• Anúncios

Como escolher 1º GPS ?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Como escolher 1º GPS ?

Mensagempor EduardoDias » segunda mai 04, 2009 15:33

Ola a todos!

Vou precisar da vossa ajuda e muita paciência... .será que se arranja por aí ?

Sou novato...um recém-nascido nas Caches.... não tenho GPS e pouco ou nada percebo disso...

Que GPS posso comprar... assim daqueles que ajudem, mas que não sejam muito caros ?? (Acho que é permissa para todas as compras..)

Tb tenho um iphone, caso algum de voces saiba alguma aplicação para o dito-cujo...

Obrigado
EduardoDias
EduardoDias
Micro

Registado: quarta abr 29, 2009 08:02

Re: Como escolher 1º GPS ?

Mensagempor Corvo » segunda mai 04, 2009 16:56

Olá
Bem-vindo ao fórum.

A compra de um GPS para Geocaching depende muito do que queremos deste hobie, existem GPS de muitos valores. Em segunda mão também se fazem boas compras, mas penso que se deve definir primeiro o que queremos.

1 – Preciso de um GPS apenas para o Geocaching ou irei utilizar o mesmo para por exemplo navegação em estrada?
2 – Existem GPS baratos mas com algumas limitações, se bem que para Geocaching, apenas precisamos das coordenadas, do trabalho feito em casa quando a cache assim o exige e uma boa dose de aventura.
3 – Existem GPS com ecrãs monocromáticos, outros com ecrãs a cores, com bússola, altímetro, etc. etc. Tudo depende do que queremos…
4 – Quanto dinheiro temos para investir?

Se queremos uma coisa simples, basta um GPS que permita a inclusão de coordenadas para além da tradicional direcção (nome da rua, numero, etc.).
Se queremos uma coisa xpto, então existe uma panóplia de equipamento de acordo com a carteira do cliente.

Pessoalmente penso que se deve sempre pesquisar, perguntar (tal como estás a fazer) e quem sabe experimentar… pode ser que então se tenha menos duvidas.

Quanto ao iphone, existem programas que podem ser utilizados em telefones para navegação, e questão de googlar... ou esperar que algum user tenha algum equipamento semelhante e que passe por aqui.

Boa sorte na aquisição.
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor otalivan » segunda mai 04, 2009 19:34

Concordo com o Corvo, é importante saberes se pretendes fazer algo mais com o GPS para além de Geocaching. Como o que eu faço com o GPS é correr e andar de bicicleta, optei por um Garmin Forerunner 205, que funciona muito bem para estas actividades!

Abraço
Imagem
otalivan
Micro

Registado: quarta dez 24, 2008 16:53

Mensagempor EduardoDias » terça mai 05, 2009 10:20

Olá!
A ideia do GPS é mesmo só para GeoCaching... já tenho um GPS para carro.
Por isso, acho q preciso mesmo de um básico, a cores ou p/b é igual... COM bússola se possivel.

Valores ? Pois, aqui não sei... ja vi GPS a 60eur como 440eur.... acho que com 150/200eur se consegue comprar um GPS com bussola e que dê perfeitamente para Cachar... nao ?

A sugestão do Otalivan parece razoável, uma vez que tb costumo andar de bicicleta.... mas tb ouvi falar nos Garmin Etrex (??)
EduardoDias
Micro

Mensagempor salprata » terça mai 05, 2009 10:47

Um igual ao meu, por +/- 150€...

GARMIN - GPS 60 Rohs

Vantagens: excelente performance, Gps <-> PC (protocolo NMEA, via USB). grava tracks, pontos, resistente, podes inserir coordenadas à mão, mudar o tipo, etc... etc...

A bússola, nunca usei...
:oops:

Desvantagens:
Não tem cartografia (como alternativa: crias no Pc, o caminho/estrada que queres fazer e envias para o GPS, depois é só seguir)
- Não tem o Sirf III, ou seja, funciona mal numa densa floresta...

O modelo a seguir GARMIN - GPSMAP 60CX, tem tudo mais estas coisas e cartão de memória para inserires cartografia adicional

http://www.garmin.pt/index.aspx?p=CatPage&CatId=7
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor rmatosinhos » terça mai 05, 2009 11:34

Olá.

Se tens gps no carro, precisas de um gps básico sem cartografia.

Ha um aplicativo para o iphone, mas esquece, como trabalha por triangulação de rede o sinal é muito mau ao nivel de precisão e se fores para o gerês... adeus...

O iphone é bom como complemento: Tirar fotos, fazer "field notes", aceder ao google maps e ver uma fotografia de satélite para confirmar se há algum caminho de terra nessa direcção, aceder em tempo real ao site geocaching.com e ver uma photospoiler ou verificar se a cache não foi desactivada entretanto.

O único senão é que tens que introduzir as coordenadas em 2 gps diferentes : Carro + geocaching.

Depois tens outras opções com cartografia, textos de descrição das caches, logs e hints, como é o caso dos colorado, e oregon, o preço é que não é muito convidativo.
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor otalivan » terça mai 05, 2009 12:18

Eduardo, pelo que me parece alguns Etrex são mais baratos que o meu Forerunner, e são óptimos, mas para caminhadas! Se também tiveres interesse em utilizar o dispositivo para bicicleta ou corrida, não me parece que sirvam muito bem... a não ser que consigas arranjar um suporte para bicicleta para o Etrex, é capaz de existir uma coisa assim e nesse caso acho que te serve pefeitamente.
De resto eu já não dispenso o GPS quando vou andar de bicicleta. Geralmente planeio os percursos por GoogleEarth e depois exporto os waypoints para o aparelhómetro via o GSAK que é um programa de PC muito útil para Geocaching!
Abraços
Imagem
otalivan
Micro

Registado: quarta dez 24, 2008 16:53

Mensagempor danieloliveira » quarta mai 06, 2009 08:06

Eu sou da opinião que mais vale mergulhar de cabeça do que de pé.
Pegas em 350 euros, compras um Rolls Royce e tens GPS para uns bons anos. Compras um mais baratuxo que depois vens a saber que não tem esta ou outra função de até dava jeito, etc. etc.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
danieloliveira
Large

Registado: sexta dez 26, 2003 09:12

Mensagempor Corvo » quinta mai 07, 2009 09:14

Porque não combinares com pessoal geocacher perto de ti para que possas apanhar boleia para umas caches e vês como os GPS funcionam?

Se o problema é a guita um Etrex sem sombra de duvida, e pelo menos que seja possivel introduzir directamente as caches do site por cabo ligado ao PC, não valerá a pena nada mais simples.

Eu tenho o Etrex Hcx mas porque precisava de mais "extras" para outras actividades minhas e também porque não tinha GPS de estrada.

Se é só para Geocaching "keep it simple and enjoy the game" ;))

Infoma-te questiona e não te precipites ;))
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor alieri » quinta mai 07, 2009 09:35

É verdade o que dizes. Aliás, tenho um Magellan 210 há dois anos, mas recentemente apanhei uma daquelas limpezas de stocks na Box do Jumbo e comprei por 60 Euro o Etrex "H/euro/amarelinho/como se chama este gajo?", que é o mais básico da Garmin.
Tenho-o usado em detrimento do outro, por ser mais preciso e simples. É certo que lhe faltam diversas coisas, a começar pelo nome dos pontos que só podem ter 6 caracteres, mas é uma questão de hábito até perceber que CSTLPL é Castelo Palmela :)
Quando está pendurado ao pescoço perde recepção e não trazia cabo de ligação ao PC, mas já tratei desta parte através do e-bay.
Em suma, para quem queira gastar pouco dinheiro e ter apenas o básico dos básicos, recomendo.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor EduardoDias » quinta mai 07, 2009 16:44

O problema é haver mmmmuuuiiittttaaaasssss opções!
Gostei dos Garmin que vi na net... GARMIN - GPSMAP 60CXS....
os Etrex tb me parecem "user-friendly"...

Vou ver as coisas com calma.... ainda me aventuro e vou sem GPS nas 1ªs "cachadas"...
Há aqui umas bem perto do meu trabalho.... que me pareceram faceis (se é q existe alguma)

PS: entretanto lembrei-me: tenho GPS de carro NDrive G250 (e tb tenho TomTom e Mio em 2 cartoes)... será que há alguma coisa do génreo para o NDrive ?
EduardoDias
Micro

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes