por ajsa » segunda abr 26, 2010 18:35
Para este tipo de pilhas, as melhores (entenda-se como melhores, as mais duradoiras), são as que carregam mais lentamente por um processo denominado Slow Charge.
Obviamente que o utilizador não aceita este factor muito bem e opta pelas pilhas de carregamento rápido.
Basicamente, e sem grandes esclarecimentos técnicos, o carregamento das pilhas é a transformação de energia eléctrica em energia química. Quanto esta última atinge o seu limite máximo, a pilha está carregada e a energia eléctrica introduzida na pilha é transformada em energia sob a forma de calor.
Alguns carregadores detectam que a pilha está carregada e cortam o fornecimento de energia.
Existe, no entanto, uma outra questão muito importante para este tipo de pilhas. Elas necessitam obrigatoriamente duma temperatura de carregamento um pouquinho elevada sendo os 25º C a temperatura ideal. Se esta temperatura não for atingida, a pressão do interior da pilha aumenta libertando gás e deteriorando rapidamente a vida da pilha.
Existe ainda uma última questão que pode ser a razão do aquecimento.
As pilhas Ni-Cd possuem uma reacção endotérmica, ou seja, a pilha arrefece durante o processo de carga; Nas pilhas Ni-MH acontece o oposto, ou seja, uma reacção exotérmica que se traduz num aquecimento durante o processo de carga.
Bom o melhor é não continuar, porque existem outras razões para justificar o aquecimento das pilhas durante o processo de carga.