• Anúncios

Garmin TomTom ou Ndrive

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Re: Garmin TomTom ou Ndrive

Mensagempor SMF Team » quinta fev 11, 2010 20:05

Ricardo, como sabes tenho um garmin nuvi 360 (grande maquina) da para tudo na estrada e no terreno, actualmente alem do Colorado espero adquirir muito em breve um garmin nuvi 550.
Quanto a mapas etc... tu sabes o que é garmin melhor que ninguem :lol: :lol: :lol: não te chegam os Oregaos :wink: todos xpto
Para PDA's o teu iphone deve dar para isso tudo , não?
Sendo que para ti outro garmin é mais do mesmo.
Aínda me lembro que fiz 30Km a mais na cache Na linha do douro porque não tinha a ponte internacional que liga Portugal a Espanha e o tom tom do caxeiro é que nos safou.

Um abraço,
Sérgio
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor PauloJota » sexta fev 12, 2010 11:02

Obrigado pelas vossa opiniões.
Para a utilização em questão, apenas nevegação em estrada e introdução de POI´s (PDI's) = caches, parece-me que a questão ficou entre o Tom Tom e o Garmin.
E a utilização do Garmin é semelhante à descrição feita pelos utilizadores do Tom Tom?

Utilizadores de Garmin, digam de vossa justica! :D
Imagem
PauloJota
Regular

Registado: quinta jul 07, 2005 09:25

Mensagempor RavenMaster » sexta fev 12, 2010 11:25

De sua justiça ?? Coisa má linda...Que se pode dizer mais dos Nuvi...

A Garmin ganha destacadamente em dois aspectos:
- Cartografia Navtec (Navtec, what else... ? ;)) )
- Gestão de Poi's

Actualmente ainda estou em testes mas tem tudo corrido às mil maravilhas.
Através do GSAK, já consegues enviar as caches todas para os garmin com:

- informação útil para o tornar quase paperless em termos de tradicionais (multis é impossível obviamente)
- aviso personalizado por voz, anunciando o tipo de cache num raio pré-definido pelo utilizador
- foto spoilers associados às caches de forma a pressionarmos duas vezes no ecrã e vermos a mesma no local da cache [:P]

Isto tudo que após a configuração inicial basta pressionar em dois botões do GSAK.
Para além disso, podes sempre ligar o Nuvi ao pc seja de quem for e fazer SEND GPX a partir do Geocaching.com, TT não permite obviamente.

Convencido ? :mrgreen:
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » sexta fev 12, 2010 17:17

Eu uso o TomTom no carro, o NDrive no telemóvel. Prefiro o TomTom pelas "features" e facilidade de navegação. Fico a dever ao NDrive a existência de mapas para Malta. O TomTom tem falhas imperdoáveis a esse nível. Como é possivel que pura e simplesmente não disponibilizem mapas de Malta, um país da Europa??
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor PauloJota » sexta fev 12, 2010 22:37

Pois, a cartografia actualizada também é um pormenor a ter em atenção, assim como a possibilidade de actualizações, bem como a possibilidade de acrescentar outros países. Por exemplo, se adquirir um qualquer "Iberia", posteriormente terei a possibilidade de fazer um upgrade acresentando outros países?
Imagem
PauloJota
Regular

Registado: quinta jul 07, 2005 09:25

Mensagempor RavenMaster » domingo fev 14, 2010 23:32

Upgrade nenhum te permite, terás sim de comprar os países em separado (Ndrive, etc..) ou em pacote de países, mesmo que estes já incluam os que tens...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor DX5 » domingo fev 28, 2010 15:32

Primeiro que tudo as actualizações de mapas Ndrive já não são gratuitas!

Não são mesmo? Ou são gratuitas dentro de cada versão?
Exemplo, quem tiver Ndrive V9 pode atualizar dentro da V9 e quem tiver V3 atualiza dentro da V3.
DX5
Micro

Registado: sábado mar 21, 2009 14:07

Mensagempor jose.ribeiro » segunda mar 01, 2010 08:51

DX5 Escreveu:
Primeiro que tudo as actualizações de mapas Ndrive já não são gratuitas!

Não são mesmo? Ou são gratuitas dentro de cada versão?
Exemplo, quem tiver Ndrive V9 pode atualizar dentro da V9 e quem tiver V3 atualiza dentro da V3.

Olá!

São gratuitas dentro de cada versão.

Abraço!
jose.ribeiro
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 18:27

Mensagempor PauloBR » quinta mar 18, 2010 03:14

Olá a todos, sou novo por aqui.

Na verdade eu não pratico geocaching, então me desculpem a intromissão neste fórum. Cheguei aqui por uma pesquisa do Google e criei uma conta.

Sou brasileiro e vou fazer uma viagem de férias de 22 dias a Portugal, junto com minha esposa. Vou alugar um carro no Porto e percorrer as regiões do Douro, Minho, Trás-os-Montes, Serra da Estrela, Alentejo, Algarve, Costa Vicentina, e terminar a viagem em Lisboa.

Eu desejo comprar um navegador GPS para automóvel, assim que chegar no Porto. Depois de muita pesquisa, fiquei na dúvida entre o TomTom One e o NDrive Touch Light. Quanto aos Garmin, eu gosto deles, já usei um Nuvi 200 que aluguei numa viagem ao Chile. Porém, eu faço questão de 2 coisas num navegador para carros: 1) fazer rotas usando múltiplos pontos; 2) planejar o percurso com antecedência; 3) tem de ser super leve, para ser levado facilmento no bolso da calça ao sair do carro. (no Brasil, se eu deixar o GPS instalado no carro quando estacionado, provavelmente terei o carro arrombado...)

Tanto o TomTom One como o NDrive Touch Light tem estas 2 características e estão na mesma faixa de preço, por volta dos 100 Euros. O Garmin 1200 (cujo software é quase igual ao do Nuvi 200 que já conheço), que também está nesta gama de preços, é muito limitado, não tem os 2 recursos que falei antes. Os Garmin que tem estes recursos são muito caros.

Eu estou mais inclinado a comprar o NDrive Touch Ligth. Segundo eu li aqui neste fórum e conforme o que eu pesquisei no Google, para o uso em Portugal, o navegador mais adequado para um turista como eu é sem dúvida o NDrive Touch Light, devido à sua grande base de dados de POI's e do conteúdo das páginas amarelas. Outro motivo é quando eu viajo de carro, eu gosto de sair dos caminhos principais e me aventurar pelas estradas regionais, que geralmente são as que tem as melhores paisagens. Dizem que o NDrive Touch Light é melhor do que o TomTom One neste aspecto.

Porém, o TomTom One e o NDrive Touch Ligth tem uma falha que nenhum Garmin tem: a falta de mapas para o Uruguai. Eu moro no estado do Rio Grande do Sul, e viajo com frequencia ao Uruguai. Eu realmente necessito usar o mapa para o Uruguai.

Então, eu gostaria de fazer 2 perguntas aos amigos:

1) Ndrive Touch Light ou TomTom One, considerando o que já falei acima?

2) É possível instalar o sistema Garmin Mobile XT nestes navegadores, já que eles usam o Windows CE 6?

Abraço a todos e agradeço as opiniões e conselhos,

Paulo.
PauloBR
Micro

Registado: quinta mar 18, 2010 02:34

Mensagempor PauloBR » quinta mar 18, 2010 03:22

jose.ribeiro Escreveu:Olá!

Qual foi a versão do Ndrive que tu utilizas-te?

Já agora, fica aqui um link, onde podem consultar o mapa e POI's (so não tem a base de dados de empresas das páginas amarelas)que equipa os NDRIVE e assim já podem ver pelos próprios olhos o que ele tem ou deixa de ter:

http://mapas.sapo.pt/

Abraços!

Olá, José.

Eu estou interessado em comprar o NDrive Touch Light v9. Se o mapa do sapo.pt usa a mesma base de dados de POI's do NDrive, então algo está errado.

Eu tenho reservas no Paredes Hotel Apartamento (que está em Paredes, região do Porto), feita pelo Booking.com. O mapa do sapo.pt simplesmente não conhece este hotel! Ele mostra alguns hotéis na região de Paredes (Porto) mas não este em que tenho reserva. Já o pai.pt localiza este hotel e o posiciona corretamente no mapa: http://goo.gl/22AR

E agora? Será que devo desistir de comprar o NDrive Touch Light?
PauloBR
Micro

Mensagempor jose.ribeiro » quinta mar 18, 2010 08:53

PauloBR Escreveu:
jose.ribeiro Escreveu:Olá!

Qual foi a versão do Ndrive que tu utilizas-te?

Já agora, fica aqui um link, onde podem consultar o mapa e POI's (so não tem a base de dados de empresas das páginas amarelas)que equipa os NDRIVE e assim já podem ver pelos próprios olhos o que ele tem ou deixa de ter:

http://mapas.sapo.pt/

Abraços!

Olá, José.

Eu estou interessado em comprar o NDrive Touch Light v9. Se o mapa do sapo.pt usa a mesma base de dados de POI's do NDrive, então algo está errado.

Eu tenho reservas no Paredes Hotel Apartamento (que está em Paredes, região do Porto), feita pelo Booking.com. O mapa do sapo.pt simplesmente não conhece este hotel! Ele mostra alguns hotéis na região de Paredes (Porto) mas não este em que tenho reserva. Já o pai.pt localiza este hotel e o posiciona corretamente no mapa: http://goo.gl/22AR

E agora? Será que devo desistir de comprar o NDrive Touch Light?

Olá!

Bem vindo ao forum. :D

Fui ao meu G280 com a versão 9.2.44 e realmente o GPS não conhece esse hotel. Na minha opinião acho que não deves deixar de comprar o Ndrive só por não ter a referência a um hotel.

Em termos de P.O.I.´s o NDRIVE é o GPS com a base mais completa que podes encontrar de Portugal. Com a utilização do GPS, vais reparar que basta apenas andar com os nomes dos monumentos/miradouros/... porque aquilo até é bastante completo.

Vais comprar a versão Iberia ou só vais mesmo ficar por Portugal?

Abraço!
jose.ribeiro
Micro

Registado: segunda set 28, 2009 18:27

Mensagempor PauloBR » quinta mar 18, 2010 14:16

Olá, José.

Obrigado pela resposta. De fato, deixar de comprar o NDrive apenas porque ele não tem um determinado hotel na sua base de dados, não faz muito sentido. Mesmo porque sempre é possível localizar um hotel ou qualquer outra coisa informando a morada ao NDrive. Porém, acho estranho o teu NDrive não localizar o Paredes Hotel Apartamento, pois ele está no Booking.co, está nas Páginas Amarelas e pode ser localizado no http://www.pai.pt. Nas informações do NDrive v9 consta que ele contém a base de dados das páginas amarelas.

Vou ficar apenas em Portugal. Vou viajar por 22 dias, em carro alugado. Daí a necessidade de usar um navegador GPS e o NDrive me chamou a atenção por ser considerado o mais completo para o uso em Portugal.

Uma dúvida quanto ao NDrive Touch: no site da NDrive, tem as versões Touch Ligth Portugal e Touch Light Iberia. Nos sites de busca de preços de Portugal, eu encontro uma outra versão, chamada NDrive Touch Ibéria Premium. No site da Fnac diz que ele tem Foto Real 3D: http://goo.gl/Mnce. Por quê este modelo Touch Iberia Premium não está no site da NDrive? É um modelo antigo, que não é mais vendido pela NDrive?

Um abraço,
PauloBR
Micro

Mensagempor z3r0_ » quinta mar 18, 2010 22:38

Deixo aqui o meu testemunho:

Logo que me iniciei no geocaching não tinha GPS, então usava um nokia 6630 com uma antena GPS por bluetooth. Com o TOMTOM para aproximação às caches por estrada e depois para encontrá-las no terreno usava o AFTRACK. Assim encontreio cerca de 50 caches, mas era muito, muito difícil porque o TOMTOM era desactualizado.

Entretanto, comprei um GARMIN NUVI 200 e até agora não precisei de mudar. Aceita inserção de coordenadas, tem quase todas as estradas, tem estradas de monte que uso quando saio com o paulomx no Grand Cherokee e depois, quando é para trilhar até à cache é so mudar para fora de estrada e modo pedestre. A nível de mapas, tenho o actualizado pelo mercado negro com o city navigator e ainda tenho TOPO MAPS que posso usar, tendo um cartão de memória.

Até à bem pouco tempo só não dava para paperless, mas até isso foi ultrapassado, consegui uma macro que permite adicinar ao NUVI a listing, a hint, os logs, a dificuldade...

Ou seja, por um preço bem baixo faz quase tudo o que os grande fazem...

Estou muito contente.
ImagemImagemImagemImagem
z3r0_
Small

Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Mensagempor alieri » quinta mar 18, 2010 23:59

sim, o Nuvi 200 é uma pequena grande máquina.

PauloBR - tendo usado já Garmin, Tomtom e Ndrive, pela minha experiência (e gosto pessoal) recomendaria o Tomtom.
É bem mais intuitivo e fácil de perceber do que o Ndrive (depois de ter usado os outros dois, tentar usar o Ndrive foi bastante negativo), e para adicionar pontos de interesse é muito mais fácil do que o Garmin.
Enquanto o tomtom e o garmin permitem definir alertas facilmente para alguns POIs, como caches, no ndrive isso é bem mais dificil, segundo percebi.
Parece-me também que o Tomtom é mais fácil de actualizar, na medida em que, pelo menos em Portugal, é bastante popular e podem obter-se essas actualizações no "mercado paralelo".
Sugiro que se fores comprar um Tomtom, escolhas um modelo que tenha ranhura para cartões de memória, de forma a poder adicionar mais coisas (por exemplo, um mapa maior). Embora para viajar por Portugal, o mapa de cá seja mais do que suficiente.
Recomendo que passes por portalppc.com e procures os ficheiros com POIs (ou PDI, pontos de interesse) chamados "boa cama boa mesa", que são uma edição de um jornal de cá com restaurantes e hotéis recomendados. Acho que eles têm versões destes POIs para vários modelos de GPS. ( O portalppc é uma comunidade de utilizadores de GPS, e lá podes encontrar ficheiros com todos os tipos de POIs, inclusivamente cemitérios, escolas, radares de velocidade ou caixas multibanco)

Falta saber uma coisa: se vais comprar o GPS cá, põe-se o problema de como meter os POIs no GPS quando estiveres de férias.
No caso do Garmin, consigo usar o GSAK e uma macro para exportar POIS (no meu caso, caches), para um cartão de memória - neste caso, podias trazer os POIs já prontos num cartão, e depois era só meter o cartão no GPS que este reconhece os POIs como "extras". Uma coisa que gosto no Garmin, é que quando fazes uma pesquisa por nome, ele ordena logo os resultados por distância à tua posição.
No caso do Tomtom, os POIs devem ser metidos dentro da pasta do mapa, por isso não sei como poderias fazer. Talvez exista outra forma, que não conheço porque uso a versão para PDA.
Espero ter ajudado.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor PauloBR » sexta mar 19, 2010 02:13

alieri Escreveu:sim, o Nuvi 200 é uma pequena grande máquina.

Sim, concordo. Porém, o Nuvi 200 e o atual Nuvi 1200 não tem duas características que são muito importantes para mim:

a) só é possível fazer um percurso de um ponto a outro, não se pode fazer um percurso multi-ponto. Por exemplo: estou no Porto, quero fazer um passeio por Vila do Conde, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Braga e retornar ao Porto. Com o Nuvi 200 ou 1200 isto não é possível. Como o NDrive Touch e o TomTom, é possível.

b) No NDrive Touch e no TomTom One eu posso planejar os percursos com antecedência e salvar para usar depois. No Nuvi 200 ou 1200 não.

alieri Escreveu:Enquanto o tomtom e o garmin permitem definir alertas facilmente para alguns POIs, como caches, no ndrive isso é bem mais dificil, segundo percebi.
Parece-me também que o Tomtom é mais fácil de actualizar, na medida em que, pelo menos em Portugal, é bastante popular e podem obter-se essas actualizações no "mercado paralelo".

Eu não sei quanto a POIs de modo geral, mas no recém-lançado NDrive Touch Light existe o alerta de radares.

alieri Escreveu:Sugiro que se fores comprar um Tomtom, escolhas um modelo que tenha ranhura para cartões de memória, de forma a poder adicionar mais coisas (por exemplo, um mapa maior). Embora para viajar por Portugal, o mapa de cá seja mais do que suficiente.
Recomendo que passes por portalppc.com e procures os ficheiros com POIs (ou PDI, pontos de interesse) chamados "boa cama boa mesa", que são uma edição de um jornal de cá com restaurantes e hotéis recomendados. Acho que eles têm versões destes POIs para vários modelos de GPS. ( O portalppc é uma comunidade de utilizadores de GPS, e lá podes encontrar ficheiros com todos os tipos de POIs, inclusivamente cemitérios, escolas, radares de velocidade ou caixas multibanco)

O problema é que os TomTom mais baratos, os TomTom One, não tem ranhura para cartão de memória, que só existem nas versões que custam acima de 200 Euros. O NDrive Touch Ligth custa 89 Euros e tem ranhura para cartão.

alieri Escreveu:Falta saber uma coisa: se vais comprar o GPS cá, põe-se o problema de como meter os POIs no GPS quando estiveres de férias.
No caso do Garmin, consigo usar o GSAK e uma macro para exportar POIS (no meu caso, caches), para um cartão de memória - neste caso, podias trazer os POIs já prontos num cartão, e depois era só meter o cartão no GPS que este reconhece os POIs como "extras". Uma coisa que gosto no Garmin, é que quando fazes uma pesquisa por nome, ele ordena logo os resultados por distância à tua posição.
No caso do Tomtom, os POIs devem ser metidos dentro da pasta do mapa, por isso não sei como poderias fazer. Talvez exista outra forma, que não conheço porque uso a versão para PDA.

Espero ter ajudado.

No site da NDrive diz que o NDrive Touch Ligth (que tem um processador mais veloz que os modelos anteriores), tem a mais completa base de dados de POIs, com o conteúdo das Páginas Amarelas e também com os do "boa cama e mesa". Eu confirmei esta informação em diversos fórums.

Me parece que o NDrive Touch Ligth Portugal, ao preço de 89 Euros, está imbatível e tem características que só se encontram nos TomTom ou Garmin que custam pelo menos o dobro do preço. Outra vantagem do NDrive é o seu tamanho e peso, ele é menor e mais leve do que o TomTom One,o que facilita o seu uso como pedestre, principalmente para turistas como eu... Além disto, sempre tenho possibilidade de quando voltar ao Brasil, instalar no NDrive o software do TomTom ou até mesmo do Garmin Mobile XT.

Abraços!
PauloBR
Micro

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes