as guerras garmin vs. magellan são um bocado coisa do passado, agora que há uma marca verdadeiramente dominante (não digo qual). e depois há aquela necessidade tremenda de ter sempre gadgets e engenhocas novas. mas será que serve?
com esta thread, pretende-se apenas que cada um dos membros (que estejam dispostos a isso), deixem uma (e só uma) entrada com o hardware e software que tem ao seu dispor e que usam. caso queiram deixar algum comentário aos ditos cujos, podem fazê-lo, mas tentem não tornar isto muito off-topic, peixeirada, tira-teimas e discussão inútil (para isso, criamos threads noutros tópicos mais adequados).
objectivo: conseguir perceber (de forma actual e imediata) qual é a tendência nos aparelhos de GPS. se entretanto andarem a comprar gingarelhos novos, podem sempre editar a vossa própria entrada na thread e alterá-la.
dito isto, começo eu...
GPS passados:
Magellan Meridian (yellow) - O meu primeiro GPS, comprado em 2002 na Nautel. A possibilidade de expansão com cartões SD, o facto de me terem oferecido os mapas e destes estarem disponíveis "por aí" e o pequeno pormenor de ser, em 2002, dos únicos receptores a usar o sinal do EGNOS foram preponderantes na escolha. A alternativa teria sido um Legend ou um Vista ou uma coisa assim. Pontos negativos? Captação difícil sob arvoredo. E era amarelo e difícil de confundir com um telemóvel. Mas se não fosse amarelo e não desse nas vistas porovavelmente ainda estava perdido no meio do mato em Vila Nova de Milfontes. Vendi-o ao Bocky_PT há meses atrás porque precisava de um GPS que me fizesse auto-routing (por esta altura andava eu agarrado a um portátil com Auto Route Express)
GPS presentes:
Garmin GPSMAP 60CS: Comprado em 2005 na DND. Uma bela máquina e o fim do portátil a servir de ferramenta de navegação. Mapas detalhados e actualizados a pensar nas viagens ao estrangeiro. Ecrã a cores maravilhoso. Um gadget um bocadinho mais pequeno e discreto, mas com o mesmo problema do Magellan. A recepção às vezes é bera (especialmente agora, comparado com os sirfIII)... e a memória não dá para tudo (e lá vou eu com o portátil com o City Select a tiracolo caso faça uma volta um bocado maior). E os mapas são a pagantes, mas eu com 30 anos já devia ter juízo e pagar pelas coisas que usufruo. Mai nada.
Holux GPSlim 236: Comprado na eBay em Junho de 2006. Faz agora parelha com o PDA Windows Mobile com Bluetooth (IPAQ 3850) ou com o Nokia 6630 ou com o Nokia N70.
a) Com os Nokias: No princípio, preocupava um bocado, mas agora que dei com o software certo, é uma "meneza".
-Mobile GMaps (
www.mgmaps.com) - implementação MIDP de Google Maps
-BlueSky para a aproximação às caches (os 300 derradeiros metros)
-MapView GPS II - supostamente, com as cartas militares calibradas, faz maravilhas, mas ainda tenho que arranjar um cartão de memória maior e paciência para as calibrar.
Tenho alguns problemas com as conversões de DDºMM.DDD para DDº.DDDDD quando uso este combo, mas nada que umas contas de cabeça não resolvam.
b) com o IPAQ: OziCe e cartas militares são o killer-combo. Não tenho preferência por nenhuma aplicação para o geocaching (tenho umas quantas instaladas), mas depois de me habituar a cachar com o Garmin, "dói" um bocado cachar com software disponível para tal, mas lá vai servindo de vez em quando. A meu ver, o software para a aproximação final é muito "nervoso" (fruto da precisão do GPS, me thinks) e é difícil (ou eu estou mal habituado) fazer a aproximação mais correcta sem andar aos ésses.
No que toca ao GPS, meus senhores... Uma maravilha... Não há cache na Serra de Sintra, debaixo do arvoredo todo, que não se borre de medo... Quando isto agarra o sinal de GPS, só o larga quando falham as baterias... E as 12 horas de autonomia são mais que suficientes... E em caso de necessidade, usa baterias iguais à do telefone...
De resto, sou adepto do paperless caching, quer com as pocket queries enfiadas no MobiReader no telefone ou no GPXview do IPAQ - quer com o concentrado de geocaching.com feito em PERL pelo Rifkind e que se dá às maravilhas com o meu ex-PDA Clie (Palm OS)