• Anúncios

Logs minimalistas: moda passageira ou para ficar?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Logs minimalistas: moda passageira ou para ficar?

Mensagempor vasconde » sexta jul 10, 2009 23:26

truta Escreveu:Penso que os logs minimalistas não são mais do que uma consequência da grande quantidade de caches que existe actualmente.
Vou dar um exemplo fictício: numa determinada zona remota existiam 5 caches, o pessoal ia lá e não havendo outras caches por perto regressava a casa e tinha 5 logs para fazer. Actualmente nessa zona existem 10 caches e mais 10 ao longo do trajecto. Ou seja, quem vai lá agora quando regressa a casa tem 20 logs para fazer.
Depois também se trata de uma questão estatística. Há muito mais geocachers do que havia antes e por isso é natural que os logs minimalistas sejam cada vez mais, embora também acredite que a proporção tenha aumentado...

Falando agora dos logs em si, para além de alguma falta de consideração para com o owner também o são para com os outros visitantes porque os logs também são um meio para nos ajudar nas caches que custam mais a encontrar.

Se, na página de uma cache, os logs mais recentes não tiverem qualquer informação útil quem faz uma pocket query ou quem imprime a página deixa de ter acesso a logs mais antigos que podem ter pistas importantes mas que passaram para "baixo", o que não deixa de ser "chato"...

Admito que sempre que vou fazer uma cache dou uma vista de olhos aos últimos logs para ver se saco mais informação, mas em principio toda a informação para encontrar a cache deverá estar na própria página.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor z3r0_ » sábado jul 11, 2009 02:32

Boas,

por acaso também detesto esses log's curtinhos... Quando visito uma cache tento sempre descrever a forma que usámos para por exemplo evitar muggles, ou as dificuldades que passámos para a encontrar. Faço sempre também uma tradução para Inglês para ajudar algum "estranja" que a tente fazer depois de mim. Finalmente, faço uma avaliação pessoal da cache, contudo tenho em conta que nem que seja para colocar uma micro teve que haver gasto de tempo, dinheiro e paciência para todo esse processo por isso nunca classifiquei uma cache como sendo negativa... A vontade que me dá é apagar esses log's minimalistas imediatamente. Numa cache mistério minha, alguns até se esquecem de preencher o requisito tal não é a pressa de aumentar o número de caches encontradas... Enfim... O que vale é que alguns geocachers que apareceram à pouco tempo como eu, ainda aprenderam alguma coisa com a malta que já cá andava, e à que saber respeitá-los e não ter a mania que somos grandes por andar no monte com um gps na mão...
ImagemImagemImagemImagem
z3r0_
Small

Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Mensagempor Mikron » domingo jul 12, 2009 17:04

Boas

Eu pela minha parte não gosto de fazer logs minimalistas.

Não porque isso vá agradar mais ou menos ao owner da cache mas sim porque fica como um diário dessa visita para mais tarde recordar.

Agora, por vezes tenho que fazer alguns logs minimalistas por varias razões.

Ou porque são caches colocadas apenas para o numero, tais como as "One For The Road" Series, e outras afins.
Ou porque o owner e muito susceptível e qualquer coisa que diga (ou mesmo que não diga) dá azo a outras interpretações que só a cabeça do owner imagina.
Ou porque há owners tão picuinhas e cheios de preciosismos que pedem para mudar os logs apenas porque não concordam com o seu conteúdo.
Ou porque há owners que não admitem criticas nas suas caches.
Ou porque....

Ou seja, como há muitos "porques" prefiro muitas vezes não ter que aturar alguns owners "chatinhos" e para não dar azo a grandes conversas prefiro apenas o famoso TFTC ou deixar mesmo o log em branco.
Editado pela última vez por Mikron em segunda jul 13, 2009 00:08, num total de 1 vez.
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor truta » domingo jul 12, 2009 18:44

Mikron Escreveu:Boas

Eu pela minha parte não gosto de fazer logs minimalistas.

Não porque isso vá agradar mais ou menos ao owner da cache mas sim porque fica como um diário dessa visita para mais tarde recordar.

Essa é uma das virtudes do geocaching.
Quando fazemos um log estamos a registar um pouco da história da nossa vida (embora se perca alguma privacidade...).
Já tenho ido ao site do GC quando me quero lembrar por exemplo em que data fiz umas mini-férias num determinado local.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor manelov » domingo jul 12, 2009 21:42

Muitos dos que fazem geocaching e não possuem caches, não se apercebem de que os logs são importantes para os donos das caches, e pensam nos logs como um mero pro-forma para terem mais umas na conta.
Como a maior parte não frequenta estes foruns, é dificil fazer-lhe chegar esta informação.

Para tentar dar a entender que os logs são importantes, pusemos o seguinte HTML na Short Description de todas as caches do team manelov:

<p><marquee bgcolor="cyan"><strong>Geocaching is not only Founds.
Please, make interesting logs.</strong></marquee></p>

Fica aqui para alguém que não saiba fazer o HTML poder modificar (ou não) e ,caso o deseje, pôr nas suas caches.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor Torgut » segunda jul 13, 2009 02:43

alieri Escreveu:E para que te serve isso se depois vamos a todas as caches na mesma, nem que seja para "limpar" aquela zona? Em férias longe de casa, deixarias de procurar uma cache mal classificada mas num sitio fantástico?
[...]Por isso sou contra a criação de tal sistema.

1) Não é verdade; quer dizer... não é rigorosamente verdade. Pode suceder na tua área de residência, mas em tour e no estrangeiro não podes ir a todas, logo, a classificação é uma excelente ferramenta de pré-selecão.

2) O IMDB, para citar apenas um exemple, apresenta classificações e muitas críticas aos filmes. Não é incompativel, e per se não deveria ser razão para se concluir por não se ser contra tal sistema. Olha... em última instância, para quem não se interessa, mal não faz. Para quem se interessa seria uma mais valia.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Golag Team » segunda jul 13, 2009 23:29

Não pude deixar de comentar este tópico, para quem escreve e passo a citar
"De resto, a personalidade que tal atitude revela faz-me crer que essas criaturas ou não têm caches criadas ou se o têm deve ser uma ou duas. Isto por regra, claro. De forma que a "represália" ameaça ficar-se à nascença por um projecto irrealizável.
No meu caso, sentindo exactamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, e uma vez que as actuais guidelines não permitem forçar quem cria tais logs, das duas uma: ou arquivarei as minhas caches para não ser sujeito a tal tratamento, ou passo-as todas as "mistério", sendo que o único mistério que a criatura do lado de lá terá que resolver, é o do paradeiro da sua educação, especificamente a sua consideração pelos outros. Coisa que aparenta ser díficil para "geocachers" como o"Comutar" que correu toda uma tour a "TFTC"."
e a seguir faz o seguinte nas caches do powertrail da Arrábida Fóssil e passo a citar "June 23 by Torgut (2104 found)
Cache encontrada." ou "June 23 by Torgut (2104 found)
Cache não encontrada."
Ora fartou-se de falar nos logs e de descrever a sua experiencia, é fácil de falar dos outros, mas não seria melhor corrigir-se a si próprio primeiro? [:O]
Golag Team
Micro

Registado: quarta ago 01, 2007 10:25

Mensagempor ajsa » terça jul 14, 2009 07:36

:pop:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor kidloco » terça jul 14, 2009 08:12

Ok, façam como eu, dissociem o proprietário da cache da mesma, não gostam dele ou dela, não interessa, o que está em causa é a vossa experiência na busca da mesma, se gostaram ou não, escrevam um log de acordo com isso, é claro, evitando ser ofensivos e não introduzindo spoilers, o resto não interessa nem ao menino Jesus e não passa de problemas de crescimento e educação.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor Jesus » terça jul 14, 2009 08:18

kidloco Escreveu: o resto não interessa nem ao menino Jesus.

Não percebi essa oh Sr. Paulo... :lol: :lol: :lol:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor Torgut » terça jul 14, 2009 08:38

Golag Team Escreveu:Não pude deixar de comentar este tópico, para quem escreve e passo a citar
[...]Ora fartou-se de falar nos logs e de descrever a sua experiencia, é fácil de falar dos outros, mas não seria melhor corrigir-se a si próprio primeiro? [:O]

Ora aqui está um exemplo do crescimento a martelo do Geoacaching. Quando se chega e não se aprende, costumes, técnicas, tradições, hábitos, convenções, depois escreve-se, e sai destas coisas. Ah! E escreve-se mas escreve-se minimalisticamente, pois claro. Num tópico onde os do costume escrevem, explicam, fundamentam, baseiam - quer estejam de acordo ou não - é chegar e botar duas linhas, num exemplo de participação a ilustrar, de forma paralela, aquilo de que estávamos precisamente a falar. Para além do ataque pessoal, o que ficou, para reflexão da comunidade? O que se tem a dizer sobre o tema? Para já, nada. Tais logs, tais posts. Mas dizia eu, citando algo que escrevi noutro local:

"Os logs minimalistas com a mensagem implícita "acho que esta cache é uma bosta" são uma técnica ancestral de o dizer sem dar ao owner pretexto de se encapelar, e, noutros tempos, eventualmente apagar o log. Isto sei eu, eventualmente saberás tu, assim como sabem alguns Geocachers dos tempos em que se conseguiam absorver os novos practicantes, dando-lhes um enquadramento teórico dos costumes, processos e técnicas adequadas à prossecução com niveis de qualidade do Geocaching."

Claro que o "sabes tu" que se pode ler no texto, não se refere ao elemento que deixou ai duas linhas no último post.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor kidloco » terça jul 14, 2009 08:46

Jesus Escreveu:

Hugo, não deixas escapar uma :-D

Bem, a ti claro que interessa [;)]
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor ajsa » terça jul 14, 2009 09:18

kidloco Escreveu:
Jesus Escreveu:

Hugo, não deixas escapar uma :-D
Bem, a ti claro que interessa [;)]

Á pois interessa, ele deixou de ser menino há uns anitos, aliás...
Olha ó Jesus, não estás quase a fazer 33 anos?

De novo no tópico, se já não é possível (excepto nas EC) obrigar a escrita adicional nos logs das caches, o resultado é óbvio:

os logs minimalistas, qualquer que seja o seu objectivo, propósito, interesse ou qualquer outra coisa que lhe queiram chamar, vieram para ficar!

Escreve-se um log deste tipo porque não têm tempo;
Porque não se gostou da cache e não se quer provocar o owner;
porque não se encontrou a cache e não se quer escrever sobre o assunto;
porque não se dão bem com o owner e não estão para aí virados;
porque não há nada para escrever;
porque qualquer razão que seja...
...simplesmente não lhes tira a qualidade do que são: Logs minimalistas; O resto são desculpas, teorias da treta, ensaios do passado!

É disso que se está a falar, do log, não das razões e como tal julgo que não vale mesmo a pena bater mais no ceguinho porque por isto ou por aquilo estes existiram, existem e continuarão a existir!
Ficou demonstrado que ninguém gosta deles!
Ficou claro quais as suas razões!
Resta deixar ao cuidado de cada um avaliar se as suas razões são válidas, se gosta de os receber, eventualmente pelas mesmas razões, e se vale a pena mudar!

Vamos mas é fazer geocaching e logo se pensa nos logs. :)
ajsa
Extra Large

Mensagempor caixeiro_viajante » terça jul 14, 2009 09:24

definitivamente é neste tópico que está o segredo das novelas da TVI... :lol:

ajudem estes senhores por favor...http://www.youtube.com/watch?v=ZRx7VAMFJXg
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor ajsa » terça jul 14, 2009 09:36

caixeiro_viajante Escreveu:definitivamente é neste tópico que está o segredo das novelas da TVI... :lol:

ajudem estes senhores por favor...http://www.youtube.com/watch?v=ZRx7VAMFJXg

HAHAHAHAHAHA
:lol: :lol: :lol: :lol:
:pop: :pop: :pop: :pop:
ajsa
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes