• Anúncios

Caches inactivas / Manutenção / Arquivar

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Caches inactivas / Manutenção / Arquivar

Mensagempor SUp3rFM » sexta jul 10, 2009 23:02

Ajsa,

Desde sempre que o princípio da manutenção existe. Se alguém tem uma cache a 300km de distância e se não consegue assegurar um plano B, quando algo pode correr mal, então tem mesmo que pensar e tirar uma solução do bolso.

Eu não consigo ver o benefício de ter uma cache desactivada durante meses/anos a fio. :)

ajsa Escreveu:Os nossos pioneiros, aqueles que nos transmitiram este passatempo, possuem, porque na altura não haviam muitas, caches espalhadas por todo o território. Pergunto eu, se um desses nossos colegas vir uma das suas caches ser alvo de destruição por muggles em plena época natalícia e se o mesmo colega apenas tiver oportunidade de se deslocar até ao local nas suas férias de verão, será que a solução passa pelo arquivamento? Pela adopção?

Pode passar. Pode passar por pedir a alguém para fazer essa tarefa. Como sabemos, a manutenção pode ser assegurada por outro geocacher. É um cenário bem diferente de uma gestão negligente. Dou um exemplo concreto:

Um container desaparece. O owner desactiva a cache (isto se estiver presente). O local parece comprometido, é necessário o owner deslocar-se ao local, tirar novas coordenadas, etc. Certo que alguém o pode fazer e enviar-lhe. O owner assim só tem que editar a sua listing. Esta situação não seria um problema se o owner estivesse activo, atento à sua cache. Quando está ausente, nem a boa vontade de um geocacher amigo o salva. Mais uma vez, leiam as guidelines e leiam principalmente aquelas condições que acordaram quando resolveram publicar a cache.

ajsa Escreveu:Já agora, e só com enorme curiosidade a propósito desta matéria, gostaria de saber qual o destino que se deve dar a esta cache!
Teoricamente está ao abandono, como o seu owner não está contactável está automaticamente a violar as regras, quem tem coragem de pedir o seu arquivamento! Não, não desejo o seu arquivamento, seria uma enorme perda; é um entre, com certeza muitos exemplos que não devemos levar as coisas tão "a sério", afinal como já ouvi da própria GS, isto é só uma brincadeira!

Como é que uma cache que:

- Está activa;
- Está no local das coordenadas;
- Tem um container funcional;
- Tem logbook;
- Não há um pedido de manutenção;
- Regista founds.

Pode estar ao abandono? O seu owner está ausente, que é algo bem diferente. E até pode estar, desde que a sua cache não precise de atenção. Quando for necessário, é bom que regresse. Até lá, cabe a nós o tal pequeno esforço de ajudar.

Se calhar não fui claro, mas não vou tolerar actos de negligência a nível de manutenção. Em particular de owners que estão activos, moram perto dos locais e, em alguns casos, até fazem caches com regularidade. Lamento.

--

Tenho visto com agrado algumas adopções que vão aparecendo nos últimos dias, assim como várias caches reactivadas pelos seus owners. É a melhor recompensa pela tarefa.

Para que se saiba, o número de caches a precisar de atenção está a diminuir. :)

Continuem!
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor vsergio » sábado jul 11, 2009 00:32

O AJSA já tava a dormir, só pode...

Como é que uma cache que:

- Está activa;
- Está no local das coordenadas;
- Tem um container funcional;
- Tem logbook;
- Não há um pedido de manutenção;
- Regista founds.

Pode estar ao abandono?

Eu ía escrever isto (pronto, mais ou menos, vá) e perguntar ainda onde é que o Xôr António tinha visto algum log de Needs maintenance... Foi um mau exemplo.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor ajsa » sábado jul 11, 2009 06:43

OK, pronto, um mau exemplo :oops:
Mas não era isso que queria dizer. O que eu queria dizer é que essa cache não possui dono e como tal não está livre de um dia destes aparecer um comichoso que para chatear, ganhar protagonismo, ou mera inveja por não ter uma cache como aquela, vandaliza-a e chega a casa e tunga:

"Ah e tal a cache foi vandalizada e como o dono está ausente toma lá morangos e vá de arquivar." [:(!]

Todos sabemos que não seria inédito. Sim, sei que certamente, pelas características da mesma, haveria sempre alguém que iria ultrapassar o problema.
Mas isso é esta cache que é um caso especial ( e mais uma vez estou a fazer futurologia que não tenho jeito nenhum para a coisa porque de outro modo certamente seria o professor BaBú, curador de maleitas) porque em muitas outras isso não acontece. Noutros casos o dono não está para andar sempre para trás e para diante deixando a coisa para segundo plano na expectativa de encontrar uma melhor solução.

O que eu estou a tentar dizer é que, pelo menos para mim, não existe Plano B. Isso são coisas do lado sério da vida. :shock:
Coloco as cruzinhas da mesma forma como faço "aceito" na instalação de software ao jeito do melhor "yeah, yeah, yeah... sure, sure..." :geek:

O que tenho certeza absoluta, e que se alguma das minhas caches mais interiores algum dia vier a sofrer de gripe aviária ninguém me poderá valer e ou faço 100 kms para resolver o assunto ou a solução é mesmo apagar o pontinho do mapa (que em boa verdade, com a quantidade de visitas que têm, diga-se que não fazem falta nenhuma)

É disto que me estou a referir porque nas grandes cidades, aí sim, não se justifica o que se assiste, mas isso é outra guerra! :)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Mikron » domingo jul 12, 2009 16:50

Boas SuperFM

Fico contente por estares a dar conta do recado e até que enfim alguém pega no assunto da manutenção\arquivamento de caches.
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor kidloco » segunda jul 13, 2009 08:28

Como o Sup3rFM disse no post inicial, o Garri tinha mesmo muito que fazer, mas como aprovador voluntário, o que quer dizer não remunerado, fez um excelente trabalho, nesse sentido não considero correcto aparecerem certos comentários que no fundo dão a entender que o mesmo foi negligente, é tudo uma questão de consideração e respeito pela pessoa em causa.

Bem, depois desta nota que achei importante, só tenho que tratar de reactivar as caches que tenho desactivadas, se não cai a guilhotina, isto no bom sentido que estamos aqui todos para nos divertirmos com este jogo e também mais cache menos cache não aquece nem arrefece.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor NaNdiNi » segunda jul 13, 2009 10:20

Relativamente à cache escolhida pelo AJSA, realmente foi uma má escolha.
A cache da fenda da calcedónia, pela sua originalidade e beleza, tem ao longo dos anos sido, digamos, muito requisitada, para não dizer outra coisa menos bonita.
Gostava só de os tranquilizar que o owner dela (o schprlock) é meu amigo há muitos anos, é geocacher há mais tempo que a maior parte dos actuais geocachers, e continua a cachar sem registar e a estar atento aos founds e dnf´s.
Recentemente fomos lá fazer a manutenção, e embora ele já ma quisesse ter dado eu não aceitei porque, sempre que há muitos dnf´s, é uma boa ideia pelo companheirismo irmos lá juntos vê-la e se necessário repô-la, apesar de ela nunca ter desaparecido.
Se alguém quiser contactar o schprlock pf fale comigo que falo com ele todos os dias. Aliás o schprlock até esteve presente num geocimbalino há pouco tempo.
Por isso não percebo porque dizes que a cache não tem dono. Só porque não te responde? olha que não é a mesma coisa... [:D] [:D]
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
NaNdiNi
Regular

Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Mensagempor Torgut » segunda jul 13, 2009 12:38

ajsa Escreveu:Não, não desejo o seu arquivamento, seria uma enorme perda; é um entre, com certeza muitos exemplos que não devemos levar as coisas tão "a sério", afinal como já ouvi da própria GS, isto é só uma brincadeira!

Sim, já deu para pecrceber pelo profissionalismo deles que consideram isto uma brincadeira. Se não fosse o caso de estarem a encher-se de dólares à conta da brincadeira, também me conseguia rir de tal comentãrio (deles)
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor caixeiro_viajante » terça jul 14, 2009 11:46

Hoje, aqui pelo Grande Porto, já começou uma grande "limpeza" por parte do reviewer, finalmente fez-se luz... Bom trabalho feito até agora 8-)
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor papaleguas » terça jul 14, 2009 11:49

Torgut Escreveu:
ajsa Escreveu:Não, não desejo o seu arquivamento, seria uma enorme perda; é um entre, com certeza muitos exemplos que não devemos levar as coisas tão "a sério", afinal como já ouvi da própria GS, isto é só uma brincadeira!

Sim, já deu para pecrceber pelo profissionalismo deles que consideram isto uma brincadeira. Se não fosse o caso de estarem a encher-se de dólares à conta da brincadeira, também me conseguia rir de tal comentãrio (deles)

Este jovem (porque jovens somos sempre)...

Se não existissem os tais anti-cristo da groundspeak o jogo não existia :) e nem toda a gente paga os dólares :)

férias! é o que todos precisamos.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor ajsa » terça jul 14, 2009 14:29

NaNdiNi Escreveu:Por isso não percebo porque dizes que a cache não tem dono.

Eu não disse que a cache não tem dono!!!!!
Não me metam palavras na boca, sff.
Disse que o dono da sua cache está ausente, não está contactável!

A informação baseia-se no perfil do schprlock

Código: Selecionar todos
schprlock     

Last Visit:  Tuesday, October 07, 2008 
Status:  Not Validated Member (Give a Gift Membership) 
Email Address:  The "send message" feature is disabled because this email address has not been validated by the user. 

NaNdiNi Escreveu:Só porque não te responde? olha que não é a mesma coisa...

Não vejo o porquê da comparação.
Nunca contactei este colega. Tentei fazer uma vez esta cache (sem sussesso por iniciativa própria) que adorei e agradeci.

NaNdiNi Escreveu:Relativamente à cache escolhida pelo AJSA, realmente foi uma má escolha.

Esta cache não está, nunca esteve nem nunca estará em perigo pelas suas características.
Conheces o seu dono, óptimo. Honestamente não vejo qual o interesse desse facto no que se está a discutir, mas adiante...

Já que a escolha desta cache fez tanta comichão, vou tentar clarificar o assunto de outra forma deixando no final uma outra cache.

Eu, tu, ele somos pessoas, não somos mais um número, mais um nick e como tal, deveremos ser tratados como pessoas que somos.

Se existem imensas situações de caches inactivas em Lisboa e no Porto como montes de pedidos de arquivamento que parecem espelhar mais um pedido de "tirem daqui esta porcaria que eu quero meter cá a minha" o mesmo não se passa com muitas caches do interior do país onde a densidade de geocachers é tão diminuta que quase que podemos dizer que "este é o meu território" (não me venham moer a paciência com esta última frase, é unicamente uma expressão :evil: ).

Ok, e daí?
Daí que, uma coisa são a guerrilhas pela posse de território em localidades que quase se tropeça em caches e essas devem ser objecto de tratamento "especial" outra coisa são caches que estão a dezenas e até centenas de kms do seu owner, que de outra forma esses locais não existiam no mapa do geocaching, e que também tenham de ser objecto de manutenção em curto espaço de tempo porque sofreu problemas.

Sim, sim, eu sei que há colegas que se oferecem para o fazer, mas nos locais onde, como é obvio, lhes dá jeito.
Não estou a ver ninguém a vir fazer uma manutenção ao Noudar (Não, :twisted: , não precisa de manutenção, felizmente está bem. Se quiserem é outro Noudar, o Noudar de cima. [:(!] )

É sobre este ponto de vista que falo.
Mas já agora, expliquem lá este exemplo de ave rara: http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 88a098105d

Ah, sim e tal e coiso, o homem vai fazer a manutenção de escafandro e ninguém se queixou...
Pois eu queixo, quero lá meter uma cache e não posso! [xx(]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » terça jul 14, 2009 15:16

papaleguas Escreveu:Se não existissem os tais anti-cristo da groundspeak o jogo não existia :)

Tu, homem, às vezes sais-te com umas ideias bizarras. Quem te leia até fica a pensar que a Groundspeak criou ou inventou o conceito. Até ficar a pensar que a Groundspeak detém o monopólio do jogo. Faz uma coisa, vai à Rússia, vê lá entre os "geocachers" se há muitos que conhecam a Groundspeak. Ooops... surpresa... afinal sem a Groundspeak o jogo existe(ia).

Tudo o que estes tipos da Groundspeak fizeram foi cheirar uma boa ideia e investir. O seu mérito efectivo inicia-se e termina ai. Por diante, só asneiras. Ando nisto há cinco anos, que nestas coisas é muito tempo, e cheira-me que não preciso sequer dos dedos das duas mãos para numerar as melhorias / features que foram introduzidas no sistema neste tempo. Agora, vai aparecer alguém com muito tempo livre que as vai contar e conclui que sou uma cobra-cuspideira porque afinal foram 12 ou 15 as melhorias. Adiante... muito, mas mesmo muito pouco, para um serviço basicamente pago cujos "engenheiros" não têm muito mais que fazer para além de manutenção. E cujos custos operativos são, também eles, reduzidissimos. Enfim, pelo menos uma vez na vida acho que poderia desejar ser russo.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor vsergio » terça jul 14, 2009 17:06

eu contei umas quantas... mas já na ma lembro... mas até tive que me descalçar :)
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor NaNdiNi » terça jul 14, 2009 22:53

Desculpem a intromisão a despropósito. só para avisar o AJSA que o mail da cache referida já está funcional.
Podes mensajar à vontade.
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
NaNdiNi
Regular

Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Mensagempor papaleguas » quarta jul 15, 2009 00:13

Ora c'um caneco....

Que há mais a praticar sem ser a Groundspeak eu sei... agora quem tem mais pessoas e mais caches?
Repara: eu não os defendo até porque ninguém me comprou as botas, mas de facto eles aglutinaram o jogo... se ganham dinheiro... epá só tenho pena não ter sido eu a ter a ideia :)

Agora, que nao oferecem muito... é verdade nas melhorias, mas também por 30 euros? Mais que isso gastava eu em tabaco todos os meses :)

(4 anos, quase 5 :) )(mas poucas caches que agora sou alentejano)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Sagitario » quarta jul 15, 2009 00:48

SUp3rFM Escreveu:...
O passo seguinte foi enviar um mail formal (quase que uma minuta) para todos esses owners solicitando uma resposta e um plano de acção concreto, num prazo máximo de duas semanas.

...

Um mail ou uma nota estampada na pagina da cache? É que a meu ver existem muitas diferenças entre as duas coisas.
Jorge Ferreira
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes