• Anúncios

O homem (sem) já com GPS

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo » sábado abr 26, 2008 21:06

SUp3rFM Escreveu:Viva,

De todos os que listas, afastaria-me a sete pés da gama Triton. A lista de problemas deles é maior que a lista de funcionalidades.

Em relação à gama Triton, encontrei este tópico de um Cacher que comprou o Triton 1500. Parece que não estão muito contentes com o serviço pós-venda deles.

http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... pic=178790

:?
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

O homem (já) com GPS

Mensagempor Corvo » sexta mai 16, 2008 13:58

Olá a todos.
Finalmente !!!
Fumo branco !!!

Numa reviravolta de acontecimentos finalmente decidi-me pela compra.

Procurei, procurei, pesquisei, perguntei, chatiei, troquei e-mails e comunicações e depois de muito reflectir, decidi-me.

Garmin Vista HCx

Antes de mais o meu agradecimento público ao Rui Duque da Loja SóCurtir – que apesar do meu pedido tão em “cima da hora” conseguiu-me arranjar o equipamento no dia em que o pedi.
Esclareceu-me algumas dúvidas, falámos sobre este equipamento e sobre o Colorado (é muito fixe sim senhor).
Felicidades para o seu projecto.

E agora o HCx
Primeiras impressões e de alguém que nunca teve um GPS e afins:

1 – Peso e dimensões do equipamento
Muito leve e muito pequeno, para aquilo que estava à espera.
Para mim: nota positiva o peso e a portabilidade deste equipamento.
O ecrã é suficiente para o que quero, a iluminação surpreendeu-me pois não se perde detalhe nem prejudica a leitura do menu e restante topografia.
É claro que um ecrã superior é sempre bem-vindo.
A facilidade com que se regula a iluminação é muito boa pois para além de ser rápida não exige carregar em muitas teclas, rápido portanto.

2 – Protecções no equipamento
A protecção em borracha no sentido de dar maior resistência e alguma estanquicidade ao equipamento parece-me estar muito bem conseguida, se bem que na zona da protecção USB me pareceu um pouco frágil, apesar de cumprir a sua função: proteger de alguma quantidade de água, pois o equipamento não é naturalmente para andar dentro de água.
Precauções acrescidas para o ecrã do mesmo, uma vez que poderá estar mais sujeito a riscos. Recomendo o uso constante de um protector de ecrã com os possíveis inconvenientes de que possa trazer na visibilidade do mesmo – micro bolhas de ar que possam reflectir alguma luz e prejudicar a leitura, mas nada de certeza alarmante.

3 – Ligação da unidade
Ao ligar o equipamento pela primeira vez, dentro de minha casa e ao fim de cerca 30 segs a 1 minuto, estabeleceu ligação com 3 satélites – dois deles com uma boa recepção (de acordo com a leitura que fiz das barras indicadoras). Depois experimentei ir à janela e ao ligar novamente o equipamento, e a procura desta vez foi efectuada mais rapidamente, tendo o equipamento listado mais 2 ou 3 satélites.
Hoje de manhã e na rua, o equipamento já apresentava mais de 5 satélites, tendo-se ligado muito rapidamente e mostrado o local onde eu estava em questão de segundos.

4 – Cartão de memória:
Com a compra deste equipamento adquiri igualmente um cartão microSD de 1 Gb, sendo quase imprescindível a sua aquisição, uma vez que a potencialidade do HCx apenas poderá ser explorada com cartografia detalhada.
Esta era condição para a minha escolha deste equipamento porque desejava um equipamento que fosse modular, permitindo o uso quer na estrada quer fora de estrada.

5 – A estrada:
Calcula rapidamente a rota e tem duas formas de mostrar o caminho: um menu com a topografia da estrada conforme se vai conduzindo, outro menu apenas com as indicações de viragem. No entanto ainda não verifiquei o mesmo a conduzir o carro.

6 – Fora de estrada
Irei para Castelo Branco este fim-de-semana e irei com certeza iniciar-me no geocaching, vamos ver como correm as coisas.
Este mês conto ainda vir a fazer um hike por serra e vamos ver como o mesmo se porta, na preparação, durante e após no registo da viagem.

Actualizarei este tópico conforme for aprendendo mais alguma coisa com o GPS ou colocando dúvidas para o pessoal mais experiente ajudar.

Mais uma vez obrigado Rui Duque pela demonstração de profissionalismo e entendimento desta área e obrigado SUp3rFM pelos esclarecimentos.
Corvo
Small

Mensagempor Corvo » segunda mai 19, 2008 10:52

Olá a todos.
Fazendo uma pequena actualização ao tópico e no sentido de ajudar os mais indecisos.

Pontos positivos do Equipamento, encontrados por mim:

1 – A rapidez com que o equipamento se liga a satélites (menos de 1 minuto). 8)
Perdeu a ligação num local (edifício) onde até o sinal de telemóvel é muito fraco ou até impossível sem nos deslocarmos ao exterior.

2 – Mudança da cor dos menus de acordo com a hora do dia. :D
Ou seja o equipamento no período da noite muda de tons de menus e afins, muito fixe, pois contribui para a boa leitura de noite.
De dia a situação é a mesma: é adaptada automaticamente a cor dos menus para uma melhor visibilidade. 8)
Não me refiro ao controlo de luminosidade do equipamento.

3 – Em estrada funciona perfeitamente para orientação de carro, com os avisos de “turn by turn” e recalculo da rota no espaço de segundos, no caso de falharmos a “viragem”.
A informação é disponibilizada atempadamente se bem que exige uma maior atenção do que um GPS de estrada (penso eu de que!!! pois nunca tive nenhum equipamento desta natureza).
Recomendo que tenham alguém que ajude na verificação, pois distracções podem provocar acidentes :!: (não, não me aconteceu e quero ver se não acontece).
Nota: a capacidade de estrada está sempre dependente da topografia instalada no cartão.

4 – A procura de cidades ou pontos de interesse é também uma opção que varia de acordo com o que se tem instalado, mas o cálculo de rota é muito rápido e temos sempre a opção de escolher uma navegação “por estrada” ou “fora de estrada”, o que é mesmo bom para nos fazer chegar até ao ponto de destino.
Gosto da “hibridez” deste equipamento, posso a qualquer momento mudar a forma como quero chegar ao destino: por estrada (onde o carro pode ir) e depois a “butes” (onde o corpo pode ir). :twisted:

5 – Geocacging.
Apesar de não ter tido tempo de visitar algumas das caches de Castelo Branco, onde estive este fim-de-semana, a introdução das caches através do site oficial e após instalação do plug-in para o firefox para o upload dos ficheiros *.gpx, é feita de uma forma rápida e simples, sendo criada uma pasta onde são colocadas todas as caches. Podemos escolher um símbolo para cache “a encontrar” e cache “encontrada”. :D
Também se pode registar no calendário o dia em que se encontrou para “memória futura”. :D

6 – A adição de pontos é fácil, rápida.
Estilo: “press and go”, no entanto convém sempre modificar o nome dos pontos (que são numéricos: 001, 002, 003, etc.), porque senão corremos o risco de ter uma data de pontos (no meu caso) e alguma dificuldade em lembrar mais tarde o que queremos demonstrar com a criação desse ponto. :?
Falta-me fazer a transposição para o PC e visualização dos pontos criados.

7 – A sua protecção em borracha é mesmo boa (não não me caiu ao chão) mas “segura-se” bem no carro, não andando a “escorregar” de um lado para o outro.

Pontos menos bons do Equipamento, encontrados por mim:
(é uma opinião pessoal, que se calhar num futuro próximo, poderei a vir a corrigir alguns pontos, uma vez feita a adaptação minha ao equipamento)

1 – Como transporto o equipamento numa bolsa “a tira colo” dou por mim com cerca de 3 ou 4 pontos criados pelo equipamento sem eu querer, ou seja, por vezes o botão de enter é acidentalmente pressionado e são criados pontos. :evil:
Tenho de rever a colocação dentro da bolsa ou então adquirir uma bolsa própria – se isso ajudar. :?
Poderia existir um bloqueio de teclado no caso da tecla enter (mas aumentava o tempo de utilização para a criação de um ponto de interesse pelo seu utilizador – acho eu). :wink:

2 – Apesar de estar a fazer um uso intensivo do equipamento, desligando apenas o mesmo quando não o estou a utilizar na realidade, mas verifico que as pilhas se vão no instante (coloquei as mesmas na 5ª feira passada e hoje 2ª feira já só tenho uma barra de energia).
Tenho de pensar em baterias recarregáveis, bom para a carteira e o ambiente. :lol:
Alguma marca ou referência que me aconselham? :?:

3 – Não precisava dos jogos nem da tabela de caça e pesca, mas compreendo a opção no sentido de a marca querer abranger um maior número de clientes.

4 – Geocaching:
a) Ainda não descobri se a opção que utilizo para a introdução de caches manualmente é a correcta: penso que seja através da criação de pontos – tenho que experimentar. :?
Se estiver a “fazer” uma multi-cache, terei que saber utilizar essa opção.
b) cada vez que entro no menu aparece-me sempre a mensagem:
“Deseja configurar a opções geocaching?”
Já fiz isso “n “ vezes mas é chato fazer isso cada vez que acedo dentro desse menu. :evil:

5 – Na navegação dos menus, se me engano e clico uma vez mais, lá vou eu ter que “dar a volta” novamente aos menus. :roll:
Por exemplo no Colorado isso já não sucede pois aquela “roda” é muito fixe. :P
Não, não estou arrependido da compra. :D

6 – O manual poderia ser mais completo em algumas áreas, nomeadamente no tópico “geocaching” – se bem que este não é um equipamento só para tal, e ainda não entendi muito bem a parte sobre a bússola e o uso do altímetro (tenho que reler mais uma vez). :oops:
Atenção que a tradução é boa, a ausência de informação penso ser da marca e não da tradução.

No geral:
Aconselho este equipamento?
Sem sombra de dúvida. :D
Só para Geocaching?
Não.
Para traking, hikes, passeios?
Sim, muito completo (e só comecei a “arranhar” este equipamento)
Para viatura?
Sim. Mas com a respectiva atenção na sua utilização durante a condução, aconselho o apoio do passageiro/pendura.
Para encontrar cidades, POI’s, cruzamentos e moradas?
Sim. Atenção à topografia colocada no equipamento.

Boas caches pessoal.
Corvo
Small

Mensagempor pnobrega » segunda mai 19, 2008 17:14

Alguma marca ou referência que me aconselham? Question

Realmente no meu Legend as pilhas tb voam um pouco... Eu cá uso as Uniross... Sempre usei e tenho me dado bem com elas.. as minhas são de 2000Mha

Já fiz isso “n “ vezes mas é chato fazer isso cada vez que acedo dentro desse menu. Evil or Very Mad

Eu configurei a 1ª vez e dp nunca mais me apareceu... por isso não me parece normal que tendo já tu configurado isso várias vezes continue a aparecer...

de resto tb mandei vir uma protecção pro ecrã (sim, n gosto mto dele todo riscado) daqui.
Com a desvalorizção do dolar fica barata e ainda por cima n me cobraram portes de envio...

:D
Team: Perdidos & Achados.

Imagem Imagem Material: Asus EEE TouchScreen + GSAK + Garmin Etrex Legend HCx
Imagem
pnobrega
Small

Registado: segunda mai 07, 2007 16:38

Mensagempor Corvo » segunda mai 19, 2008 20:38

pnobrega Escreveu:
Alguma marca ou referência que me aconselham? Question

Realmente no meu Legend as pilhas tb voam um pouco... Eu cá uso as Uniross... Sempre usei e tenho me dado bem com elas.. as minhas são de 2000Mha

Já fiz isso “n “ vezes mas é chato fazer isso cada vez que acedo dentro desse menu. Evil or Very Mad

Eu configurei a 1ª vez e dp nunca mais me apareceu... por isso não me parece normal que tendo já tu configurado isso várias vezes continue a aparecer...

de resto tb mandei vir uma protecção pro ecrã (sim, n gosto mto dele todo riscado) daqui.
Com a desvalorizção do dolar fica barata e ainda por cima n me cobraram portes de envio...

:D

Obrigado pelas dicas.
Vou experimentar outra vez configurar o menu geocaching.

Vou ver a marca das pilhas

e essa protecção é mesmo catita. Demorou muito tempo a chegar?
Corvo
Small

Mensagempor The Farstriders » terça mai 20, 2008 12:30

Olá!
Nós só descobrimos este fórum no fim de semana, e bem falta no fez, pois também andámos à procura de GPS. Assim, independentemente do que se escreveu aqui, também nós nos decidimos por um Vista HCX e também o comprámos ao Rui Duque que teve para connosco uma paciência enorme a responder a todas as nossas perguntas.
Quanto à importação das caches para o GPS, descobrimos várias maneiras: importando directamente da página da cache, mas nós só sabemos fazer uma a uma ou então usando o site my.garmin.com que dá para passar dezenas delas logo de uma vez. O pior é o nome das caches que fica no formato GCXXXX. O que nós fazemos, é depois de gravadas no GPS, importamo-las para o mapSource, mudamos-lhe o nome a todas, apagamo-las do GPS e importamos do mapSource já com o nome modificado novamente para o GPS. Só que dá uma trabalheira....Deve haver uma maneira mais fácil, mas ainda não demos com ela...(se alguém nos ajudar, agradecemos)
Para não dar a volta aos menus, se carregar 2 vezes seguidas no botão de baixo da direita, ele vai logo para o menu principal.
Quanto à bússola, tivemos de a desligar (ainda só utilizámos muito pouco o GPS), pois ela dava-nos informações completamente absurdas. Desconfiamos que a temos de a calibrar primeiro, falta-nos é tempo para descobrir todas as potencialidades do equipamento.
Esperamos ter sido úteis e desejamos umas boas cachadas!
The Farstriders
Regular

Registado: terça mai 20, 2008 12:01

Mensagempor The Farstriders » terça mai 20, 2008 17:49

ups....
para ir rapidamente para o menu principal é carregar 2 vezes no botão da esquerda (botão MENU/FIND) e não o da direita.... :oops: :oops: :oops:
se carregar durante algum tempo no referido botão (MENU/FIND) vai então directamente para o menu find.
The Farstriders
Regular

Mensagempor pnobrega » terça mai 20, 2008 20:03

Corvo Escreveu:Obrigado pelas dicas.

Nop...

como escolhi n pagar os portes chegou mesmo nos 6dias que eles dizem...
já agora, se decidirem comprar quando chegar à parte do discount code mete pcword20. Isso dá-te um desconto de 20%. E ainda está a funkar :)
Team: Perdidos & Achados.

Imagem Imagem Material: Asus EEE TouchScreen + GSAK + Garmin Etrex Legend HCx
Imagem
pnobrega
Small

Registado: segunda mai 07, 2007 16:38

Mensagempor Corvo » quarta mai 21, 2008 09:55

The Farstriders Escreveu:Olá!
Nós só descobrimos este fórum no fim de semana, e bem falta no fez, pois também andámos à procura de GPS. Assim, independentemente do que se escreveu aqui, também nós nos decidimos por um Vista HCX e também o comprámos ao Rui Duque que teve para connosco uma paciência enorme a responder a todas as nossas perguntas.
Quanto à importação das caches para o GPS, descobrimos várias maneiras: importando directamente da página da cache, mas nós só sabemos fazer uma a uma ou então usando o site my.garmin.com que dá para passar dezenas delas logo de uma vez. O pior é o nome das caches que fica no formato GCXXXX. O que nós fazemos, é depois de gravadas no GPS, importamo-las para o mapSource, mudamos-lhe o nome a todas, apagamo-las do GPS e importamos do mapSource já com o nome modificado novamente para o GPS. Só que dá uma trabalheira....Deve haver uma maneira mais fácil, mas ainda não demos com ela...(se alguém nos ajudar, agradecemos)
Para não dar a volta aos menus, se carregar 2 vezes seguidas no botão de baixo da direita, ele vai logo para o menu principal.
Quanto à bússola, tivemos de a desligar (ainda só utilizámos muito pouco o GPS), pois ela dava-nos informações completamente absurdas. Desconfiamos que a temos de a calibrar primeiro, falta-nos é tempo para descobrir todas as potencialidades do equipamento.
Esperamos ter sido úteis e desejamos umas boas cachadas!

Ainda bem que encontramos este fórum, porque no meu caso já tinha desistido da compra de um GPS, pois não queria apenas um GPS para o carro.

Este faz muito bem o serviço!!

O Nuno foi exemplo de bom profissional, falamos sobre este mundo e mostrou-se sempre disponível para prestar esclarecimentos e coitado, por causa de mim já foi tardíssimo para Leiria.

Como faço o carregamento das caches:
Vou ao site oficial Geocaching, já tenho instalado o plug-in no firefox (o site direcciona para o site da Garmin) e depois é só escolher as caches – send to GPS e em questão de segundos a coisa está lá.

Como imprimo os textos do owner não me preocupo muito com mudar o nome. Amanhã vou começar a caçar umas caches em Sacavém e no Parque das Nações para ver como é que o equipamento se comporta, pois continuo com o mesmo problema: quando acedo ao Menu Geocaching o equipamento pede-me sempre se quero configurar as definições de Geocaching. Tenho realmente que me informar, pois não estou a fazer alguma coisa bem.

Quanto a escrever manualmente as coordenadas, penso que seja fácil: basta criar um ponto, digitar as coordenadas e “clicar” ir para… ou por estrada e no local fora de estrada.

Quanto à história do menu obrigado pela dica. Assim sim.

Quanto à bússola, não tenho tido problemas (tem mesmo que se calibrar). Já a experimentei e deu-me orientações correctas. Amanhã irei experimentar novamente.
Quanto ao altímetro existe uma opção que ainda não experimentei:
Parece que o equipamento dá para projectares um ponto para onde queres ir e ele, o equipamento, mostra-te a altura do caminho. Parece-me ser muito fixe para sabermos o que teremos que subir.

Outra opção que me parece muito boa é ele registar automaticamente (podemos desligar) o percurso que fazemos e depois é só gravarmos.

Boa sorte com o equipamento e com as caches.

pnobrega Escreveu:
Corvo Escreveu:Obrigado pelas dicas.

Nop...

como escolhi n pagar os portes chegou mesmo nos 6dias que eles dizem...
já agora, se decidirem comprar quando chegar à parte do discount code mete pcword20. Isso dá-te um desconto de 20%. E ainda está a funkar :)

20% !!!
Fixe. Vou ver se o código funciona.
Corvo
Small

Mensagempor The Farstriders » quarta mai 21, 2008 10:37

Olá!
Achamos q o teu problema com o menu geocaching se prende com o possivel facto de não teres nenhuma cache gravada em geocaching mas sim em pontos. quando já tiveres caches gravadas em geocaching isso deixa de aparecer. Experimentar gravar como nós dizemos, utilizando o site my.garmin.com, que dá para gravar logo às dezenas, e elas vão logo para o menu geocaching.
Algumas das caches que já fizemos foram no parque das nações. Se precisares de ajuda diz :D . Só regressamos à noite.
The Farstriders
Regular

Mensagempor fontes79 » quinta mai 22, 2008 10:13

Ola pessoal.

Parece me que o Corvo fez uma boa compra. eu tb ando meio a procura de me decidir por um GPS, e as minhas duvidas andam no ordem das que o Corvo teve.
Diz me so uma coisa. Que cartografia traz o modelo escolhido?
Da para colocar novos mapas facilmente?!
Obrigado
fontes79
Micro

Registado: quinta mai 22, 2008 10:12

Mensagempor Corvo » quinta mai 22, 2008 14:36

fontes79 Escreveu:Ola pessoal.

Parece me que o Corvo fez uma boa compra. eu tb ando meio a procura de me decidir por um GPS, e as minhas duvidas andam no ordem das que o Corvo teve.
Diz me so uma coisa. Que cartografia traz o modelo escolhido?
Da para colocar novos mapas facilmente?!
Obrigado

Olá bem-vindo ao fórum.
Aproveita a oportunidade e passa pelo tópico Apresentações.

Quanto ao GPS:
- Não trás cartografia;
- Terás que adquirir a mesma à parte;
- A Cartografia é instalada num cartão de memória que também deve ser comprado separadamente (o meu tem 1 GB - é mais do que suficiente)

Boa sorte na escolha.
Este HCx é mais do que suficiente.
Corvo
Small

Mensagempor fontes79 » quinta mai 22, 2008 16:13

Obrigado pela resposta. Ja fiz a minha apresentacao ;)
E essa cartografia, onde se compra? fica muito caro?
Desculpa se as perguntas sao algo basicas, mas so agora me dediquei a pesquisar esta area do GPS.
Obrigado
fontes79
Micro

Registado: quinta mai 22, 2008 10:12

Mensagempor Corvo » quinta mai 22, 2008 19:14

Não há problema eu também sou um newbie nestas andanças e perguntar não faz mal nenhum, pois bem sei as dificuldades de quem pela primeira vez procura equipamento desta natureza.

Se leres alguns dos meus post, poderás perceber o que eu procurava num GPS.

Quanto à cartografia, a mesma tem os seus custos (elevados para uns e normais para outros) e as lojas da especialidade também fornecem esse tipo de topografia, basta uma pequena busca pela net e rapidamente encontrarás lojas que vendem este equipamento e restante material (cartões, cartografia, etc.)

O meu HCx adquiri-o através desta loja:

http://loja.socurtir.com/index.php

Existem outras tantas, procura, compara preços e formas de entrega, vê não só o equipamento mas as restantes opções, pois este equipamento apenas o poderás explorar no seu máximo após a colocação de topografia.

Para Geocaching, é apenas necessário um equipamento que te permita a introdução de coordenadas e o resto é bom senso e leitura atenta das descrições do dono da cache e respectivo comentários. :wink:
Corvo
Small

Mensagempor Corvo » segunda jun 02, 2008 13:52

Bem um pedido de ajuda (texto longo para variar :D ):

Para aqueles que têm vindo a ler este tópico, sabem que tenho tido algumas dificuldades no "Menu Geocaching" :evil: do Hcx, ou seja, cada vez que entro no “Menu Geocaching” o equipamento pergunta-me sempre se quero configurar as definições de geocaching e eu como sempre, é o que faço. :roll:

Responderão vocês:
As definições aparecem-te sempre, porque não tens qualquer cache dentro do equipamento.

Inicialmente foi o que aconteceu, no entanto quando comecei a enviar para o GPS as localizações das caches que quero procurar, através do site oficial da Geocaching (com o respectivo plug-in instalado) ou através do site my-garmin, as mesmas continuam a não aparecer :evil: e o equipamento continua a perguntar-me se desejo configurar o menu Geocaching, mas nunca me mostra as caches que tenho introduzidas. :evil:

Responderão vocês:
O equipamento apenas avisa as caches que estão na proximidade do equipamento.

Inicialmente também pensei isso, no entanto ontem estive em Oliveirinha, Carregal do Sal e não fui avisado pelo Hcx que tinha caches ali perto (tenho ligados os avisos) e nem consegui ver a lista das caches (cerca de 5) que transferi antes para o equipamento, ou seja, para o equipamento não existe nenhuma cache transferida. :?

Levei papeis com as coordenadas, mas por impossibilidades familiares não pude ir a nenhuma, no entanto ao introduzir manualmente a coordenada de uma cache, verifiquei que estava a menos de 5 kms da mesma, no entanto no “Menu Geocaching” não apareceu nada.

Em anteriores tentativas de resolver o problema e ao ligar o Hcx ao PC, verifiquei que foi criada uma pasta no equipamento com a denominação Garmin (que foi automáticamente criada quanto transferi a primeira cahce) e “lá dentro” estão as caches (formato.gpx), no entanto verifiquei que os ficheiros transferidos pela site oficial Geocaching ficam com nomes diferentes dos transferidos pelo site mygarmin (nomes mais extensos), ou seja, o mesmo ficheiro é transferido para o Hcx sob nomes diferentes dependendo sempre do site que utilizo, mas penso que o problema não passará daí, pois o que eu não consigo fazer, é por o equipamento a ler o que lhe envio

Já experimentei retirar os ficheiros da pasta “garmin” para a raiz, mas mesmo assim o equipamento não reconhece as caches, pois eu tenho a possibilidade de mudar a referência para onde o Hcx tem de verificar a existência das caches por exemplo: todas as caches de Loures, Parque das Nações ou Olivais, não são listadas.

É que uma coisa é eu manualmente criar pontos para as caches outro é eu ter o equipamento ligado ao Pc, escolher as caches, enviar as mesmas para o Hcx (a pasta foi criada automaticamente) e depois quando estou no local, nada é indicado pelo Hcx.

Alguém tem mais alguma dica? :oops:
Corvo
Small

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes