• Anúncios

Será que o Geocaching é mesmo amigo da natureza?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Será que o Geocaching é mesmo amigo da natureza?

Mensagempor kidloco » quinta fev 18, 2010 11:55

Que o geocaching nos leva por locais naturais que muitos de nós desconheciamos isso não há dúvida, que há vários apelos para a preservação dos mesmos idem aspas aspas, mas até que ponto a proliferação de plástico espalhado por ai fora não se tornará contraproducente e no final de contas estamos apenas a poluir e a trazer demasiado "tráfego humano" a sitios sensiveis?
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Re: Será que o Geocaching é mesmo amigo da natureza?

Mensagempor nmartinez » quinta fev 18, 2010 12:17

Na minha opinião, este tema pode levar para conversas longes do Geocaching...
Em tudo aquilo que fazemos na vida, podemos colocar questões dessa natureza. A pergunta que faço é: onde é que isto nos pode levar?
Relativamente ao geocaching, tudo parte do bem-senso (assim como todas as acções na nossa vida).
Todas as caches têm um owner! e esse owner tem que ser uma pessoas responsável e com visão do que está a fazer.
Colocar caches em sítios "proibitivos", caches "poluentes" e afins, só levam a que este "divertimento" vire uma ameaça ao nosso planeta.
Não vejo que pequenas caixas identificadas, controladas e que podem ser removidas ou mantidas a qualquer momento, possam fazer com que possamos colocar em perigo a natureza. :D
Abraços.
Team Martinez
Nuno Martinez
(Team_Martinez)

Imagem
nmartinez
Micro

Registado: sexta fev 12, 2010 15:42

Mensagempor lynxpardinus » quinta fev 18, 2010 16:10

Por um lado sim, pode ser, porque te permite entrar em contacto com a natureza, e, na minha opinião, só se pode gostar daquilo que se conhece. E permite-te ensinar outras pessoas a gostar, como os nossos filhos, família, amigos,... Não me posso esquecer que, para mim, as notícias do incêndio na Mata da Albergaria tiveram em mim um peso completamente diferente por ser um local que conhecia (do geocaching, confesso) e isso pesou na minha decisão de participar no CITO que lá se realizou. Os CITOs também podem ter um papel interessante na educação das pessoas envolvidas, bem como eventos / caches ambientalmente dirigidos (plantações de árvores, explicações sobre locais de interesse natural, locais ligados à conservação animal,...)

O resto, depende muito da consciência de cada um e do seu civismo. Da sua decisão de optar por ir a pé ou de bicicleta por um parque natural, se for de jipe, não se afastar dos caminhos abertos e manter uma atitude consentânea, de procurar não deixar vestígios,...

Também podemos pensar que o simples facto de nos incentivar a um acto consumista do ponto de vista de viagens e de aquisição de equipamentos electrónicos e de plástico poderá ser negativo para o meio ambiente. Mas, aí, acho que depende muito da forma como efectuamos essas viagens (eu não sou necessariamente o melhor exemplo nesse aspecto, porque viajo muitas vezes de carro, sózinho - apesar de ser um diesel relativamente eficiente no que respeita à sua classe automóvel), de como dispomos dos equipamentos e objectos (deixamo-los a morrer num sítio qualquer ou procuramos deitá-los fora em pontos com garantias mínimas de tratamento, ligados à reciclagem e recuperação).

A actividade em si, penso que pode ser positiva. Mas, na realidade, e como em qualquer destas questões, depende muito da forma como cada um de nós usufrui dessa actividade.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor RavenMaster » quinta fev 18, 2010 17:21

Sem ler tudo o que já está acima, reservo isso para logo depois do jogo, aqui vai:

sim
porque mostra-nos locais interessantes e que devemos preservar
porque faz-nos preocupar com ela através dos CITO
porque faz-nos olhar para ela de forma diferente através das ECs

não
porque há geocachers que estragam e poluem mais do que deviam
porque há geocachers que danificam seja o que for para ter mais um smile no mapa (meus ricos muros...)
porque há geocachers que deixam comida e outros itens que não deveriam dentro das caches (como pilhas ferrugentas e quase a rebentar como encontrámos recentemente...)

resumindo:
sim e não, depende do geocacher e não do geocaching em si :D
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » quinta fev 18, 2010 20:36

Acho que à pergunta colocada não existe um "sim e não". Pede-se um balanço, ou é sim ou não. E eu digo: não. Bem não traz. Logo, amigo não é. Agora, já à margem, digo também que a situação não é tão má como poderia ser. Porque as áreas naturais mais protegidas continuam a sê-lo, porque são remotas (as que não são remotas, nem todos os santinhos as poderão proteger da mão humana) e ai o geocacher de meia-tigela não chega. Não creio que um tipo que tira um dia para fazer uma cache depois deixe lá pilhas ou pacotes de leite mandados para o arbusto mais próximo. Essa gente não se dá ao trabalho.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Insano » quinta fev 18, 2010 21:59

Tal como o "Limpar Portugal" vemos sempre isto na forma e remeiar e nunca prevenir.

Os CITO's perdoem-me a sinceridade são pensos na alma....

"Dá uma cana a um pobre, em vez de um peixe..."

Passa por obrigar as organizações competentes a cumprir as suas obrigações, eu pago impostos, porque supostamente cumpro com a minha parte para a sociedade funcionar...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor vsergio » quinta fev 18, 2010 23:58

"Dá uma cana a um pobre, em vez de um peixe..."

E é isso que são os nosso CITOs, pá. Abrir os olhos às autoridades competentes, à população em geral. Ou pensas que nós limparmos meia duzia de garrafas de isostar que resolvemos o problema do lixo?
Claro que não, os CITOs e o LimparPortugal, são claras manobras de marketing ambiental.

E o Geocaching, claro que é amigo da Natureza. Agora os geocachers é que já me restam algumas dúvidas. Alguns poluem muito. Poluem inclusive o bem estar de outros geocachers!
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor kidloco » sexta fev 19, 2010 00:43

Vitor,

Apesar de concordar a 100% com a afirmação de que há geocachers que poluem o bem de estar de outros geocachers e até já senti na pele o que dizes, não pretendo que a discussão vá por esse caminho, pretendo sim que, caso queiram, se reflicta e se discuta de forma saudável um assunto que me parece pertinente nos dias que correm.

Obrigado pela tua contribuição!
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor lenan2do » sexta fev 19, 2010 12:08

Na minha opinião, ser geocacher é ser um praticante do CITO. Estranho que muitos se queixem do lixo existente e poucos refiram que fizeram CITO.
O mais triste é o facto de que se alguém é chamado à atenção neste ponto, não compreendendo, desata a insultar... O problema não está no geocaching, mas naquilo que realmente somos.
Tenho dito!
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Mensagempor Insano » sexta fev 19, 2010 15:40

Continuo sem perceber porque nos devemos substituir ao Estado...

Marketing Ambiental... sim, isso fazem as empresas... que supostamente são verdes... mas nem tanto...

As Autarquias têm pelouros ambientais e estes têm que funcionar...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor Iceblackice » sexta fev 19, 2010 18:16

Penso que o Geocaching é como outra qualquer actividade, por si só não traz mal nenhum à natureza...como o hiking, montanhismo, escalada e todas essas actividades que são efectuadas num sítio onde é preciso ter cuidado e bom senso para estar lá.

Felizmente o tipo de pessoas que não têm os requisitos para estar em sítios mais frágeis..muitas vezes não vão, estou a falar por exemplo de sítios em que é preciso fazer uma caminhada de longas horas para lá chegar, enquanto que em ambientes citadinos já é mais fácil encontrar uns arbustos completamente partidos porque existe uma cache lá por perto e essas pessoas já conseguem chegar lá perto só por estacionar no passeio.
Iceblackice
Micro

Registado: segunda jan 25, 2010 12:21

Mensagempor Capitao_Mostarda » sexta fev 19, 2010 21:11

Penso que o problema não passa tanto pelos containers por aí espalhados porque esses à partida (como já foi referido) têm alguém responsável por eles e caso tudo corra como esperado (e aqui excluo aqueles que desaparecem) são colocados, fazem o seu papel durante um intervalo de tempo maior ou menor e mais tarde serão eventualmente retirados quando a cache deixar de fazer sentido.

No meu ponto de vista, o principal problema prende-se, efectivamente, com o impacto dos geocachers no local. E aqui, há 2 pontos a ter em conta:

1) O owner que coloca a cache num local inapropriado e, nesse caso, o impacto provocado pelos visitantes acaba por ser motivado pela insensatez do owner que colocou a cache onde não devia. Aqui incluo caches nas dunas, por exemplo, mas também em muros (os tão falados muros...) e muitos outros. Para encontrar este tipo de caches é inevitável que haja um impacto negativo, seja ele maior ou menor.

2) A cache até está colocada num local que não é particularmente sensível e não exige um cuidado especial, mas o geocacher que vai procurar não olha a meios para dar com a caixinha, pisando arbustos, virando tudo do avesso até ela aparecer. É comum chegarmos a um local e vermos tudo revirado e pensar com alguma tristeza "ok a cache deve estar por aqui..." [V] Nesta situação a culpa não será do owner, mas das pessoas que vão procurar a cache...
Imagem
Capitao_Mostarda
Small

Registado: terça ago 26, 2008 18:54

Mensagempor Malok0 » terça fev 23, 2010 00:32

Então e estudos que comprovem o impacto do Homem nestas zonas sensíveis? E do geocaching?
O que é que é o estado mais puro de uma zona sensível? O Homem há 200 anos não era muito mais nómada que nos tempos de hoje?

E depois são só as zonas sensíveis que interessam? E as zonas urbanas?
Quantos é que usam transportes públicos quando há essa possibilidade? Quantos fazem a reciclagem em casa? Quantos tomam 'atitudes ecológicas' em casa? Quantos é que trabalham em empresas que possuem um vasto reportório no que respeita a políticas sustentáveis?

Mas não, o problema é de meia dúzia de badamecos que fazem caminhadas no meio da Serra, trazem o lixo na mochila e destroem o ecossistema.

Hei-de fazer um CITO pelo ícone no perfil, porque o meu lixo só fica no chão por distracção.

Sem qualquer ofensa para os demais, porque respeito a vossa opinião, mas podem continuar com o autismo desenfreado.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes