• Anúncios

A minha pedra Filosofal

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

A minha pedra Filosofal

Mensagempor ketchp » sexta nov 20, 2009 22:49

Saudações Pessoal

Após a minha apresentação, este é o meu segundo post no fórum. Sou tão novo no fórum como no mundo do Geocaching, por isso decidi recorrer a este espaço para vos colocar as minhas questões. Fazendo um pouco de 'background' sobre a minha vida no Geocaching, eu entrei neste mundo logo com um foud, ou seja, encontrei acidentalmente uma cache :) (hehehehehehe), achei piada, registei-me no site internacional, e 'à postriori' , aqui no fórum. Ora vamos ao que interessa, e peço desculpa por este paleio todo. Com o meu aventurar neste mundo, cheguei a conclusão que necessito mesmo de um GPSr em condições, e deixar a fantochada do meu HTC de parte, lendo por aqui e por ali, descobri que a Garmin são os melhores fornecedores destes dispositivos, a minha grande dúvida prende-se com qual comprar, pois por um lado estou a começar e não preciso de algo muito completo, mas por outro lado, sou um pouco leigo nisto que diz respeito a coordenadas e azimutes, logo e mesmo ir ao site tirar as que la estão e com um "brinquedo" a cores e 3D me leve o mais próximo do local possivel.
Tenho visto que ai o pessoal se tem safado bem com os Garmin eTrex H; mas ao mesmo tempo fiquei encantado com a gama Oregon, e dentro destes quem vai ao Oregon 550, pode ir ao 550t não?! Epá peço agora aí à malta mais experiente que me oriente e me dê umas dicas, para começar com o pé direito! :)
Mais uma vez desculpem o longo texto, mas quis ter a certeza que era bem explicito, e que ficariam a compreender bem a minha dúvida, para me ajudar da melhor maneira.
Desde já o meu muito obrigado
Grande Abraço
JP
ketchp
Micro

Registado: quinta nov 12, 2009 13:40

Re: A minha pedra Filosofal

Mensagempor GeoDuplaP&F » sexta nov 20, 2009 23:32

Ufffff... fiquei cansado só de ler o teu texto! :lol:

Primeiro: HTC - Olha que as minhas primerias centenas de caches foram descobertas com um HTC. Se tiveres o programa conveniente (por exemplo o OZI Explorer) consegues muitas e boas aventuras com um HTC.

Segundo: eTrex H - As minhas centenas seguintes foram descobertas com um desses, tendo o Tomtom do HTC como suporte para a estrada. Consegue-se muito com ele, mas tem a chatice de ter que meter as coordenadas todas à unha.

Terceiro: Garmin 550 - É o meu terceiro e actual, e as centenas seguintes foram descobertas com ele. É do melhorio, apenas com o contra de custar umas centenas deles. Mas se tens orçamento para isso, dou-te todo o meu apoio! 8-)

Consegui esclarecer? :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor webxxi » sexta nov 20, 2009 23:52

Boas...

A diferença entre o 550 e o 550T é o facto de o T trazer mapas topograficos 3D (apenas disponiveis nos EUA).

De resto o 550 é a melhor escolha para quem pode e quer dar um passo á frente na forma como procura pelas caixinhas viciantes ;o)

Neste momento a diferença de preço que existe entre o Oregon 300 e o 550 é preferivel apostar na compra do 550..

Espero ter ajudado, qualquer coisa... pergunta.

Um abraço,

Nuno Verissimo - Team Web XXI
Imagem
webxxi
Regular

Registado: quarta nov 19, 2008 21:06

Mensagempor ketchp » sexta nov 20, 2009 23:58

Antes de mais, muito obrigado aos dois users. :)

Fiquei um pouco confuso, ou não [:D]
Então é assim, eu no meu HTC tenho o TomTom, mas aquelas coordenadas sao confusas como tudo ja tentei todo o tipo de conversões e nada; do genero ter uma cache em Castelo Branco num sitio especifico e o mais acertado que consegui foi umas coordenadas que o "Chegou ao seu destino" ficava uns quantos quarteirões abaixo.
Então se avançar para a compra de um garmin a opçao Oregon 550 é a melhor, correcto?

Saudações...e mais uma vez muito obrigado
ketchp
Micro

Mensagempor alieri » sábado nov 21, 2009 00:54

Ketchp, bem vindo. A tentação de meter um 'U' no meio é grande :-)
As dúvidas que apresentas são frequentes em quem começa. Além da escolha do GPS, são os programas a usar, as siglas, todo um mundo e linguagem novos que depressa vais apreender.

GeoDuplaP&F Escreveu:Se tiveres o programa conveniente (por exemplo o OZI Explorer) consegues muitas e boas aventuras com um HTC.

E/ou o BeelineGPS, e/ou o Cachemate, e/ou um dos vários outros softwares disponíveis para Windows Mobile.
A versatilidade de um aparelho como um PDA é um argumento muito forte para não o pores de parte.

GeoDuplaP&F Escreveu:eTrex H - (...) Consegue-se muito com ele, mas tem a chatice de ter que meter as coordenadas todas à unha.

A não ser que compres um cabo para o ligar ao PC, por 25-30 Euros no e-bay, onde comprei o meu. Não tira bicas, não apita, não tem mapas, só leva 500 pontos, mas é preciso como o catano. Uma opção a considerar para quem comece e tenha um orçamento limitado.

Uso uma combinação de Etrex H + HTC 4350 com windows mobile 6, Tomtom, OziExplorerCE e Cachemate num cartão de memória de 2 gb. Ás vezes também lhe meto as caches em formato html e os spoilers
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor webxxi » sábado nov 21, 2009 08:48

ketchp Escreveu:Antes de mais, muito obrigado aos dois users. :)

Fiquei um pouco confuso, ou não [:D]
Então é assim, eu no meu HTC tenho o TomTom, mas aquelas coordenadas sao confusas como tudo ja tentei todo o tipo de conversões e nada; do genero ter uma cache em Castelo Branco num sitio especifico e o mais acertado que consegui foi umas coordenadas que o "Chegou ao seu destino" ficava uns quantos quarteirões abaixo.
Então se avançar para a compra de um garmin a opçao Oregon 550 é a melhor, correcto?

Saudações...e mais uma vez muito obrigado

Bem existe quem utilize o TomTom, Ndrive, etc... para navegação de estrada e depois um GPS de Outdoor para cachar...

Com o Oregon 550 podes ter tudo num só. A grande diferença do oregon 550 para um GPS de estrada está nas orientações. O 550 apenas te apita a Xmetros da proxima mudança de direcção, enquanto que o de estrada te diz: "entre na rotunda e saia na 3ªsaida" ;o)

Mas se tiveres a possibilidade de aquirir um 550. Farás uma excelente compra.

Um abraço,

Imagem
webxxi
Regular

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado nov 21, 2009 12:26

ketchp Escreveu:e o mais acertado que consegui foi umas coordenadas que o "Chegou ao seu destino" ficava uns quantos quarteirões abaixo.

Isso acontece porque estás a utilizar o modo estrada. Mas isso vai-te acontecer com qualquer um! Ele mostra-te o ponto da estrada mais próximo do teu ponto de destino. Repito, isso acontece com qualquer um que utilizes em modo estrada. Por isso tem que ser sempre complementado com um em modo fora-de-estrada.

A diferença é que enquanto o Tomtom só tem mesmo o modo estrada, o Garmin 550 tem os dois modos. Vais pela estrada até ao tal ponto mais próximo, depois mudas para modo fora-de-estrada e segues a partir daí. Isto no Garmin, que é só mesmo mudar o modo. No Tomtom, como não tem o outro modo, necessitas de um complementar. No meu caso utilizei o eTrex H.

Conforme descreveu o Nuno "webxxi", o Tomtom indica-te o que tens que fazer (vire à esquerda, vire à direita, na rotunda vá pela terceira saída) enquanto o Garmin 550 diz "pi-pi" "pi-pi" "pi-pi"... :) e tens que olhar para saber o que fazer. :) Mas para efeito do Geocaching, continuo a achar o 550 melhor, por poderes mudar de modo estrada para fora-de-estrada, por teres todas as informações da caches lá dentro, ou seja, por ser muito fácil para o Geocaching.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor ketchp » sábado nov 21, 2009 16:40

Bem, antes de mais, e mais uma vez...obrigado a todos pelo esclarecimento.
Quanto ao modo fora de estrada, nessa cache nem seria preciso porque supostamente esta encostada a estrada, no passeio. :D
Penso entao que me inclinarei para a aquisição do 550, agora a dúvida de fogo: onde o comprar?!
Na net qual o site de maior confiança? visto ser ainda de um preço consideravel, todo o cuidado é pouco :)

Grande Abraço a todos
Jorge Pinto
ketchp
Micro

Mensagempor GeoDuplaP&F » sábado nov 21, 2009 17:41

ketchp Escreveu:Quanto ao modo fora de estrada, nessa cache nem seria preciso porque supostamente esta encostada a estrada, no passeio. :D

Isso nem sempre é bem assim, infelizmente, porque o "à beira da estrada" pode significar a 2 ou 3 ou mais metros da realidade. Mesmo para essas precisas de um "fora-de-estrada" para te dar o ponto exacto. Quando ele te mostra a estrada mostra-te qual ponto da estrada? Um lado? O outro lado? O meio? Enquanto o outro mostra o correcto seja lá onde for.

E depois há outra dificuldade. Nesses de estrada habitualmente ele só te actualiza o ponto em que estás se estiveres em movimento. Mesmo desactivando o "Static navigation" continuas muitas vezes a ter que estar em movimento. Nos outros mostra correctamente, mesmo estando a andar muito devagar ou parado.

ketchp Escreveu:Penso entao que me inclinarei para a aquisição do 550, agora a dúvida de fogo: onde o comprar?!
Na net qual o site de maior confiança? visto ser ainda de um preço consideravel, todo o cuidado é pouco :)

Contacta a Nuno-webxxi que ele responde-te. :)
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor webxxi » domingo nov 22, 2009 01:25

Como disse o Fernando...

aqui tens um link directo: Oregon 550

No site tens o meu numero disponivel. ou então por email.

Um abraço,

Imagem
webxxi
Regular

Mensagempor Torgut » domingo nov 22, 2009 22:47

Bem, num só momento dizer que não se procura algo de muito completo porque se está a começar e manifestar a inclinação para avançar para o topo de gama é obra :-)
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor ketchp » quinta nov 26, 2009 13:12

Bem pessoal, antes de mais, obrigado a todos(webxxi, GeoDuplaP&F, alieri) pela ajuda, finalmente lá me decidi e junto com o Nuno encontramos um GPS que me satisfaz plenamente, por isso o meu muito obrigado especial para ele.

Torgut Escreveu:Bem, num só momento dizer que não se procura algo de muito completo porque se está a começar e manifestar a inclinação para avançar para o topo de gama é obra :-)

Saudações Torgut, antes de mais obrigado também pela tua participação (não lhe chamo ajuda, pois fez tanta falta como uma viola num funeral), o que disse e relembro foi : "..se por um lado não....por outro..." , e o que os membros deste fórum me responderam, foi: que se tens possibilidade, começa por cima, pois vale a pena! Ora se estou a começar por cima, foi apenas por indicação de memebros muito, mas mesmo muito mais experientes que eu, e que respeito muito. E ainda bem que é obra, como estou na área de engenharia, nada mais há que me agrade tanto do que obras =) . Mas pronto, isto seria estar agora a discutir a quadratura do circulo, não querendo eu alimentar uma discussão aqui no fórum e visto que já estou servido, peço a um Mod que feche este tópico.
Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda, boas cachadas a todos.

Grande Abraço
JP
ketchp
Micro

Mensagempor vsergio » quinta nov 26, 2009 14:50

epá, não fechem sem eu dizer qq coisa
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52