por lynxpardinus » quinta fev 18, 2010 16:10
Por um lado sim, pode ser, porque te permite entrar em contacto com a natureza, e, na minha opinião, só se pode gostar daquilo que se conhece. E permite-te ensinar outras pessoas a gostar, como os nossos filhos, família, amigos,... Não me posso esquecer que, para mim, as notícias do incêndio na Mata da Albergaria tiveram em mim um peso completamente diferente por ser um local que conhecia (do geocaching, confesso) e isso pesou na minha decisão de participar no CITO que lá se realizou. Os CITOs também podem ter um papel interessante na educação das pessoas envolvidas, bem como eventos / caches ambientalmente dirigidos (plantações de árvores, explicações sobre locais de interesse natural, locais ligados à conservação animal,...)
O resto, depende muito da consciência de cada um e do seu civismo. Da sua decisão de optar por ir a pé ou de bicicleta por um parque natural, se for de jipe, não se afastar dos caminhos abertos e manter uma atitude consentânea, de procurar não deixar vestígios,...
Também podemos pensar que o simples facto de nos incentivar a um acto consumista do ponto de vista de viagens e de aquisição de equipamentos electrónicos e de plástico poderá ser negativo para o meio ambiente. Mas, aí, acho que depende muito da forma como efectuamos essas viagens (eu não sou necessariamente o melhor exemplo nesse aspecto, porque viajo muitas vezes de carro, sózinho - apesar de ser um diesel relativamente eficiente no que respeita à sua classe automóvel), de como dispomos dos equipamentos e objectos (deixamo-los a morrer num sítio qualquer ou procuramos deitá-los fora em pontos com garantias mínimas de tratamento, ligados à reciclagem e recuperação).
A actividade em si, penso que pode ser positiva. Mas, na realidade, e como em qualquer destas questões, depende muito da forma como cada um de nós usufrui dessa actividade.