• Anúncios

Como colocar varias caches no Explorist 210

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Como colocar varias caches no Explorist 210

Mensagempor mytipower » domingo ago 09, 2009 17:05

Boas.

Entrei oficialmente para o mundo do geocaching a 17/06/2007 e comecei a fazer caches á moda antiga, apontando quase tudo num papel e com a ajuda do google earth, uma bússola e mapas da região lá me punha ao caminho para cachar, é claro que nem sempre tinha sucesso mas também não sou de desistir logo á primeira, nas publicações lá pedia uma ajudinha ao geocacher mais próximo para tirar as coordenadas. Um belo dia, vi á venda um GPS Magellan Explorist 210 baratinho e pensei que era desta que iria ter mais sucesso nas cachadas e já não tinha que chatear ninguém para vir comigo tirar pontos. E assim foi, comprei o "magano" mas este comunicar com o pc "tá quieto", não ligando a isso, inseria as caches á mão, ou seja, uma a uma, uma trabalheira era o que era, mas já dava e lá ia todo contente ás caches, até que um dia em conversa com Geocachers ENORMES lá expus a minha dificuldade com o GPS e lá me recomendaram uns "simples passinhos" para inserir caches á pazada em vez de uma a uma. Conclusão, o GPS teve de ir á fabrica para reparação [:(] . Bem… mais umas caches á antiga para matar saudades enquanto este era reparado. Vindo da reparação, o stress em colocar caches ás pazadas também voltou [:(].
O GPS já é reconhecido pelo pc mas carregar caches em quantidades industriais não dá.
Será que haverá alguém que me dê umas dicas para o poder fazer?
Já derreti bastantes neurónios com o GSAK, mas continuo sem perceber o funcionamento visto que, este só me dá as caches da Califórnia, LOL, e nem estas consigo passar para o GPS, LOL.
Haverá alguém que ainda tenha paciência para me dar umas dicas de como introduzir caches no GPS através do PC? E já agora mais do que uma de cada vez? [:D]

Com os melhores Cumprimentos
Mytipower
mytipower
Micro

Registado: quarta ago 22, 2007 17:14

Re: Como colocar varias caches no Explorist 210

Mensagempor alieri » domingo ago 09, 2009 19:52

Olá
Sei que já postei isso algures aqui no Fórum, mas podes ver aqui.
Era a forma que usava ao principio. Agora uso o GSAK. Nota que o 210 só aceita ficheiros com 200 caches cada. podes é ter vários ficheiros.
Com mais tempo posso explicar isso melhor.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor mytipower » segunda ago 10, 2009 15:52

Boas,

GRANDE Alieri [*5] , muito obrigado pelo link onde deu para encontrar a informação que eu tanto procurei.
Já testei com sucesso a inserção de caches no GPS, agora é que vai ser, cachar até mais não :-D
Em relação ao GSAK vou gastar mais um ou dois neurónios, não mais :-D , no entanto se tiveres tempo e poderes deixar um link daquele milagrosos para eu poder ter umas dicas sobre este software agradecia e muito.

Grande abraço
Mytipower
mytipower
Micro

Registado: quarta ago 22, 2007 17:14

Mensagempor alieri » terça ago 11, 2009 00:26

O Gsak é bastante mais prático.
Precisas de:
Ter as caches no GSAK (duh!!), e conseguir ligar o 210 ao GSAK.
Assim que ligo o 210 ao PC, passo a ter uma nova drive sob o "Meu computador", tal como se fosse uma pendrive.
Vamos chamar-lhe "M:" (de Magellan) (vê aqui como fazer para que o Magellan tenha sempre a mesma letra atribuida de cada vez que o ligas ao PC).

Dentro de M: há várias pastas, e uma delas é "geocaches". É para lá que vamos mandar ...eerrr... as caches.

No GSAK, filtra as caches que queres mandar para o GPS [No exemplo: todas as caches, que estejam activas, e que ainda não encontrei, 100 kms em redor de Faro]
Depois vai a File / Export / Magellan Explorist and SD card

Na janela que se abriu (ver imagem abaixo), procura o local onde queres guardar as caches, carregando na pasta à direita no rectângulo vermelho.
Carrega no botão "generate" e já está.
O GSAK vai lembrar-se das definições na próxima vez que fizeres outra exportação, mas também podes guardar estas definições para usar mais tarde, usando "SAVE"

Imagem

(repara que neste filtro que estou a usar, o resultado mostra-me 116 caches, mas na verdade dá um total de 173 pontos - ou seja, caches + waypoints adicionais. Neste caso caberiam num ficheiro de caches do 210, que só aceita 200 pontos)

Podes ter vários ficheiros com 200 caches.
Também existe esta macro para o GSAK que cria vários ficheiros para o explorist com 200 caches, ordenadas por distância em relação a um dado ponto central definido por ti.
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » terça ago 11, 2009 11:53

1) O GSAK é um must.

2) Por acaso eu não uso os métodos ai do Alieri. Não uso o sistema de Geocaches do eXplorist. Trato as caches como waypoints normais. Sempre achei o sistema do eXplorist totalmente inútil, e mesmo contraproducente, no que toca a lidar com caches como caches.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor bockyPT » terça ago 11, 2009 12:54

Torgut Escreveu:2) Por acaso eu não uso os métodos ai do Alieri. Não uso o sistema de Geocaches do eXplorist. Trato as caches como waypoints normais. Sempre achei o sistema do eXplorist totalmente inútil, e mesmo contraproducente, no que toca a lidar com caches como caches.

x2. Também uso os POIs normais para caches.
Imagem
bockyPT
Regular

Registado: segunda abr 11, 2005 19:54

Mensagempor alieri » terça ago 11, 2009 13:29

Quais as diferenças e vantagens?
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » quarta ago 12, 2009 00:47

A minha mente funciona assim: recolho dados para chegar a uma conclusão, e depois, limpo o que já não preciso. Isto significa que agora, três anos depois, já não me lembro com nitidez do que me fez não usar a cena de Geocaches dos eXplorist, mas assim de cor....

1) Os files de Geocaches têm um limite de 200, os waypoints acho que é de 500.
2) Os waypoints podem editar-se, as caches acho que não.
3) A capacidade paperless dos Geocaches é quase nula. Basta uma hint ter mais do que 3 ou 4 palavras e já não aparece na totalidade. A info que aparece relativa à cache é quase nula. Para ter que ter as listings à mesma noutro sitio... afinal para que usar isto de Geocaches?
4) Assim como assim, preferi ter um sistema homogeneo com waypoints e seus processos para tudo.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante