• Anúncios

Previsões meteorológicas a 10 dias

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Previsões meteorológicas a 10 dias

Mensagempor manelov » segunda jul 19, 2010 21:42

O Instituto de Meteorologia, passou a ter dísponiveis previsões do tempo a 10 dias por concelhos.
Isto é algo que sem dúvida poderá ter muita utilidade para o planeamento das actividades ao ar livre.
No entanto, a coisa deixou-me desiludido logo no primeiro dia. Hoje em Ponte de Sor a temperatura máxima atingiu os 37º à sombra e, as previsões do IM eram (e ainda lá estão) de 30º.
Que confiança podemos ter nestas previsões se nem no próprio dia acertam?
Imagem

Outra coisa que me deixou estupefacto, foi o gráfico das temperaturas mostrar que para o período de 1971/2000, a média das temperaturas máximas nos meses de Julho e Agosto ser de 30ºC em Évora. A minha memória diz-me que, nesses meses temos sistemáticamente a temperatura máxima perto dos 40ºC e, só esporádicamente abaixo dos 30ºC.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Previsões meteorológicas a 10 dias

Mensagempor allien » segunda jul 26, 2010 15:35

Tenho bem mais confiança neste "site" http://meteo.ist.utl.pt/new/home/, embora as previsões sejam para períodos mais curtos.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor k_stab » segunda jul 26, 2010 23:21

Olá,

Durante a minha formação para piloto comercial uma das disciplinas mais importantes era precisamente a de Meteorologia. Na aviação este factor é de extraordinária importância e tem de ser cuidadosamente estudado e compreendido para cada voo que se faz.
O meu professor, que é o professor de meteorologia operacional de todas as escolas de aviação em Portugal à excepção da Nortávia e com inclusão da própria TAP sempre nos disse que previsões a mais de 72 horas é pura bruxaria.
O instituto de meteorologia português assim como todos os outros usam algoritmos matemáticos complexos resultantes de várias teorias de evolução dos fenómenos meteorologicos associado a uma comparação com os valores do passado mais próximo e também longinquo para fazer uma inferência de como será o tempo a 10 dias e até mais. Pode ser, como pode não ser... Uns acertam hoje, outros amanhã... Depende do modelo que usam.
Na minha indústria posso afirmar que tudo a mais de 48 horas é para ser descartado.
Espero que ajude.

Cumprimentos,
k_stab
k_stab
Micro

Registado: terça fev 10, 2009 12:28

Mensagempor mrwho » terça jul 27, 2010 22:57

Pessoalmente consulto o site da AccuWeather. Também tenho tendência a dar uma boa dose de cepticismo a tudo o que seja previsões para lá dos 3 dias - são uteis para ter uma ideia geral de como pode vir a estar o tempo nesses dias.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor ajsa » terça jul 27, 2010 23:22

mrwho Escreveu:Pessoalmente consulto o site da AccuWeather. Também tenho tendência a dar uma boa dose de cepticismo a tudo o que seja previsões para lá dos 3 dias - são uteis para ter uma ideia geral de como pode vir a estar o tempo nesses dias.

Eu também utilizo este site para tomar decisões para aplicação de tratamentos fitossanitários que exigem algumas condições "especiais" como por exemplo vento muito franco, temperaturas inferiores a 20º C e, dependendo das substancias a aplicar, probabilidade de ausência de pluviosidade nas 24 horas seguintes.

É claro que a decisão será tomada com base na informação deste (e outros) site e com dados vitais recolhidos da evolução/previsão da eventual doença ou praga.
Demorando alguns dias até concluir todos os tratamentos, deposito alguma confiança nas previsões a uma semana e confesso que, até à data, nunca me dei mal. (excepto uma trovoada de Maio que deitou todo o tratamento literalmente por água abaixo.)
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes