• Anúncios

O que fazer com o meu GPS.

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

O que fazer com o meu GPS.

Mensagempor RaspaPT » segunda jul 20, 2009 11:11

Ora bem, neste momento sou detentor de um TomTom 730, comprado à menos de um mês. TomTom esse que tem um problemazito: o emissor de FM desliga-se uns segundos depois de ligado. Portanto vou ter de o levar à loja para trocar. Eu comprei este GPS antes de saber o que era o Geocaching. Estava à procura de um GPS para o carro, e para este efeito ele tem-se saído bem.

Agora a questão é: troco por um igual, ou peço o $$ de volta (ainda são 300€) e compro outra coisa mais orientada ao geocaching.

Já andei a ponderar um vista HCx, ou um Oregon 300.

Como se safam estes modelos em estrada? Os mapas são decentes?
A nível de precisão, qual é melhor, o vista ou o oregon?

O que fariam vocês, se estivessem na minha posição?
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: O que fazer com o meu GPS.

Mensagempor Bioengineer » segunda jul 20, 2009 13:30

Vou falar no meu caso. Eu tenho um tomtom one já à uns 2 anos e só à 2 meses é que me deram um garmin legend hcx. Mesmo assim aguentei-me bem durante 2 anos de GC mas também não tenho sido muito activo... tens que ver, se quiseres andar todos os fins-de-semana à caça (também eu queria mas ainda não tenho carta de condução :P) aí aconselho-te a comprares um garmin ou mangellan.

O meu garmin tem a função de navegação na estrada mas é sempre muito difícil (especialmente quando tens que fazer muitas curvas seguidas) devido ao ecrã pequeno e ao facto de não ter voz, não chega aos calcanhares do tomtom neste aspecto.
O tomtom, já deves saber que é óptimo na estrada, razoável para caches afastadas da estrada e terrível para aquelas caches citadinas.

A minha sugestão é que peças o dinheirinho de volta e tentes arranjar um tomtom mais antigo (a minha versão é o primeiro tomtom one e já o comparei com o novo tomtom one XL e a única diferença é o tamanho do ecrã, que por acaso não é muita) no ebay, amazon ou outras lojas online e o dinheiro que te sobrar deve dar para um GPS pró geocaching, também nas lojas online.
Ah! E aos modelos de GPS, não te posso dizer muito, só tenho experiência com o garmin legend hcx e o garmin venture cx do meu irmão. Aconselho-te a arranjar um com a antena de alta sensibilidade, melhor para sitio cobertos (procura pelo "H" nos modelos garmin). Podes também ponderar se precisas mesmo das funções extra de altímetro e bússola do vista ou se um legend te chega para a caçada de tupperwares.
Espero ter ajudado, abraços!
ImagemImagem
Antigo nick: Nekro
Bioengineer
Regular

Registado: domingo jun 10, 2007 13:47

Mensagempor alieri » segunda jul 20, 2009 13:50

Se conseguires passar numa box do Jumbo podes encontrar um Garmin Nuvi 200 por menos de 100 Euros. O Tomtom one também anda perto desses valores.
Com os outros 200 podes comprar diversos GPS para uso no Geocaching, tal como os que já foram referidos. TAmbém podem ser Magellan (e não Mangellan como o mangas anterior referiu :) )
Ficas é sem o emissor FM
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor RaspaPT » segunda jul 20, 2009 14:05

Que se lixe o emissor FM.

E os mapas do garmin, são bons? As actualizações são caras? (Se forem a custo 0, mandem resposta por PM, a informar-me das promoções :twisted: )

Ainda estou meio indeciso. Até porque tenho 2 anos de actualizações no tomtom...
RaspaPT
Small

Mensagempor alieri » segunda jul 20, 2009 14:27

comparando o garmin nuvi 200 da minha cara metade, com o tomtom 7, que tenho no PDA, diria que o primeiro é mais completo. A vantagem do segundo é que há mais coisas disponiveis na net para ele (actualizações e não só), e mais não posso dizer ;)
alieri
Moderador

Mensagempor Bioengineer » segunda jul 20, 2009 14:34

alieri Escreveu:TAmbém podem ser Magellan (e não Mangellan como o mangas anterior referiu :) )

:lol: ooops!
RaspaPT Escreveu:E os mapas do garmin, são bons? As actualizações são caras? (Se forem a custo 0, mandem resposta por PM, a informar-me das promoções :twisted: )

LOL! PM enviada então...
Cumps
ImagemImagem
Antigo nick: Nekro
Bioengineer
Regular

Registado: domingo jun 10, 2007 13:47

Mensagempor Sagitario » segunda jul 20, 2009 15:59

Ora bem! Já vistes isto?, é mesmo aqui no forum na secção de software.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Maxado » segunda jul 20, 2009 18:16

RaspaPT Escreveu:Ainda estou meio indeciso. Até porque tenho 2 anos de actualizações no tomtom...

Eu ando com o meu TomTom One que tem 2 anitos e ele sai-se bem até ver. Quanto as actualizações grátis (que eu não tenho), ainda antes de ontem actualizei o navtec do meu pro mais recente coloquei-lhe o mapa Iberico mais recente a "borliux" [*5]
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor pirata playmobil » segunda jul 20, 2009 21:58

Pois te posso dizer tambem tinha um tom tom e agora tenho um oregon 300 e estou completamente satisfeito, pois agora mais que nuncanca vou a locais que penso que não iria com o outro.
pirata playmobil
Regular

Registado: segunda mai 28, 2007 21:16

Mensagempor Torgut » segunda jul 20, 2009 22:11

RaspaPT Escreveu:O que fariam vocês, se estivessem na minha posição?

Comprava outro GPS para Geocaching, com a única exigência de ter um interface para ligar ao computador. Não prescindo do meu TomTom para me deslocar em estrada, quer ande às caches quer vá a qualquer outro lado, e não concebo fazer-se Geocaching com uma unidade desenhada para navegação em estrada.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RaspaPT » terça jul 21, 2009 09:22

Pois, isso seria o ideal. No geral, para estrada estou bastante contente com o TomTom. Tem umas features engraçadas, e porta-se bastante bem. Para geocaching não é o melhor, mas já encontrei algumas caches com ele. Houvesse dinheiro, e comprava outro gps só para geocaching. Mas fazendo contas à vida, neste momento não posso gastar 400/500€ este mês só em GPS, se bem que estou com algumas esperanças que a empresa onde trabalho me mande para fora de PT (onde as ajudas de custo são abusadoramente altas). Se isto se confirmasse, comprava um vista ou um oregon, trocava o meu TT por outro igual, e resolvia o meu problema dos GPS por alguns anos.

Vamos lá ver como corre. Ainda tenho quase duas semanas para decidir o que fazer.

Já agora aproveito para agradecer ao pessoal que mandou PM's :D
RaspaPT
Small

Mensagempor RavenMaster » terça jul 21, 2009 09:29

Torgut Escreveu:
Comprava outro GPS para Geocaching, com a única exigência de ter um interface para ligar ao computador. Não prescindo do meu TomTom para me deslocar em estrada, quer ande às caches quer vá a qualquer outro lado, e não concebo fazer-se Geocaching com uma unidade desenhada para navegação em estrada.

Foi o que fiz também.
Tenho um Nuvi para estrada e um Legend HCx para "mato".
Tanto um como outro recebem o mesmo formato de ficheiro de POI's (CSV ou GPX), têm a excelente cartografia Navtec que a Garmin utiliza (actualizada a cada três meses) e caso me esqueça do Legend ou não o tenha comigo, estes Nuvi tem um modo enhanced pedestre para me levar às caches de qualquer maneira :D
Isto, para além de ter avisos de caches por perímetro, o que é óptimo para: "olha ali uma cache drive-in, para o carro"
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor alieri » terça jul 21, 2009 10:59

estes Nuvi tem um modo enhanced pedestre para me levar às caches de qualquer maneira

E com esta macro para os Nuvi tens os dados das caches lá metidos também :-)
alieri
Moderador

Mensagempor Torgut » terça jul 21, 2009 11:07

RaspaPT Escreveu:neste momento não posso gastar 400/500€ este mês só em GPS

Eu falei ter como única exigência poder-se ligar ao PC, o que significa uns 100 Euros, é diferente. Para fazer GC, basta a setinha a apontar, a indicação da distância e já agora a accuracy, o que todos têm. Melhor que andar de TomTom, quer pelas possibilidades efectivas quer pela solidez. O GPS de Geocaching leva porrada, bate em rochas, cai ao chão. Os de mão estão preparados para isso, os de navegação, não. Nem têm autonomia energética.

Há muitas diferenças entre fazer uma cache com TomTom e fazer uma cache sem GPS de todo?
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor schreit » terça jul 21, 2009 13:13

Eu tenho um Nuvi 200 que é o mais fraquinho da Garmin para estrada, mas todas as caches que fiz até hoje, que não são muitas (41) foram feitas com ele, e algumas no "meio do mato".
Claro que sem antena externa e "setinha", torna-se mais complicado chegar, mas diz-me sempre a distancia que falta para a cache em modo pedestre e fora de estrada e com perseverança lá tenho chegado no meio de arvores e afins. :lol:
Por isso... "Podia fazer geocaching sem um gps de geocaching?? Podia com o meu Nuvi 200, mas não é a mesma coisa!" :lol: :lol:

Saudações Cordiais a todos.
Imagem
schreit
Micro

Registado: segunda mai 04, 2009 01:35

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes