• Anúncios

E de repente ...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor alieri » sábado dez 13, 2008 13:03

Como hoje está definido, este passatempo já tem regras e constrangimentos a mais.

Acho que não tem a mais, tem as necessárias para aplicar a um jogo à escala mundial - e também para fazer face à falta de bom senso de alguns jogadores, certo?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor pimigas » segunda dez 15, 2008 22:40

Acho que vai aqui uma grande confusão.... E muita falta de conhecimento sobre o que é uma associação....

Começam logo a pensar em cotas e tachos e poleiros e não sei mais o que... Mas se pensarem que um dia destes vão começar a proibirem caches porque estão em lugares sensiveis, em sitios que nunca deveriam estar, ou porque há um presidente da junta duma terriola qualquer que teve uma chatice qualquer com algum geocacher e vai dai começa a chatear as autoriades para proibirem a afluencia de pessoas estranhas a sitios despropositados, se calhar vão começar a pedir para criarem uma associação que dialogue com as autoridades e reconeça o direito da existência do geocaching...

E olhem que esta visão negra se calhar não está tão longe de acontecer como isso...
pimigas
Small

Registado: terça abr 24, 2007 17:13

Mensagempor olivenj » segunda dez 15, 2008 23:19

pimigas Escreveu:Acho que vai aqui uma grande confusão.... E muita falta de conhecimento sobre o que é uma associação....

Começam logo a pensar em cotas e tachos e poleiros e não sei mais o que... Mas se pensarem que um dia destes vão começar a proibirem caches porque estão em lugares sensiveis, em sitios que nunca deveriam estar, ou porque há um presidente da junta duma terriola qualquer que teve uma chatice qualquer com algum geocacher e vai dai começa a chatear as autoriades para proibirem a afluencia de pessoas estranhas a sitios despropositados, se calhar vão começar a pedir para criarem uma associação que dialogue com as autoridades e reconeça o direito da existência do geocaching...

E olhem que esta visão negra se calhar não está tão longe de acontecer como isso...

Mas para "proibirem" uma cache não é preciso primeiro, que a sua colocação ou procura violem a lei de alguma forma, e segundo que ela seja descoberta por muggles (neste caso muggle-autoridades :roll: )?

A ideia ao colocar/procurar uma cache não é cumprir a lei e os tais critérios de bom-senso definidos pela Groundspeak (ou outro)?

Os muggles não foram sempre uma das principais "ameaças" às caches, obrigando a cuidados na escolha de um local discreto e uma busca sem levantar suspeitas?

E outra coisa que me preocupa é que uma associação que vá "apresentar" o geocaching às "autoridades" corre o risco de ter dois efeitos colaterais pouco simpáticos:
1. Por a polícia a consultar as listings todas por este país e, aí sim, redobrar atenções em zonas mais críticas.
2. Qualquer dia ainda me estou a ver ter que ir ao Multibanco pagar a minha licencazinha de geocaching junto com a de pesca desportiva :twisted:
Imagem
olivenj
Micro

Registado: domingo jan 21, 2007 19:59

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda dez 15, 2008 23:44

3. Todos sabemos como são as burocracias em Portugal. Qualquer dia é necessário uma licença da GNR para plantar uma cache, ou seja, aguardar 15 dias antes de a mandar para o Garri.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor PLnauta » terça dez 16, 2008 10:33

olivenj Escreveu:
pimigas Escreveu:Acho que vai aqui uma grande confusão.... E muita falta de conhecimento sobre o que é uma associação....

1. Por a polícia a consultar as listings todas por este país e, aí sim, redobrar atenções em zonas mais críticas.

:

Olha que já aconteceu em mais do que uma ocasião. Sobretudo após o 11 de Setembro, a colocação de caches em zonas urbanas e a correspondente procura em "modo furtivo". O Super que é um geocacher atento, já tem postado alguns exemplos de actuação de brigadas de minas e armadilhas que explodem embrulhos suspeitos (caches).

Não consigo perceber qual é o problema de a polícia saber que existe uma cache! Ainda por cima as listings são públicas :shock: Acho até que mostra a maturidade da actividade como tal.

A pseudo clandestinidade do geocaching é só isso mesmo, pseudo. O Geocaching não é clandestino, não é um segredo que se passe aos iniciados. É um desporto, é uma actividade de lazer.

Quantos mais praticantes melhor. Quantas mais pessoas usarem o geocaching e partilharem os mesmos princípios que norteia a actividade, melhor. Quanto mais responsabilidade partilhada por todos, melhor.

PL
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor PLnauta » terça dez 16, 2008 10:39

GeoDuplaP&F Escreveu:3. Todos sabemos como são as burocracias em Portugal. Qualquer dia é necessário uma licença da GNR para plantar uma cache, ou seja, aguardar 15 dias antes de a mandar para o Garri.

E como sabemos como são as burocracias, não fazemos nada!

Não sou assim. A burocracia existe em tudo. Até nas aprovações do Garri.
É preciso saber viver com ela e não acho de todo que seja isso o principal resultado de uma associação. Até porque a Groundspeek não coloca nas mãos das associações e clubes a responsabilidade das listings e da aprovação de caches. Pelo menos que eu saiba.

A principal vantagem de um clube e/ou associação é a maior capacidade de chegar aos apoios e patrocínios para a realização de eventos, edição de trackables, gestão do site, etc...

PL
Imagem
PLnauta
Large

Mensagempor olivenj » terça dez 16, 2008 11:18

PLnauta Escreveu:Não consigo perceber qual é o problema de a polícia saber que existe uma cache! Ainda por cima as listings são públicas :shock: Acho até que mostra a maturidade da actividade como tal.

A pseudo clandestinidade do geocaching é só isso mesmo, pseudo. O Geocaching não é clandestino, não é um segredo que se passe aos iniciados. É um desporto, é uma actividade de lazer.
PL

Diria mais: é uma actividade perfeitamente legal e que ninguém precisa de fazer clandestinamente... nem precisa de a fazer enquadrado por uma associação com entidade jurídica :wink:

PLnauta Escreveu: A principal vantagem de um clube e/ou associação é a maior capacidade de chegar aos apoios e patrocínios para a realização de eventos, edição de trackables, gestão do site, etc...

OK, aqui estamos a falar de coisas completamente diferentes: não a representante _do_ geocaching em Portugal mas uma associação que fomenta as actividades/dinâmica de grupos de pessoas que partilham um interesse em comum: colocar e procurar tupperwares!
Imagem
olivenj
Micro

Registado: domingo jan 21, 2007 19:59

Mensagempor PLnauta » terça dez 16, 2008 11:57

olivenj Escreveu:
PLnauta Escreveu:Não consigo perceber qual é o problema de a polícia saber que existe uma cache! Ainda por cima as listings são públicas :shock: Acho até que mostra a maturidade da actividade como tal.

PL

Diria mais: é uma actividade perfeitamente legal e que ninguém precisa de fazer clandestinamente... nem precisa de a fazer enquadrado por uma associação com entidade jurídica :wink:

PLnauta Escreveu: A principal vantagem de um clube e/ou associação é a maior capacidade de chegar aos apoios e patrocínios para a realização de eventos, edição de trackables, gestão do site, etc...

OK, aqui estamos a falar de coisas completamente diferentes: não a representante _do_ geocaching em Portugal mas uma associação que fomenta as actividades/dinâmica de grupos de pessoas que partilham um interesse em comum: colocar e procurar tupperwares!

100% de acordo em ambas as observações.

Embora deixe uma pequena questão. Quem representa o geocaching em Portugal quando é preciso dar a cara?
Imagem
PLnauta
Large

Mensagempor Lima_Paço » terça dez 16, 2008 12:19

PLnauta Escreveu:Quem representa o geocaching em Portugal quando é preciso dar a cara?

E é preciso mesmo alguém que nos represente?
É que eu sou um bocado avesso a associações. Normalmente começam muito bem, mas passado algum tempo anda tudo à "bofatada" (e isso, infelizmente, já nós temos aqui ultimamente) à procura do lugar mais alto do poleiro. :cry:

Não me queria meter nisto, mas já que ando por aqui...
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor Diogosergio » terça dez 16, 2008 12:24

Mas ja alguem noutros paises criou uma associação ? Eu sou contra, acho que isto e' apenas um jogo! E tem piada isso mesmo, ser um jogo! Com associaçoes, vai começar a ser tudo mais burocratico = boring.

MAS caso a ideia fosse em frente ! Guardem um cargo fantasma na direcçao para mim ! ^^ Assim tinha mais uma epoca de exames na faculdade, por pertencer a um orgao associativo. Sweet.
Imagem
Diogosergio
Regular

Registado: quinta abr 10, 2008 20:17

Mensagempor papaleguas » terça dez 16, 2008 12:25

Bem, uma opinião mais curta... espero.

Foram aqui falados dois assuntos que não devem ser tratados de forma tão linear:

1º Nem todas as autarquias/entidades se estão a borrifar para o geocaching... Um exemplo. Eu tenho algumas caches em Sousel e recebi há três semanas um mail de uma pessoa responsável pelo turismo a agradecer a colocação de caches no conselho. Mais... numa das caches eu pedia a quem subesse mais da história do local que me enviassem informação... foi a autarquia que a enviou. (eu não entrei em contacto com eles)

2º A existência de uma associação não vem "profissionalizar" o geocaching, em nenhum ponto o Paulo deu isso a entender.

Um exemplo simples: vários grupos de praticantes de BTT formaram associações amadoras para poderem dinamizar de forma diferente a modalidade. O que não faz com que quem quer praticar BTT tenha que ser associado.

Aqui, a existência de uma associação poderia ter vantagens e desvantgens, mas nunca faria com que as pessoas se vinculassem obrigatóriamente a ela... quem não fosse associado, não era e continuava a fazer geocaching.

Realmente não há nada que nos represente em Portugal neste campo. Há que analizar que vantagens e desvantagens teria uma coisa destas.

Papaléguas
Editado pela última vez por papaleguas em terça dez 16, 2008 12:53, num total de 1 vez.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor strangedays » terça dez 16, 2008 12:50

Sou contra a criação da associação, excepto se for absolutamente necessária para manter o jogo activo.
Na minha opinião a associação iria acentuar divisões, aparecimento de facções e outras "ões" que todos conhecemos da vida real.
Basta ver o que acontece na politica, no desporto, nas artes...
Além disso o jogo é engraçado, livre, responsável e tem o sucesso que tem por congregar estes elementos sem imposição de espécie alguma. Há um conjunto de regras básicas para cumprir e poder jogar, tudo o resto fica ao critério dos jogadores. São principios óptimos, liberdade e responsabilidade.
Funciona quase como uma sociedade secreta a que todos sem excepção (acho) nos orgulhamos de pertencer.
Eu orgulho-me e muito.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor Diogosergio » terça dez 16, 2008 13:12

strangedays Escreveu:Sou contra a criação da associação, excepto se for absolutamente necessária para manter o jogo activo.
Na minha opinião a associação iria acentuar divisões, aparecimento de facções e outras "ões" que todos conhecemos da vida real.
Basta ver o que acontece na politica, no desporto, nas artes...
Além disso o jogo é engraçado, livre, responsável e tem o sucesso que tem por congregar estes elementos sem imposição de espécie alguma. Há um conjunto de regras básicas para cumprir e poder jogar, tudo o resto fica ao critério dos jogadores. São principios óptimos, liberdade e responsabilidade.
Funciona quase como uma sociedade secreta a que todos sem excepção (acho) nos orgulhamos de pertencer.
Eu orgulho-me e muito.

Assino e subscrevo.
Imagem
Diogosergio
Regular

Registado: quinta abr 10, 2008 20:17

Mensagempor alieri » terça dez 16, 2008 14:27

E eu assino e subscrevo por baixo :)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Lima_Paço » terça dez 16, 2008 14:39

Isto até já parece a Associação 3F (Figueira da Foz e Faro).

Eu também subescrevo (primeiro) e assino (depois). :wink:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes