• Anúncios

O homem (sem) já com GPS

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

O homem (sem) já com GPS

Mensagempor Corvo » quinta abr 24, 2008 14:10

Então vamos lá:

Depois de feita a apresentação, falta o aconselhamento por parte dos mais experientes e gurus na área.

Como em outros hobbies que tenho (voar papagaios por exemplo) a escolha do equipamento adequado às minhas necessidades é para mim primordial, pelo que após várias pesquisas feitas por aqui e por alguns sites da especialidade tenho algumas luzes sobre o assunto, se bem que não estão a iluminar perfeitamente, e é aí que vocês entram.

Como sou um completo ignorante nestas questões de GPS e devido ao facto de ter descoberto este fórum de uma busca que andava a fazer pela net sobre GPS’s para carros, confesso-vos que nunca me decidi por uma compra certa, pois considero que a aquisição de um GPS apenas para um carro (no meu caso) é desnecessária, pelo que me despertou este interesse por GPS’s portáteis o que seria mais indicado para a “vida que levo”.

Como o geocaching se enquadra perfeitamente no meu hobbie ideal: caminhar e descobrir locais bonitos, bem como descobrir factos da nossa arquitectura e história, procurei, procurei e procurei e cheguei à seguinte conclusão:

Das duas uma: ou adquiro um GPS simples, prático, resistente e relativamente barato onde utilizarei o mesmo para geocaching, tipo “ligar e está pronto a andar” ou então tento recontar os euros novamente e novamente e tento chegar a algo um pouco mais composto e é aí que as dúvidas me assolam, se não vejamos:

1ª Opção
Garmin eTrex H – 87,11 € ou o recém chegado ao mercado Magellan Triton 200 – 120,99€

Abdico assim da série eXplorist (que acho muito bonita e daquilo que vi no site internacional deles, são umas boas máquinas), parece-me que a partir deste mês a série está descontinuada (não me chateia nem um pouco), mas já que vou comprar, porque não comprar o “último grito” (se bem que não ligo muito a essas coisas), reconheço no entanto que esta série tem muitos “atributos” (acho-a mais bonita do que o eTrex, por exemplo).

Quanto ao Garmin, parece-me que é veículo para todo o terreno, liga-se, coordenadas lá pra dentro e toca a andar que se faz tarde e admiro muito isso numa máquina, não quero luzinhas nem barulhinhos, quero algo prático, simples e sem complicações (pareço um anúncio)

O inconveniente destas escolhas prende-se com o facto de uma completa ausência de GPS com cartografia (com os inconvenientes de se perder alguma noção daquilo que se poderá encontrar no terreno, o que impossibilitará uma melhor antecipação “das voltas” a dar-se para chegar à cache que está em campo e não numa cidade – acho eu) e uso no carro (se bem que isso não me incomoda).

2ª Opção
Magellan Triton 400 que com um cartão SD de 1GB fica por 216,58 €
Mais uma vez uma novidade, sem no entanto poder-se utilizar em carro.

Garmin GPSMap 60 por 188,75 €, com apenas 24 MB mas que, apesar do seu monitor monocormático (isso também não é condição de compra) pode ser utilizado no carro desde que se tenha um programa: Map Source City Select que provavelmente é a pagantes mas que caso o consiga poderei utilizar no carro, dando-lhe assim uma outra utilidade que não geocaching , justificando-se assim um investimento inicial.

No entanto penso assim:
Deixa-te de … e compra o básico. E depois logo se vê.
Mas o facto de não poder usar cartografia (e sem ver essa utilidade prática no terreno), e ausência de um slot para cartão, poderá ser limitativo após alguns meses de utilização e se calhar o dinheiro que invisto agora dará os seus frutos quando estiver no terreno.

O que acham?
Estou à procura do GPS “perfeito” ou deixo-me de coisas e compro simples e "barato"?
Desculpem o texto longuíssimo, mas gostaria de saber as vossas opiniões.

Nota: os preços verifiquei no site http://unbelievableshop.com

Boas caches.
Editado pela última vez por Corvo em sexta mai 16, 2008 14:00, num total de 1 vez.
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor SUp3rFM » quinta abr 24, 2008 14:30

Viva,

De todos os que listas, afastaria-me a sete pés da gama Triton. A lista de problemas deles é maior que a lista de funcionalidades.

GPS perfeito, para mim neste momento, é o Garmin Vista HCX. Tem (quase) tudo.

O eTrex H é uma boa opção sem cartografia.

Com uma prestação razoável tens o Magellan Explorist 210. Tem um bom preço, mas tem algumas limitações. No entanto, é possível sobreviver com ele. Suporta cartografia, que apesar de datar de 2005 é razoável. Para o geocaching, serve-te perfeitamente para 99% delas.

Falo pela minha experiência e como alternativa a apenas um GPS, como o Vista HCX, uso um GPS de estrada (TomTom) para me levar perto delas. A partir daí, utilizo um Magellan Sportrak Pro que me leva até ao ponto zero (com mais ou menos dificuldade).
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Re: O homem sem GPS

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta abr 24, 2008 15:11

Corvo, antes de mais, boas vindas e diverte-te muito ou mais do que nós.

Em relação à tua escolha, posso dar-te o exemplo que eu utilizo.

- Tenho no carro um GPS integrado com os mapas das estradas, por sinal bem desactualizados (3 anos). Esse leva-me ao local onde quero, mais ou menos. Se é uma estrada antiga e conhecida, leva-me lá exactamente. Se não é, leva-me ao ponto que ele entende como sendo o ponto de uma estrada mais próximo do meu destino. Que por vezes é bem longe...
- Tenho um PDA HTC 3300, que tem o Tomtom, bastante melhor do que o que tenho no carro, e onde posso meter outros utilitários (BeelineGPS, por exemplo) para ajudarem à navegação e à aproximação e a mais uma série de luzinhas daquelas que no fim nem sequer utilizo.

Há pouco tempo o HTC avariou, possivelmente por culpa dos maus tratos que lhe dou no Geocaching, poeirada, molhas, de tudo um pouco. Aí resolvi comprar o...

- eTrex H. Precisamente esse. Conforme dizes, não tem mapas. Mas isso não importa muito porque tenho o do carro e quando saio do carro baseio-me ou no mapa que imprimi em casa ou no eTrex quando estou lá próximo ou ainda no PDA se necessário.

Assim, levo sempre os 3: o do carro, o HTC e o eTrex. Uso o do carro e o eTrex normalmente, e o HTC quando preciso de um mapa que não está no carro ou nas ruas de uma localidade em que vou a pé.

Não sei se ajudei... Apita se precisares de mais alguma coisa.

Fernando

P.S.: Finalmente encontrei alguém à minha altura!!! Uma pessoa que não tem medo de escrever, descreve tudo ao pormenor necessário e não apenas aquela abreviaturas ou poucas palavras que é o que mais se vê por aí! Já não estou sozinho neste mundo!!! :lol:
Editado pela última vez por GeoDuplaP&F em quinta abr 24, 2008 15:13, num total de 1 vez.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor Corvo » quinta abr 24, 2008 15:12

Bem se os Triton andam assim, prefiro um equipamento com provas dadas.

Confesso que quando comecei a pesquisa foi a Garmin que me ocorreu.

Estive a ver o VISTA HCx as 223,84 € e confesso que fiquei “tentado”

Se não vejamos:
“Especificações Técnicas

• Receptor GPS de alta sensibilidade para um desempenho formidável em qualquer ambiente
• Compatível com WAAS para uma recepção de satélites ainda melhor
• Mapa base interno com capacidade de calculo de rota automático
• Entrada USB para download de mapas a alta velocidade
• Ranhura para cartões MicroSD para software opcional MapSource®
• Cartões microSD pré-programados compatíveis com cartografia terrestre City Navigator, cartografia marítima Bluechart ou até para incluir mapas Topograficos
• Registo de trajectos automático com possibilidade de armazenar 20 percursos
• 500 pontos e 50 rotas
• Indicações de mudanças de direcção com um kit de navegação opcional
• Alarme de beep audível com toques configuráveis
• Peso: 156g com baterias ( não incluídas)
• Dimensões: 10.7x 5.6 x 3.0 cm
• Vida da Bateria – até 25 horas com 2 pilhas Alcalinas tipo AA
• Cursor de quarto sentidos para uma operação mais fácil
• Ecrã : TFT de alta resolução, anti-reflexo de 176 x 220 pixéis ; 3,3 x 4,3 cm à prova de água ( IPX7)
• Altímetro Barométrico e bússola electrónica disponível com o eTrex Vista HCx
• Com o MapSource pode procurar cidades, endereços ou atracções turísticas”

Começa-se a fazer luz. :D

Tenho é que pensar em refazer contas. :cry:

Entrada USB, Cartões MicroSD, possibilidade de cartografia terrestre, 25 horas de bateria, altímetro e bússola.

Tentador… tentador mesmo. :P

Edit:
Estive a ver no site e se forem comprados 6 equipamentos o custo de cada um desce cerca de 33 €.
Alguém a precisar de um GPS novo ? :P
Corvo
Small

Mensagempor TMPinho » quinta abr 24, 2008 15:22

Boas,

Eu tenho o eXplorist 210 e não tenho com que me queixar. Já caiu algumas vezes :( e ainda não se queixou. Isso também conta quando andamos no meio do mato molhado e com musgo.

A cartografia que traz é básica ( muito mesmo), mas também não é para isso que o utilizo, visto ter uma PDA com o TomTom para a utilização em estrada ( e monte :) ).

Espero ter ajudado ou não... :)
Abraço
TMPinho
Regular

Registado: terça jun 26, 2007 22:27

Mensagempor alieri » quinta abr 24, 2008 16:12

Geodupla, desculpem telegrama :)
Magellan 210 + PDA com Tomtom & oziexplorer & cachemate
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor drosa » quinta abr 24, 2008 18:20

Corvo, tudo o que precisas chama-se GPSmap 60 (full extras):wink:

Tá um à venda por cá!.. :lol: :lol:
drosa
Micro

Registado: terça abr 15, 2008 04:12

Mensagempor MightyReek » quinta abr 24, 2008 18:30

Eu tenho um Garmin eTrex Vista Cx e estou muito contente com ele, só o comprei porque o Hcx tinha acabado de sair e custava muito mais dinheiro. Se fosse agora comprava-o sem dúvida. Com a cartografia carregada é uma máquina excepcional.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Corvo » quinta abr 24, 2008 20:50

GeoDuplaP&F Escreveu:P.S.: Finalmente encontrei alguém à minha altura!!! Uma pessoa que não tem medo de escrever, descreve tudo ao pormenor necessário e não apenas aquela abreviaturas ou poucas palavras que é o que mais se vê por aí! Já não estou sozinho neste mundo!!! :lol:

:D

Bem, mais uma vez obrigado pelo apoio e a recepção.

De facto não me posso permitir a aquisição de um GPS só para geocaching e depois outro para ter no carro, nem tão pouco um PDA (que gostaria imenso de ter), mas todos temos prioridades na vida e é preciso escolher e neste caso, no meu caso a adquirir um GPS será um que passado um mês ainda me diga qualquer coisa.

Vou-vos contar uma coisa (não se assustem, não costumo escrever muito, mas acho essencial para que me conheçam um pouco mais e não, não sou mais um curioso que daqui a um mês já não está cá)
Tenho um outro hobbie que é voar papagaios e há cerca de 2 anos quando me iniciei nestas lides, comprei um kite que 3 ou 4 meses depois cheguei à conclusão que não dava para eu progredir, ou seja eu conseguia voá-lo, mas não conseguia mais.
No entanto comprei um outro kite que na maioria das opiniões de entendidos, deveria ter comprado um acima daquele que tenho, pois a diferença de euros era quase ignorável, mas que para mim não.

No entanto apostei e á cerca de 1 ano progredi imenso e o kite começa agora a ser conhecido um pouco mais pelos entendidos e começa-se a fazer valer nos céus.

Penso que com o GPS será a mesma coisa.
Quero ver realmente quais a especificações que me farão falta daqui a uns meses quando for mais experiente nestas andanças e creio que o GPS apenas ajuda em 70% 80% o resto é o saber e a experiência obtida em campo através da prática.

Mas tenho o outro vicio, o Escutismo e aí sei que irei explorar ao máximo do equipamento, e se calhar não precisarei do último grito em tecnologia, mas sim um que me não me deixará mal, que não tenho de tirar nenhum curso para o entender ou que terá coisas que apenas utilizarei exporádicamente.

Vi num outro site, que até é de um membro deste forum e cujo o HCX está a 219 €.

Tenho mesmo de recontar os meu euros.

Fiquem bem.
Editado pela última vez por Corvo em quinta abr 24, 2008 22:06, num total de 1 vez.
Corvo
Small

Mensagempor MightyReek » quinta abr 24, 2008 21:09

Corvo Escreveu:Vi num outro site, que até é de um membro deste forum e cujo o HCX está a 219 €.

Fiquem bem.

Não sei se te diga ou se te conte, o meu Cx custou 322€...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Corvo » quinta abr 24, 2008 21:17

MightyReek Escreveu:
Corvo Escreveu:Vi num outro site, que até é de um membro deste forum e cujo o HCX está a 219 €.

Fiquem bem.

Não sei se te diga ou se te conte, o meu Cx custou 322€...

:? hiii que chato !!
Corvo
Small

Mensagempor SUp3rFM » quinta abr 24, 2008 21:45

Onde se encontra o Vista HCX a esse preço?
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Corvo » quinta abr 24, 2008 22:06

Corvo
Small

Mensagempor TobiasTeam » quinta abr 24, 2008 22:42

SUp3rFM Escreveu:Onde se encontra o Vista HCX a esse preço?

Neste site os preços tb são bons:

http://unbelievableshop.com/store/defau ... 4a&&page=2

Foi aqui que comprei o meu (novinho em folha) ETREX H. O local mais barato onde encontrei. Serviço de envio certinho com pagamento à cobrança (opção). Também se pode levantar na loja, salvo erro em S. Domingos de Rana.

Ah... e não tenho comissão.. :wink:

P.S. Para quem tem uma empresa (nome individual, lda. whatever): tentem registar-se como REVENDEDORES (foi o meu caso). Sobre o preço indicado têm ainda desconto.

Abraço,
CE
Imagem
TobiasTeam
Micro

Registado: sexta dez 07, 2007 09:59

Mensagempor Corvo » sábado abr 26, 2008 20:47

Bem, não tenho nenhuma empresa, por isso o registo seria sempre individualmente.
Irei fazer contas "à vida" e depois dou novidades.
Obrigado "cachers" :wink:
Corvo
Small

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes