• Anúncios

Opinião sobre o desaparecimento e vandalismo das caches...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor MightyReek » segunda set 15, 2008 18:36

bolacha Escreveu:
btrodrigues Escreveu:
lopesco Escreveu:
vsergio Escreveu:
prodrive Escreveu:Quanto mais caches escondidas temos, maior é a probabilidade de alguma desaparecer...

Subscrevo a 100% tudo o que o SUp3rFM disse, cssim como 99% das coisas que ele diz :wink:

Eu subscrevo o que este diz

E eu subescrevo o que o vitor diz!

Eu subscrevo o que o lopes diz, excepto as baboseiras.

E eu também escrevo por cima do que o BT diz, escreve ou sei lá...

Se escreves por cima acabas por apagar e não se percebe nada...
Cá para mim adicionando a parte do bruxedo, subscrevo o que diz o bolacha, de subscrever o que diz o BTR...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor prodrive » segunda set 15, 2008 18:37

Afinal esse pânico todo não passou de um falso alarme...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor MightyReek » segunda set 15, 2008 19:03

"Panicaram"...
Contudo é sempre um tema actual.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor SPY_Team » segunda set 15, 2008 19:09

Meus caros agradeço a vossas palavras.

Também partilho a opinião que caches mal colocadas dão origem ao seu desaparecimento, varias das minhas melhoraram com a sua recolocação e pensar melhor na sua localização.

Como já foi dito, por vezes parece-me que também se o geocachers tivessem alguma atenção (e desistir quando se tem de o fazer) às movimentações de pessoal na zona, elas duravam mais. Dá a sensação que o que interessa é fazer o log e depois se a cache desaparecer o owner põe outra.

Mas penso este ser um bom tópico de reflexão para todos aprendermos com os nossos erros e partilhar as nossas dificuldades em preservar as nossas "caixinhas" para que muitas pessoas possam desfrutar dos locais que elas mostram. Umas vezes locais melhores outras não tão bons, e em alguns casos sem interesse nenhum.

Reconheço que também tenho caches que o interesse deixa muito a desejar, mas com o tempo vamos aprendendo.

Rui.
Imagem Imagem
SPY_Team
Small

Registado: domingo mai 06, 2007 21:02

Mensagempor oliveiras » segunda set 15, 2008 19:31

Nós temos muito poucas caches colocadas! 80% delas estão colocadas em locais altamente ermos.

Só uma é que desapareceu, e consideramos o desaparecimento muito estranho, uma team foi a esso local ermo às 10 horas da noite e nem se lembra se a cache estava nas condições descritas na hint ...se estava no ponto zero nada. No dia seguinte a team que foi durante a tarde a esse local ermo não encontrou nada.

Confirma-mos mudamos o sitio ...mas honestamente o primeiro local era muito melhor ...seja como for só durou para o FTF!

Já temos encontrado caches vandalizadas, só por estarem vandalizadas! o que é sempre estranho.

A nossa mais publica está num local onde não é incomum comportamentes estranhos pelo que penso estar relativamente segura...

Em relação ao cuidado que devemos ter, em locais publicos, ainda este
fim de semana desistimos da cache: Parque Comt. Júlio Ferraz pela quantidade de muggles ...ou terá sido porque o almoço no Matterello nunca mais acabava :lol:
Imagem
oliveiras
Micro

Registado: domingo abr 13, 2008 19:43

Ora aqui está um tema que dá "pano para mangas"!

Mensagempor touperdido » segunda set 15, 2008 19:56

Ora aqui está um tema que dá "pano para mangas"!

Vou tentar ser breve, na minha opinião. Algumas desaparecem por bruxedo (entre o ventre e as oferendas), outras são vandalizadas por outros geocachers, outras são acidentalmente encontradas por outras pessoas que não conhecem o jogo, outras estão simplesmente expostas, ou porque o owner assim quis ou porque a última pessoa que encontrou não teve o cuidado de colocar como estava (é o que acontece 85% das vezes).

Também considero que há caches que estão tão expostas, que das duas uma, ou se vai lá "á força", não olhando a meios (prática comum), e aí existe uma grande probabilidade de desaparecer e neste caso penso que a culpa do desaparecimento será do owner (mas não só dele). O caso por exemplo da minha "em manutenção" na Costa e outras sagas conhecidas de Lisboa, que mesmo sendo micros e nanos não se passa despercebido á procura delas. Por vezes os pedidos "seja discreto" valem de pouco ou nada e isso é mais uma razão para desaparecerem...

Rui Duque
touperdido
Small

Registado: domingo mai 07, 2006 20:26

Mensagempor garri » segunda set 15, 2008 20:15

Caros amigos.

Li que as caches mal colocadas é uma das causas do seu desaparecimento. Gostaria acrecentar que o facto de ter uma coisa escondida demais também e uma das causas.

Ao largo do dia existem hipoteses que um muggle olhe para o ponto zero da cache, nesse caso se encontrar um uma pequena parte vissibel de um contentor embrulhado num saco preto (objeto suspeito não identificado)vai aperceberse que foi escondido com intenção, por tanto, vai provocar a sua curiosidade ou pode pensar que faz parte de uma troca de droga ou de um jogo ilegal. Se eu não tiver conhecimento do geocaching tenho certeza que não ia pensar que aquilo ia ter boms propósitos. É muito provavel que o muggle tire o contentor e leja o stahnote ja muito lonje do seu esconderijo e não se lembre ou não tenha vontade de repor a cache depois de compreender o jogo.

Esconder muito um contentor não é sempre a melhor solução. Façam como eu e pensem que o "enemigo" é um depredador em vez de ser chamado muggle.

A tecnica da mimetizaçao (integração no medio) não está muito gasta hoje em dia. A cache entra no campo visual do depredador mas a sua inteligência não lhe alerta de nada diferente ao habitual, a cache é parte dos objectos habituais da envolvente e, por tanto, passa desapercibida nas vistas do muggle e ele continua a olhar para o chão, um ponto de interés ou na raparaiga que há em frente.

As duas minhas caches mais expostas nunca foram vandalizadas. As duas tem duas técnicas simples em contra do depredador

A primeira, tamanho regular grande, está totalmente exposta, forma parte do medio onde está colocada, não só passa desapercibida pelo muggle, se o muggle olha para a cache está foi desenhada com ums cores e uma forma que alerta ao muggle de que se for tocada muito ele pode resultar com a saude perjudicada. Esa cache nunca foi tirada por um muggle. E lógicamente, esta cache não é realmente um perigo para a saúde e tambem não é tão ameaçante como para ser retirada pela policia, nem é ilegal.

A outra cache joga com outra "issue" do depredador, está plantada num ponto cego. Está exposta a beira mar ao lado dumas escadas onde o muggle sempre vira-se para a esquerda para contemplar as belas vistas do mar. A técnica tambem funciona neste caso, parece que o muggle não olha para o lado onde esxiste um contentor de 8 litros. É de grande ajuda pensar como um muggle e dar um passeio como se for ele, detectem as areas onde é menos provavel que uma pessoa olhe e pensem que é um bom local para por a cache.

Por outro lado, confeso que as minhas caches que foram bem escondidas, sempre são vandalizadas.
garri
Micro

Registado: sexta Oct 14, 2005 19:05

Mensagempor oliveiras » segunda set 15, 2008 20:17

ou porque a última pessoa que encontrou não teve o cuidado de colocar como estava (é o que acontece 85% das vezes).

Este é um questão que se me coloca por vezes, tento deixar a cache como encontrei, mas por vezes a hint não coincide ao modo como a cache está....
...um exemplo recente Barragem de Odivelas [Ferreira do Alentejo] ( hidden around 1,90m high....

Na realidade a cache estava a 50 cm do chão ...tomamos a liberdade de a colocar a 1,90 m -+ ....mas terá sido errado'

Deixe como encontrou ou deixe como pensa que o owner deixou?
kriz
Imagem
oliveiras
Micro

Registado: domingo abr 13, 2008 19:43

Mensagempor garri » segunda set 15, 2008 20:23

A alta discreção na procura e retirada da cache também não semrpe resulta boa ideia. Se tiver a sensação de ser visto por um muggle ás vezes vou a falar com ele e tento explicar de que trata o jogo com tanto entusiasmo que ele depois decide ser complice e acha que aquilo extranho trata-se de um jogo muito giro.

Fui claramente apanhado duas vezes.

A primeira foi um coitado rapaz com deficiencia intelectual enquanto eu estava a repor a cache no seu lugar. Estive a falar com ele que tudo trata de um jogo baseado na procura do tesouro e pedí que partilhara o secreto comigo e não falara com nimguem mais da cache. Ele aceitó manter o secreto oculto muito feliz. A cache ainda está no seu lugar embora ele estiver sempre lá a mergulhar.

A segunbda vez fui apanhado por um ciclista e disse que perdi a chaves e pedi se me puder ajudar, ele diz que não tinha tempo para me ajudar
garri
Micro

Mensagempor Insano » segunda set 15, 2008 20:26

Eu tenho poucas caches colocadas... :roll:

Acho que o tempo também nos vai ajudando, a "tirar a foto" a um local, angulos de visão, perceber como o geocacher consegue tirar a cache sem dar bandeira, como é lógico nas urbanas... é diferente, mas aí a cache passar a ter outro interesse e o owner já sabe que está para sofrer...

Desaparecimentos é como às caches... poucos...

Causas... tudo o que aqui já foi referido.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor papaleguas » segunda set 15, 2008 20:39

Boas

Apesar de tudo que que já foi aqui dito, há pelo menos dois casos em que eu não acredito em nada disto.

Uma cache activa durante o inverno numa praia a 2,5m de altura num local onde é impossivel ver, desaparece 3 vezes.
Uma cache, que não á minha, mas colocada num local onde não passa ninguém e num sitio onde nem ao diabo lembraria ir procurar, também desaparece.

Ora outras caches minhas que estão nas barbas da população, não desaparecem.

O que acontece muitas vezes infelizmente é que o conceito de "discretos" é algo que não existe em aguns dicionários. Um exemplo lindo disto é observar por vezes (de longe) pessoal à procura das nossas caches e de outras de outras pessoas. Parece que o mundo vai acabar. Um exemplo é uma cache onde o pessoal diz: não é necessário pisar o canteiro e vemos quase toda a equipaa revolver as flores. Não tirem pedrase mandam quase uma parede abaixo, entre outros exemplos.

Há muitas pessoas que não lêem as páginas das caches pura e simplesmente só tiram a coordenada e o hint.

Se há santos? não acredito. Então o que fazer?

Colocamos a cache e quando vemos que não dá para a aguentar mandamos arquivar, nada mais simples.

Papaléguas.

Ps: nas moedas e TB que desaparecem... nada a fazer, por isso é que moedas minhas não circulam, se bem que existam casos caricatos de moedas que desaparecem meses a fio em caches que também desapareceram e depois aparecem nas mãos de alguem num evento. Ora, claro que foi um muggle :)
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor SPY_Team » segunda set 15, 2008 20:56

Também para juntar a essas tantas situações à:

- Colocamos contentores à prova de agua que aparecem com o conteúdo encharcado.

- Contentores partidos

- Sacos todos desfeitos.

Embora possa compreender que os sacos se danifiquem, mas contentores partidos ou encharcados, mostra normalmente um pouco de falta de cuidado com as caches.

Por vezes as pressas de abrir e fechar os contentores os danificam, no mínimo seria de esperar que nos fosse indicado o acidente, e ninguém leva a mal às vezes acontece, mas assim evitava-se que se danificasse todo o conteúdo.

Se todos pensassem que outros vêm a seguir e que têm o direito de encontrar tudo em condições, muitas das caches duravam mais.
Imagem Imagem
SPY_Team
Small

Registado: domingo mai 06, 2007 21:02

Mensagempor vsergio » segunda set 15, 2008 22:08

Eu, como não tenho muito jeito para camuflagens, confio na discrição do Geocacher para a cache não desaparecer. Isto nas caches que tenho mais expostas, as urbanas.

O que eu acho é isso mesmo. Se está escondida demais o geocacher dá nas vistas à procura dela e desperta a atenção dos não-geocachers. Tem que se tentar arranjar um meio-termo, pois sabemos que há de tudo... geocachers menos cuidadosos e muggles desconfiados de mais.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor alieri » terça set 16, 2008 04:56

por vezes a hint não coincide ao modo como a cache está....
...um exemplo recente Barragem de Odivelas [Ferreira do Alentejo] ( hidden around 1,90m high....

Na realidade a cache estava a 50 cm do chão ...tomamos a liberdade de a colocar a 1,90 m -+ ....mas terá sido errado'

Foi correcta a vossa opção. Obrigado por a terem colocado onde sempre devia ter estado.
Spyteam - não sei concretamente a que caches se referem, mas das várias que encontrei vossas, algumas das urbanas em Braga é muito difícil passar despercebido...o que tem a sua piada, é um desafio maior, mas também é um risco para a cache.

As dicas do Garri acertam no alvo, e eu acrescentaria que além de pensar como um mugle-predador, devemos pensar também como um geocacher na sua busca. E se o local é movimentado, meta-se um spoiler e uma dica directa, sem espaço para dúvidas.

Quanto aos mugles que não lêem as stashnotes e destroem a cache, quero dizer que tenho um exemplo de mugles que não só não estragaram, como ajudaram malta a procurar (Castle Tavira, localização anterior).

Nas últimas caches que escondi tenho colado autocolantes, bem visíveis no exterior da caixa, a dizer:
"Esta caixa faz parte de um jogo educativo - Por favor não a remova" (o 'educativo' é copiado de uma ideia do SuperFM :D )
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor garri » terça set 16, 2008 08:38

alieri Escreveu:E se o local é movimentado, meta-se um spoiler e uma dica directa, sem espaço para dúvidas.

Não concordo 100% nese recurso. O propósito inicial dos spoilers e as dicas assim como o field destinado ao hint é par ser utilizados como ajuda depois de ter procurado muito sem successo. Que piada tem fazer um found com apenas olhar ao spoiler desde o inicio da procura e sem esforzo?
garri
Micro

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes