Desde sempre que o princípio da manutenção existe. Se alguém tem uma cache a 300km de distância e se não consegue assegurar um plano B, quando algo pode correr mal, então tem mesmo que pensar e tirar uma solução do bolso.
Eu não consigo ver o benefício de ter uma cache desactivada durante meses/anos a fio.

ajsa Escreveu:Os nossos pioneiros, aqueles que nos transmitiram este passatempo, possuem, porque na altura não haviam muitas, caches espalhadas por todo o território. Pergunto eu, se um desses nossos colegas vir uma das suas caches ser alvo de destruição por muggles em plena época natalícia e se o mesmo colega apenas tiver oportunidade de se deslocar até ao local nas suas férias de verão, será que a solução passa pelo arquivamento? Pela adopção?
Pode passar. Pode passar por pedir a alguém para fazer essa tarefa. Como sabemos, a manutenção pode ser assegurada por outro geocacher. É um cenário bem diferente de uma gestão negligente. Dou um exemplo concreto:
Um container desaparece. O owner desactiva a cache (isto se estiver presente). O local parece comprometido, é necessário o owner deslocar-se ao local, tirar novas coordenadas, etc. Certo que alguém o pode fazer e enviar-lhe. O owner assim só tem que editar a sua listing. Esta situação não seria um problema se o owner estivesse activo, atento à sua cache. Quando está ausente, nem a boa vontade de um geocacher amigo o salva. Mais uma vez, leiam as guidelines e leiam principalmente aquelas condições que acordaram quando resolveram publicar a cache.
ajsa Escreveu:Já agora, e só com enorme curiosidade a propósito desta matéria, gostaria de saber qual o destino que se deve dar a esta cache!
Teoricamente está ao abandono, como o seu owner não está contactável está automaticamente a violar as regras, quem tem coragem de pedir o seu arquivamento! Não, não desejo o seu arquivamento, seria uma enorme perda; é um entre, com certeza muitos exemplos que não devemos levar as coisas tão "a sério", afinal como já ouvi da própria GS, isto é só uma brincadeira!
Como é que uma cache que:
- Está activa;
- Está no local das coordenadas;
- Tem um container funcional;
- Tem logbook;
- Não há um pedido de manutenção;
- Regista founds.
Pode estar ao abandono? O seu owner está ausente, que é algo bem diferente. E até pode estar, desde que a sua cache não precise de atenção. Quando for necessário, é bom que regresse. Até lá, cabe a nós o tal pequeno esforço de ajudar.
Se calhar não fui claro, mas não vou tolerar actos de negligência a nível de manutenção. Em particular de owners que estão activos, moram perto dos locais e, em alguns casos, até fazem caches com regularidade. Lamento.
--
Tenho visto com agrado algumas adopções que vão aparecendo nos últimos dias, assim como várias caches reactivadas pelos seus owners. É a melhor recompensa pela tarefa.
Para que se saiba, o número de caches a precisar de atenção está a diminuir.

Continuem!