por GeoDuplaP&F » terça mar 17, 2009 09:56
Acho curioso por vezes levantarem-se certas questões relacionadas assim com o ambiente. Questões em que se chega ao exagero.
Saímos de casa de manhã cedo para irmos descobrir umas tantas caches. A primeira coisa que fazemos é ir tomar banho. 50 litros de água gastos nuns minutos, além do gás ou electricidade. A seguir vamos beber uma caneca de leite com café, o pacote de leite terminou e vai para o lixo. Já sei. Alguns metem na reciclagem. Mas também serve.
Depois preparamos a tralha e metemos tudo no carro. Ligamos o motor, e começa o consumo de combustível a partir desse momento. E não é só vapor de água. É mesmo fumo e poluição, dióxido de carbono, e essas coisas todas a que uma pessoa tem direito. Mesmo com catalizadores, gasolina sem chumbo ou gasóleo, e mais não sei o quê, sempre há alguma poluição que se liberta.
Andamos umas dezenas ou centenas de quilómetros a libertar poluição para a atmosfera, e chegamos à primeira cache. Aí teremos que pisar algumas plantas que estão no caminho. Como a cache não é descoberta à primeira, temos que andar um bocado para um lado e para o outro, até finalmente darmos com ela, metida entre uns arbustos. É claro que também tivemos que afastar e em alguns casos, destruir alguma pequena parte do arbusto para finalmente darmos com a cache. Está metida no caixa de plástico, que nada tem de biodegradável, e ainda num ou dois sacos de plástico. O saco está roto, então fazemos a obra de benificência de substituir o saco por outro em bom estado. O roto vai para o lixo, porque ali à vista há uma montanha de lixo deixada já por muita gente, e não há o depósito da reciclagem.
No momento de escrevermos o registo, pensamos... "Epá... não vou pôr um autocolante! Embora seja feito de papel, que é biodegradável, tem tinta que não o é. E estas microgramas de tinta podem poluir. Mais vale escrever com um lápis." Então sacamos do lápis que está na cache, mas este tem o bico partido. Pegamos no afia-lápis e afiamos o lápis. É claro que a parte da madeira e do bico do lápis que é tirado com o afia-lápis vai para o chão ou para o lixo. Mas fizemos a nossa obra de não poluir a natureza com as microgramas de tinta, depois de a poluirmos com o fumo do carro e todos os restantes agentes.
Vamos mas é divertir-nos. Sejam felizes.