No início, sem um 4X4, interpretava a classificação do terreno a partir do momento em que o carro deixaria uma estrada de asfalto e entrava em terreno mesmo apropriado para 2X4.
Este meu raciocínio levou, obviamente, a sobrevalorizar a classificação do terreno em algumas das caches entretanto publicadas e, tal como referes, com um pouco de exagero naquelas zonas que entedia serem mais sensíveis.
O tempo, a crítica dos outros geocachers, a experiencia indicou-me que não poderia estar mais errado.
Como resultado, se entendo que é zona sensível simplesmente não coloco lá nenhuma cache ou, em alternativa, estudo uma estratégia que não prejudique o local. Aprendi definitivamente que a classificação do terreno é exclusivamente para classificar os obstáculos a vencer desde que não é possível ir sem ser pelos próprios meios naturais.
Relativamente à dificuldade da cache, entendo que esta está muito relacionada com a sorte de cada um. Tenho algumas caches com camuflagens tramadas e que as classifico de forma elevada mas:
1º Por vezes os colegas chegam ao local e simplesmente, num golpe de sorte, o seu olhar fita de imediato o contentor.
2º Com as sucessivas visitas, a probabilidade de mudança de posição, algum descuido e danos de utilização, fazem com que uma cache classificada com 5* venha para um valor inferior.
3º A divulgação entre conversas com outros geocachers, quer por acidente quer por curiosidade, levam que uma cache classificada como 5* seja encontrada como 1* simplesmente porque o geocacher já sabia tudo sobre a mesma.
Já tive, por exemplo, uma visita dum geocacher numa desta caches mais “tramadas” que diz que já lá tinha ido por três vezes sem a conseguir encontrar e na última vez lá realizou a cache mas, ainda assim, acha que não merece a classificação de 5*.

Penso que deveremos interpretar com alguma cautela a informação fornecida pelos visitantes às caches quando, e principalmente, ela é contraditória entre ambos.
Finalmente, porque o testamento vai longo, julgo que aumentar a escala para 10 não resolveria o problema. Acho que a solução passaria pela adição de mais factores ao actual questionário de apoio à classificação da cache. Julgo que os que actualmente estão presentes, muito embora ajude à decisão, são bastante genéricos. Também acho que deveria existir uma classificação do terreno para o transporte utilizável.