alieri Escreveu:sim, o Nuvi 200 é uma pequena grande máquina.
Sim, concordo. Porém, o Nuvi 200 e o atual Nuvi 1200 não tem duas características que são muito importantes para mim:
a) só é possível fazer um percurso de um ponto a outro, não se pode fazer um percurso multi-ponto. Por exemplo: estou no Porto, quero fazer um passeio por Vila do Conde, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Braga e retornar ao Porto. Com o Nuvi 200 ou 1200 isto não é possível. Como o NDrive Touch e o TomTom, é possível.
b) No NDrive Touch e no TomTom One eu posso planejar os percursos com antecedência e salvar para usar depois. No Nuvi 200 ou 1200 não.
alieri Escreveu:Enquanto o tomtom e o garmin permitem definir alertas facilmente para alguns POIs, como caches, no ndrive isso é bem mais dificil, segundo percebi.
Parece-me também que o Tomtom é mais fácil de actualizar, na medida em que, pelo menos em Portugal, é bastante popular e podem obter-se essas actualizações no "mercado paralelo".
Eu não sei quanto a POIs de modo geral, mas no recém-lançado NDrive Touch Light existe o alerta de radares.
alieri Escreveu:Sugiro que se fores comprar um Tomtom, escolhas um modelo que tenha ranhura para cartões de memória, de forma a poder adicionar mais coisas (por exemplo, um mapa maior). Embora para viajar por Portugal, o mapa de cá seja mais do que suficiente.
Recomendo que passes por portalppc.com e procures os ficheiros com POIs (ou PDI, pontos de interesse) chamados "boa cama boa mesa", que são uma edição de um jornal de cá com restaurantes e hotéis recomendados. Acho que eles têm versões destes POIs para vários modelos de GPS. ( O portalppc é uma comunidade de utilizadores de GPS, e lá podes encontrar ficheiros com todos os tipos de POIs, inclusivamente cemitérios, escolas, radares de velocidade ou caixas multibanco)
O problema é que os TomTom mais baratos, os TomTom One, não tem ranhura para cartão de memória, que só existem nas versões que custam acima de 200 Euros. O NDrive Touch Ligth custa 89 Euros e tem ranhura para cartão.
alieri Escreveu:Falta saber uma coisa: se vais comprar o GPS cá, põe-se o problema de como meter os POIs no GPS quando estiveres de férias.
No caso do Garmin, consigo usar o GSAK e uma macro para exportar POIS (no meu caso, caches), para um cartão de memória - neste caso, podias trazer os POIs já prontos num cartão, e depois era só meter o cartão no GPS que este reconhece os POIs como "extras". Uma coisa que gosto no Garmin, é que quando fazes uma pesquisa por nome, ele ordena logo os resultados por distância à tua posição.
No caso do Tomtom, os POIs devem ser metidos dentro da pasta do mapa, por isso não sei como poderias fazer. Talvez exista outra forma, que não conheço porque uso a versão para PDA.
Espero ter ajudado.
No site da NDrive diz que o NDrive Touch Ligth (que tem um processador mais veloz que os modelos anteriores), tem a mais completa base de dados de POIs, com o conteúdo das Páginas Amarelas e também com os do "boa cama e mesa". Eu confirmei esta informação em diversos fórums.
Me parece que o NDrive Touch Ligth Portugal, ao preço de 89 Euros, está imbatível e tem características que só se encontram nos TomTom ou Garmin que custam pelo menos o dobro do preço. Outra vantagem do NDrive é o seu tamanho e peso, ele é menor e mais leve do que o TomTom One,o que facilita o seu uso como pedestre, principalmente para turistas como eu... Além disto, sempre tenho possibilidade de quando voltar ao Brasil, instalar no NDrive o software do TomTom ou até mesmo do Garmin Mobile XT.
Abraços!