• Anúncios

Andam por aí.... Os powertrails!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Andam por aí.... Os powertrails!

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo Oct 05, 2014 21:48

Deixa lá entrar um pouco no tema ao mesmo tempo que contribuo para esta última corrente de posts. :-D

Acabei de adicionar à minha IL os últimos destes coisos que chamam de PT´s e a dita ignore list neste momento alcançou o recorde (para mim) de 2612 caches! Maioritariamente aqui pela Grande Lisboa.

Joaquim, uma coisa é ter as caches no meu Gps, tenho cerca de 600, arrebanhadas pelos 5 Distritos aqui mais perto, outra coisa é não pensar em fazer uma outra cache numa zona que queira ir conhecer... provavelmente, se viesse fazer caches para a zona de Torres Vedras, não faria muitas das minhas, em comparação com a quantidade delas que por ali há em locais interessantes.
Faria quase certamente outras caches, pelo menos nas primeiras passagens.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor marulhar » domingo Oct 05, 2014 21:59

RuiJSDuarte Escreveu:Depois há os que admitem que vão directamente ao final, como o Marulhar, dizendo que "Não sou fã destes registos tipo «vá directamente ao 'ponto final' sem passar pela casa de partida», mas como já tínhamos as coordenadas (e o percurso não é circular), ala mais um instantâneo..." sem sequer se aperceber que o percurso, tal como diz na listing "é um percurso pedestre de grande rota, com cerca de 26 Km, circular, na zona de Torres Vedras.".

Ora bem, nem fiz os pontos da cache nem li a descrição em condições! :-) [:P]
Confesso: sou um geocacher imperfeito e uma pessoa com graves falhas de carácter! :roll:

Ó Rui, estava absolutamente convencido que essas tuas multis GR eram todas percursos lineares de 30 ou mais km para cima, o que torna as coisas pouco viáveis para quem não tem bicicleta e não deseja bivacar nos arredores de Lisboa... Como sabes (link 1, link 2) eu até gosto de "PTs de uma só cache" que passem por sítios interessantes. Terei todo o prazer em realizar esse percurso circular, se calhar até muito proximamente.
Editado pela última vez por marulhar em domingo Oct 05, 2014 23:26, num total de 1 vez.
marulhar
Micro

Registado: sexta set 09, 2011 14:47

Mensagempor jasafara » domingo Oct 05, 2014 22:04

RuiJSDuarte Escreveu:...
Joaquim, uma coisa é ter as caches no meu Gps, tenho cerca de 600, arrebanhadas pelos 5 Distritos aqui mais perto, outra coisa é não pensar em fazer uma outra cache numa zona que queira ir conhecer... provavelmente, se viesse fazer caches para a zona de Torres Vedras, não faria muitas das minhas, em comparação com a quantidade delas que por ali há em locais interessantes.
Faria quase certamente outras caches, pelo menos nas primeiras passagens.

Certo. Uma coisa é a zona preferencial de geocaching e outra as deslocações para mais longe.

O Torgut também acho que tem a posição que tem em relação aos favoritos porque faz um geocaching muito urbano. E realmente aí os favoritos não são muito boa referência. Os favoritos em cidade são típicamente para caches de recipiente e ele (e eu, que também vejo virtudes no geocaching urbano) prefere conhecer o sítio sem aparente interesse onde cortavam a cabeça aos realistas nos idos de 1789, o que pode ser georeferenciado por uma cache simples (de preferência com uma boa página) ou então por um waymark.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » domingo Oct 05, 2014 22:07

marulhar Escreveu:...
Confesso: sou um geocacher imperfeito e uma pessoa com uma graves falhas de carácter! :roll:....

Bem vindo aos geocachers "maus" anónimos. O confessar os nossos pecados é meio caminho para a cura. Mas depois de começares a fazer só caches boas e a seres um geocacher "bom" não podes voltar a cair na tentação de fazer um PT... :)
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » domingo Oct 05, 2014 22:24

Um bom exemplo de cache urbana com um rácio muito pequeno de favoritos e que vale a pena visitar. Eu conheci o local por uma cache anterior.
Digamos que acho o local tão/mais interessante do que o mostrado por esta...
jasafara
Extra Large

Mensagempor Torgut » domingo Oct 05, 2014 23:01

jasafara Escreveu:Ok, esclarecido. Então para ti o melhor critério para selecionar caches é "Caches sem ou com poucos favoritos, de owners que não te dêem confiança e com muitas visitas".
[:D]

Não tenho critério para as selecionar... seria ver uma a uma, mas não me dou ao trabalho. Em abstracto, uma cache com muitos favoritos é uma cache a evitar e "that's all".
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor marulhar » domingo Oct 05, 2014 23:41

jasafara Escreveu:
Confesso: sou um geocacher imperfeito e uma pessoa com uma graves falhas de carácter! :roll:....

Bem vindo aos geocachers "maus" anónimos. O confessar os nossos pecados é meio caminho para a cura. Mas depois de começares a fazer só caches boas e a seres um geocacher "bom" não podes voltar a cair na tentação de fazer um PT... :)

Amen! Ups, já pequei hoje... [:I]
(e foram logo 98 ali para os lados da Serra do Socorro) [;)]
marulhar
Micro

Registado: sexta set 09, 2011 14:47

Mensagempor TiagoGH » domingo Oct 05, 2014 23:45

Pois... acho que se o Joaquim tem uma visão tolhida, basta lermos alguns comentários dos restantes com atenção para chegarmos à conclusão que há por aí muitas visões tolhidas ao quadrado!!

Ex: "das caches com muitos favoritos, metade são boas" vs. "tudo o que tem muitos favoritos é cocó"
TiagoGH
Regular

Registado: sábado nov 19, 2011 00:44

Mensagempor jasafara » domingo Oct 05, 2014 23:50

marulhar Escreveu:
jasafara Escreveu:

Amen! Ups, já pequei hoje... [:I]
(e foram logo 98 ali para os lados da Serra do Socorro) [;)]

E eu também não estive longe mas só fiz duas. O espírito do @PT esteja sempre comigo... [:D]
jasafara
Extra Large

Mensagempor Torgut » domingo Oct 05, 2014 23:52

Já me tinha esquecido porque é que tinha deixado de participar activamente em fóruns... ah, é verdade, ocorreu-me! Porque há demasiada malta que, por não saber ler (ou isso ou é intencional, e não acredito nesta segunda hipótese), altera o que eu escrevo conforme vai calhando.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor MAntunes » segunda Oct 06, 2014 04:35

Torgut Escreveu:
MAntunes Escreveu:Isto é; enquanto éramos poucos, e a maioria aparecia nos foruns e nos meetups e nos eventos, era fácil os mais antigos transmitirem o seu legado de conhecimento e experiência contribuindo, assim, para a existência de um fio condutor que balizasse o comportamento da comunidade.

Achas? A memória que eu guardo dessa linha de transmissão de pensamento era na base do "façam como quiserem que cada um tem o seu geocaching". O fio condutor da rebaldaria. Não creio que tenha sido de muita utilidade nesse tempo em que "a maioria aparecia nos fóruns e nos meetups e nos eventos". Os pioneiros da javardice era todos habituees nos meetups e eventos. Não consta que alguém alguma vez lhes tenha dito nada.

...

[/quote]

É uma questão de escala. Claro que também havia problemas na altura.
Mas sobre a transmissão dos conhecimentos e a tal maior facilidade em educar a comunidade, que era a resposta que eu tentava dar ao Cláudio, dizendo que agora não é possivel como antigamente, lembra-te que na altura a maioria das caches tinham links para este Forum e para o yahoogroups, facilitando a tal transmissão, mesmo que os novos não participassem activamente.

Sobre o que se passava nos meetups e eventos, olha que sim, que nós os mais antigos falávamos com todos e tentávamos transmitir o que nos parecia que era a postura correcta .

Se tivésses tido a oportunidade de aparecer num desses eventos verias que não havia geocacher que não fosse acolhido e envolvido no espirito do evento e da comunidade.
Penso que na altura não gostavas da componente de sociabilização do geocaching (acho que foram estes os termos que li num post teu) e por isso nunca terás tido oportunidade de presenciar o que se passava nesses encontros.

Sobre o esforço de criar o tal espirito de comunidade , permite-me relembrar que eu cheguei a ir propositadamente ao Norte , Centro, Algarve e zona de Setúbal participar nos 1°s meetups regionais que então ocorreram. Penso que o Pedro e o Cláudio se lembram desses tempos ou pelo menos de me terem visto no Porto e em Coimbra.

Por isso, permite-me a presunção de reafirmar o que disse acima. Na altura era possivel educar a comunidade e agora não é possível.

Claro que nem todos acatavam o que lhe era transmitido, tal como o meu filho não acata tudo o que lhe digo, mas era possivel chegar à grande maioria dos novos geocachers.

Sent from TapaTalk using LG G2 + Android + my fingers
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor MAntunes » segunda Oct 06, 2014 05:22

Torgut Escreveu:Já me tinha esquecido porque é que tinha deixado de participar activamente em fóruns... ah, é verdade, ocorreu-me! Porque há demasiada malta que, por não saber ler (ou isso ou é intencional, e não acredito nesta segunda hipótese), altera o que eu escrevo conforme vai calhando.

O que vale é que, ao fim de alguns meses, acabas por voltar e brindar-nos com a clareza do teu pensamento e o desassombro da tuas palavras.

Penso que acabas por perceber que, tirar frases do contexto e responder de acordo com a interpretação que se teve delas, faz parte da dinâmica dos diálogos em meio, digamos, não presencial ou não cara a cara.
Por isso é que eu, em determinadas situações, prefiro pedir um encontro e falar directamente com o meu interlocutor.

Sent from TapaTalk using LG G2 + Android + my fingers
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » segunda Oct 06, 2014 10:34

~[A V B V C] <=> ~A Λ ~B Λ ~C
jasafara
Extra Large

Mensagempor TiagoGH » segunda Oct 06, 2014 20:20

Não te quis "citar". Se quisesse, usava a ferramenta que o fórum disponibiliza para o efeito. Apenas transmiti a ideia que fiquei do conjunto das afirmações categóricas que foram transmitidas aqui (se bem que o fiz, admito, de maneira hiperbolizada e até parola)! Agora, se não foi essa a ideia que quiseste transmitir, peço desculpa, mas já agora agradecia que me elucidasses, em vez de fazeres essas queixinhas sarcásticas, arrogantes e evasivas... mas provavelmente também é como disse, e muito bem, o MAntunes:

MAntunes Escreveu: faz parte da dinâmica dos diálogos em meio, digamos, não presencial ou não cara a cara.

PS: hey... não é nada pessoal; penso que estamos do mesmo lado no que toca ao "espírito do geocaching"; foi apenas um choque de atitudes.. que se se mantiver, apenas me remeterei ao silêncio neste respeito.
TiagoGH
Regular

Registado: sábado nov 19, 2011 00:44

Mensagempor zoom_bee » terça Oct 07, 2014 12:37

Vocês para dispersar são um “must”… começa-se de powertrails, e já vão nas vantagens dos favoritanços.

Mas, agora falando um pouco contra a minha própria opinião generalizada e que aceito possa pecar por ignorância:
A ideia que tenho de um PT é uma sequência de pontos sem qualquer interesse especial a não ser fazerem parte de um percurso (que em princípio tenha algum interesse) e aumentarem as contagens. Mas isto é a opinião que tenho ao fim de “estudar” concretamente um no máximo dois PTs actuais, o resto provém apenas de conclusões daquilo que vou lendo.

Mas a minha dúvida é a seguinte:
No início um PT não era isto pois não?
Eu tenho uma vaga ideia, de o pessoal “juntar” uma série de caches excelentes seguidas (não necessariamente dos mesmos owners) e chamar a isso um PT. Tipo vou fazer o PT da serra da estrela, que é esta cache e esta e esta.. tudo caches muito boas, a que apelidaram de fazer parte de um PT por estarem próximas e poderem ser feitas seguidas.
No fundo aquilo que todos fazemos agora quando decidimos uma lista de caches a fazer numa determinada viagem, mas “naquele tempo” talvez por serem tão poucas, esses grupos de caches eram exactamente os mesmos para todos que se deslocavam ali, daí apelidarem esse conjunto de “power trail”.

Agora obviamente não é assim, mas actualmente existe algum PT que seja feito de caches distintas do mesmo owner, cada uma criada especificamente com uma (boa) qualidade própria, função distinta, e o seu verdadeiro interesse, mais do que fazer parte de um determinado percurso?

É que isso, apesar de parecer um antagonismo, poderia significar um “PT de qualidade”, mas parece-me extremamente difícil, se encontrar um local interessante ainda não geo-referenciado é difícil, encontrar uma sequencia deles, e tratá-los devidamente com caches bem trabalhadas, distintas, duradouras e sem destruir o meio ambiente parece-me quase impossível em Portugal.

Mas a minha ignorância geocachiana da actualidade é imensa e espero estar enganado, se estiver, mandem-me alguns exemplos para eu colocar na minha to-do-in-the-next-decade list.
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes