• Anúncios

A Bússula de 3 Eixos toda GT de Corrida e tal.....

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

A Bússula de 3 Eixos toda GT de Corrida e tal.....

Mensagempor Torgut » sábado ago 22, 2009 03:07

Nunca tinha visto um GPS com uma bússula de três eixos. Mas toda a gente (pelo menos aos meus olhos) referia as maravilhas de tal expediente. E foi com entusiasmo que vi chegada a oportunidade de adquirir um novo GPS, com esta possibilidade. Que maravilha, poder ver a direccção a seguir estando imóvel. Revolucionário, huh?

Agora, que recebi o tal Garmin Dakota 20, pelo qual desenbolsei mais 50 Eur basicamente por esta coisa da bússula de três eixos, e mais uns pózinhos (como ter possibilidade de usar um cartão externo, para o qual não estou a ver utilidade nenhuma, considerado a memória interna disponivel e o tamanho real dos mapas que na verdade preciso, estou francamente frustrado.

A maldita bússula é perto do inútil. Cada vez que a experimento, ou aponta para direcções absurdas, ou anda à roda de forma errática até se deter sei lá porquê, ou, melhorzinho, aponta mais ou menos na direcção certa. Ora dado o carácter aparentemente aleatório com que estas situações ocorrem, olhar para tal bússula ou não é exactamente o mesmo, porque nunca sei quando lhe está a dar para apontar para qualquer lado absurdo ou quando é para o "mais ou menos".

Claro que estou farto de calibrar e recalibrar. Estarei a perder alguma coisa? Será que é especificamente o meu GPS que tem um defeito? Será que se gaba demais uma "feature" que depois não corresponde às necessidades, de forma geral?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: A Bússula de 3 Eixos toda GT de Corrida e tal.....

Mensagempor RaspaPT » segunda ago 24, 2009 11:11

Bem o que vou dizer é um bocado "far fetched", mas sou daqueles que acredita que uma ideia idiota é melhor que nenhuma ideia.

Eu tive um comportamento idêntico no meu Oregon (apesar de ter bússola de 2 eixos). A setinha andava meia doida apesar de calibrar e recalibrar.
Felizmente um update de firmware resolveu o meu problema. Caso ainda não o tenhas feito, testa isso com o últimos firmwares (quer final, quer beta).

Ainda me acontece a seta ficar "presa" de vez em quando, quando vou com ele no carro e paro para ir a pé. Acho que ele não passa automáticamente de modo GPS para modo electrónico. A única maneira de solucionar isto é ir às opções de sistema e voltar a colocar a opção de usar a bússola electrónica em "Auto".

Boa sorte
Pedro
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor Torgut » segunda ago 24, 2009 16:20

O Dakota é supostamente o resultado "acabado" de todas as experiências feitas com o Oregon. Nem existem updates disponiveis, nem seria de o esperar, porque o seu lançamento, creio, é mais recente do que os últimos updates para Oregon.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor ajsa » terça ago 25, 2009 11:19

Eu tive um eXplorist 600 que tinha precisamente esta capacidade (entre outras maravilhas de gestão de ficheiros que a Garmin ainda não descobriu, mas isto é outra guerra).

Recordo-me perfeitamente que apenas tinha de calibrar a bússola quando me esquecia de carregar as suas baterias de Iões de lítio (outra coisa que a garmin parece que ainda não consegui descobrir) e o GPSr ficava completamente sem energia.

Era um processo que me ocupava pouco mais de 30 segundos mas que rapidamente eram recompensados. Aquilo funcionava e muito bem.

Não sei se será o mesmo processo, mas deixo aqui os passos indicados pelo manual do eXplorist que eu seguia religiosamente.

Colocava o equipamento com o display voltado para cima numa superfície completamente plana e afastado pelo menos 10 metros de qualquer objecto metálico.
Rodava o equipamento numa volta completa de 360º e aguardava instruções.
Quando solicitado, voltava o equipamento com o display para baixo e fazia a mesma rotação.
Esperava o pí pí pí e voilá. Pronto a funcional em pleno.
Julgo que só fiz isto, três ou quatro vezes e a bússola nunca me deixou mal.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Malok0 » terça ago 25, 2009 12:12

Sinceramente, não gosto do Dakota. Tirando este inconveniente, estás a gostar?
É para mim um GPSr que nunca comprava.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor Torgut » terça ago 25, 2009 15:08

ajsa Escreveu:Eu tive um eXplorist 600 que tinha precisamente esta capacidade (entre outras maravilhas de gestão de ficheiros que a Garmin ainda não descobriu, mas isto é outra guerra).

Recordo-me perfeitamente que apenas tinha de calibrar a bússola quando me esquecia de carregar as suas baterias de Iões de lítio (outra coisa que a garmin parece que ainda não consegui descobrir) e o GPSr ficava completamente sem energia.

Ora ai estão duas coisas boas do meu menino desaparecido. Mas atenção, é preciso considerar que actualmente a Magellan deixou de usar o adorável sistema de gestão por ficheiros; quando andava a pensar o que comprar para substituir o eXplorist 500 e me avisaram que os Triton já não tinham esse conceito, ficaram desde logo riscados da lista. Seria a única coisa a favor deles. De resto, mal ou bem (para mim, MUITO MAL), a tendência parece ser essa. Os dois últimos telemóveis Nokia que tive, sendo que o últino é um recente 5800, trazem o mesmo caos que a Garmin, do tudo ao molho (falo, pelo menos, das músicas e galeria de imagens).

Já na questão da bateria vs pilhas, o o mesmo. Detesto pilhas, mas parece que é o que a maralha exige dos fabricantes. E eles dão.

Malok0 Escreveu:Sinceramente, não gosto do Dakota. Tirando este inconveniente, estás a gostar?
É para mim um GPSr que nunca comprava.

E porquê? Sim, tirando esse inconveniente, nada a dizer... nada a dizer é como quem diz... claro que não existe uma máquina feita à nossa medida, e há sempre pequenas coisas a dizer, que com o tempo aprendemos a nos habituar e deixam de incomodar. A inexistência de gestão de ficheiros, claro, é um enorme incómodo, assim como funcionar com pilhas. A precisão, mais coisa menos coisa, não noto diferenças em relação a tudo o que já tive. Menus, funcionalidade, porreiro. Tenho que escrever uma review a isto no meu blog.

O que eu nunca compraria era um Oregon outro que não o 550.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Malok0 » terça ago 25, 2009 16:05

A existência de pilhas para mim é sem dúvida uma vantagem.
São recarregáveis, substituíveis por baixo preço. E numa situação de desespero é só encontrar uma loja qualquer. Pilhas encontras num supermercado. Baterias de formato proprietário, duvido.
Mas isso nem wherigo player tem. Colocava sem qualquer dúvida de parte.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Re: A Bússola de 3 Eixos toda GT de Corrida e tal.....

Mensagempor ajsa » terça ago 25, 2009 17:48

No caso do eXplorist que falo, não existia qualquer problema com as pilhas.

As suas baterias ofereciam, em continuo, uma autonomia de 12 horas. Sim, ligava-o de manhã e só o desligava para almoçar e entre pontos muito distantes
Ora isto significa que duravam para um dia sem qualquer problema.

Ainda assim, se por qualquer razão que fosse, ficasse sem energia, poder-se-ia colocar pilhas normais com a utilização de um acessório (vinha com o equipamento) dentro do local das baterias.

De resto são sobejamente conhecidos os benefícios das pilhas de iões de lítio relativamente às recarregáveis comuns.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Torgut » terça ago 25, 2009 19:11

Malok0 Escreveu:A existência de pilhas para mim é sem dúvida uma vantagem.
São recarregáveis, substituíveis por baixo preço. E numa situação de desespero é só encontrar uma loja qualquer. Pilhas encontras num supermercado. Baterias de formato proprietário, duvido.

Ora bem. Em primeiro lugar, tenho um certo sentido ecológico, de preservação do Planeta, e se há coisa em que tocam todas as campainhas e alarmes é no conceito de descartável, de usar e deitar fora, que caracterizam, historicamente, as pilhas. Pronto, é verdade, há pilhas recarregáveis, e de resto nem me passaria pela ideia usar de outras.

Só que....

1) As pilhas recarregáveis, mesmo as suas campeãs de entre as campeãs, não têm o rendimento das descartáveis, nem, já agora, de uma bateria de formato proprietário como a dos eXplorist.

2) Por qualquer razão que me ultrapassa, o uso de pilhas comigo é pautado por todo o tipo de incidentes: as pilhas que foram postas carregadas no GPS estão descarregadas dois dias depois, quando o ligo no terreno; pensava que tinha estas pilhas carregadas e afinal estão descarregadas; esqueci-me de trazer as pilhas extras (sintomático da incapacidade de um par de pilhas AA recarregáveis manter um GPSr vivo - pelo menos os que usei até agora - um dia inteiro); perdi as pilhas extras; quero comprar pilhas e não encontro em lado nenhum. Tudo isto, e provavelmente mais variantes que agora não me ocorrem, já sucederam comigo, quando tinha o Garmin eTrex. Não suporto pilhas! :-) Em contrapartida, três anos com um Magellan a bateria, acho que fiquei agarrado, por nabice e desmazelo, duas vezes ou três. Sem contar que se pode perfeitamente ter uma bateria de reserva.

Quanto ao Dakota...

Malok0 Escreveu:Mas isso nem wherigo player tem. Colocava sem qualquer dúvida de parte.

That's it? Não tem WherIGo e fica de parte. Pronto, se és um maluco por isso podia-se compreender. Já eu, ter ou não ter WhereIGo, ou cantar o fado do Alfredo Marceneiro ou não, vai dar ao mesmo. Só que há uma coisa... a última vez que olhei, nas 5.000 caches que há em Portugal, existiam 4 dessas. Não é um bocado curto, para influenciar numa decisão de compra, mesmo para quem até ache piada à modalidade? E isso já existe há tempo suficiente para se poder dizer com alguma margem de segurança que é mais um projecto furado da Groundspeak - alguma vez o Jeremy teve alguma ideia boa para além de adoptar o conceito de Geocaching criado por outrém?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante