Pelo ponto de vista apresentado GF parece-me uma boa designação para "marcar" estes founds.
Um reparo, se bem que sejam mais os casos em que isto não acontece, felizmente:
O facto das pessoas saberem onde é o ponto zero não faz com que não destruam. Tive esse exemplo em duas caches recentes em que o pessoal destruiu (e bem) e não me parece que não tivessem GPS. Para mim isso é uma questão de atitude. Tanto destroem com GPS como sem...É mesmo a questão da consciência.
As caches sem GPS, não são uma modalidade de geocaching, pelo menos para nós, só que por vezes, ficamos sem pilhas, esquecemos o aparelho mas sabemos que há uma por ali, etc. e então podemos investir numa procura.
Há é o problema da "bandeira" que se dá em procuras demoradas, mas mais uma vez também já vi de longe pessoal à procura de caches que dão tremendas bandeiras mesmo de GPS na mão.
Há inclusive quem não se importe de procurar e retirar um container com pessoas à volta a ver e são vários os exemplos. Há inclusive owners que já constataram no local este facto.
O uso de GPS por si não faz a modalidade. Já alguem referiu que as primeiras fez sem o aparelho. E isso não lhes retirou os gostinho da procura.
Eu cá gosto mesmo de olhar para a seta e seleccionar o caminho mais dificil (sempre a direito) queando há uma estrada ao lado que nos leva lá sem esforço

E no fim ouvir a companheira dizer "é sempre pelo pior caminho"
O interessante é ás vezes a máquina falhar e o pessoal mesmo assim encontrar o bicho
Isso transporta-me para uma questão que se adapta perfeitamente aqui: e se se procurasse com mapa e bussula daria para encontrar ?
Eduardo