• Anúncios

Encontros perigosos.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Encontros perigosos.

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 07:30

Torgut Escreveu:E de facto, não haver antídoto para a mordedura de víbora na zona norte do país é uma coisa esperta.

Não existe antídoto para a vibora na zona norte nem em qualquer ponto do planeta!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » quinta Oct 22, 2009 12:04

"A 22 de Agosto de 2002, durante a sua estadia em férias na Serra do Gerês, foi mordido no polegar direito por uma víbora da espécie V. latastei não tendo sido administrado o antiveneno, por não se encontrar disponível na região Norte do país."

ajsa Escreveu:
Torgut Escreveu:E de facto, não haver antídoto para a mordedura de víbora na zona norte do país é uma coisa esperta.

Não existe antídoto para a vibora na zona norte nem em qualquer ponto do planeta!

¿Existe un antídoto específico para las picaduras por serpientes?

En el caso de picaduras por víboras, y únicamente en medio hospitalario, se debe emplear el suero antiofídico Pasteur. Es capaz de revertir la hipotensión y mejorar los síntomas que afectan al resto del organismo, reduciendo las complicaciones de los pacientes con alto riesgo. El antídoto es efectivo incluso días después de inoculación del veneno, aunque su acción es tanto más efectiva cuanto menor sea el tiempo transcurrido entre uno y otro suceso.

In http://www.saludalia.com/Saludalia/web_ ... ientes.htm

Pronto, então no Norte não existir soro antiofidico Pasteur (será a isso que o artigo se referia?) é uma coisa esperta.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor truta » quinta Oct 22, 2009 13:21

Mais um caso ocorrido este ano e um local "novo" a acrescentar aos já referidos: a Serra de S. Mamede.
Também aqui houve um elemento comum ao geocaching: o (saco) plástico.

Marvão: Mordido duas vezes num braço por um casal de cobras

Homem atacado por víboras venenosas

As mordeduras das víboras causaram-me dores horríveis e estive dois dias em coma, perto da morte", conta José Mendes Caldeira, que esteve internado no Hospital de Portalegre vítima de um ataque de duas víboras-cornudas (vipera latastei), espécie venenosa considerada perigosa por a sua mordedura ser fatal em idosos ou em crianças em estado de debilidade física.

A vítima, de 67 anos, que atribuiu o ataque à "repovoação" da espécie na região, foi mordida dia 8 de Abril na horta, perto de casa, em Santo António das Areias, Marvão. Passado 20 dias ainda apresenta as marcas dos dentes afiados das víboras no braço direito.
"Ia apanhar um plástico no chão e senti as mordidelas das cobras que estavam a acasalar. Foi tudo muito rápido", disse. Em menos de uma hora, as dores e os suores levaram José a desmaiar. Foi levado pela nora até ao hospital de onde saiu passado uma semana.
"Sofri muito e ainda chegaram a dizer que queriam amputar-me três dedos porque não tinha reacção. Continuo em observação e amanhã [hoje] tenho nova consulta", acrescentou, consciente de que a recuperação será demorada: "Tenho pouca acção, os músculos atrofiados e já caí duas vezes."
O Hospital de Portalegre explicou que a vítima foi tratada através da "administração de soros, terapêutica antibiótica e medicação" por não haver antídoto para a mordedura da víbora-cornuda.
Armando Carvalho, director do Parque Natural da Serra de São Mamede, garante que "não há qualquer repovoamento da espécie em curso".

"VENENO NÃO SE ESPREME" (Fátima Rato, Coord. do Centro de Informação Antivenenos)

Correio da Manhã – O centro tem registo de muitas vítimas de mordeduras de víboras?
Fátima Rato – Em Portugal há casos pontuais. Temos mais casos por picadas de lacrau, aranhas, centopeias e peixe-aranha.
– Como deve reagir a vítima numa situação destas?
– Tem de imobilizar o membro e aplicar gelo no local da mordedura. O veneno nunca se deve espremer nem chupar.
– Existe antídoto para a mordedura da víbora-cornuda?
– Não. Existe antídoto para outras espécies, mas a sua aplicação por vezes provoca reacções alérgicas mais difíceis de suportar do que a dor da mordedura. A pessoa deve dirigir-se ao hospital para ser examinada, medicada e vigiada. Em caso de dúvidas pode ligar para o centro através do número 808 250 143.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 15:07

Torgut Escreveu:Pronto, então no Norte não existir soro antiofidico Pasteur (será a isso que o artigo se referia?) é uma coisa esperta.

:lol: :lol:
Como se costuma dizer, já cá não está quem falou. ;))
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 15:22

Na nossa, nossa entenda-se minha :), região existia uma população considerável de algumas cobras existentes no nosso país incluindo a cornuda.

(pronto, agora que ninguém aparece nas minhas caches)

Há cerca de dois anos sofremos com uma tramada praga de roedores. Como é conhecido, os ratos têm a capacidade de se reproduzirem de forma abismal num curto espaço de tempo. Só para terem uma pequena ideia, se o meio for propício (alimento e ausência de predadores) uma população de 100 indivíduos de ratos podem em pouco mais de três meses passar para 40 000, sim, quarenta mil indivíduos.

As cornudas e as rateiras (também venenosas apesar de possuírem as presas retraídas) são dois dos principais predadores naturais deste bicharocos.
Não fosse a reintrodução destes fantásticos seres estávamos literalmente desgraçados.

Nunca tive de recorrer a qualquer tipo de controlo humano nas suas populações, e desde há dois anos a esta parte tive de instalar diversos dispositivos repelentes de roedores para me poder safar.

Por isso, venham elas, venham que fazem muita falta e não me incomodam nem um bocadinho. Elas estão no seu cantinho e eu no meu.
Um cobra é uma ser extremamente sensível a vibrações. Se, antes de mexerem em caixotes e saquinhos, baterem com um pauzinho no chão de forma ritmada, apesar de, se existir alguma cobra já ela se pôs a andar, de certeza que se afastam sem provocarem qualquer perigo.

Nunca, mas nunca tentem pegar nela ou façam como o nosso amigo RMatosinhos que a fotografou a tão curta distancia. Uma cobra, como qualquer animal, se se sentir ameaçado não hesitará em atacar. Já no caso da rateira, a coisa é um pouco diferente uma vez que elas possuem um natural mau feitio.

A rateira é muito fácil de identificar: basta terem a noção que é a maior cobra do país.
ajsa
Extra Large

Mensagempor Torgut » quinta Oct 22, 2009 15:29

O senhor... quem o manda ser empata-f****? Estava-se mesmo a ver. Levou dose dupla. E com isto fica uma coisa: mais um ponto para o partido contra sacos de plástico no Geocaching. Já sabemos que o que para nós são meros sacos de plástico, para um casal de cornudas é um motel... não é por acaso que são cornudas. Moteis e cornudos/as têm uma intíma relação de há longa data.

Entao a "rateira" tem mau feitio? Então deve ser coisa de atemorizar... com aquele caparro e ainda por cima com mau feitio... se calhar é a frustração de não nos conseguir ferrar o dente. Uma visita ao primo Freud era capaz de as ajudar.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor truta » quinta Oct 22, 2009 16:11

Se levantarem uma pedra ou abrirem um saco plástico e encontrarem este ser...

Imagem

... não se preocupem porque não é uma víbora cornuda. :D

A diferença é que a víbora pica e este pica-se...
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 22, 2009 16:28

Bem.. até hoje tenho me livrado desse tipo de encontros imediatos. O mais parecido que tive foi numa cache de avestruzes no Alqueva. [:)]
Eu é mais carraças, lesmas, e bichas-cadela. [:)]
Mas encontrar uma coisa destas a guardar uma cache deve ser bonito, deve.
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor manelov » quinta Oct 22, 2009 16:32

ViperUnderground Escreveu:Bem.. até hoje tenho me livrado desse tipo de encontros imediatos.

Com um nome desses, o pior que te podia acontecer era um encontro amoroso com uma vibora apaixonada :lol:
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor papaleguas » quinta Oct 22, 2009 17:02

Nada que não se resolva com umas estrelinhas de dificuldade a mais :)

Colocam o saco e um chamariz lá dentro e quero ver quem faz o FTF :)
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor lamas » quinta Oct 22, 2009 17:07

Como já disse para aqui uma vez, cobra é cobra... por isso venenosa, e mata em 30 segundos.
Tenha 30 cm ou 3 metros, comigo é longe, e de preferência como o caraças...

Agora nóia, nóia é com as carraças..., mas adiante, ViperUnderground, que bicho é esse de bicha-cadela ?
Editado pela última vez por lamas em quinta Oct 22, 2009 21:44, num total de 1 vez.
Imagem
ImagemImagem
lamas
Regular

Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 22, 2009 17:12

manelov Escreveu:
ViperUnderground Escreveu:Bem.. até hoje tenho me livrado desse tipo de encontros imediatos.

Com um nome desses, o pior que te podia acontecer era um encontro amoroso com uma vibora apaixonada :lol:

:D :D :D :D

lamas Escreveu:Agora nóia, nóia é com as carraças..., mas adiante, ViperUnderground, que bicho é esse de bicha-cadela ?

Bicha-Cadela, Rapelho, tem uma carrada de nomes.
É uns bichinhos pequeninos com uma pinça no rabo. Já, de certeza, deves ter encontrado dentro de caches. [:)]
ViperUnderground
Regular

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 22, 2009 19:30

Por falar em encontros imediatos. Ontem foi a 2ª vez que me deparei com isto:
Imagem

Já tinha matado um há uns meses que era o dobro do tamanho desse da foto.
Mas que raio é esta coisa?? Alguém sabe?
ViperUnderground
Regular

Mensagempor ajsa » quinta Oct 22, 2009 20:12

ViperUnderground Escreveu:Por falar em encontros imediatos. Ontem foi a 2ª vez que me deparei com isto:
Imagem

Este animalito é completamente inofensivo. Não mates. :)
É um ralo. Um Gryllotalpa gryllotalpa, da mesma famíla dos grilos, os Gryllotalpidae.
ajsa
Extra Large

Mensagempor Lima_Paço » quinta Oct 22, 2009 20:19

ajsa Escreveu:
ViperUnderground Escreveu:Por falar em encontros imediatos. Ontem foi a 2ª vez que me deparei com isto:
Imagem

Este animalito é completamente inofensivo. Não mates. :)
É um ralo. Um Gryllotalpa major, da mesma famíla dos grilos, os Gryllotalpidae.

Matar não mates, guarda-os numa caixinha e vai vendê-los para o pé de uma barragem, que ainda ganhas um extra p'rá "gasosa" quando vais cachar. É que esses bichinhos são um petisco para achigãs e outros peixes de rio. O pessoal da pesca paga uns tostões por eles. :D
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes