• Anúncios

Porque desaparecem as caches?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Porque desaparecem as caches?

Mensagempor jasafara » sexta jan 22, 2010 23:26

Mais ou menos na altura em que passei de geocacher de sofá para activo, sem ainda practicamente ter feito caches em Lisboa e sem por isso ainda não ter presentes nenhuns nomes de owners, chamou-me a atenção a publicação desta carta aberta (viewtopic.php?f=15&t=5026). Hoje que o mesmo owner teve aparentemente outro ataque de DoS (Denial of Service em linguagem informática) e estando eu a pensar colocar em breve um conjunto de caches que me permita retribuir á comunidade o prazer que tenho tido nos últimos meses neste novo passatempo, gostaria de conhecer a opinião de todos sobre as razões principais para desaparecerem caches. Existem parecem-me três possibilidades base:
1) Algum acidente natural ou acidental. Enchurradas, animais, etc. que me parece que deverão ser residuais.
2) Desaparecimento ou vandalização provocada por muggles. Poderá da minha opinião ser aplicável a muitas caches, especialmente urbanas e relativamente expostas. Teremos no entanto de pensar que nem todos os muggles que não conhecendo o jogo encontram uma cache a fazem desaparecer.
3) Desaparecimento ou vandalização provocada por geocachers. Parece-me claro que por muito que nos repugne esta opção tem de ser considerada fortemente, pois existem caches (dentro das que já tinha feito) que me faz muita confusão como poderiam desaparecer, sem ser por quem já a tinha encontrado no âmbito do jogo.
O que é verdade é que esta situação provoca uma degradação da qualidade dos containers. Percebo perfeitamente que um owner que tenha investido bastante (não só dinheiro mas trabalho) num container diferente se sinta frustado quando ele desaparece uma, duas, três vezes. A seguir vai um rolo de fotografias e está despachado.
Eu tenho ideias para um conjunto de containers originais, mas tenho um bocado de receio da frustação que me causará e no que isso poderá prejudicar o prazer com que encaro este passatempo, se não durarem muito...
Não consigo sequer imaginar o que poderá levar a que alguém dentro da comunidade, dê cabo do trabalho de outros, mas que deve haver alguém que não pensa assim, parece-me claro.
O que pensam?
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Porque desaparecem as caches?

Mensagempor Torgut » sábado jan 23, 2010 00:02

São esses três factores mais um: a remoção acidental por muggles, que levam a cache no curso de algum trabalho ou limpeza, sem o saberem. O primeiro grupo que indicas não é tão residual como isso. No meu caso deve representar 40% dos desaparecimentos assinalados (2 em 5) no decurso da minha carreira de owner.

Quanto aos containers "originais", pois já se sabe, é algo que de certa forma condeno, porque o fulcro do Geocaching não são os trabalhos manuais, mas sim a exploração de locais agradáveis, o contacto com a natureza, o deafio da orientação. Os containers existem para que os muggles e os Elementos não se vão às nossas caches. Infelizmente, algures no caminho, começou-se a esquecer-se isso. É que para ver containers candidatos a prémios de artes plásticas, não será preciso sair à rua... organiza-se uns jantares, toda a gente leva as suas criações e todos se divertem imenso. Por isso, olha... é verdade, são capazes de desaparecer num instante, não te metas nisso, não vale mesmo a pena.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor jasafara » sábado jan 23, 2010 00:25

O ambiente geocacher no Algarve é talvez mais saudável do que em Lisboa, onde possivelmente mais egos se confrontam... Quanto aos containers originais, já conhecia a tua opinião sobre o assunto e isso será concerteza um tópico interessante, mas eu pessoalmente gosto de containers diferentes, assim como por exemplo de resolver alguns enigmas. Achando que a parte da descoberta de lugares agradáveis e/ou com história é óbviamente o objectivo principal do geocaching, gosto também (embora por vezes seja frustante) da dificuldade de encontrar uma cache não por ser de acesso difícil, mas precisamente por estar em frente dos olhos mas não se ver... e isso muitas vezes depende do container.
jasafara
Extra Large

Mensagempor MightyReek » sábado jan 23, 2010 12:04

Eu penso que as situações dos muggles podem ainda dividir-se em dois grupos diferentes:
:arrow: O muggle que viu alguém em atitudes suspeitas e depois vai investigar por conta própria.
:arrow: O muggle que, no decorrer de uma tarefa que lhe compete ou até não, tropeçou na cache.

Em qualquer das duas situações o final dependerá de cada um, começando no chamar de uma brigada anti-minas até abrir, ler e voltar a recolocar (e quem sabe converter-se). De qualquer modo aí não se pode fazer nada, a não ser tentar prever e evitar as situações referidas acima.

Quanto a um ataque vindo de dentro da comunidade, com certeza as coisas não acontecerão sem um motivo, seja ele qual for e seja qual for o lado que tenha razão (se algum tiver). Aí a única coisa a fazer é minimizar os mal-entendidos, respeitar a opinião/posição dos outros e esperar o mesmo tratamento por parte de todos.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor jasafara » sábado jan 23, 2010 14:13

Caro MightyReek

Concerteza que se o ataque parte de dentro da comunidade haverá um motivo. Agora na minha opinião nada justifica a atitude cobarde de a coberto do anonimato se vandalizar o trabalho dos outros... Quem tiver razões de queixa de um owner pode sempre polemizar com ele via logs ou nos foruns. Em qualquer situação deverá dar a cara.
jasafara
Extra Large

Mensagempor CPTeam » sábado jan 23, 2010 16:08

jasafara Escreveu:Caro MightyReek

Concerteza que se o ataque parte de dentro da comunidade haverá um motivo. Agora na minha opinião nada justifica a atitude cobarde de a coberto do anonimato se vandalizar o trabalho dos outros... Quem tiver razões de queixa de um owner pode sempre polemizar com ele via logs ou nos foruns. Em qualquer situação deverá dar a cara.

Lembro-me de ter visto um caso em que a cache foi feita refém pelo owner de um trackable enquanto o owner da cache não voltasse a por em circulação o respectivo trackable (agora já não me lembro se foram só ameaças ou se passaram mesmo à acção...).
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor rmatosinhos » sábado jan 23, 2010 22:08

O problema com os containers originais é que às vezes são tão originais que os geocachers passam demasiado tempo à procura deles, dão nas vistas e depois já se sabe o que acontece de seguida...

É um pau de 2 (ou mais) bicos...
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor jasafara » sábado jan 23, 2010 23:46

rmatosinhos Escreveu:O problema com os containers originais é que às vezes são tão originais que os geocachers passam demasiado tempo à procura deles, dão nas vistas e depois já se sabe o que acontece de seguida...

É um pau de 2 (ou mais) bicos...

Não deixa de ser verdade... Mas depende de onde estão as caches.
jasafara
Extra Large

Mensagempor rmatosinhos » domingo jan 24, 2010 01:10

Sim... depende onde estão.
O pior é que às vezes nem os owners podem prever tudo o que pode acontecer...

Caches por exemplo em muros (em que aparentemente só há uma possivel pedra) e de repente passado uma semana á há varias possibilidades...

As caches em sistemas de rega por exemplo... já encontrei uma data deles destruídos...
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes