Torgut... vou partilhar contigo uma coisa muitissimo interessante que embora não tenha a ver com a língua ilustra um pouco o porquê de ter entrado na discussão:
Em 2000, foi escolhida uma comissão de especialistas nas mais diversas áreas para irem apresentar um trabalho em conferencia no Chipre: eu fui apresentar o meu trabalho sobre a educação e cidadania, relacionado com a gestão e a participação dos alunos nas estruturas das escolas. No fundo fui falar sobre a importância da educação. Era ainda aluno do 2º ano na Licenciatura.
O objectivo era criar uma discussão de ponto de partida para a reunificação do Chipre. Estiveram presentes 5 convidados internacionais: eu, uma Americana, uma Austrica, um Grego e o Vice presidente do tribunal europeu dos direitos humanos. Estiveram vários especialistas cipriotas:
-Nesse ano discutia-se o 25 de Abril visto pelos jovens e alguns nem sabiam em que ano tinha sido a revolução. O Conferencista grego tinha a minha idade (23 anos) e ao jantar apresentou-me a visão deles sobre a NOSSA revolução. Quando lhe perguntei porque sabia ele aquilo ele responde: "demos na escola".
Porque raio dão os gregos a nossa revolução na escola? Porque dão história universal.
A americana nada sabia sobre o assunto, mas a Austriaca sabia da revolução e faz parte dos curricula cipriotas

Mas o que achei mais interessante foi haver portugueses que sabiam menos sobre a revolução do que ele que era Grego... percebes?
Uma vez um Inglês (professor) disse-me que os alunos portugueses eram dos mais aceites na universidade lá... porque já sabiam inglês e até falavam bem... quando lhe disse que temos cá 8 anos de Inglês ficou impressionado porque lá, uma segunda língua aprende-se porque eles querem para fins recreativos... ou em cursos de politica internacional ou afins.
Eu quando tenho orgulho em ser português baseio-me nessas pessoas... as que levam a sério a nossa evolução... os outros só nos atrasam ainda mais.
Cá em casa eu falo só Português e Inglês (perdi o alemão) e arranho no espanhol, mas a papaleguina fala 4 línguas para além da nossa (eu também falo a linguagem matemática

) e isso é para mim motivo de orgulho e não me sinto menos portugues por falar outras línguas... aliás... desta discussão já decidi que vou mesmo traduzir todas as minhas caches para a versão bilingue...
Tenta lá traduzir a matrix para português: será a mesma coisa?
Eduardo
PS: para mim não vale a pena discutir mais a questão do nacionalismo...