• Anúncios

A saturação

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

A saturação

Mensagempor truta » quarta Oct 07, 2009 00:41

O tema da saturação foi referido num tópico dedicado a outro assunto, que descambou rapidamente.
Parece-me importante e resolvi puxá-lo para fora para o tornar mais visível.

Torgut Escreveu:O meu ponto, neste contexto, é que em várias áreas do país a saturação de caches atingiu o ponto em que qualquer adição será forçadota, dispensável. Como tudo, existe um limite para o razoável. Cada qual terá o seu conceito desse limite. Para muitas áreas de Portugal, o meu conceito desse limite já foi atingido. A última cache que criei acho que foi há dois anos. Não reconheço na minha área operacional locais que mereçam caches. Muitos, quase todos, prefeririam largar mais um contentor num lugar desinteressante ou de interesse reduzido e banal, descendo assim na hierarquia qualitativa. Eu para já prefiro não o fazer. Acho que mais vale nada do que descer o nível, que já anda muito por baixo.

A parte de tudo isto em que o conceito de "recém chegado" entra é que com toda a naturalidade quem já colocou umas quantas caches tem o seu "o que quer que seja" saciado, e com mais probabilidades se absterá de saturar o que já está saturado. Já quem chega, é o contrário, por duas razões: primeiro, porque tipicamente quer participar plenamente, criando; segundo, porque não tem em si a noção qualitativa que vem de trás.

De resto em ambos os dois posts recentes apercebo-me de algo preocupante: o foco parece estar na criatividade. Espera... criar... criar o quê? Os pontos espectaculares foram criados pela Natureza, pelos romanos, pelos visigodos, pelos nossos comtemporâneos. Esses é que precisaram de criatividade. Quando tudo o que vale a pena destacar, visitar, conhecer, ficando-se mais ou menos fascinado com a experiência já recebeu uma cache, não estou a ver como é que a criatividade dos owners pode renovar a situação. Com ideias engraçadas para esconder o container? Mas espera... o container é apenas, e repito, apenas, uma ferramenta para que uma cache não seja vandalizada. É preciso não confundir o meio (o contentor, e como se encontra escondido), com o fim.

A saturação é um fenómeno inevitável e receio que isto seja só o começo. Há algumas centenas de milhar de praticantes de deportos de ar livre em Portugal, que são potenciais futuros geocachers. Não será de estranhar se daqui a meia dúzia de anos nos acontecer o mesmo que à Suécia, que tem mais de 20 mil caches e uma população semelhante à nossa, apesar de terem 4.5 vezes mais “espaço” do que nós.
Quando comecei, há 4 anos, haviam menos de 150 geocachers portugueses inscritos, e menos de 300 caches activas. Hoje os geocachers são mais de 2500 e as caches mais de 5000. Curiosamente manteve-se a proporção de 2 caches por cada inscrito.

Não me causou entusiasmo atingirem-se certas marcas, não vi grandes motivos para se comemorar as 5 mil caches escondidas, mas também não podemos pôr tudo o que é recente no mesmo saco.
É normal que um geocacher novo queira esconder a “sua” cache. A falta de experiência pode não ajudar mas o que se pede é bom senso para que a cache traga um valor acrescentado. Se já existem caches em “todos” os lugares interessantes da sua zona então deve alargar o raio de acção.
Deve-se abster é, por exemplo, de esconder caches como uma que eu conheço que fica a pouco mais de 500 metros de outra mais antiga, que naturalmente mostra o mesmo tipo de geologia e flora e a única diferença é ver-se a bela paisagem que motivou a criação da primeira de um ângulo de 5º mais ao lado.
Situações destas realçam a importância que pode vir a ter uma ferramenta como o GCVote, para nos ajudar a seleccionar as caches que vale a pena visitar.

Outro problema que surge com o aumento do número de geocachers é a maior necessidade de manutenção das caches, e não só pelo maior número de visitas. Os geocachers novos não são "piores" do que os antigos. A diferença é que se admitirmos que antes haviam 5% de "maus" geocachers (descuidados a procurar, trocam a cache de sítio, etc), em termos absolutos eram menos de 10 no total do país. Agora serão mais de 100... É uma questão estatística e neste aspecto pouco há a fazer para além de tentar divulgar melhor as regras de conduta.

Quanto à questão da criatividade, é óvbio que agora não vamos desatar a esconder caches “criativas”. Mas ao contrário do que dizes, um contentor criativo pode tornar a cache muito intessante mesmo que a paisagem à volta não o seja.
Alguns bons exemplos disso mesmo são a H5N1 ou a Alien Invasion.
Falando da minha experiência enquanto owner, tenho uma cache que é a “Escadas Camufladas” que começou por ser uma cache tradicional num local desconhecido da maioria e com algum interesse histórico e arquitectónico. Mais tarde aproveitei a paisagem e outros dois pontos interessantes que existiam num raio de 150 metros e “liguei-os” através de um esquema que penso ser original. O “sucesso” da cache aumentou e não será alheio ao uso da criatividade para a “condimentar”.

O contentor não é apenas o objecto que acolhe a cache. Também contribui para a experiência e sendo o geocaching uma actividade de descoberta, é preferível por vezes encontrar um contentor diferente do habitual do que uma vulgar caixa de plástico.

Em relação às caches nas áreas de serviço, por mim, são bem-vindas. Não servem o objectivo essencial do geocaching que deve ser mostrar locais desconhecidos interessantes mas cumprem na perfeição o aspecto lúdico e têm a grande virtude de ajudar a desanuviar da condução e contribuir para uma viagem um pouco mais segura.

Quanto aos powertrails, alguns não me chocam. Penso que são uma forma de ajudar a entreter durante um passeio pedestre. Já fiz uma ou outra caminhadas relativamente longas com paisagem um pouco repetitiva e um powertrail podia-as tornar menos monótonas.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Re: A saturação

Mensagempor ajsa » quarta Oct 07, 2009 07:23

Eu gosto muito de fazer analogias. Nos tempos em que leccionava informática com os 8088 e que esta ciência era ainda uma coisa muito estranha e esquisita, recorri muitas vezes a analogias para conseguir transmitir a minha mensagem com algum sucesso.

Assim cá vai a minha opinião:
Quem me conhece sabe o que penso acerca dos “restaurantes” tipo McDonalds e afins = Ração de engorda.

Ainda me recordo do tempo em que a ida ao restaurante era sinónimo de ocasião especial. Juntava-se a família, ou amigos ou simplesmente colegas da empresa e passava-se um bom bocado à mesa num almoço ou jantar.
Recordo-me ainda que alguns restaurantes, muito embora um pouco mais caros, sobressaiam dos restantes pela qualidade de serviço, apresentação e confecção.
Mais tarde, com a aceleração social, surgiram outro tipo de restaurantes mais orientados para os almoços, ainda sentados de faca e garfo, mas mais para o acelerado. Daqui até aos “restaurantes” de enfarta foi um tirinho. Eu pessoalmente continuo a optar pelos primeiros restaurantes mas aceito perfeitamente a existência dos restantes e confesso que já fui utilizador (muito esporádico) de qualquer um destes dois últimos formatos.

O mesmo se passa com o Geocaching. No início as caches, sendo em menor quantidade, iriam mostrar sempre algo de novo. As paisagens seriam sempre diferentes e a procura por uma cache estaria mais vocacionada para um passeio do que propriamente a cache em si.
Hoje, com a massificação da actividade, já é prática comum a realização de “Tours” onde se irá juntar o passeio à conquista de um grande número de caches chegando a ficar confuso se o objectivo era mesmo o passeio ou a realização de mais umas dezenas de pontos.
Não me choca a existência de muitas caches ou que estejam próximas umas das outras para mostrarem o mesmo. O facto de em Lisboa tropeçar em McDonalds ou PizaHuts, não significa que lá vá comer. Não vou! Sou fiel à mesa com o menu, o guardanapo (sim, ainda dou muita importância ao guardanapo de tecido), à faca e garfo e o funcionário que me irá servir.

Com as caches é o mesmo. Se estiver a passar numa a meia dúzia de metros ainda tento colocar o carimbo, de outra forma nem sequer me aborreço com o assunto mas, no entanto, tenho plena noção que os McDonalds estão cheios, ou seja, estas caches continuam a ter muitos adeptos logo são adequadas.

Choca-me sim, e muito, que se utilize um mecanismo de votação que não implica a sua visita para permitir o voto (entenda-se visita por “found”), que se classifique uma cache como “Não deveria existir” e se utilize esta “ferramenta” para quezílias, guerrilhas outras questões que em nada tem a ver com o Geocaching.
Só para concluir que o testamento já vai longo, julgo ser oportuno avivar o que por aqui já foi muitas vezes referido. A nossa percepção duma cache está directamente ligada com a experiencia que tivemos à sua volta e muitas vezes uma cache mais “vulgar” torna-se numa cache excepcional simplesmente porque estávamos com a companhia correcta, o momento ideal ou no dia excepcional.

Recordo-me de a determinada altura ter consultado um perfil dum americano que tem qualquer coisa como 5000 caches publicadas. (sim cinco mil publicadas)
Ao consultar as suas primeiras caches nota-se uma enorme criatividade na elaboração das listagens mas, já mais ao fim das primeiras centenas, as caches são todas elas micro e na listagem para além do nome tem uma ou outra frase ao jeito de escrevo isto para não dizer que deixo o campo em branco.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor alieri » quarta Oct 07, 2009 09:20

Choca-me sim, e muito, que se utilize um mecanismo de votação que não implica a sua visita para permitir o voto (entenda-se visita por “found”), que se classifique uma cache como “Não deveria existir” e se utilize esta “ferramenta” para quezílias, guerrilhas outras questões que em nada tem a ver com o Geocaching.

Seguindo a tua analogia, lembro que de vez em quando lá sai uma noticia a dizer que as vacas de onde vem a carne dos Macs são maltratadas, ou que vivem ligadas a máquinas :)
Apesar disso, muitos dos que lêem essas "noticias" e eventualmente alguns dos MacDetractores continuam a frequentar aqueles restaurantes (sem ofensa para os restaurantes a sério).

Creio que é algo inevitável. Pela minha parte, instalei o GCvote e depois de ver a classificação das minhas caches, desinstalei-o. Assim não me chateio com tretas dessas - já tenho outras com que me coçar. Nunca votei numa cache.

Alguns pontos referidos pelo Truta: já escondi caches para atrair a malta para outras caches. Por exemplo, em Alvito, podia ter feito uma multi que abarcasse todos os pontos de interesse, mas optei por dividi-los por várias caches, multis e tradicionais. Infelizmente hoje estão todas arquivadas. Poderá o desaparecimento, em pouco tempo, de 5 caches numa mesma zona estar relacionado com a inexperiência de quem chega de novo ao geocaching? Nunca o saberemos.

Concordo plenamente com a questão da criatividade das caches: quantos de nós não encontrámos caches em locais sem nada de especial mas cujo container valeu a pena todo os esforço (por exemplo, a mítica Pandora Box: o que é que os locais onde a cache nos leva têm de tão especial? Metam lá um tamparué dos chinocas e depois digam-me).

Quanto às caches nas autoestradas, não gosto mas procuro-as. Por vicio, por curiosidade, ou para combater o sono numa viagem longa. E devo dizer que dessas já as encontrei "normaizinhas" e simplesmente más.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor 1berto » quarta Oct 07, 2009 09:42

A quantidade de caches tem tendência a reflectir a demografia ou seja, zonas onde existe uma grande concentração de habitantes têm uma maior concentração de caches. No meu caso pessoal o Geocaching surgiu como uma actividade engraçada e que veio enriquecer os meus passeios,e ocasionalmente levar-me a locais que desconheço e que vale a pena conhecer. Como nunca fui muito atraido por cidades e apesar de viver perto de Lisboa nunca fiz uma cache em Lisboa, obviamente que existirão caches muito boas e interessantes em Lisboa, não é isso que está em causa, mas como prefiro outros cenários pura e simplesmente ignoro-as (não me interessam as estatisticas). Saindo para zonas menos densamente povoadas a quantidade/qualidade de locais que mereciam uma cache é enorme havendo ainda muitos lugares fantásticos onde colocar caixinhas.
Cumprimentos
1berto
Micro

Registado: quarta set 02, 2009 15:37

Mensagempor papaleguas » quarta Oct 07, 2009 11:03

:) E depois eu é que sou o gajo dos testamentos ....

Nas linhas acima revê-se quase tudo o que há para dizer, no entanto fica uma ideia no ar: o pessoal que procura, inevitavelmente ao fim de algum tempo quer esconder nem que seja só uma ou duas caches, quer porque acha giro, ou porque quer contribuir ou por outro motivo qualquer e isso é grandemente válido.

Eu continuo a ser o maluquinho dos enigmas, porque gosto e ponto final. É a minha forma de construir caches. Obviamente os locais, containers e o resto... é quase secundario. Reconheço que há zonas saturadas (não para mim que ainda nem 400 caches fiz) e reconheço que há caches mais ou menos bem conseguidas, mas são caches e tal como tinha dito no post não costumo hostilizar os owners com comentários sobre a qualidade.

Instalei o GCVote e constatei que em caches onde toda a gente fala bem da cache, tenho votações de 2 :) porque pura e simplesmente mesmo quem não faz a cache pode votar. Se vou utilizar para seleccionar caches? Não... não sei quem votou nem porque o fez.

A impressão que tenho... a densidade de cache está a crescer, mas com o tempo vai decrescer bastante porque vão sainda algumas pessoas e algumas caches vão sendo arquivadas.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor truta » quarta Oct 07, 2009 12:21

Sobre as críticas ao GCVote, posso dizer que não é uma ferramenta perfeita mas é bem melhor do que não ter nada.
É possível que em alguns casos haja votações injustas devido a atritos com o owner, por quem não fez a cache, etc. Mas com o aumento do número de votos acredito que 80 % das caches com melhores classificações são realmente boas.
Há melhorias que podem ser feitas no GCVote. Uma é precisamente impedir de votar quem não fez a cache, outra talvez seja a classificação ser dada pela média ponderada em vez da média aritmética, sempre reduz o peso de um voto de 0 numa cache que tem votos de 4 e 5.
Há 3 anos escolhia uma determinada zona e haviam 5 ou 10 caches num raio de 10 Km, que geralmente ocupavam os lugares de maior interesse. Actualmente pode haver 50 caches na mesma área. Como é natural a maior parte das novas não são tão interessantes como as antigas. Se vou estar a abrir 50 páginas para tentar perceber quais podem ser as melhores fico em casa a tarde toda em vez de ir para a rua fazer geocaching. Daí a utilidade que o GCVote pode ter...
truta
Regular

Mensagempor Intense » quarta Oct 07, 2009 13:43

por um lado a saturação pelo menos pra mim que nao possuo carro e tenho de andar a fazer caches de transporte publico ate é boa, se bem que existem algumas só para o numero, menos interessantes...
eu por exemplo pertendo colocar 3 este fim de semana as minhas 3primeiras...
a primeira vai ser á porta de uma faculdade, a primeira faculdade de lisboa sem uma cache acho bastante mal :D
a segunda vai ser num local em arredores de lisboa, talvez o monte mais alto depois de lisboa, com uma vista priveligiada , estando a 10km do tejo(em linha recta) e mesmo assim conseguir-se vislumbrar o tejo ao fundo, acho que merece uma cache.
a terceira vai ser em sintra, talvez com valor turistico, mas mais com valor sentimental, é um local que me tras muito boas recordaçoes, e expressar sentimentos é bom, e tal como gostei da JD-CUF nao pelo local da cache, mas sim pela historia e pelo valor sentimental da cache tambem acho que esta seja uma boa escolha [:I]

e voces que acham que existe muita saturaçao de caches, que acham destas minhas escolhas para plantar caches...
admira-me é um pais tao pequeno como o nosso 5000 e tal caches, das quais cerca de 1000sao em lisboa, enquanto que o brasil tem apenas cerca de 500, uns com tanto, outros com tao pouco...

ja agora em relação ás estaçoes de serviço, olhem eu gosto, depois de uma longa viagem sabe tão bem esticar as pernas e fazer uma cache...
e em relaçao a criatividade, nas que puder esforço me para criar uma boa experiencia para as geocacheres, nas que nao puder lá vao ter de ser simples...

e depois ainda temos a mitica caça aos FTF, ate fico pasmado, cada vez q sai uma cache em lisboa em menos de um dia ja a encontraram, anda tudo em busca do mesmo...
e inovaçao acima de tudo, ja fiz caches, apesar das minhas apenas 30 e tal caches, pelo mesmo owner que eram quase a copia uma das outras, digo, sem citar nomes, que depois de fazer a primeira desse owner, que foi dificil, consegui fazer as outras dele devido ao facto de as enconder sempre em sitios parecidos...

ate agora uma das minhas preferidas foi batalha do contestavel, container muito fixe, e as aguas da boa viagem simplesmente pelo local paradisiaco e pela busca pelo meio do mato...

acho que ja me alonguei demais e divaguei demais, vou terminar por aqui
Imagem
Intense
Micro

Registado: quarta ago 12, 2009 11:10

Mensagempor Paisagista » quarta Oct 07, 2009 17:04

Muito já foi dito sobre o assunto.
Pessoalmente moro numa zona com baixa densidade pelo que tenho poupado as caches perto de casa para 'ir fazendo'. Entretanto tenho trabalho que me leva a outros sítios em que não dispenso uma cache ou outra que fique a caminho.
Eu prefiro os sítios emblemáticos, devo dizer que descobri o desporto por andar à procura das coordenadas das antas Alentejanas e adorei o que encontrei.
Quanto a criar a minha primeira cache: parece mais fácil do que é.... :-(
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor ViperUnderground » quarta Oct 07, 2009 17:20

Ohhh xavôr!!!
Era um Big Tasty menu, com cola. Um cheaseburguer, uma caixa de 4 macaganets e um tupperware com folhinha para assinar. sff.

:D
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor manelov » quarta Oct 07, 2009 17:29

Cache Saturation
Cache containers and physical stages should generally be separated by a minimum of 0.1 miles (528 feet or 161 m).

E já é distância a mais. [}:)]
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor truta » quarta Oct 07, 2009 18:33

Em Portugal teoricamente cabem 3,5 milhões de caches. Se descontarmos os terrenos privados e outras áreas não permitidas pelas regras ainda deve haver espaço para uns 2 milhões. Vamos lá, já faltam menos de 1.995.000!
truta
Regular

Mensagempor manelov » quarta Oct 07, 2009 19:20

truta Escreveu:Em Portugal teoricamente cabem 3,5 milhões de caches. Se descontarmos os terrenos privados e outras áreas não permitidas pelas regras ainda deve haver espaço para uns 2 milhões. Vamos lá, já faltam menos de 1.995.000!

Até que enfim que há alguém que pensa como eu. Podemos formar um movimento para reduzir a distância para 80m e assim quadriplicar o nº de caches :lol:
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor pmendes100 » quinta Oct 08, 2009 11:04

Saturação é isto: http://www.geocaching.com/map/default.a ... 144.788267
Ilha com 540km2 e mais de 500 caches!!!
pmendes100
Micro

Registado: domingo mar 09, 2008 16:34

Mensagempor Paisagista » quinta Oct 08, 2009 11:33

:lol: uma barrigada!
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor papaleguas » quinta Oct 08, 2009 15:56

manelov Escreveu:
truta Escreveu:Em Portugal teoricamente cabem 3,5 milhões de caches. Se descontarmos os terrenos privados e outras áreas não permitidas pelas regras ainda deve haver espaço para uns 2 milhões. Vamos lá, já faltam menos de 1.995.000!

Até que enfim que há alguém que pensa como eu. Podemos formar um movimento para reduzir a distância para 80m e assim quadriplicar o nº de caches :lol:

Voces ainda não pensaram foi na possibilidade de as colocar nas mesmas coordenadas mas com cotas diferentes... isso é que era :)

Eduardo

PS: eu entro no movimento se reduzirem isso para os 60 metros.
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes