• Anúncios

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor btrodrigues » segunda jun 29, 2009 18:58

Faço este post a pedido da MissJenn. Optei por não o traduzir como me era pedido, visto que o texto é bem claro. Caso tenham alguma dúvida, contactem-me a mim ou à MissJenn pelo perfil do geocaching.com.

Para as restantes questões que eventualmente possam surgir na vossa relação com a Groundspeak, eu e o Hugo (Sup3rFM) estamos ao vosso dispor para ajudar. Para as demais criancices, deixem-se estar onde estão.

(Ah, estava para pedir licença para publicar isto, mas carreguei no "submit" antes do tempo - atirem o post para onde judas perdeu as botas agora. E já agora, isto é provocatório mesmo: posso ter a minha assinatura de volta? tá-me a dizer "You are not authorised to define a signature.")

Bruno Rodrigues (aka btrodrigues)
geocaching.com volunteer

Dear Portuguese geocaching community,

I am the Groundspeak Lackey known as MissJenn.
http://www.geocaching.com/profile/?guid ... 9deee05b3b
I have asked btrodrigues to post this information on my behalf. (Thanks, Bruno!)

Groundspeak has become aware of a great deal of confusion caused by incorrect information. Let me tell you the facts in order to clarify the situation:

1 – There is absolutely no lackey named Edouard.
2 – There is absolutely no “Geocaching.com French Department”
3 – Someone created an email with the fake return address of contact@geocaching.com – When the recipient got this dishonest email and responded, of course that was delivered to the real contact@geocaching.com . Groundspeak did not send that dishonest message.
4 – EarthCache reviews and guidelines are managed centrally (for the entire world) by the account “geoaware.” They use the same guidelines no matter where you are or your EarthCache are located.

I would be happy to clear up any other confusion about this situation.

Best Regards,
----

Jenn Seva (aka MissJenn)
Groundspeak, Inc. --- The Language of Location
http://www.groundspeak.com
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor SMF Team » segunda jun 29, 2009 19:27

A Sra. também te pediu para colocar o que escreveste com letras pequeninas? :-D

SMF Team
Editado pela última vez por SMF Team em segunda jun 29, 2009 20:50, num total de 1 vez.
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor Kinder » segunda jun 29, 2009 20:27

Um pouco de off-topic.

Eu tinha algumas das minhas caches com partes traduzidas para o Inglês mas ultimamente sempre depois duma explicação turística sobre uma determinada região em Português, adicionei em baixo um link que redireccionava para uma página com toda a informação em Inglês. Posso dizer que já deu os seus frutos.

Pois recebi o seguinte log dum Sueco que veio cá a terras Tripeiras:

"Location: Porto, Portugal
m0rt found Ascensor da Ribeira (Traditional Cache) at 6/27/2009

Log Date: 6/27/2009
An easy find (well, after climbing the wrong stairs), but I was too late to pick up the TB. TFTC.

And thank you very much for translating to English. Geocaching in Portugal was not fun at all, due to the untranslated caches.
"

:D :D :D Isto só para dizer que por vezes compensa ter nem que seja apenas o essencial em Inglês. Eu faço-o e continuarei a faze-lo. [:D]

Desculpem o incomodo que possa ter causado com este post.
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor PLnauta » segunda jun 29, 2009 21:31

A minha experiência no estrangeiro (curta), na Bélgica e na Noruega ilustra bem o que é fazer geocaching sem conhecer minimamente a lingua.

Na Bélgica (Antuerpia) as caches tinham textos exclusivamente em ??? aquela lingua que eles usam. Vi-me á nora e fiz sete caches, muito com a ajuda do Moloko que andava por lá na mesma altura.

Na Noruega, todas as caches, TODAS, tinham um pequeno texto em inglês tornando-as todas, TODAS, acessíveis e realizáveis. Mesmo as mais dificeis eram realizáveis e pude levar trabalho de casa bem feito tendo tido uma experiência muito agradável visistando locais excelentes.

A minha conclusão é -> Tenho de colocar textos em Inglês nas minhas caches!!!!!

Posso não permitir a todos o acesso a toda a informação, mas pelo menos julgo que o simples facto de ser possível realizar a cache ou avaliar a sua real dificuldade/interesse é algo que devemos possibilitar em maior grau a quem nos visita.

Paulo
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor SUp3rFM » segunda jun 29, 2009 21:34

Não tenho intervido na discussão porque, desde o início, esta história me pareceu demasiado rocambolesca para ser verdade.

Factos:

- O Ajsa faz um DNF numa cache em que a sua descrição, hint e tudo o mais, não o ajuda a encontrar a cache. O log, na minha opinião, não tem nada demais.
- O owner apaga-o. Responde. Falta de encaixe? Maturidade? Talvez.
- O Ajsa volta a escrever, é apagado de novo. Aparecem a linguagem mais ríspida de parte a parte.
- A Groundspeak intervém e pede calma aos dois, em português "tenham juízinho...". O Ajsa, consciente que não valia a pena, dá por encerrado o assunto.
- No entanto, o Ajsa recebe uma mensagem proviniente de um tal departamento francês do "Geocaching", escrito por um tal Edouard, num inglês macarrónico. (é aqui que começo a ter certezas que algo está realmente mal).

E, é por esta altura, que lhe salta a tampa (certo, António? ;)).

Compreensivelmente, acho que a tampa nos saltaria. Pelo menos, a quem não conhecesse com alguma profundidade a estrutura da Groundspeak.

Como se veio a provar aqui, pelo post do btrodrigues, e também aqui, o mail recebido pelo Ajsa do tal departamento francês foi forjado!

Aqui, nesta thread, podem-se ler diversas considerações. Se tivesse que retratar as conclusões tiradas nesta thread, até à posição oficial da GSP, diria que se tratava de uma multidão com archotes e paus. Prontas para linchar quem lhe aparecesse à frente.

Sem querer ser paternalista, convém não tirar conclusões precipitadas como tal aconteceu. Não se perde nada em tentar esclarecer o assunto. Evitava-se muita coisa.

Se houver necessidade de mais esclarecimentos, contactem-me ou ao btrodrigues. Ou, se preferirem, a Groundspeak através dos contactos conhecidos.

SUp3rFM
Hugo Silva
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor PLnauta » segunda jun 29, 2009 21:39

SUp3rFM Escreveu:Não tenho intervido na discussão porque, desde o início, esta história me pareceu demasiado rocambolesca para ser verdade.

Factos:

- O Ajsa faz um DNF numa cache em que a sua descrição, hint e tudo o mais, não o ajuda a encontrar a cache. O log, na minha opinião, não tem nada demais.
- O owner apaga-o. Responde. Falta de encaixe? Maturidade? Talvez.
- O Ajsa volta a escrever, é apagado de novo. Aparecem a linguagem mais ríspida de parte a parte.
- A Groundspeak intervém e pede calma aos dois, em português "tenham juízinho...". O Ajsa, consciente que não valia a pena, dá por encerrado o assunto.
- No entanto, o Ajsa recebe uma mensagem proviniente de um tal departamento francês do "Geocaching", escrito por um tal Edouard, num inglês macarrónico. (é aqui que começo a ter certezas que algo está realmente mal).

Compreensivelmente, acho que a tampa nos saltaria. Pelo menos, a quem não conhecesse com alguma profundidade a estrutura da Groundspeak.

Como se veio a provar aqui, pelo post do btrodrigues, e também aqui, o mail recebido pelo Ajsa do tal departamento francês foi forjado!

Aqui, nesta thread, podem-se ler diversas considerações. Se tivesse que retratar as conclusões tiradas nesta thread, até à posição oficial da GSP, diria que se tratava de uma multidão com archotes e paus. Prontas para linchar quem lhe aparecesse à frente.

Sem querer ser paternalista, convém não tirar conclusões precipitadas como tal aconteceu. Não se perde nada em tentar esclarecer o assunto. Evitava-se muita coisa.

Se houver necessidade de mais esclarecimentos, contactem-me ou ao btrodrigues. Ou, se preferirem, a Groundspeak através dos contactos conhecidos.

SUp3rFM
Hugo Silva

E, acrescento eu, não será possível ver com mais assiduidade a tua participação aqui no forum pt. Eu, pelo menos, não tenho qualquer vergonha em dizer que sinto a falta dos posts de muita gente....

PL
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor ajsa » segunda jun 29, 2009 22:11

SUp3rFM Escreveu:

Afirmativo! :)
Mas, agora, com a resposta mais elucidativa da GS, da qual apenas tinha recebido um "...não devo acreditar em tudo o que ler" que não me satisfaz minimamente, esta sim, veio mesmo da GS, tornando as coisas um pouco mais claras mas subsistindo algumas dúvidas.

Na altura, tal como o BT, verifiquei os headers das mensagens e, quer a primeira mensagem do Zekiller, quer a mensagem do logrado departamento francês vinham do mesmo mail server: 85.4.215.254 contrariamente ao 66.150.167.157 correspondente ao mail server da GS nos USA.

Ok, dizem vós, está então claríssimo que é uma mensagem forjada!
Não, não está! Como poderia este Zekiller saber o Ticket ID da primeira mensagem enviada pela GS?

Os factos apontam no sentido da desconfiança: IP'S dos mailservers (europeus) iguais; Conhecimento do Ticket ID; Mensagem dum departamento logrado, Trace ao destino a apontar para o 66.150.167.157; qual o resultado?

Mais, denuncio que o tal Zekiller, tal como vários reviewers e voluntários, deveria dar o exemplo na sua postura, no seu perfil e na sua conta que indica ser um Basic Member.
Dois dias depois o Zekiller é Premium Member!

Caros amigos, é estranho muito estranho, é esquisito muito esquisito, o inglês não é o melhor mas convém recordar que essa é exactamente a sua lacuna.
Como é possível a GS tolerar tal difamação?
Como é possível a GS permitir a alguém de mancha o seu bom nome no seio da comunidade se torne Premium Member? São mais alguns dólares que compram a resolução do problema?

OK, se, a GS o contactou em simultâneo, uma possibilidade para o Zekiller tomar conhecimento do Ticket ID, seria muito útil que tal comunicação fosse dada a conhecer mutuamente, o que não aconteceu.

Acredito vivamente que seja tudo falso e não passe de actos ilícitos deste Zekiller (quem mais teria interesse?)...
Acredito na idoneidade da GS, nem sequer coloco isso em causa.

Mas a sua resolução não deveria passar apenas por esta mensagem. O prevaricador, o que forjou informação, o que manchou ao nome da GS continua na maior e até já é Premium Member.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor hugonluz » segunda jun 29, 2009 22:54

Olá a todos,

que novela!

ajsa Escreveu:
Na altura, tal como o BT, verifiquei os headers das mensagens e, quer a primeira mensagem do Zekiller, quer a mensagem do logrado departamento francês vinham do mesmo mail server: 85.4.215.254 contrariamente ao 66.150.167.157 correspondente ao mail server da GS nos USA.

Ok, dizem vós, está então claríssimo que é uma mensagem forjada!
Não, não está! Como poderia este Zekiller saber o Ticket ID da primeira mensagem enviada pela GS?

Será que a GS não enviou essa mensagem para os dois? Ou fez um 'quote' de uma mensagem do Ajsa quando contactou esse Zé Killer?

ajsa Escreveu:Como é possível a GS tolerar tal difamação?
Como é possível a GS permitir a alguém de mancha o seu bom nome no seio da comunidade se torne Premium Member? São mais alguns dólares que compram a resolução do problema?

Hmmm, a Groudspeak deve ter mais que fazer, além de estar a procurar alguém infantil a mandar e-mails ofensivos a outros users...

Mas o que me faz escrever este post é mais o que se passou em consequência do episódio do Ajsa:
No meio disto tudo, o que me preocupou mesmo foi a ignorância de alguns comentários entre os últimos 97 posts. Especialmente o enaltecimento do nosso 'orgulho' e da nossa 'superioridade' em relação às outras culturas, tudo baseado numa cache infeliz e na atitude mal educada de um único suiço (que a certa altura, até já podia ser francês, espanhol ou alemão, ou mesmo todos os franceses, espanhois ou alemães). Depressa choveram casos de outros 'estrangeiros' que só demonstram como o nosso Portugal é que é bom e que os outros não prestam. Isto, se não é Estado Novo, parece. Apre! [:(!]

É pena, mas parece que no geocaching temos de tudo. Cheguei há pouco e já descobri (chocado) que não vou alinhar em tudo. [B)]

Boas cachadas.

Hugo
Imagem
hugonluz
Micro

Registado: quinta dez 25, 2008 15:02

Mensagempor SUp3rFM » segunda jun 29, 2009 23:14

ajsa Escreveu:Ok, dizem vós, está então claríssimo que é uma mensagem forjada!

Recebeste o mail da Groundspeak a pedir calma aos dois, certo? Ora, o mesmo mail foi também enviado para o Zekiller. Foi por isso que teve conhecimento do Ticket ID referente à situação.

ajsa Escreveu:Os factos apontam no sentido da desconfiança: IP'S dos mailservers (europeus) iguais; Conhecimento do Ticket ID; Mensagem dum departamento logrado, Trace ao destino a apontar para o 66.150.167.157; qual o resultado?

Forjado. Claro. Mas, eu fiquei desconfiado pela postura. Pela linguagem, pela ligeireza dos argumentos... E, por saber que essa não pode ser a postura de um colaborador da Groundspeak.

ajsa Escreveu:Mais, denuncio que o tal Zekiller, tal como vários reviewers e voluntários, deveria dar o exemplo na sua postura, no seu perfil e na sua conta que indica ser um Basic Member.

Caros amigos, é estranho muito estranho, é esquisito muito esquisito, o inglês não é o melhor mas convém recordar que essa é exactamente a sua lacuna.

Se ele passou a PM foi porque entretanto o solicitou. No entanto, o caso ainda não está terminado. Calma. Tudo está a ter andamento. Sem revelar pormenores antes do tempo, posso afirmar com certeza que a Groundspeak não irá tolerar o comportamento. Seja de um basic ou premium member.

ajsa Escreveu:OK, se, a GS o contactou em simultâneo, uma possibilidade para o Zekiller tomar conhecimento do Ticket ID, seria muito útil que tal comunicação fosse dada a conhecer mutuamente, o que não aconteceu.

Se tal acontecesse, era de esperar respostas do género "Foi ele que começou...".

ajsa Escreveu:Acredito vivamente que seja tudo falso e não passe de actos ilícitos deste Zekiller (quem mais teria interesse?)...

Ele. Apenas.
ajsa Escreveu:Acredito na idoneidade da GS, nem sequer coloco isso em causa.

Acredito que genuinamente acredites nisso. Mas, tenta ser um pouco mais imparcial e começa por ler o título, os teus posts e os posts de muitos... ;)

ajsa Escreveu:Mas a sua resolução não deveria passar apenas por esta mensagem. O prevaricador, o que forjou informação, o que manchou ao nome da GS continua na maior e até já é Premium Member.

Reforço: O facto de ser Premium Member não irá ajudar em nada. Fica atento aos desenvolvimentos.

SUp3rFM
Hugo Silva

P.S. PLnauta, agradeço a referência. Por razões que não são chamadas ao caso, só estou a participar no fórum utilizando o "chapéu" de colaborador da Groundspeak, e por achar que as responsabilidades que tenho neste momento devem ter o maior número de contactos possíveis com a comunidade. Quanto ao resto... Já foi tempo. :)
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor Torgut » segunda jun 29, 2009 23:27

Kinder Escreveu:Pois recebi o seguinte log dum Sueco que veio cá a terras Tripeiras:

"Location: Porto, Portugal
m0rt found Ascensor da Ribeira (Traditional Cache) at 6/27/2009

Log Date: 6/27/2009
An easy find (well, after climbing the wrong stairs), but I was too late to pick up the TB. TFTC.

And thank you very much for translating to English. Geocaching in Portugal was not fun at all, due to the untranslated caches.
"

Bem, seguindo a lógica enviuzada de muita gente, agora esse sueco deve chegar lá a casa e apagar as versões em inglês de todas as suas caches, que isso de baixar as calças aos estrangeiros que o tratam tão mal não está com nada. Há que retaliar, afinal de contas!

Mas por acaso o comentário dele até é bem parvinho. Ou então nunca saiu da sua gruta platónica até hoje e não faz ideia do que é o mundo fora da Suécia. Está a fazer algo que o zé povinho gosta muito: de particularizar algo de mau como português, quando na realidade é uma praga (quase) global.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Insano » terça jun 30, 2009 07:31

Isto, se não é Estado Novo, parece. Apre!

Caso não te recordes... mas se calhar a culpa é da ignorância dos outros... o Estado Novo defendia o "orgulhosamente sós".... a superioridade apontada por mim e alguns, é mesmo a postura de saber receber e não ter qualquer recalcamentos de identidade como nação, com necessidade de a expressar em exagero...

Mas sim... os velhos do restelo ainda existem...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor SUp3rFM » terça jun 30, 2009 08:07

ajsa Escreveu:Mais, denuncio que o tal Zekiller, tal como vários reviewers e voluntários, deveria dar o exemplo na sua postura, no seu perfil e na sua conta que indica ser um Basic Member.
...
...
Acredito vivamente que seja tudo falso e não passe de actos ilícitos deste Zekiller (quem mais teria interesse?)...
Acredito na idoneidade da GS, nem sequer coloco isso em causa.

Mas a sua resolução não deveria passar apenas por esta mensagem. O prevaricador, o que forjou informação, o que manchou ao nome da GS continua na maior e até já é Premium Member.

António e restantes,

Tal como ontem à noite indiquei, o assunto estava a ser tratado. E já foi.

Ora vejam aqui.

ZeKiller

Last Visit: Monday, June 29, 2009
Status: Banned Premium Member
Email Address: The "send message" feature is disabled because this user is currently banned.
...

SUp3rFM
Hugo Silva

Ser Premium Member não o safou de nada. Aliás, ele deve ter pensado que ao ser PM se safava de algum tipo de sanção.
SUp3rFM
Extra Large

Mensagempor ajsa » terça jun 30, 2009 08:57

Julgo que não existia outra alternativa, era demasiado grave!

Para encerrar o assunto de uma vez por todas, deixo um mail (retirei a assinatura) que recebi dum suíço como demonstração que como em todo lado, existem as maças estragadas mas felizmente a maioria são excelentes (e acreditem que não é um caso isolado)

Hello ajsa

Thanks for visiting so many of my caches in Switzerland. I'm pleased you had much fun finding them.

Thanks a lot for your invitation! I look forward to visit you and hopefully visit some of your caches during my next stay in wonderful Portugal. At this time I just don't know when it will be.

Greetings and best wishes from Switzerland

Como moral da história:

Vale a pena permitir o acesso à informação a todos os geocachers!
Vale a pena ser cordial!
Vale a pena receber todas as criticas, mesmo as que não gostamos!
Vale a pena ser honesto!
Vale a pena ser feliz!

Certamente que já não serei o mesmo, tentarei mudar ainda mais no sentido de maior receptividade, continuarei a desenvolver esforços para que nas minhas caches exista uma tradução em inlgês do seu conteúdo.
Façam o favor de ser felizes.

Caso encerrado, obrigado a todos!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor vasconde » terça jun 30, 2009 22:17

THE END :D
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor mrwho » quarta jul 01, 2009 07:03

O meu inglês não é perfeito, mas coloco aqui ao dispôr os meus préstimos para traduzir, no melhor das minhas capacidades, quaisquer texto que algum colega geocacher pretenda colocar em inglês na sua cache.
Não garanto tempo de entrega nem perfeição na tradução, mas se alguém quiser usufruir desta possibilidade, basta mandar-me um PM. :)

A ver se tornamos Portugal mais convidativo para o geocacher estrangeiro - a economia até agradece! :)
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes