E este, que foi o meu primeiro a seguir ao Spectrum:
<img src="http://www.old-computers.com/museum/photos/amstrad_pc1512_2s.jpg">
Mas o meu não era colorido. Tinha uma placa gráfica Hercules e monitor monocromático, com as duas unidades de disquetes de 128KB cada. Mais tarde apareceram as unidades de disquetes de alta densidade, com 1MB cada.
Recordo-me que alguém descobriu que a diferença entre as disquetes de alta e as de baixa densidade era um buraquinho que tinham lá na diquete. Então era ver o pessoal a fazer um buraquinho nas de baixa para as transformar em alta.

E o interessante é que em alguns casos até funcionava!
Fiz imensos trabalhos e uma porradaria de cursos com base nesse pc.
Um dia pensei na hipótese de comprar um disco interno ENOOOOORME de 20MB. Mas não o fiz porque era demais. Se me safava com 256KB, para que era preciso 20MB? Era demais!
Acabei por não comprar esse disco interno e comprar um PC novo 386 com disco de 140MB. Espectacular!
