a qualquer momento vão precisar de pilhas e não confiam nas que costumam ter de reserva, comprem um Sprint. Assim, nem que tenham de sair à pressa, sabem que as pilhas estão carregadas ou quase.
Num carregador lento que leve perto de 14h a carregar umas pilhas, tiram as pilhas de lá à pressa e... já estão a ver o filme, toca a comprar alcalinas na esquina porque estavam pouco carregadas.
- Comprar aquele pack de pilhas porque é topo de gama e têm um milhão de mAh -> ERRO!
Quanto mais amperagem/hora, obviamente mais autonomia mas também mais tempo de carga. Se não costumam passar fins de semana longe de electricidade (sim, pode acontecer uma vez na vida e tal...) umas 2000/2100mAh chegam para um dia normal de geocaching (dependendo obviamente do aparelho, do brilho do visor, tempo que vai ligado, etc... elas duram, mas não fazem milagres) e carregam mais rápido que as 2500 ou 2700mAh. O tempo que se está numa pousada ou no Hotel a carregar pilhas é precioso.
Já cheguei a dormir em pousadas em que a electricidade apenas funcionava após entrarmos no quarto, pelo que apenas durante esse tempo é que se podia carregar telemóveis e pilhas... Não havia a hipótese de ir laurear a pevide e deixar as coisas à carga. É fazer as contas, ora 12/14h de carga...
Isto é apenas o que penso e vale pelo que vale. De certeza que irão surgir opiniões contrárias e ainda bem, é saudável que assim seja![]()
Mas se não tenho estrada ou garagem para um Ferrari, não vale a pena poupar e comprar uma coisa adequada para a minha utilização ?
Fica este pensamento natalício!
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes