• Anúncios

Dá para usar TOMTOM para cachar?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Dá para usar TOMTOM para cachar?

Mensagempor XiNaMaN » segunda abr 13, 2009 22:58

Vou recentemente ao Porto e o unico gps que tenho é um tomtom ONE da minha namorada e queria saber se dá para colocar lá as caches e se serve...

Se dá para colocar como coloco?

Agradeço a vossa ajuda :wink:
XiNaMaN
Micro

Registado: sábado fev 21, 2009 18:47

Re: Dá para usar TOMTOM para cachar?

Mensagempor hsousa » terça abr 14, 2009 02:29

Sim, dá. Basta usar o gsak para converter os ficheiros gpx em ov2 da tomtom, que depois enviarás para a pasta dos mapas.

Por fim, basta ir aos Pontos de Interesse e estarão lá as preciosas coordenadas das caches :)
hsousa
Micro

Registado: segunda mar 30, 2009 08:44

Mensagempor vsergio » terça abr 14, 2009 10:07

hsousa Escreveu:Sim, dá. Basta usar o gsak para converter os ficheiros gpx em ov2 da tomtom, que depois enviarás para a pasta dos mapas.

Por fim, basta ir aos Pontos de Interesse e estarão lá as preciosas coordenadas das caches :)

Para cachar, cachar mesmo... é capaz de não ser o mais recomendado. Dá para fazer routing até à cache, mas depois não tem sistema de off-road, para fazer a aproximação final.
Ora esclarece-te melhor aqui:
http://wiki.geocaching-pt.net/index.php?title=Tipos_de_GPSr
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Guess?who » terça abr 14, 2009 15:26

Dá...Sim senhor!!!
Tiras as caches já em formato TomTom Poi na pagina da gstats e passa para a pasta dos mapas...
Para encontrar a cache...

1º navegar para.... cache
2º quando chegares ao destino fazes:
- navegar mapa...
- localizar» minha localização» áde te aparecer um hexagono a piscar mostrando-te a tua localização exacta...depois leva a seta até á cache...
Ps - se houver uma estrada perto , não te guies pela seta!!!pois ela vai sempre ficar na estrada... Vais actualizando a tua localização guiando o hexagono até este estar em cima da cache...
RESULTA!!!
Fiz 300 e tal caches assim com um One Xl e no maximo dava-me 2m de erro no GZ...
Agora tenho um Oregon e mesmo assim acho que o TomTom por vezes era mais certeiro...

Espero ter esclarecido algo...
Guess?Who , TomTom Fan[*5]
Boas Cachadas :D
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Mensagempor XiNaMaN » quinta abr 16, 2009 23:44

Obrigada a todos! Lá vou eu me aventurar com um Tom tom.

Cumps Boas Cachadas
XiNaMaN
Micro

Mensagempor decas » sexta abr 17, 2009 07:26

Eu sempre cachei com um NDrive em que o sistema é muito semelhante...
E sem problemas... ;)
O que interessa mesmo é ir à luta... ;)
Imagem
decas
Regular

Registado: segunda jan 12, 2009 14:59

Mensagempor braga » terça abr 28, 2009 10:15

Nós também temos usado o tomtom sem problemas nenhum, alias 90% das ultimas caches foram feitas usando o tomtom, claro que estando a beira de uma estrada ele fica meio marado, ou entao tenta-vos atirar ao rio :D mas isso sao promenores :P
Imagem
braga
Micro

Registado: quarta jan 07, 2009 16:09

Mensagempor Diez10 » sábado jun 20, 2009 11:27

90% das minhas caches foi com um TomTom. Apesar de não ser nenhum GPS outdoor, penso que é um equipamento excelente, mesmo para cachar.

Ainda recentemente fui para a Madeira, e mesmo sem os mapas da Madeira, as caches que fiz foi utilizando esse menino. Sempre se comportou à altura.

Por acaso nunca exprimentei importar ficheiros, porque nunca percebi muito bem como isso funciona.
Já agora, se alguém poder explicar duma forma +- simples, para um leigo na matéria, como eu, compreender, desde já fico agradecido.
Imagem
Diez10
Micro

Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Mensagempor alieri » sábado jun 20, 2009 15:40

em diversos locais da net há ficheiros com os mais variados pontos de interesse (POIs) para Tomtom. Além das caches, há POIs de restaurantes, bombas de gasolina, parques de campismo e até cemitérios. E claro, os famosos radares de velocidade. Basta pesquisar o Google.

Normalmente estes POIs têm dois ficheiros com o mesmo nome mas diferentes extensões.
Haverá um ficheiro.jpg e um ficheiro.ov2 . O primeiro é a imagem que vai aparecer no mapa do TT e o outro tem a informação pertinente (listagem com os nomes dos POI, as coordenadas, etc).
Ambos deve ser colocados na pasta do mapa (no meu caso em "PDA" / cartão de memória / Iberia ), e depois é só ligar o Tomtom, ir a Alterar preferências / Gerir PIs e mexer nas definições ao nosso gosto.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor RavenMaster » sábado jun 20, 2009 15:43

decas Escreveu:Eu sempre cachei com um NDrive em que o sistema é muito semelhante...
E sem problemas... ;)
O que interessa mesmo é ir à luta... ;)

e a V9 já tem versão offroad para Geocaching e afins :D
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor FrutosSilvestres » terça ago 04, 2009 12:43

Estamos com uma dúvida semelhante à do colega XiNaMaN, isto é temos acesso ao GPS de estrada Navigon 3100 do meu pai (que eu penso que seja do tipo TOMTOM, se calhar estou enganada...) e gostaríamos de saber se podemos fazer Geocaching através dele enquanto não nos decidimos sobre qual dispositivo GPS comprar, se der sempre será melhor do que ir à aventura só com o trabalho de casa feito e sem gps para ajudar, não?

Se alguém puder dar-nos uma ajudinha sobre o assunto, agradecíamos!

Raspberry & Blackberry
FrutosSilvestres
Micro

Registado: sexta jul 31, 2009 22:50

Mensagempor XiNaMaN » terça ago 04, 2009 14:05

Eu cheguei a tentar cachar com um Tomtom, mas nao deu muito certo porque mal foges da estrada ele fica todo desregulado, aconselho mesmo comprares um gps preciso de mão.

:lol:

FrutosSilvestres Escreveu:Estamos com uma dúvida semelhante à do colega XiNaMaN, isto é temos acesso ao GPS de estrada Navigon 3100 do meu pai (que eu penso que seja do tipo TOMTOM, se calhar estou enganada...) e gostaríamos de saber se podemos fazer Geocaching através dele enquanto não nos decidimos sobre qual dispositivo GPS comprar, se der sempre será melhor do que ir à aventura só com o trabalho de casa feito e sem gps para ajudar, não?

Se alguém puder dar-nos uma ajudinha sobre o assunto, agradecíamos!

Raspberry & Blackberry
XiNaMaN
Micro

Mensagempor Maxado » terça ago 04, 2009 15:45

Guess?who Escreveu:Dá...Sim senhor!!!
Tiras as caches já em formato TomTom Poi na pagina da gstats e passa para a pasta dos mapas...
Para encontrar a cache...

1º navegar para.... cache
2º quando chegares ao destino fazes:
- navegar mapa...
- localizar» minha localização» áde te aparecer um hexagono a piscar mostrando-te a tua localização exacta...depois leva a seta até á cache...
Ps - se houver uma estrada perto , não te guies pela seta!!!pois ela vai sempre ficar na estrada... Vais actualizando a tua localização guiando o hexagono até este estar em cima da cache...
RESULTA!!!
Fiz 300 e tal caches assim com um One Xl e no maximo dava-me 2m de erro no GZ...
Agora tenho um Oregon e mesmo assim acho que o TomTom por vezes era mais certeiro...

Espero ter esclarecido algo...
Guess?Who , TomTom Fan[*5]
Boas Cachadas :D

Mais nada. É assim que tenho feito. Ás vezes custa-me é a orientar o mapa, de resto não falha por muito.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor FrutosSilvestres » terça ago 04, 2009 18:24

Pois, eu tinha lido essa resposta, mas queria confirmar que funcionava para este gps também.

Obrigado.

Raspberry & Blackberry
FrutosSilvestres
Micro

Registado: sexta jul 31, 2009 22:50

Mensagempor Maxado » terça ago 04, 2009 18:28

Vê este tópico:
É parecido com este e ja tem algumas respostas:
http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=10&t=4780&p=74322&hilit=offroad#p74176

Ainda não testei o offroad navigator por isto : You may also navigate to a point, just by giving its GPS coordinates. The coordinates must be given in decimal degrees, with negative values for longitude west of Greenwich and negative values for latitude in the south hemisphere.

Mas tenho que o testar.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes