Torgut Escreveu:MAntunes Escreveu:Isto é; enquanto éramos poucos, e a maioria aparecia nos foruns e nos meetups e nos eventos, era fácil os mais antigos transmitirem o seu legado de conhecimento e experiência contribuindo, assim, para a existência de um fio condutor que balizasse o comportamento da comunidade.
Achas? A memória que eu guardo dessa linha de transmissão de pensamento era na base do "façam como quiserem que cada um tem o seu geocaching". O fio condutor da rebaldaria. Não creio que tenha sido de muita utilidade nesse tempo em que "a maioria aparecia nos fóruns e nos meetups e nos eventos". Os pioneiros da javardice era todos habituees nos meetups e eventos. Não consta que alguém alguma vez lhes tenha dito nada.
...
[/quote]
É uma questão de escala. Claro que também havia problemas na altura.
Mas sobre a transmissão dos conhecimentos e a tal maior facilidade em educar a comunidade, que era a resposta que eu tentava dar ao Cláudio, dizendo que agora não é possivel como antigamente, lembra-te que na altura a maioria das caches tinham links para este Forum e para o yahoogroups, facilitando a tal transmissão, mesmo que os novos não participassem activamente.
Sobre o que se passava nos meetups e eventos, olha que sim, que nós os mais antigos falávamos com todos e tentávamos transmitir o que nos parecia que era a postura correcta .
Se tivésses tido a oportunidade de aparecer num desses eventos verias que não havia geocacher que não fosse acolhido e envolvido no espirito do evento e da comunidade.
Penso que na altura não gostavas da componente de sociabilização do geocaching (acho que foram estes os termos que li num post teu) e por isso nunca terás tido oportunidade de presenciar o que se passava nesses encontros.
Sobre o esforço de criar o tal espirito de comunidade , permite-me relembrar que eu cheguei a ir propositadamente ao Norte , Centro, Algarve e zona de Setúbal participar nos 1°s meetups regionais que então ocorreram. Penso que o Pedro e o Cláudio se lembram desses tempos ou pelo menos de me terem visto no Porto e em Coimbra.
Por isso, permite-me a presunção de reafirmar o que disse acima. Na altura era possivel educar a comunidade e agora não é possível.
Claro que nem todos acatavam o que lhe era transmitido, tal como o meu filho não acata tudo o que lhe digo, mas era possivel chegar à grande maioria dos novos geocachers.
Sent from TapaTalk using LG G2 + Android + my fingers