• Anúncios

Para quê Multi-caches?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Para quê Multi-caches?

Mensagempor lmcadete » sábado mai 15, 2010 21:34

Para quê Multi-caches [?] [multi-]

Tenho reparado que ultimamente as Multi-caches são tratadas como Tradicionais.

Quando eu entrei para o Geocaching, em 2007, quase todos cumpriam os pontos intermédios das Multi-Caches, pois ninguém facilitava fosse o que fosse e a grande maioria dos Geocachers fazia questão de respeitar a vontade do Owner.

Hoje, sai uma Multi-cache e o Owner é o primeiro a fornecer as coordenadas finais, aos amigos, para o FTF. [:D]
Chega acontecer o caricato, por vezes as gaitinhas até estão engatadas e os primeiros dizem que está tudo certinho, depois os seguintes, que não tiveram acesso às coordenadas finais ou então fazem questão de fazer os pontos todos, têm uma série de dificuldades.
O que acontece a seguir é um helpdesk para os primeiros que confirmam as coordenadas correctas ou o lugar da cache final.
Em seguida as coordenadas finais entram nas bases de dados e depois quase ninguém vai aos pontos intermédios, assim se perde o espírito da Multi-cache.

Será que ando a ver muitos filmes? [}:)]
lmcadete
Small

Registado: segunda nov 05, 2007 23:06

Re: Para quê Multi-caches?

Mensagempor Sagitario » sábado mai 15, 2010 21:46

:clap: :clap: :clap:

lmcadete Escreveu:

Não não andas, penso eu de que...
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Capitao_Mostarda » sábado mai 15, 2010 23:58

lmcadete Escreveu:Em seguida as coordenadas finais entram nas bases de dados e depois quase ninguém vai aos pontos intermédios

Então e onde é que eu posso fazer o download dessa base de dados? Isso tá no emule? É que dava-me um jeitão.... :twisted: :twisted: :twisted:
Imagem
Capitao_Mostarda
Small

Registado: terça ago 26, 2008 18:54

Mensagempor lmcadete » domingo mai 16, 2010 00:07

Capitao_Mostarda Escreveu:
lmcadete Escreveu:Em seguida as coordenadas finais entram nas bases de dados e depois quase ninguém vai aos pontos intermédios

Então e onde é que eu posso fazer o download dessa base de dados? Isso tá no emule? É que dava-me um jeitão.... :twisted: :twisted: :twisted:

Confesso que também gostava, só para verificar se as contas estão correctas ou não. [:P]
lmcadete
Small

Mensagempor vsergio » domingo mai 16, 2010 00:34

Sagitario Escreveu::clap: :clap: :clap:

lmcadete Escreveu:

Não não andas, penso eu de que...

Andas a ver filmes, sim. Mas não são de terror, pá. São filmes de domingo à tarde.
Mais uma vez lembro: a Multi está lá. Se for uma boa Multi, como aquelas que fizeste no fds de dia 8 deste mês, Luis, acredito que ninguém se preocupe em ir verificar a "base de dados".
Agora, o que não falta para aí são Multi-Caches que só o são porque no local da "Capela" que ficava tão bem uma micro, tem a 100 metros o "Pelourinho" já com uma cache qualquer... e vai daí, tens que contar os vidros das janelas da capela, subtraí-los aos minutos da coordenada da latitude e somar 2 para a conta bater certo, e o camandro... Aí, nem sabes o que vale ter um amigo com uma boa "base de dados"!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor peter santarem » domingo mai 16, 2010 03:08

lmcadete Escreveu:Para quê Multi-caches [?] [multi-]

Tenho reparado que ultimamente as Multi-caches são tratadas como Tradicionais.

Quando eu entrei para o Geocaching, em 2007, quase todos cumpriam os pontos intermédios das Multi-Caches, pois ninguém facilitava fosse o que fosse e a grande maioria dos Geocachers fazia questão de respeitar a vontade do Owner.

o engraçado da coisa é que muitos dos geocachers que não cumprem os pontos intermédios das multi caches são geocachers que já andam no geocaching antes de 2007,
peter santarem
Micro

Registado: domingo jan 04, 2009 01:41

Mensagempor peter santarem » domingo mai 16, 2010 03:17

vsergio Escreveu:
Andas a ver filmes, sim. Mas não são de terror, pá. São filmes de domingo à tarde.
Mais uma vez lembro: a Multi está lá. Se for uma boa Multi, como aquelas que fizeste no fds de dia 8 deste mês, Luis, acredito que ninguém se preocupe em ir verificar a "base de dados".
Agora, o que não falta para aí são Multi-Caches que só o são porque no local da "Capela" que ficava tão bem uma micro, tem a 100 metros o "Pelourinho" já com uma cache qualquer... e vai daí, tens que contar os vidros das janelas da capela, subtraí-los aos minutos da coordenada da latitude e somar 2 para a conta bater certo, e o camandro... Aí, nem sabes o que vale ter um amigo com uma boa "base de dados"!

vsergio nós já sabemos que não gosta de fazer contas :D :D é algo que o aborrece profundamente, eu confesso que também não gosto de fazer contas exageradas para realizar uma multi cache, mas tenho sempre uma boa opção "não faço" ou será que temos que fazer a cache a todo o custo? só para contabilizar mais um found no nosso stat bar. acho que se deve respeitar o owner, se ele idealizou a cache daquela forma,acho que se deve respeitar, agora se não concordamos, deixa-se por fazer.
peter santarem
Micro

Registado: domingo jan 04, 2009 01:41

Mensagempor lmcadete » domingo mai 16, 2010 09:55

vsergio Escreveu:Mais uma vez lembro: a Multi está lá. Se for uma boa Multi, como aquelas que fizeste no fds de dia 8 deste mês, Luis, acredito que ninguém se preocupe em ir verificar a "base de dados".

A cache do dia 8, na Linha do Douro, não deixa dúvidas mas há outras que podemos não nos apercebermos do atractivo que é ir aos pontos todos.

vsergio Escreveu:Agora, o que não falta para aí são Multi-Caches que só o são porque no local da "Capela" que ficava tão bem uma micro, tem a 100 metros o "Pelourinho" já com uma cache qualquer... e vai daí, tens que contar os vidros das janelas da capela, subtraí-los aos minutos da coordenada da latitude e somar 2 para a conta bater certo, e o camandro... Aí, nem sabes o que vale ter um amigo com uma boa "base de dados"!

Nestes casos muito provavelmente deveriam ter sido caches tradicionais com waypoints de interesse. Depois o que acontece é que por causa de umas pagam as outras, que até mereciam uma visita a todos os pontos.

Em minha opinião um Owner quando deseja meter uma [multi-] deverá sempre de considerar se o justifica em vez de uma [tradicional-], sob pena que depois ela é tratada como [tradicional-].
Editado pela última vez por lmcadete em domingo mai 16, 2010 11:23, num total de 1 vez.
lmcadete
Small

Mensagempor MightyReek » domingo mai 16, 2010 10:33

Basicamente multi-caches são para quem gosta.

Esconder uma única multi-cache dá-me mais gozo que esconder 5 tradicionais. Gosto de me colocar na pele de quem procura (talvez também porque goste de viver as aventuras), de imaginar o que vão sentir e os nomes que me vão chamar. Entrar no espírito da aventura para mim é tudo o que conta.
Saltar uma multi para mim é o mesmo sentimento de desapontamento do que quando recebo logs do género "foi giro", "foi fácil" ou "foi uma aventura mesmo engraçada pá, tftc"...
Já me levaram a fazer alguma, em poucas fiz os logs online, noutras mais dignas nem esbocei a intenção... Também é interessante ver as pessoas a fazer o log naturalmente como se tivessem feito a cache na totalidade.
Para mim não é natural e evito cair na tentação de outros.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor lmcadete » domingo mai 16, 2010 10:50

MightyReek Escreveu:Basicamente multi-caches são para quem gosta.

Esconder uma única multi-cache dá-me mais gozo que esconder 5 tradicionais.

Bem, nesta tua seriam 12 tradicionais.
Esta teve uma história engraçada no meu found, tentei encontrar os dados em casa através de pesquisa na Net e consegui, só que depois por falha minha nas contas, obrigou-me a ir certirficar-me os dados todos. Não compensou a batota.
Também só o faria porque já conhecia bem a vila de Ferreira do Alentejo.

Eu sei que foi adoptada mas eu ainda lhe acrecentaria mais um ponto, :lol: o da piscina, o chato era porque depois ficavam 13.
lmcadete
Small

Mensagempor MightyReek » domingo mai 16, 2010 10:59

Essa cache foi várias vezes utilizada pelo TMPinho para divulgar o geocaching, tanto na escola onde começa, como em iniciativas culturais inseridas em acontecimentos relevantes em Ferreira.
Foi assim que ela apareceu e não me atrevo a mudar o formato, apesar de reconhecer que se possa tornar um pouco longa.
De qualquer modo é uma cache numa típica vila alentejana e é para ser feita com calma... à boa maneira alentejana.

Fica desde já o convite: tentem fazê-la entre a segunda quinzena de Julho e a primeira de Setembro, depois de um almoço farto e vão perceber porque os alentejanos adoram as sombras... depois sim, podem ir até à piscina :wink:
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor alieri » domingo mai 16, 2010 11:14

Por acaso, essa cache deu a conhecer, à minha cara-metade, que sempre viveu ali perto, coisas e histórias que não conhecia. Esse é o valor das multi-caches.
Agora, se evito procurar multi-caches com muitos pontos? Evito, pois. Quanto a ir directamente ao ponto final, já o fiz, mas sobram os dedos de uma mão para contar essas vezes (em 800 e tal caches, não me parece mal).
De resto, estou de acordo com a filosofia do MightyReek.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ajsa » domingo mai 16, 2010 11:46

De forma “ilegal” fiz duas multis como beta tester e outras sete multis acompanhado pelo owner mas em visita totalmente guiada, ou seja, só não fiz as continhas.

À parte destas “ilegalidades” todas as restantes multis foram feitas pela forma esperada pelo se criador das quais muitas foram feitas com muito prazer.
Curiosamente a de Ferreira já a fiz duas vezes e das duas vezes fila com muito, mas muito prazer.
Deixo apenas algumas que guardo na memória com grande satisfação:
(por ordem cronológica)

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 14116f1a2e
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... bec20c1b64
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 46cf0a71e8
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... a34c1f8025
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 2b16773cfa
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 1ab23e8547
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 359ef97885
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... e50c111fe5
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 605e164e33
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 4b4bd3fa33
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 5899b4212b
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 2f8bd59e8c

Mas há mais, muito mais!
Por mim, continuarei a faze-las como sempre fiz. Leio a cache, vejo as fotos, leio alguns logs, analiso a dificuldade e se estiver dentro do que considere como “vale a pena”... Vamos a ela!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor lmcadete » domingo mai 16, 2010 12:03

ajsa Escreveu:Deixo apenas algumas que guardo na memória com grande satisfação:

Depois desta provocação lembrei-me destas 3 multis.

Na linha do Douro
La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva
Era uma vez ... [Once upon a time ...]

Naturalmente que já encontrei outras muito boas mas estas foram as que me vieram de repente à cabeça.
Me desculpem os Owners das outras.
lmcadete
Small

Mensagempor lynxpardinus » domingo mai 16, 2010 20:54

Porque dão uma perspectiva de autor a uma cache. Porque te lembram que o geocaching é um bocadinho mais do que assinar uma folha de papel escondida numa caixa - incluindo obrigar-te a passar por um sítio que, segundo o owner, é interessante o suficiente para que ele o queira partilhar contigo.

Dito isto... há vezes em que, uma pessoa fica mesmo a pensar "mas porquê?". Mas, enfim, vamos imaginar que são uma minoria.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes