• Anúncios

A saturação

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: A saturação

Mensagempor truta » quinta Oct 08, 2009 17:05

Paisagista Escreveu::lol: uma barrigada!

Depois de se abrir o link confirma-se que é mesmo uma Barrigada :D

Uma pesquisa rápida e deu para ver que Guam tem perto de 400 caches activas, o que é muito para uma ilha tão pequena. Quase 300 foram escondidas apenas por 4 owners...
Haverá caches a mais mas as paisagens justificam muitas delas. Material abandonado após as batalhas da 2ª guerra mundial também são bons sítios para caches. Abri uma dúzia de páginas e encontrei 3 com cascatas, uma com um tanque de guerra semi-destruído no meio do mato, outra com um grande canhão e meia-dúzia com fotos banais ou sem fotos.

Numa zona de saturação, para mim outra forma de ajudar escolher as caches a visitar é excluir as que não têm fotos.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor prodrive » quinta Oct 08, 2009 18:46

truta Escreveu:Numa zona de saturação, para mim outra forma de ajudar escolher as caches a visitar é excluir as que não têm fotos.
Não sei se será um bom critério...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor truta » quinta Oct 08, 2009 21:52

prodrive Escreveu:
truta Escreveu:Numa zona de saturação, para mim outra forma de ajudar escolher as caches a visitar é excluir as que não têm fotos.

Obrigado pela resposta, deve ter dado uma trabalheira :)

Quando falei em não ter fotos referia-me também às colocadas pelos geocachers.

A "The Nest of Jonathan Livingston Seagul", já tem 215 fotos e mesmo que não as tivesse os logs falam por si e além disso já recebeu 7 votos, todos de 5*, o que atesta a sua grande qualidade.

Se uma cache é recente e por azar os primeiros visitantes fazem logs minimalistas e não colocam fotos, ir lá pode ser uma perda de tempo. Neste caso o melhor é esperar por mais "informação", quer sejam fotos ou logs porque no geocaching, ao contrário do que é normal, um log pode valer mais do que mil imagens.

A saturação também é relativa. Por exemplo, no concelho de Sesimbra entre a Ribeira do Cavalo e o Arco da Pombeira há 7 caches em 7 Km de costa e não são demais porque são locais todos eles merecedores de uma cache.
truta
Regular

Mensagempor manelov » quinta Oct 08, 2009 23:15

truta Escreveu:
A saturação também é relativa. Por exemplo, no concelho de Sesimbra entre a Ribeira do Cavalo e o Arco da Pombeira há 7 caches em 7 Km de costa e não são demais porque são locais todos eles merecedores de uma cache.

A não ser que diga como alguém " Quem já viu uma... viu-as todas"
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor ajsa » sexta Oct 09, 2009 07:06

truta Escreveu:...no concelho de Sesimbra entre a Ribeira do Cavalo e o Arco da Pombeira há 7 caches em 7 Km de costa e não são demais porque são locais todos eles merecedores de uma cache.

e

truta Escreveu:...Deve-se abster é, por exemplo, de esconder caches como uma que eu conheço que fica a pouco mais de 500 metros de outra mais antiga, que naturalmente mostra o mesmo tipo de geologia e flora e a única diferença é ver-se a bela paisagem que motivou a criação da primeira de um ângulo de 5º mais ao lado.

Então, não te estarás a contradizer? :-)

Eu continuo a achar que deverão existir todas quantas quiserem colocar.
A minha politica de selecção, para além de questões de dificuldade (terreno, equipamentos especiais, ...) é tão simples quanto isto.

Traço uma rota para o nosso passeio.
Selecciono as caches que existam pelo caminho.
Parto para a viagem.

Se ao chegar ao local me parecer que não devo "perder tempo" com esta ou aquela cache, muitas vezes nem sequer chego a sair do carro.
Parto para outra.

OK, este método tem uma falha: Poderei perder um bom contentor ou algo excepcional.
Como normalmente faço uma leitura da listagem e de uma boa parte dos logs, isto só acontecerá se não houver qualquer referência.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Capitao_Mostarda » sexta Oct 09, 2009 13:56

Sinto-me no dever de dar a minha opinião, até porque fui eu que comecei a conversa com o Torgut no outro post http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=5202

A meu ver, o geocaching dá-nos uma coisa fantástica: a possibilidade de conhecer locais que, quer pela sua beleza, história ou qualquer outro motivo, merecem ser visitados. Uns mais conhecidos que até constam em todos os roteiros turísticos e outros (estes sim, verdadeiramente aliciantes) que só um pequeno grupo de pessoas conhece e, quando lá chegamos, ficamos com aquela sensação de sermos realmente privilegiados por descobrir algo fantástico que quase ninguém conhece!

Mas para mim, e tal como já foi referido mais atrás, o geocaching não se esgota aqui! E foi fundamentalmente neste ponto que discordo do Torgut: Apesar do local não ser nada por aí além, a cache não tem que ser necessariamente má (não encontro melhor exemplo que a Alien Invasion!!)! Tudo depende, isso sim, do owner: do container que utiliza, da forma como a esconde, e tantas outras variáveis que fazem a diferença entre uma cache fraquinha e outra fantástica.

Assim, não vejo sentido no argumento "todos os locais interessantes já têm, provavelmente, uma cache, pelo que não vale a pena colocar mais caches só para encher chouriços". Acredito que há montes de locais ainda por descobrir por aí fora e, mesmo que o local não seja especialmente interessante, uma cache bem pensada pode, do meu ponto de vista, bater uma boa paisagem.

Acho um pouco injusto culpar todos aqueles que vão aparecendo agora pela tal "saturação" de que falam, porque se por um lado um geocacher noviço pode sentir-se tentado a colocar uma cache para se sentir parte integrante desta comunidade, também sei que há veteranos que o fazem mais por uma questão de numero... Nem 8 nem 80!
Imagem
Capitao_Mostarda
Small

Registado: terça ago 26, 2008 18:54

Mensagempor truta » sexta Oct 09, 2009 15:40

ajsa Escreveu:
truta Escreveu:...no concelho de Sesimbra entre a Ribeira do Cavalo e o Arco da Pombeira há 7 caches em 7 Km de costa e não são demais porque são locais todos eles merecedores de uma cache.

e
truta Escreveu:...Deve-se abster é, por exemplo, de esconder caches como uma que eu conheço que fica a pouco mais de 500 metros de outra mais antiga, que naturalmente mostra o mesmo tipo de geologia e flora e a única diferença é ver-se a bela paisagem que motivou a criação da primeira de um ângulo de 5º mais ao lado.

Então, não te estarás a contradizer? :-)

Não. Por isso é que eu digo antes que a saturação pode ser relativa e a questão não se põe se houver diversidade de locais interessantes. E na costa de Sesimbra há grandes arcos naturais, grutas, fortes em ruínas, praias de areia e cascalho, caminhos escavados na rocha, etc. As 7 caches que referi mostram todas elas locais distintos, e embora 4 estejam em praias, estas têm características diferentes e para cada cache há um caminho diferente.

Quanto à outra que referi, mostra o mesmo local da cache que já existia (uma terra com praia, e mais não digo) e o trilho de acesso também é o mesmo. Tal como disse antes só mudou um pouco o ângulo da vista, ou seja, não trouxe valor acrescentado. Mas passa a ser uma cache excelente se a vizinha mais antiga for arquivada :)
truta
Regular

Mensagempor Torgut » sábado Oct 10, 2009 00:11

Capitao_Mostarda Escreveu:Mas para mim, e tal como já foi referido mais atrás, o geocaching não se esgota aqui! E foi fundamentalmente neste ponto que discordo do Torgut: Apesar do local não ser nada por aí além, a cache não tem que ser necessariamente má (não encontro melhor exemplo que a Alien Invasion!!)! Tudo depende, isso sim, do owner: do container que utiliza, da forma como a esconde, e tantas outras variáveis que fazem a diferença entre uma cache fraquinha e outra fantástica.

Assim, não vejo sentido no argumento "todos os locais interessantes já têm, provavelmente, uma cache, pelo que não vale a pena colocar mais caches só para encher chouriços". Acredito que há montes de locais ainda por descobrir por aí fora e, mesmo que o local não seja especialmente interessante, uma cache bem pensada pode, do meu ponto de vista, bater uma boa paisagem.

Acho um pouco injusto culpar todos aqueles que vão aparecendo agora pela tal "saturação" de que falam, porque se por um lado um geocacher noviço pode sentir-se tentado a colocar uma cache para se sentir parte integrante desta comunidade, também sei que há veteranos que o fazem mais por uma questão de numero... Nem 8 nem 80!

1) Subverter algo é sempre um direito, mas é preciso não esquecer que se trata de uma subversão. O geocaching é o que é e não nasceu para mostrar containers xpto. Nasceu para mostrar locais e desafiar as pessoas a encontrá-los. Facto.

2) Ainda haverá montes de locais para colocar caches. Continuo a encontrar caches em locais assim. Mas se em 2005 80% das caches que encontrava eram assim, agora são por exemplo 10% delas. Porquê? Porque a esmagadora maioria são para encher chouriços. Bem se dispensavam. Bem seria se quem as colocou pensasse duas vezes, ou as que fossem precisas, se de facto se justificava, se fazia sentido, se se estava a trazer algo de novo para os companheiros geocachers.

3) Por uma questão de lógica, já antes exposta, quem chega sente mais necessidade de criar caches - muitas vezes do tipo "encher chouriços". Não detêm o monopólio, mas detêm a maioria.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor vasconde » sábado Oct 10, 2009 10:14

Quando comecei a fazer geocaching à menos de um ano já as caches surgiam a uma velocidade estonteante e eu ainda lancei um tópico sobre isso, pois a minha vida não é o geocaching e não tenho tempo para visitar todas. Como diz o truta:
truta Escreveu:Há 3 anos escolhia uma determinada zona e haviam 5 ou 10 caches num raio de 10 Km, que geralmente ocupavam os lugares de maior interesse. Actualmente pode haver 50 caches na mesma área.

Após algum tempo deixei-me de fantasias e mudei de opinião, criem as caches que quiserem pois quando eu vou a algum sitio das 50 caches que existem escolho aleatoriamente, porque também não tenho tempo de andar a ler logs e a ver a classificação do GVote (que é muito simplista), 5 ou 6 e lá as faço, sejam boas ou más.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor prodrive » quarta Oct 14, 2009 14:49

truta Escreveu:
prodrive Escreveu:

Obrigado pela resposta, deve ter dado uma trabalheira :)

Nah, tenho um canivete suiço que tem uma utilidade incomparável. Infelizmente já está um pouco desactualizado, mas não tinho tido muito tempo para fazer um up-grade. Quem sabe se lá para o #4000 ou #5000... também com a "saturação" é coisa de semanas [:P] .
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes