• Anúncios

GPS para iniciação

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

GPS para iniciação

Mensagempor alex__99 » sexta set 04, 2009 13:57

Boa tarde
Estou-me a iniciar no geocaching e como qualquer iniciante estou com algumas duvidas.
O GPS que tenho (blaupunkt) infelizmente nao serve para o geocaching pois nao da para colocar as coordenadas. Ja encontrei uma cache mas foi com um gps emprestado.
Queria-vos pedir ajuda para que me ajudassem a escolher um gps que desse pra me iniciar neste "mundo" e se possivel que nao ultrapassa-se os 100euros.
Os GPS que vi a rondar esse preço foi um Garmin Nuvi 205, um "Garmin Etrex H", um Garmin nuvi 255.
Algum deste é bom para iniciação? Ha mais algum que me recomendam?
Tambem poderei comprar algum em 2ºmão caso alguem tenha para vender. Caso tenham mandei-me uma mp.
Obrigado
Cumprimentos
alex__99
Micro

Registado: quarta ago 19, 2009 14:43

Re: GPS para iniciação

Mensagempor salprata » sábado set 05, 2009 09:22

por um bocadinho mais tens o garmin 60

com cabo usb envias directamente as coordenadas do pc para o gps...

etc etc
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor Intense » segunda set 07, 2009 14:12

tenho um garmin etrex h e tou satisfeito, é pena ter de andar a passar as cordenadas "á la pata" para o gps, mas tou bastante satisfeito com a compra =)
paguei 84eur por ele na pixmania, tavez um dia venha a adquirir um cabo, ou mesmo fazer um cabo, mas por enquanto a chatice de por as cordenadas à mao é pequena comparada com a chatice de andar a montar um cabo lol
Imagem
Intense
Micro

Registado: quarta ago 12, 2009 11:10

Mensagempor CarlosDBG » segunda set 07, 2009 16:49

Pois mas o etrex h não tem cartografia... acho-o um pouco caro para as capacidades dele.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor alex__99 » segunda set 07, 2009 16:55

Boa tarde
Para mim nao axo que ter de colocar as coordenadas a mao seja um grande problema! É uma coisa simples e rapida.
Vi hoje mais 2 a venda por pouco mais de 100 euros. Um era o "Garmin 1200", o outro era um tom tom one.
Gostava que me pudessem ajudar mais e me aconselhassem pois queria-o comprar o mais rapido possivel. Se calhar estava mais inclinado para o Garmin nuvi 205 por ser o mais barato. O que dizem?
Ja agora para o que serve a cartografia? Sei que é uma pergunta basica mas n sei ainda
Cumprimentos
alex__99
Micro

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda set 07, 2009 16:58

Eu usei o eTrex H durante imenso tempo, e sempre me dei bem com ele. Não tem cartografia, por isso é sempre preciso um outro, que no meu caso tinha integrado no carro. E tenho ainda o Tomtom no PDA para os casos mais graves. Agora sem um de estrada, é que não dá mesmo.

Quando a meter as coordenadas à-lá-pata, é mesmo assim, a não ser que tenhas o tal cabo. O método que eu usava, para não ficar com cãimbras nos dedos, era sempre quando terminava uma cache meter as coordenadas da seguinte.

Mas, repito, é sempre necessário o de estrada. O mais simples, baratinho e melhor atendendo ao preço, será talvez o Tomtom One, tendo o eTrex H como adicional.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda set 07, 2009 17:01

alex__99 Escreveu:Ja agora para o que serve a cartografia? Sei que é uma pergunta basica mas n sei ainda

Resposta simples: Para te dizer por que estradas terás que ir para ir para a cache seguinte. :lol:

Imagina que estás em Cacilhas (Almada) e queres ir para o Terreiro do Paço, em Lisboa. Pelo eTrex H ele diz-te que é só ir em frente, e nadar 2 km para atravessar o rio. Pelos que têm cartografia, indica-te o percurso por alguns 10 km para dares a volta toda pela ponte. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor Intense » segunda set 07, 2009 17:48

mas pra isso no meu caso temos o do carro, um mio, o etrex é so pa quando se sai do carro e se vai a pé ate à cache, se bem que as caches que fiz foi mais ou menos a olho, dentro do carro com o etrex a apontar as direcçoes e eu a escolher as estradas
Imagem
Intense
Micro

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda set 07, 2009 17:53

O "escolher as estradas a olhómetro" a maior parte das vezes não resulta, e nas restantes perdes muito tempo e na maior parte tens que voltar para trás algumas vezes... Mas se tens um navegador no carro, ótimo! esse e o eTrex H, tens tudo o que precisas!
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor alex__99 » segunda set 07, 2009 18:03

Boas
Eu tenho um GPS de estrada(Blaupunkt) mas nao dá para colocar coordenadas. Sendo assim nao me safo so com este "eTrex H" não é?
Teria de ter um gps de estrada que me levasse ao local mais exacto?
Cumprimentos
alex__99
Micro

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda set 07, 2009 18:11

Não dá para meter coordenadas? Não dá para indicares para onde queres ir?
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Mensagempor Intense » segunda set 07, 2009 18:43

nem no mio consigo por as cordenadas, ja pesquisei nos manuais e nada :| mas pronto, sempre da pa ir vendo as estradas e com o etrex mais ou menos a olho
Imagem
Intense
Micro

Mensagempor alex__99 » segunda set 07, 2009 18:53

Boa tarde
Estou a ver que isto se esta a tornar mais complicado do que o que estava a espera. Entao pelo que me dizem os Garmin nuvi 205, 1200 estao fora de questao pois nao servem para isto?? Certo??
Dizem-me tambem que o etrex h tambem nao serve se usado sozinho. Teriamos de ter outro para nos levar perto da cache. Certo?
Entao qual me aconselham para poder "praticar" geocaching"? e o seu preço?
Mais uma vez digo que me pretendo iniciar daí nao necessitar do gps topo de gama
Cumprimentos
alex__99
Micro

Mensagempor CPTeam » segunda set 07, 2009 19:13

Durante quase um ano, o nosso único GPS foi o Etrex H.

Como não tem cartografia, o trabalho de casa tinha de ser (muito) bem estudado.
Primeiro seleccionava as caches a visitar e fazia uma rota. Depois de ler BEM as listings e as recomendações dos owners, partia para o googlemaps. Estudava todos os caminhos e via as imagens de satélite. Em raros casos imprimia a imagem de satélite.

Só em duas caches é que a coisa correu um cadito pior porque a estrada que se via do googlemaps não informava que era de lama com um declive de 45º... mas o UMM esteve à altura do problema (nós é que não, irra!)

Quando comprámos o Etrex, não queríamos gastar muito dinheiro porque não sabíamos se o bicho ia pegar. Após ano e meio de geocaching e mais de 700 encontradas, o Etrex continua a ser o nosso GPS de "batalha", mas é como o Fernando diz, precisa de ser complementado com um roadGPS. No nosso caso, comprámos um Nokia 6110 Navigator (sim, também troquei de telemóvel...) que, para além de meter POI's com facilidade no Garmin Mobile XT, ainda levamos as listings "paperless" no SmartGPX.
Neste momento, e apesar da borracha estar nas ultimas, não estamos a pensar trocar. Tem sido um sistema estável e rápido de "partir para a acção".

O Etrex, com o cabo, leva 500 waypoints directamente do GSAK e sem provocar tendinites... O 6110 leva com os POI's (quase) directamente do GSAK e o SmartGPX leva com as lisitngs (quase) directamente do GSAK. GSAK RULES!
Quanto a fazer o cabo, acho que 20 e tal euros não compensa, mas cada um sabe de si, não é?
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor lynxpardinus » segunda set 07, 2009 21:30

Durante anos fiz geocaching com um Garmin Geko 200, sem nenhum outro sistema. É perfeitamente possível - apenas não deves exigir demasiado a nível de números e esquecer o "está a apetecer-me fazer geocaching e não preparei nada para isso". Quando comprei um GPS de estrada (um Nuvi), o caso melhorou consideravelmente, em termos de rapidez de acesso às caches - na realidade, não precisas de mais do que isso (claro que o meu GSAK era uma folha A4 dobrada no bolso com as coordenadas e um descritivo).

Para ser sincero, neste momento, já me rodeei de mais tecnologia - mas um GPS simples de mão serve perfeitamente. Não exijas é demasiado dele.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes