• Anúncios

Caracter VS Qualidade...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caracter VS Qualidade...

Mensagempor papaleguas » quinta jun 18, 2009 22:39

Reflecti durante algum tempo antes de abrir esta tread.

Para que as coisas fiquem bem esclarecidade de inicio: Nada tenho a ver com guerras pessoais de geocachers ou vendedores ambulantes ou qualquer outro tipo de pessoal partidário de ideia A ou B.
O objectivo desta tread é tentar sinalizar erros; fazer a sua sintese e no fim criar algumas possiveis "regras de conduta" a propôr para o tal geowiki nacional, e que possam ser divulgadas de forma ampla e concisa neste fórum já que é o mais representativo da actividade em Portugal

Quando se iniciou a questão da qualidade boa/má, por mim noutra tread tive como objectivo perceber o que era afinal uma cache boa ou má... Já que a minha opiniãoo é isso mesmo... a minha.

Mas durante este fim de semana fui até ao outro lado do Sado e uma das caches que visitei (e ainda não loguei) foi um dos marcos de caches temáticas (neste caso de troca de brinquedos). Li e reli sem conta a listing e está bem explicita a vontade do owner em querer trocar brinquedos por outros de igual valor. Está explicito a parte do deixem como deve ser...
O que encontrei foi uma cache despojada de brindes e que me deu a impressão de que as trocas foram feitas do tipo: ummjogo por um tazo.

Ora, caiu por terra a minha concepção altissima da cache... e agora criticaria o owner? A cache? ou a cambada sem escrúpulos que grassa na actividade e insiste em "vandalizar" as nossas caches? É que nesta visita eu jamais diria que foi uma das melhores caches do distrito. Mas foi realmente uma cache de qualidade... essa qualidade perdeu-se por quê?

Amplio assim a pesquisa: Há caches com menso qualidade ou há caches que as pessoas deliberadamente tornam em caches inferiores, mudando de sitio, deixando tudo espalhado, levando todos os objectos, etc? É que para a pessoa que vem a seguir a cache é fraquita...
quando era uma cache espectacular.

Eu já tive um caso desses ... numa cache minha, um dos mais criticos participantes da actividade (daqueles que não estão na bancada mas sim no terreno) deixa uma cache minha por camuflar porque a encontrou espalhada...
Outros casos existirão...

Não seria interessante começar por redefinir normas de conduta agora que já existem tantas pessoas a practicar e talvez sugerir a sua publicação em Português à groundspeak?

Deixo aos outroos foristas e aos admins do fórum este desafio (aos admins porque esta discussão, caso achem pertinente deveria ser moderada por alguem com essa função no fórum)

Fica o desafio....

Já agoora. Antes de entraem em discussão com temas polémicos ou não polémicos e comentários de guerras e afins... pensem um pouco nas vossas caches.

Há outros espaços com outro tipo de foristas onde poderão alegremente discutir estes aspectos mais pessoais. Aqui pedia dentro do possivel alguma contenção e responsabilidade.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Caracter VS Qualidade...

Mensagempor alieri » quinta jun 18, 2009 23:45

xiiii....se essa cache é a que penso...quando a visitámos estava cheia de brinquedos. Uma cache como esta cheia de tazos, conchas e berlindes é uma treta...uma treta muito triste, pois não é isso que é pedido pelo owner. O qual se bem me lembro, se deu ao trabalho de deixar lá dentro uma cópia da listing para quem visita a cache saber bem o objectivo da cache.

Já vi coisas semelhantes (embora noutra proporção) acontecer em caches minhas, que estão recheadas de brindes quando as crio, e repletas de porcarias sem interesse apenas alguns founds depois.
É por essas razões que não me admiro de haver cada vez mais caches micro e small. Se a malta não faz trocas ou deixa apenas tralha, não vale a pena o investimento num taparuere e logbook de qualidade. É a triste conclusão a que tenho chegado.
Creio que o foi o Mightyreek quem começou uma tradução das guidelines da GSPK para o português, e se não estou em erro esse trabalho consta do geowiki. Qualquer contributo para o desenvolvimento dessa tradução seria positivo.
Acho até que poderia ser enviado a cada novo utilizador do Fórum, pois cada vez se têm inscrito mais pessoas.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor FFrade » sexta jun 19, 2009 11:16

Concordo com os dois. Acho que não devemos estár sempre a criticar tudo e todos porque estamos aqui para nos divertir.
Mas ha casos que é muito triste.
Tenho uma cache : http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 71bc5621d5 em que o objectivo é deixar um DVD pela troca de outro.
A cache apenas suporta um DVD o que é suficiente, poe um tira o outro. É simples... Se não tem DVD nao troca. Não é que já alguem foi tirou e deixou a cache vazia....não vale a pena entrar em discussão, nas acho importante as pessoas lerem estes topicos para perceberem que há atitudes a tomar em consideração.

Também peço que nos Logs comentem os filmes que puseram para dar informaçoes ao proximo a lá ir, e até comentarem o cinema em geral. A cache tem 52 visitantes e apenas num Log vi a falar sobre um filme. Não vou repeender ninguem por causa disto, mas por vezes poderia haver mais interesse pelas caches dos outros que a fizeram a pensar em Voçes.

Um Abraço a toda a familia Geocacher!

Frade
19/06/09
FFrade
Micro

Registado: quinta jun 11, 2009 21:15

Mensagempor MightyReek » sexta jun 19, 2009 11:31

Normalmente tento fazer sempre uma troca justa de presentes. Quando não tenho para por, ou não me apetece vasculhar os sacos dos presentes em procura do mais adequado, simplesmente não tiro.

Com certeza houve algumas situações em que a troca não foi justa e tirei algo mais valioso do que deixei, mas muito mais foram as vezes em que deixei muito mais do que aquilo que tirei (se tirei).
De qualquer modo não comparo a qualidade da cache com a qualidade dos presentes que tem dentro...

Em caches minhas, a situação mais caricata que ja me aconteceu foi nesta cache. Um dos presentes iniciais que deixei foi um DVD com um documentário sobre um filme. Esta semana foi-me devolvido para recolocar lá pois entretanto ja tinha sido visualizado... Que mais posso dizer além de "Muito Obrigado"?

Quanto ao que desaparece e as caches ficam desprovidas de presentes também pouco posso fazer além de recolocar lá alguns quando lá passo...

De qualquer modo fica a nota: se todos quem tira tentasse colocar qualquer coisa de valor identico as caches não ficavam vazias.

Para terminar: quais são as 3 regras que aparecem nas Stashnotes?
- registar a visita no logbook
- não mudar o recipiente de local
- se tirar alguma coisa tentar colocar outra de valor semelhante...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor papaleguas » sexta jun 19, 2009 11:54

É verdade Filipe.

Mas o que fez olhar isto desta forma foi o facto de a cache em questão ser uma das caches mais faladas justamente pela qualidade das prendas. O objectivo era a pequenada trocar coisas.
Esta cache criou em mim uma ideia de que seria algo fantástico, muito engraçado. E os relatos de pessoas que conheço que´lá foram antes diziam o mesmo.

Agora, tem um monte de tazos um peluche sujo e o resto foi-se. Poderia dizer que a qualidade da cache decresceu bastante, mas a culpa não é do owner. Fiquei claramente desiludido mas não com a cache.

O desafio é criar algo que possamos, por exemplo como sugere o Alieri, mandar aos novos geocachers. Criar um link com um código ético ou algo do género para a malta poder entrar no jogo com uma atitude diferente.

Também acho que seria interessante a proposta de "apadrinhar" algumas equipas por algum tempo, explicar as regras... porque não acompanhar o pessoal nalgumas cachadas... no fundo ajudar ao intrusamento desse pessoal. Aliás... eu já tinha dito isto antes aqui no fórum.

A meu ver estas medidas são mais positivas do que dizer que está mal, já não é o que era, já foi assim ou assado...

As coisas não se arranjam ou melhoram sozinhas. Já sei que estas a fazer algo nesse sentido. O que achas de expandir isso?

Moderadores ... nõa seria interessante apadrinharem este projecto? Afinal é o Geocaching PT...
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor strangedays » sexta jun 19, 2009 12:20

FFrade Escreveu:...Tenho uma cache : http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 71bc5621d5 em que o objectivo é deixar um DVD pela troca de outro.
A cache apenas suporta um DVD o que é suficiente, poe um tira o outro. É simples... Se não tem DVD nao troca. Não é que já alguem foi tirou e deixou a cache vazia....não vale a pena entrar em discussão, nas acho importante as pessoas lerem estes topicos para perceberem que há atitudes a tomar em consideração....

Mea culpa, de facto o compadre Frade têm razão, fui lá e não cumpri o que era pedido ou seja, comentar um filme que tenhamos gostado. Corrigido desde hoje !
Quanto ao assunto principal, a massificação do jogo/actividade cria estas situações que ficam fora do controlo dos owners.
A relação entre GC's activos e frequentadores habituais do fórum é mínima e por isso, quaisquer comentários aqui deixados correm o risco de chegarem sempre às pessoas que, eventualmente, até cumprem as regras.
Há que tentar sempre alertar mas corremos o risco de "massacrar" sempre os mesmos.
Parece ser o caso dos posts mais recentes abordando esta temática.
Não é crítica, é uma constatação. São sempre os mesmos a postar e a comentar !
Há que tentar mudar as coisas, sempre, não digo que não.
Esta forma é que me parece um "pouco" incipiente.
Se calhar a aposta será mesmo em Stashnotes mais elucidativas, directas e visíveis.
Qualquer coisa assim do tipo:
- Se levas alguma coisa sem tirar, serás amaldiçoado pelo T/&%/&#$ para sempre !
- O filme é para trocar, não é para levar sem contrapartida. Isto não é uma M%%&#% de um clube video
- O reflexo que vês se olhares para SW é uma mira telescópica, faz as trocas como deve de ser ou então...
- Gostas de trackables, não gostas? Deixa lá um se não explode ao fim de 10seg.
Digo eu...
Editado pela última vez por strangedays em sexta jun 19, 2009 16:46, num total de 1 vez.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor papaleguas » sexta jun 19, 2009 13:26

João.

A ideia não é criar a discussão aqui, gerar uma linhas e depois esperar mais um ano que abram novo tópico...com igual conteudo.

A ideia é criar um código de conduta em Português e pedir à grounsdspeak a inclusão desse código de conduta nos seus links a serem enviados com a confirmação de registo.
A comunidade que pode ser consultada é a que efectivamente está registada neste fórum pois caso contrário implicaria o envio de mensagens a todos os PT registados... o que se pode pedir à grounsdespeak e acho que acedem... mas precisam de uma base em concreto e não de coisas do tipo "estamos a pensar sugerir algo, mas ainda vamos discutir o quê"

Não é só mais um tópico... é O tópico para se discutirem possiveis instruções em PT a sugerir à groundspeak.

E ainda não vi nenhum aqui com esse objectivo... acredita que corri todo o fórum :)

O melhorar ou não é relativo... mas sentar e ver arder não ajuda a melhorar... digo eu. Existirão sempre desvios e condutas menos proprias, mas se puderemos chegar ao pessoal que entra... E sim... os massacrados são os gajos (e ...as) que vêm a este fórum porque aparentemente são os que se interessam ainda pelos assuntos abordados.
Os outros participam se puderem/quiserem/lhes apetecer ou pura e simplesmente não dizem nada. Mas seria interessante ver a vivacidade critica a este fórum e a elementos que practicam geocaching e espalham pela rede mensagens mais ou menos azedas, transformada em algo criativo e útil para a comunidade... digo eu que estou aqui com o meu barrigão na bancada [:D] [:D] [:D]

Eduardo

PS: já ouvi montes de vezes: "já foi falado""qual o interesse" Mas o que se extraiu concretamente desses tópicos?

Vá toca mas é a mandar linhas de sugestão.
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor strangedays » sexta jun 19, 2009 16:56

Se tu achas...

Não sei se reparaste mas até dei uma sugestão...stashnotes com alertas específicos para o que deve ser ou não feito naquela cache. Também vale para os logbooks...aliás, esses tenho a certeza de que pelo menos as capas são lidas !
Cheira-me que com o actual incremento do "paperless geocaching" muitas das recomendações que os owners fazem, não são cumpridas ou são pura e simplesmente ignoradas. Muitas vezes até inconscientemente, há que dizê-lo.
Enfim, continua a depender muito do bom senso de cada um, como sempre dependeu.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor The Farstriders » sexta jun 19, 2009 17:57

papaleguas Escreveu:O desafio é criar algo que possamos, por exemplo como sugere o Alieri, mandar aos novos geocachers. Criar um link com um código ético ou algo do género para a malta poder entrar no jogo com uma atitude diferente.

Parece que o estado de penúria das caches algum tempo depois de ser publicadas é exclusivamente culpa dos novos geocachers, e que são eles que precisam exclusivamente de ser alertados para um código ético. A nosso ver, não é essa a situação.

Concordamos com a ideia do código de conduta e com o seu envio a cada nova equipa (quando é criada) mas achamos que também deve ser mandado para o mail de TODOS os geocachers (portugueses) já inscritos na groundspeak.
Imagem
The Farstriders
Regular

Registado: terça mai 20, 2008 12:01

Mensagempor papaleguas » sábado jun 20, 2009 01:02

The Farstriders Escreveu:
papaleguas Escreveu:O desafio é criar algo que possamos, por exemplo como sugere o Alieri, mandar aos novos geocachers. Criar um link com um código ético ou algo do género para a malta poder entrar no jogo com uma atitude diferente.

Parece que o estado de penúria das caches algum tempo depois de ser publicadas é exclusivamente culpa dos novos geocachers, e que são eles que precisam exclusivamente de ser alertados para um código ético. A nosso ver, não é essa a situação.

Concordamos com a ideia do código de conduta e com o seu envio a cada nova equipa (quando é criada) mas achamos que também deve ser mandado para o mail de TODOS os geocachers (portugueses) já inscritos na groundspeak.

Grande erro... têm razão. A questão não se aplica a novos geocachers em exclusividade, mas a esses a Grounsdspeak ainda poderá enviar no registo o código de conduta, os mais antigos poder~~ao eventualmente também receber. Não quero que fiquem com a ideia que são os novos geocachersa a fazer asneira... de facto nem interessa se são novos ou velhos. Interessaria chegar a todos. Fica o reparo feito. Obrigado pela chamada de atenção.

João:

O modelo de stashnote já existe, como é qque poderiamos alertar para isso? Criar um espaço do tipo "how to... fazer uma cache mais durável (não gosto deste termo)"

Sabes que estou com um problema enormissimo numa cache que queria publicar, mas que por motivos de consciencia fui ao local retirar... como por vezes as listings não são bem lidas, a abordagem pelo local quee sugir é fácil e pacifica, mas quem não lê e vai a direito, sai do meio de umas ervas e cai num precipicio... e o local merecia uma cache. Disseram para colocar um grande aviso, mas mesmo assim acho que não vou arriscar ver algúem aliejar-se a sério.

Achas que se poderia criar uma especie de guideline em Português para as stasnotes a colocar nas caches (claro que tudo isto é facultativo e a propor... fiquem neste espirito). Consegues operacionalizar isso?

Jáa agora... após a criação deste código, o fórum poderia criar uma espécie de "pinned" para o pessoal ou distribuir pelos nossos?

Há uma sugestão que gostaria de colocar também, que tem a ver com o tamanho das listings. Uma listing pequena e concisa é mais facilmente lida. Depois dentro desta poderia ter um link com "saber mais" para quem quer saber a históriia completa do local... assim de repente lembrei.me da minha hércules que é enorme... oderia ter a tarefa e um parágrafo só da história... depois quem quisesse saber mais carregava no tal link.

Há alguém que tenha a noção de uma tamanho máximo aceitável de página?

Ahhh estas coisas não têm que ser seguidas... são apenas orientações que podem ser úteis e so as applicará quem quer. (acho que vou dizer isto até ao fim da tread).

Quem poderá criar um pequeno texto de apresentação da actividade em Português ( e eeventualmente um a explicar como se movimentam trackables)

O lima-paço pode ter umas ideias de grafismo simpático para os logbooks que poderiam conter na capa também algumas instruções sobre o que fazer naquela cache... LIMA!!! podes criar um modelo para isto?

Já me estou outra vez a alargar :)
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor vasconde » sábado jun 20, 2009 11:23

Olá a todos :-)

Em primeiro lugar acho este tópico extremamente pertinente e espero que dê frutos...

Eu faço geocaching à relativamente pouco tempo, à cerca de meio ano, e tenho reparado em algumas situações não só pela minha experiência na procura como também pelas cache que criei. Vou tentar expor em tópicos:

-> Em relação ao "Cache Note":
- Nunca tinha lido um "Cache Note" até ao dia em que criei uma cache;
- Os "Cache Note" que existem publicados em português são muito longos e por isso comecei a criar os meus próprios em que o texto era claro e curto e onde coloquei o meu endereço de e-mail para qualquer dúvida;
- Também comecei a coloca-los na capa do logbook, só assim é que todos o lêem;
- E é claro que estou a fazer isto progressivamente e ainda tenho caches na situação antiga.

-> Em relação aos websites:
- Como é sabido o site do geocaching.com está todo ele em inglês e não é toda a gente que o domina;
- Nem toda a gente sabe da existência deste fórum, nem do wiki. Eu próprio só me dei conta de toda esta comunidade alguns meses depois de andar nisto.

-> Em relação aos travel bugs e geocoins:
- Os travel bugs e, principalmente, as geocoins são os que mais sofrem com a falta de informação;
- Para quem é iniciado é complicado perceber logo como se regista uma saída e, principalmente, uma entrada.

-> Em relação às caches:
- A caches normalmente estão enfiadas dentro de um saco de plástico e se não estiverem bem camufladas ou bem escondidas quem o encontra nem se vai dar ao trabalho de abrir-lo e ver o seu conteúdo. Se fosse eu, antes de conhecer o geocaching provavelmente o considerava lixo e deitava-o fora;
- E para mim não há nada pior que uma cache urbana que dê muito trabalho a encontrar com trinta mil olhos a observar-me.

É claro que o problema não está só nos principiantes, mas a maior parte dos problemas vem mesmo deles.
Em relação às trocas dos pequenos objectos que se encontram dentro das caches, deixei de o fazer à muito tempo, só mesmo TBs e GCs.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor danieloliveira » sábado jun 20, 2009 19:10

:D :D BT? Wherefore art thou BT? :D :D
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
danieloliveira
Large

Registado: sexta dez 26, 2003 09:12

Mensagempor papaleguas » sábado jun 20, 2009 20:57

danieloliveira Escreveu::D :D BT? Wherefore art thou BT? :D :D

Confesso que não percebi :)
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor Insano » domingo jun 21, 2009 09:13

A pergunta que se impõe... "Toda a gente cumpre o código de estrada...?"... mas todos o temos que conhecer...

Quanto à questão do carácter... é sempre "subjectiva", depende da forma que cada um olha para a coisa... e então se estamos a falar de bens materiais, onde vamos ao pormenor de ver o valor da coisa...

Não se esqueçam que um berlinde para uma criança pode ser uma jóia...

Live and let live
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor papaleguas » domingo jun 21, 2009 15:18

Insano Escreveu:A pergunta que se impõe... "Toda a gente cumpre o código de estrada...?"... mas todos o temos que conhecer...

Quanto à questão do carácter... é sempre "subjectiva", depende da forma que cada um olha para a coisa... e então se estamos a falar de bens materiais, onde vamos ao pormenor de ver o valor da coisa...

Não se esqueçam que um berlinde para uma criança pode ser uma jóia...

Live and let live

Sim...

Mas entre isso e depenar cache por completo ou destruir containers não me parece que haja aí algum aspecto positivo. Mesmo que as crianças gostem de berlindes...

A "liberdade" por vezes é confundida com selvajaria.

Voltando ao tópico: sugestões?
Imagem
papaleguas
Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes