• Anúncios

Incêndios

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Incêndios

Mensagempor lenan2do » terça mar 17, 2009 13:56

Vem o calor, vêm os incêndios. Penoso castigo a que o nosso país assiste, e que começa por atacar zonas naturais de inegável valor: Serra de Estrela e Serra do Gerês.
Que havemos de fazer, outras prioridades se levantam!
Avatar do Utilizador
lenan2do
Regular
 
Mensagens: 339
Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Re: Incêndios

Mensagempor homemdomacaco » terça mar 17, 2009 14:57

O investimento que foi feito nos GIPS da G.N.R. se fosse aproveitado para reestruturar e melhorar os equipamentos e material de protecção individual dos bombeiros possivelmente houvesse maior resposta, poucas sao as corporações de bombeiros que sao profissionais, as câmaras municipais deviam agarrar esta causa, temos quartéis de bombeiros onde o efectivo diário é de 10 a 12 homens se começarmos a dividir as coisas temos no mínimo 4 ambulâncias de transporte (que é o que da dinheiro aos bombeiros) cada uma leva 2 homens da um total de 8, mais 2 homens para 1 ambulância de serviço para emergências, ja estão 10 homens ocupados, se entretanto houver fogo, um VUCI (Veiculo Urbano de Combate a Incêndios) ou VFCI (Veiculo Florestal de Combate a Incêndios) ambos tem uma lotação de 6 homens se estão 10 a ser utilizados só levamos 2 e o resto? Vem o mecânico e o homem da secretaria. Parece mentira mas é assim.
Este é o grande problema dos bombeiros na actualidade. Nos meses de Maio a Novembro o governo paga as corporações de bombeiros uns míseros 25€ por cada 24h de serviço mas depois é descontado a refeição dá 20€ mas mesmo assim nessa altura consegue-se ter mais elementos para as viaturas tirando isso voltamos ao empregados da associação de bombeiros que na maioria dos casos nao passa dos 12 a 15 homens.
OS INCENDIOS NAO SAO SÓ NO VERAO, devíamos fazer chegar a nossa voz mais alto para assim conseguirmos preservar a natureza e veja que um dos maiores parques naturais do nosso pais ja foi assolado pelas chamas
homemdomacaco
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Moita

Re: Incêndios

Mensagempor papaleguas » terça mar 17, 2009 17:03

A minha posição sobre isto é já conhecida.

Ao fim de 11 anos de combate a incêndios digo sem qualquer problema ou rodeios. Não se fazem omoletes sem ovos.

Já ouvi muita gente a criticar e a falar de forma depreciativa dos bombeiros. Pessoalmente nada me chateia mais que isso. Passamos muitas noites em branco e isso é uma benesse porque de dia a guerra é pior com o calor do sol mais o do fogo. Muitas vezes o pessoal anda horas a fio sem comer, sem rede sem ouvir vivalma.
Ainda antes de ontem foi lembrado um episódio macabro que se passou num incêndio cá em que 7 camaradas perderam a vida agarrados uns aos outros num florestal.

Os fogos não estragam apenas as áreas que ardem. Lembrem-se que as pessoas que os combatem são feitas de carne e osso e provavelmente nos dias de verão em que a maioria dorme algures está um monte de pessoal acordado.

Aos camardas Bombeiros

Salut. Um bombeiro é bombeiro toda a vida :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Incêndios

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça mar 17, 2009 17:20

Eduardo,

Toda a gente sabe que os bombeiros fazem um trabalho louvável, muitas vezes sem os recursos necessários e suficientes. Ouve-se muita coisa sobre má coordenação, e coisas bem piores, mas a maior parte das vezes essas "bocas" chegam de quem está sentadinho no sofá a ver TV ou de quem está lá no local a ver a sua casa a arder. Todos querem ver as suas coisas salvas! E se demoram mais a chegar a uma casa que está prestes a ser queimada, lá estão os donos dessa mesma casa a dizer que "chamámos o bombeiros e ninguém nos veio ajudar". Esses mesmos esquecem-se que, como a delas, há muitas outras casas na mesma situação e os bombeiros não chegam para todos. É claro que aqui entram as TVs que adoram mostrar estas situações e apenas mostram os que, aflitos, pedem ajuda e fazem aquelas entrevistas "idiotas" como por exemplo "como se sente?". Mas não mostram os bombeiros ocupados a proteger outras casas a poucas centenas de metros desta nem dizem que os recursos são insuficientes.

O triste de toda esta situação é o costume. Chega o calor, e começam os incêndios. Porquê? Obra da natureza? Não me parece. É coincidência a mais. Hoje, falam de 6 incêndios ainda sem controle no Gerês, na Estrela, e em outros locais. Interesses? Toda a gente sabe que sim. Mas pouco se faz para acabar com esses mesmos interesses. Descuidos? Também todos sabemos que sim, e aí cabe a cada um de nós fazer o que puder para evitar incêndios.

Há um tempo ia a passar no local em que a A16 se cruza com a A17, e vi uma quantidade grande de mato a arder. Não me pareceu que houvesse alguém por perto, e logo tentei ligar para o 117 pelo menos para tentar fazer a minha parte. Ninguém atendeu nas diversas tentativas. Tentei também o 112, por diversas vezes. O mesmo resultado. Sem mais comentários...
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Incêndios

Mensagempor papaleguas » terça mar 17, 2009 18:39

Fernando. cerca de 93% dos incêndios florestais são nossa culpa. Essa divide-se em duas coisas diferentes: negligência ou crime premeditado.

O erro está na aplicação da lei.

Quanto ao resto. Nós somos consciencializados para o desespero das pessoas que estão a perder as suas coisas. Nesse desespero ninguém tem culpa. Eu referia aqueles que como dizes estão em casa no sofá.

Eduardo

PS: se destruirem tudo... o que deixam às gerações vindouras? cinzas?
Para mim a solução era agarrar os criminosos a um pinheiro. [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!]
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Incêndios

Mensagempor Insano » terça mar 17, 2009 19:08

Há um tempo ia a passar no local em que a A16 se cruza com a A17, e vi uma quantidade grande de mato a arder. Não me pareceu que houvesse alguém por perto, e logo tentei ligar para o 117 pelo menos para tentar fazer a minha parte. Ninguém atendeu nas diversas tentativas. Tentei também o 112, por diversas vezes. O mesmo resultado. Sem mais comentários...


Felizmente comigo sempre foram céleres, inclusive num entre Cerveira e Valença, foram tão rápidos que ainda ajudei... mais ou menos, que eles estavam um pouco chateados uns com os outros... adiante. Há vezes é preciso insistir pois as linhas estão cheias.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Incêndios

Mensagempor elpombero » terça mar 17, 2009 19:43

Provavelmente vou dizer "asneira"... mas cá vai...
Todos sabemos que há incendios por negligência e premeditados (assassinos!!). Bom, os de negligência também são crime... ou deviam ser!
Na minha prespectiva o que é mais grave foi o que ouvi nas TVs há uns anos (e que se repete todos os anos) num spot a pedir cuidado com as matas e que dizia qualquer coisa como: "Bom, agora que começou a época de fogos... blá... blá... blá"
Isto é que é grave "época de fogos"??? ... tipo época balnear??
Não existe "época de fogos"! Existem criminosos que pegam fogo às matas na altura de calor...
Não considerem normal o que sempre acontece!!!
Que raio estão a fazer não sei quantos militares nos quartéis. a roçar o traseiro nas esquinas das meses, e que seguramente agradeciam que os deslocassem para as matas onde se sentiriam bem mais úteis...
Eu também cumpri o serviço militar e sei do que estou a falar (onde é que já ouvi isto?? Seria um treinador de futebol??) Isso agora não interessa...
O que é verdade (não duvido) é que todos os nossos ilustres governantes se esforçam para resolver o problema, só que se calhar não se esforçam o suficiente porque "não é competência das Forças Armadas e depois isto e mais aquilo... e quem coordena ... quem tem poder de decisão... protagonismo etc. etc" o raio que os parta!! As florestas continuam a arder, as pessoas a perder todos os seus haveres e os bombeiros (que segundo parece algumas corporações até a àgua para apagar incendios têm que pagar) a morrer carbonizados... e são voluntários!!! Dão a sua vida pelos outros!! È lamechas não é?? Mas é verdade, ah... e estou à vontade não sou nem nunca fui bombeiro... só os respeito e admiro...
Na minha "parvalheira", todos voluntários, toca a sirene e é ver pessoal a largar tudo e a correr para o quartel... e não sabem para o que vão...
OK, pronto... foi só um desabafo...
Estiquei-me, eu sei!
Imagem
Avatar do Utilizador
elpombero
Regular
 
Mensagens: 270
Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: Incêndios

Mensagempor CPTeam » terça mar 17, 2009 20:46

papaleguas Escreveu:...
Para mim a solução era agarrar os criminosos a um pinheiro. [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!]


Eu agora, quando aparecem geo-novelas, respondo com um simples comentário que vou aplicar agora mas desta vez sem qualquer ironia:

Era queimá-los a todos na fogueira!
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Incêndios

Mensagempor papaleguas » terça mar 17, 2009 23:22

Elpombero


Concordo com quase todo o discurso... acho ridiculo a situação da "época de fogos" até porque fogos há todo o ano...

Agora, deixa-me que não concorde numa coisa: Eu passei 11 anos nos bombeiros voluntários. Nesse tempo fiz cursos, subi de posto e chegeui inevitavelmente por habilitação a uma posição que me permitiu ver da perspectiva do comando.
Acho que os militares podem ter o seu espaço na limpeza das matas, no planeamento e logistica. Agora no combate a incêndios não concordo. Mas explico:
Um bombeiro tem que ter formação para poder combater incêndios (podem levantar-se vozes contrárias) e nesta altura a formação é uma realidade nas corporações. Pelas minhas mãos passaram algumas centenas de pessoas que perderam os seus fim-de-semana a aprender a combater o fogo. (eu só sou especialista nos incêndios... saúde não é comigo)
Os militares por mais boa vontade que tenham, no combate às chamas podem correr riscos desnecessários apenas por falta de conhecimento. Há uns anos vários militares morreram num incêndio na serra de Sintra derivado a falta de formação.
Só para teres um milimetro de ideia do que implica um florestal:

Na serra da arrábida há predominância de vento sudoeste que fgeralmente por volta das 6 (hora em que começa a arrefecer) muda, subindo a montanha. Isto implica mudar toda a estratégia de combate. A isto soma os ventos que se formam pela ascenção das correntes quentes do incêndio; as diferentes velocidades de propagação em áreas em que as espécies vegetais são mais secas... noutras ficam a arder mais tempo (o caso do carrasco). Junta isto ao relevo do terreno e a acessos estreitos... é complicado.
O incêndio muda toda a meterologia da região e como consequência toda a estratégia de combate. O simples facto de nesse dia teres o azar de o incêndio entrar numa zona de reserva integral pode ser o fim de toda uma zona.
Para juntar a isto... o relevo, a distância da linha da frente ao carro, os abastecimentos, as comunicações dificeis em zona de serra, a logistica, a observação. as condições para a circulação de aeronaves e o abastecimento destas. O corte de estradas. O posicionamento de equipas no terreno contando com as mudanças de vento e rumo da frente de fogo. A abertura de novas frentes... enfim um milhar de condicionantes que um militar não domina (nem tem que dominar)

Como sempre disse à malta que tem formação para chefias: não há dois incêndios iguais... há que saber ler o que se vê. Num florestal aplicas a diferença entre ver e olhar; ouvir e escutar.

Geralmente quando falo de bombeiros relembro uma sensação: Num urbano tens montes de pessoal à tua volta, carros, rádios, máquinas, geradores, barulho... mas quando metes a mascara à cara (apesar de não te tapar as orelhas) deixas de ouvir. O ver passa a ser acessório (no fumo n vês nada) o que resta? Sentir. Prever. Nos florestais... é mais ou menos o mesmo. Estás à linha e entras na tua cápsula. Apesar de ouvires as pessoas à tua volta o que te interessa está à tua frente. O resto desaparece naturalmente. Infelizmente sinto saudades, não do fogo mas duma coisa mais importante que tudo o que possam aprender ao longo da vida. Numa emergência todos se unem: ricos, pobres, amigos e inimigos. Nada me dá maior orgulho.

Todos nós temos a nossa cota parte de responsabilidade. Na formação dos filhos, no eliminar de comportamentos de risco, na limpeza das matas (os citos também contam).
Os bombeiros têm a sua função e embora voluntários todos são profissionais. A população também tem a sua função. O governo também, as escolas também.

Afinal vivemos todos nesta bola azul ;)


Insano.

Como sei que és do norte... em altura de incêndios as linhas aí para cima ficam sobrecarregadas. Os incêndios no norte nada têm a ver com os do sul.. em nada. São mais rápidos, inconstantes devido à instabilidade dos ventos e ao acentuado relevo. Aí é duro trabalhar no combate ás chamas.
Isso leva a que as pessoas, compreensivelmente em pânico telefonem muitas vezes para os centros de comando operacional e entupam as linhas.
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Incêndios

Mensagempor lopesco » terça mar 17, 2009 23:29

Os militares podiam muito bem ajudar a desbravar mato... A criar "corta-fogos" (acho que é assim que se chamam.. aqueles caminhos no meio da mata...), a evacuar povoações, ou nem que seja a trazer refeições aos bombeiros!
Tem máquinas, meios e homens (e mulheres) para isso..
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais

Re: Incêndios

Mensagempor papaleguas » terça mar 17, 2009 23:32

Foi isso mesmo que quis dizer!!! E também têm a sua utilidade :)

Papaléguas
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: Incêndios

Mensagempor Insano » quarta mar 18, 2009 00:09

Insano.

Como sei que és do norte... em altura de incêndios as linhas aí para cima ficam sobrecarregadas. Os incêndios no norte nada têm a ver com os do sul.. em nada. São mais rápidos, inconstantes devido à instabilidade dos ventos e ao acentuado relevo. Aí é duro trabalhar no combate ás chamas.
Isso leva a que as pessoas, compreensivelmente em pânico telefonem muitas vezes para os centros de comando operacional e entupam as linhas.


Estás confundido... eu não me queixei de linhas ocupadas, pelo contrário... foi o Fernando... eu disse foi para tentar mais vezes...

Mas já agora, essa do "Norte"... percebo pouca da poda... mas faz-me confusão que metas tudo no mesmo saco... Marão e Gerês, a título de exemplo, têm morfologias diferentes... que até afectam o próprio clima... por isso, duvido que seja tudo igual...

E já que me puxam para a conversa, há realidades distintas no "bombeirismo"... por ex, a mim faz-me espécie que esta função esteja entregue a um regime de voluntariado... porque como é lógico, há aquele que naquele dia não quer ouvir a sirene do Quartel... morei mais de 20 anos a 50 metros de um quartel, há o que está emborrachado, como há o míudo de 20 anos cheio de brio... deveriam ser todos assim...

Bem longe de uma corporação de sapadores.

Que eu saiba, no exército também aprendem a manejar armas e dispor-se no terreno... não seria nada complicado ensinar mais qualquer coisinha... nenhum bombeiro nasce ensinado.

Mais, eu até sugeria umo obrigação cívica no género do exército suíço.
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Re: Incêndios

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta mar 18, 2009 09:23

"Hoje, às 2h30 da madrugada, foi dado o alarme para um incêndio no Marão."

Gostava de entender. Vamos pôr de parte, por uns momentos, a hipótese de ter sido provocado por alguém. O que pode provocar um incêndio de noite, numa serra? Alguém me pode explicar?
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Incêndios

Mensagempor prodrive » quarta mar 18, 2009 10:17

Uma faísca de um casal apaixonado a dar uma q [*4]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: Incêndios

Mensagempor pimigas » quarta mar 18, 2009 10:46

O incêndio da Serra do Marão começou na zona da Senhora da Serra. Lá se encontra a cache Antenas do Marão.

Vamos lá ver se não atinge Povoa e Murgido... Na segunda feira já tinha havido um incêndio por aqueles lados...
Avatar do Utilizador
pimigas
Small
 
Mensagens: 104
Registado: terça abr 24, 2007 17:13
Localização: Amarante

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron