• Anúncios

Regras de Etiqueta

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Regras de Etiqueta

Mensagempor Ze do Telhado » segunda mai 24, 2010 22:53

:evil: Não se se é p local adequado, mas....como "maçarico" gostaria de vos perguntar, para minha aprendizagem, o seguinte: Ao tentar fazer a minha 2ª cache (podem rir à vontade), sem a conseguir fazer, vejo chegar dois casais bem postos, num local, hora e dia da semana nada condizentes com eles. Ainda por cima sou da zona e não os conhecia. Pensei para comigo "colegas desta mania". Não me enganei! Confirmei depois no geocaching.com que eles tinham lá estado. Mas, eu ao vê-los chegar metime-no no geomobil e ala moço que e faz tarde! Ainda pensei em ficar à espreita (mas considerei feio e batota), pensei em apresentar-me e pedir ajuda para um principiante, mas não sei se seria bem recebido. Assim, optei pela retirada. Lá voltarei amanhã! Pergunta. Como devo proceder numa circunstância como esta? Agradeço a vossa ajuda, para ser geocachigamente correcto. Obrigado. Zé do Telhado. :D
Omnibus Dubitandum
Ze do Telhado
Micro

Registado: sábado mai 01, 2010 21:31

Re: Regras de Etiqueta

Mensagempor acasim » terça mai 25, 2010 00:58

Olá,

Fazes bem em perguntar. Acho que todos passamos por isso (pelo menos eu também passei :-))

Lembro-me que numa ocasião, ainda andava nisto há pouco tempo, vi um casal aproximar-se do local da cache para onde eu também iria. Era mesmo ao pé do museu das janelas verdes, em Lisboa, e eu estava no topo de umas escadarias e eles estavam lá em baixo. Fiquei na retranca à espreita, em parte porque estava com mais pessoas. E acabei por não ir lá falar, com receio não sei bem de quê...

Afinal era o BTRodrigues :-) Que acabou por explicar no seu log que gostaria que nos tivéssemos apresentado! E eu percebi que a ideia era mesmo meter conversa. Os logs estão aqui e aqui.

Ainda ontem (eu agora estou na Alemanha), estava a chegar a casa depois de uma tarde a cachar, quando me cruzei com um grupinho de 4 pessoas que estava a contar umas árvores...!!! Coisa estranha... Lembrei-me logo que ali era o ponto inicial de uma multi-cache que eu ainda não tinha feito, e dei meia volta com a bicicleta para ir lá perguntar se eram geocachers. A primeira resposta foi "bitte?" :-D Como um deles tinha umas folhas na mão, espreitei e vi que eram a descrição da cache, e por isso tratei logo de explicar que também era geocacher, mas Português e que não falava alemão. Eles sossegaram :-) E entendemo-nos logo. de tal maneira que foi muito divertido fazermos a multi em conjunto (não perdi a oportunidade!), enquanto eles liam, eu fazia contas e metia os dados no meu GPS (eles tinham um sistema de navegação sem mapas, no telemóvel). E aqui está o meu log.

Podia contar mais histórias de como vale a pena meter conversa, mas acho que estas já dão para ilustrar :-)

O pior que pode acontecer, caso não sejam geocachers, é ficarem a olhar para ti de olhos abertos... :-D E assim ou lhes explicas ao que andas (também já me aconteceu, por exemplo aqui, e acho que à conta disso arranjei mais uns clientes à Groundspeak), ou dizes bom dia e segues o teu caminho. Na boa!

Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor Sagitario » terça mai 25, 2010 01:03

Boas

Vais desculpar-me o aparte, mas, acho que agiste como agia o lendário Zé do telhado ao ver-se "acossado", deste de frosques, não devias, mas isso sou eu a dizer. [;)]

Eu já tive alguns contactos inesperados com outros geocachers e a minha atitude foi mais ou menos de me "mostrar", com o Gps bem visível dei a entender ao que ali estava, quando era eu a chegar, entrava à conversa.
Se não forem geocachers vão ficar a pensar umas quantas coisas de mim mas passa-me ao largo [;)] se der para esperar faço a cache, se não fica um motivo para voltar. [^]

2 Caches... :roll: podem ser muitas ou podem ser poucas ou vice-versa... :-D depende do valor que dás aos números.

Abraço e boas caches

Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor t@ndre » terça mai 25, 2010 07:46

na minha opinião acho que deverias (mesmo como dever :) ) te apresentares ao casal e dar uns bons dedos de conversa. creio que o geocaching necessita disso para subreviver como algo de bom ;)
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor rifkinda » terça mai 25, 2010 09:05

Nós normalmente metemos conversa e às vezes até acabamos por passar o resto da tarde a cachar em conjunto, conforme o tempo que tivermos disponível.
Acho que também ajuda andarmos normalmente identificados com t-shirts do geocaching-pt.net ou de algum evento de geocaching. Assim, se outro geocacher nos vir, não tem dúvidas e pode ficar logo mais à vontade para vir falar connosco.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor ViperUnderground » terça mai 25, 2010 15:09

Já tive muitos encontros imediatos de 1º grau! Mas houve uma vez em que não disse nada/não me apresentei/ não meti conversa e mais tarde arrependi-me.
Vinha eu todo contente de uma cache nas Paredes de Vitória (Alcobaça) , em direcção ao carro, quando do carro parado em frente sai um sr. e uma criança. A criança trazia um TomTom na mão.
Para testar se eram ou não geocachers passei por eles com gps bem à mostra! Não disseram nada e continuaram o seu caminho.
Naquela de saber se eram geocachers ou não, esperei no carro para ver se eles iriam até ao GZ. Mas, a meio do caminho, pararam num miradouro (ainda longe do GZ) e começaram a apreciar a paisagem e deixaram de ligar ao TomTom. Pensei:"Devem andar só a passear!" e fui-me embora.

Mais tarde soube, que afinal eram os Jorcas. Era a sua 1ª cache e tinham ficado sem bateria no TomTom. E acabaram por não fazer a cache naquele dia, mas no outro dia.

Mas em geral costumo meter conversa.

Mas mais esquisito é quando estão 2 geocachers à espera um do outro. Aconteceu-me na Figueira. Eu à espera que um casal "bazasse" de perto do GZ. E o casal à espera que eu bazasse dali. :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor Ze do Telhado » terça mai 25, 2010 21:23

Obrigado pelos ensinamentos! Vou colocá-los em pratica. O geocacher que la estava nas Vinhas da Bairrada era o MoBys.
Um abraço para ele, para a próxima "meto paleio". Obrigado a todos! Zé do Telhado que dizia: "quanto aluta é desigual, mais vale fugir que ficar mal!".
Omnibus Dubitandum
Ze do Telhado
Micro

Registado: sábado mai 01, 2010 21:31

Mensagempor Luxor » quarta mai 26, 2010 09:26

No nosso primeiro encontro com geocachers em acção (em Abrantes) não tivemos corajem de meter conversa. Agora, mesmo que só esteja de passagem, se vir geocachers em acção é muito provável que pare para meter conversa, mesmo que tenha que deixar o cachemobile em segunda fila.
Luxor
Regular

Registado: quinta set 06, 2007 10:33

Mensagempor Lima_Paço » quarta mai 26, 2010 17:23

Eu coloquei uma cache bem perto de casa (infelizmente os muggles parece que não gostaram dela e fizeram o favor de a fazer desaparecer [V] ) e dava-me um certo gozo passar pela janela e ver "alguém" a tentar passar despercebido.
Foi aí que tive o prazer de conhecer 1/3 dos 3 Marias, os Rifkindss (não sei se conhecem [:D] ) e a família sousateam, abordei todos das mais diversas maneiras, mas a mais directa de todas foi com os sousateam: "E vocês são...?"
Também conheci uns geocachers, creio que do Barreiro, que eram CT1.... (não me lembro do resto). Os podres andavam à procura da "rolha" com as coordenadas antigas no GPS (entretanto tinha mudado a cache de local), eu achei estranho andarem umas pessoas desconhecidas ali na zona a procurarem no GZ antigo, nas árvores, na relva, bom... para quem não é geocacher andavam a fazer uma rica figura :lol: . Abordei-os e lá lhes dei as coordenadas novas.
Enfim, embora haja boa gente que prefere o geocaching solitário eu sou da opinião que estes encontros são salutares para a prática desta actividade.
Para a próxima já sabes, enfrentas o "inimigo", o pior que te pode acontecer é perguntares se são geocachers e responderem-te "geo quê?", também já me aconteceu isso na Ponte da Boutaca :oops: , aí fiquei um bocado atrapalhado, mas depois de lhes explicar o que era aquele palavrão, não ficaram (tanto) com ideia de que eu era maluquinho. :mrgreen:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor ppereira » quarta mai 26, 2010 17:28

Boas

Sempre que encontro alguém a pergunta é a mesma...
Então andam à procura de alguma coisa?

Podes ver uma situação bastante engraçada e que possivelmente angariou mais geocachers aqui

Ou seja no fim se não fossem os ditos muggles :roll: tinhamos feito um DNF
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor Torgut » quarta mai 26, 2010 18:49

Quando comecer a fazer Geocaching, em 2004, encontrar outro companheiro de hobby era uma festa, de forma que ainda guardo no meu profile os registos dos primeiros encontros. Depois, passou a ser vulgar, e a festa vai sendo cada vez menor. Isto em Portugal, porque na Rep Checa a malta e tanta que nem se fala... um sorriso e pronto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor bicho felpudo » quarta mai 26, 2010 22:09

A primeira vez que me cruzei com outro geocacher fiquei tão chateada Imagem que nem imaginam. Não por ter cruzado com outro, mas porque o vi a retirar a cache do sítio e estragou-me a surpresa Imagem...Nem tive coragem de lhes dizer nada, apetecia-me esgana-los Imagem .
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Mensagempor Maxado » quinta mai 27, 2010 05:39

Eu já tive encontros com geocachers várias vezes e de todas elas meti conversa, mesmo quando comecei, uma vez que gosto de conhecer o pessoal que partilha do mesmo hobbie.
Tenho uma cache aqui a 10 metros de casa e de vez em quando lá vejo pessoal a procura dela e sempre que posso desço e vou falar com eles, ou então meto conversa da janela.
Neste momento posso dizer que conheço grande parte dos geocachers locais devido a essas "aparições" e tambem por ter atendido/organizado alguns eventos.

Tambem já me aconteceu uma situação de ver um casal a olhar pro primeiro ponto duma multi e pensar... só podem ser geocachers... mas não eram!!
Abordei-os e disse: - Viva! Então, andam a contar gaitinhas? (podia ter sido mais subtil :D )
E eles: - Hummm?!?!
Digo eu: - São geocachers não?
E eles: - Geo quem? Onde é que isso fica? Se passei por lá foi de noite e não vi a placa...
Ao que eu expliquei que tinha sido um engano da minha parte e segui caminho.

Mas é sempre engraçado encontrar pessoal novo.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes