• Anúncios

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor Insano » quarta jun 24, 2009 17:41

Acho que esta história só revela mais uma vez, a superioridade intelectual e cultural portuguesa, no que alguns acham rebaixamento, não é mais do que saber receber, saber adaptar-se aos outros. A nossa língua tem mil anos... não precisa de mais promoção (apesar dos atropelos [:P] ).

Como o Ricardo disse e bem... era caso para dizer "só em Portugal", mas a verdade é mesmo essa... lá fora... há mto chauvinismo recalcado por sentimentos de inferioridade.

Asja... "c#$%#% e bota para a frente".
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor tmob » quarta jun 24, 2009 17:43

NecaXing Escreveu:
tmob Escreveu:
NecaXing Escreveu:Sinceramente, a minha alma está parva. È por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

Combater a parvoíce com estupidez, well done!

Se achas que é estupidez, é a tua opinião, vale o que vale. Eu tenho a minha. Ao publicar uma cache apenas em português não estou a infrigir as regras, só la vai quem quer. Esquecem-se que pode haver pessoas que não dominem o inglês. Esquecem-se que o geocaching é uma actividade aberta a TODOS. Por exemplo, porque é que não pode haver uma pessoa com a 4.ª classe a gostar e a praticar a actividade? Tem essa pessoa que andar a pedir traduções ou ir aulas de inglês só para puder saber qual é o prazer de criar uma cache?

Para mim, desde que se cumpram as regras. Estão lá as coordenadas, o resto vai do bom senso de cada um. Se tem uma pagina bem elaborada, em portugues, ingles, chines, fotos o maximo de informação possível. Optimo, nós agradecemos. Se não azar. Não se deve criticar negativamente nem lhe chamar estupidez, deve-se sim aconselhar.

Certamente que no futuro terás oportunidade de experimentar fazer geocaching num local onde o idioma local seja outro que não o português, nessa altura conversamos.
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor Torgut » quarta jun 24, 2009 17:50

NecaXing Escreveu:Se achas que é estupidez, é a tua opinião, vale o que vale. Eu tenho a minha. Ao publicar uma cache apenas em português não estou a infrigir as regras, só la vai quem quer. Esquecem-se que pode haver pessoas que não dominem o inglês. Esquecem-se que o geocaching é uma actividade aberta a TODOS. Por exemplo, porque é que não pode haver uma pessoa com a 4.ª classe a gostar e a praticar a actividade? Tem essa pessoa que andar a pedir traduções ou ir aulas de inglês só para puder saber qual é o prazer de criar uma cache?

Para mim, desde que se cumpram as regras. Estão lá as coordenadas, o resto vai do bom senso de cada um. Se tem uma pagina bem elaborada, em portugues, ingles, chines, fotos o maximo de informação possível. Optimo, nós agradecemos. Se não azar. Não se deve criticar negativamente nem lhe chamar estupidez, deve-se sim aconselhar.

1) As pessoas que não colocam uma versão internacional por não terem meios intelectuais para isso, têm toda a minha compreensão. Mas sei, e sublinho SEI, que em Portugal esses casos são uma minoria, muito muito pequenina. Se apenas as caches criadas por pessoas sem capacidade mental para criar uma versão internacional (como dizes, o Geocaching é uma actividade aberta a todos, ou seja, a estrangeiros em viagem, sejam eles chineses em Portugal ou portugueses no Japão) fossem privadas de uma versão internacional, nem dava pela sua existência. Como sabemos a escolaridade obrigatória em Portugal é de 9 anos. Há tempo para aprender inglês, com um grau de profundidade suficiente para criar uma versão internacional de uma cache, mesmo se simplificada. Não é preciso DOMINAR o inglês para isso. Como disse, assumindo que se fala de uma pessoa que de facto não tem essa capacidade, tudo bem. Mas as razões para uma cache não ter a tal versão internacional são, pela minha experiência de contacto com owners: nem lhes ocorrer que um estrangeiro pode ir à sua cache; obstinação, associada a posturas filosóficas ou afins, ou seja, uma recusa pensada; pura preguiça; insegurança no seu nível de inglês (situação muito vulgar com os Checos).

2) Não conheço muitas pessoas com a 4ª Classe que tenham capacidade / interesse de usar um computador e compreender os princípios de funcionamento do GPS; adicione-se a isto a capacidade para criar uma listing e interagir com o site geocaching.com que como sabemos se encontra apenas em inglês.

3) As regras não são palavras de uma entidade divina, e segui-las à letra é o que move os atentados suicidas, como sabemos. São coisas boas de se fazer?

4) Como dizes, as opiniões valem o que valem, e quanto melhor são fundamentadas / explicadas, mais valem.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » quarta jun 24, 2009 18:59

Episódio pura e simplesmente inacreditável, lamentavelmente triste....

António, acho que devias tentar recuperar toda a história, nomeadamente os logs apagados e mensagens trocadas, e enviar directamente para quem mande no jogo. Há muitas maneiras de argumentar, há falhas de tradução que provocam erros desculpáveis, mas há um limite para tudo...e como sabes pessoalmente, há coisas que não podemos nem devemos deixar passar em claro, seja num parque de campismo no Algarve ou numa cache num dos cantões suiços.
A propósito, que dirão os habitantes de um dos cantões onde se fala alemão sobre essa situação?

No último geomeetup @ Algarve, o casal inglês que se juntou a nós trazia um mapa com todas as caches tradicionais no Algarve, e pura e simplesmente tinha feito uma cruz sobre cada uma das (muitas) que não tinham uma tradução em inglês - era um ponto assente, essas caches não seriam visitadas por eles.

Não quero dizer que não devias ter ido à cache, pelo contrário, o que quero dizer é que o ideal (pelo menos para mim, e pelo que li não estou sozinho) é que publiquemos as caches em PT + ENG, nem que o ENG seja o mínimo indispensável para poder chegar/encontrar a cache.

Outro lado da questão: já pensei publicar algumas caches apenas em inglês, mas há portugueses que não o dominam, e por isso publico ambas versões sempre que possível (prioridade ao Pt, claro).

Sobre a 4a classe - Falso argumento: O meu avô materno sabia apenas assinar o nome. Mas aos 60 e muitos anos, trabalhava na área do turismo com estrangeiros aqui no Algarve, e sabia as frases básicas para fazer o seu trabalho. Quanto mais não fosse, as básicas da boa educação.
Ou seja: há opiniões e atitudes que não se justificam pela baixa escolaridade, e que podemos encontrar nos indivíduos mais letrados. As bases dessas condutas e formas de pensar (que por mais estranhas que nos pareçam, não deixam de ser legitimas) teremos que as procurar noutro lado qualquer.

Certo é que, felizmente, cada um é livre de se expressar e agir, de publicar as suas caches em esperanto, se quiser. Se me daria ao trabalho de as traduzir para uma língua que eu entenda? Algo me diz que não...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor alieri » quarta jun 24, 2009 19:05

Além de tudo isso:
O Google tradutor faz um trabalho de tradução bastante aceitável de um texto de português comum. Será boa ideia usar frases curtas, para minimizar os erros.
Google translator does a very acceptable job of translating a text in Portuguese common. Is good idea to use short sentences, to minimize the errors.
alieri
Moderador

Mensagempor lopesco » quarta jun 24, 2009 20:49

Pôrra....

Esta conversa fez-me reconsiderar o dinheiro que dou anualmente à GSP.
Se é assim que tratam as pessos, não fazem o "meu género".
"Não sabes francês, azar"?!?!?!?
Se não fazes a cache, não podes comentar.
Se a fizeste, não podes comentar?!?!?!?!?
Acho que essa tua conversa deveria chegar mais longe na GSP. Não quero acreditar que é assim que tratam os seus "clientes". E se é, esta deve ter sido a última vez que paguei....
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor MightyReek » quarta jun 24, 2009 21:18

Errr...
durante a tarde, e entre banhos de óleo e arranhões nos braços veio-me esta dúvida: Groundspeak em França? Hmmm... Será que o gajo estava a falar em nome da Groundspeak?

Estive a ler e reler este tópico e cheguei a um ponto: "departamento frances de geocaching"... Não Groundspeak.

Não vejam isto como uma defesa da Grounspeak, mas acho que seria importante esclarecer este ponto pois caso não se verifique poderemos estar(sim, considero-me ofendido juntamente com o António) a lidar com alguém que, por alegadamente ter muita experiência de Geocaching, pode ser rude, mal educado e gozar com a cara dos outros sem representar a Groundspeak...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor vsergio » quarta jun 24, 2009 21:24

Acho que está tudo a reagir em demasia.
E os assuntos estão a dissipar-se, novamente para a questão do inglês nas caches e tal...
Já sabemos que notas e palavras menos bonitas não são apreciadas pelos owners, e depois até chegar a uma conversa destas é fácil.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor vasconde » quarta jun 24, 2009 21:38

Que cena! :shock:

Na minha opinião, cá para mim, muitos franceses ainda não entenderam que a língua internacional neste momento é o inglês e que o francês já passou à história.

Também acho estranho que exista um departamento francês da groundspeak e muito menos usando esse tipo de discurso.

Eu acho essencial uma descrição, nem que seja breve, em inglês nas páginas das caches... E todas as criticas, más ou boas, são sempre bem-vindas pois só assim a qualidade do geocaching pode melhorar, não acho que devas deixar de o fazer, aliás a reacção desse gajo só mostra que a critica tocou-lhe, e não foi pouco :D
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor alieri » quarta jun 24, 2009 21:42

vsergio - Não gostas do tópico? não leias !
Leste, mas não gostaste? Não comentes!
Comentaste, mas não gostaste da minha resposta? Temos pena, mas isso é porque tens o mau hábito de comentar posts de outros gajos...e depois sujeitas-te a ler coisas assim....

Obviamente, estou a ironizar.... :lol:
Mas se te mandasse um email com um comentário a la Joe Berardo, no mínimo não acharias correcto..menos ainda se me identificasse como fazendo parte de uma qualquer organização.
alieri
Moderador

Mensagempor ajsa » quarta jun 24, 2009 21:59

Não quero de forma alguma suscitar qualquer tipo de "coisas"
Sou programador informático há 20 anos, programo sistemas inteligentes desde o tempo que codificação máquina misturada com linguagens de alto nível era obrigatória. Faço código desde os tempo que se depurava com recurso a listagens extractadas em papel contínuo ao longo de corredores entre outras coisas ligadas à informática que em tempos que lá vão "davam gozo" mas que abandonei por completo.

Os meus tempos em volta de jogos informáticos resumiam-se a "furar" esquemas.
Nunca tive um antivírus nas minhas máquinas e o único ataque que sofri foi numa porcaria de versão web do messenger que deixei de lado

Muito embora os tempos sejam outros, os ataques diferentes, posso dizer com grande segurança (sujeita a erro, claro) que não estou de olhos fechadinhos.

Mesmo que fosse falso, a não ser que o falseador seja um enorme adivinho, como poderia ele, por exemplo, acertar no Ticket ID: WQW-375391 que é exactamente igual ao primeiro fornecido pela GS?
Ainda que assim fosse, como descubriria este "hacker" que eu tinha enviado esta mensagem à GS?
Conspiração? Naaaa, não me parece.

Mas, para os mais incrédulos cá está o mail:

Só um pormenor que esqueci: esta é a mailbox de origem (Geocaching.com French Department <contact@geocaching.com>)

Código: Selecionar todos
Hello ajsa!

At first, Zekiller ist not a newbie
He's a founder of the european geocaching staff.

Its number of discoveries is voluntarily locked, in order to flush out 
people like you, who scorn the new users!

Geocaching is an international activity, but difficulties are 
unfortunately discriminatory…
For example, a cache in a wood, or at the top of a mountain is not 
accessible to all.
A description in another language which English prevents people who 
does not speak French to reach the cache.

The language or the terrain, are normal geocaching difficulties!

If you are one-legged, don't climb up on mountains
If you don't speak French, don't seek the French geocaches, and don't 
criticize them!

> Hello,
>
[…]
>

Thank you,

Edouard
Groundspeak - The Language of Location
www.geocaching.com
www.waymarking.com
www.wherigo.com

Ticket Details
===================
Ticket ID: WQW-375391
Department: French Geocaching
Priority: High
Status: On Hold
Editado pela última vez por ajsa em quarta jun 24, 2009 22:11, num total de 1 vez.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor vasconde » quarta jun 24, 2009 22:07

:shock:

Sem palavras...
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 24, 2009 22:10

Eu não adoro exactamente a Groudspeak (também não odeio, é mais uma questão de dor de cotovelo - eu adorava conseguir ter gente a trabalhar para mim de forma voluntária!!!) mas... têm alguma prova física de que foi a Groundspeak (um "departamento francês") que enviou o mail? É que, muito sinceramente, parece-me escrito por um miúdo irritado e prestes a fazer uma birra, que arranja uma forma simples de truncar uma assinatura... (ou de uma praxe que fazemos a algum membro novo da nossa equipa). E alguém alguma vez ouviu falar de um "departamento francês" da Groundspeak (ou do Geocaching, de forma oficial), quando todo o negócio comercial, administrativo e de gestão deles é gerido a partir dos Estados Unidos e depois confiam em trabalho voluntário para operacionalizar o jogo?

Caros, não adoro a Groundspeak - mas, neste caso, tenho sérias dúvidas que estejam envolvidos.

Quanto ao resto... sim, é idiótico e ridículo, e acho que está tudo dito.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Jesus » quarta jun 24, 2009 22:13

:shock: Que episódio surreal !!! :shock:
No entanto, considero um testemunho extremamente relevante para a consciencialização de muitos geocachers (eu nomeadamente), do papel da Groundspeak, como empresa com interesses fundamentalmente lucrativos por detrás desta actividade mundial, aberta a todos que é o geocaching. Em suma, uma nódoa, foi a imagem deixada pela Groundspeak. [V]

Obrigado António por tornares esta episódio publico.

PS-Acontece-te sempre um pouco de tudo. Lucky boy. :lol:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor mrwho » quarta jun 24, 2009 22:18

Lamentável, mas, como eu costumo dizer, imbecis existem em todo o lado. Basta pensarmos em quão estúpido o cidadão médio é, para depois nos apercebermos de que metade deles são ainda mais estúpidos.

Quanto à groundspeak, não me surpreende. Sempre fizeram orelhas-moucas aos pedidos dos users (o caso do KML do Google Earth mostrou-me isso), e se tivesse hipotese de ter as Pocket Queries sem pagar, provávelmente deixaria de o fazer.

Quanto às descrições das caches, faço-os em PT e em EN. Faço-o exactamente porque imagino o que um estrangeiro que não domine a lingua deve passar para tentar cachar um pouco - e já tive visitantes de além-fronteiras nas minhas caches, e só por isso já penso que o trabalho de traduzir valeu bem a pena. Respeito as opiniões dos que são contra, mas não as partilho.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes