por Coruja » sexta dez 04, 2009 10:47
A minha opinião pessoal, é que o pagamento da taxa não controla nada, se colocarmos os olhos nos parques naturais espanhois (é certo que o PNPG é Parque Nacional em Portugal), mas dai a ser mais importante, ou ter uma reserva mais rica que por exemplo os Picos da Europa, vai uma grande distância.
No entanto lá não se paga qualquer taxa para andar a pé para onde quer que seja e podes faze-lo por tua propria iniciativa, e por incrivel que pareça, podes aceder a grande parte dos percursos com 4x4 (esses sim, neste momento, só com as tais empresas de actividades turisticas credenciadas). Mais, não sei se alguem conhece, e se conhece, alguem reparou mas cruzamo-nos muitas vezes e sem saber com "vigilantes" do parque. Estes vigilantes, não te impedem de andar, apenas de dão dicas de como progredir, consuante os teus objectivos e aconselham se deves continuar ou não.
Assim de repente parque onde se faça pagamento vejo no Nepal( para aceder aos Himalaias), na Tanzânia (Kilimanjaro), entre outros...
É por essa razão que acho que nem tudo tem de ser pago, basta que seja bem organizado e se deixem de parte "os pseudo galões" por parte de quem gere o parque, pois cada vez que a mesma muda, mudam também as regras e as ideias de como fazer a melhor gestão(€€€).
Quem já fez o Trilho da SIlha dos Ursos, sabe que começa na casa da Junceda que pertenceu ao Académico Futebol Clube que foi atribuida em acordo de troca pela casa da Albergaria pois esta está inserida em zona de protecção ao contrário da Junceda. Nunca tivemos problemas com as casas, nem vandalismo nem assaltos, até ao momento em que a direcção do parque de então, começou a negociar o nosso abandono da mesma em virtude de uma lei (que não me lembro agora qual) em que previa as C.Municipais em conjunto com Parques locais a possibilidade de vender ou alugar as casas por um projecto a fundo perdido da CE, para fins de turismo de habitação.
Curiosamente, um fds em que não esteve ninguem na casa, foi o suficiente para que a mesma fosse totalamente vandalizada, queimadas as camas e todo o mobiliário de madeira, roubado o gerador, etc....
Não existem provas, mas foi uma tremenda coincidência, que não quero explorar mais...ADIANTE