jonhy Escreveu:Ningem usa PMR`s na zona da Póvoa de Varzim, grande Porto, esposende, barcelos, famalicão?
A resposta está no link abaixo...não sei é se algum deles é geocacher.
http://pmr.ondalivre.com/ onde encontras duas listagens, sendo
ESTA organizada alfabeticamente por Concelhos.
Quanto ao canal a usar, e com base no mesmo link:
- Código: Selecionar todos
Canal - N.º de users registados no Fórum PMR
1 181
2 102
3 49
4 73
5 166
6 54
7 62
8 170
Donde resulta que a maioria usará o canal 1, depois o 8 e o 5.
Face a isso, parece-me bem que se convencione o Canal 3 para usar no Geocaching.
No entanto, sempre direi que sendo os PMR walkie-talkies de uso livre, sem licença, não se pode exigir que certo grupo de pessoas use determinado canal, até porque vai um bocado contra o espírito da coisa.
Por isso, haverá sempre a hipótese de no meio da nossa conversa aparecer mais alguém sem ser convidado.
Uma explicação:
No site que referi alguns maluquinhos do radio-amadorismo e outros curiosos apenas (como eu) registaram-se e o organizador (por carolice) atribuiu um código de utilizador, sem qualquer vínculo ou obrigatoriedade - Sou o PMR480
Como podem ver, os canais lá indicados são aqueles em que as pessoas de determinada região mais comunicam entre si (vejam Faro e Olhão por exemplo, duas cidades a 10/15km de distância).
Ou seja, se circularem por algumas cidades poderão falar com alguma desta malta. Já o fiz, em Lisboa, onde apanhei um colega algures no centro de LX e estive à conversa com ele até atravessar a Ponte Vasco da Gama! Claro que ele tinha umas antenas todas xpto (o que é ilegal, atenção!)
Resumindo, dá para fazer umas brincadeiras giras.
Na cache Alcaria Ruiva, lá no alto, já falei também com alguém, salvo erro em canal 3. E no Gerês, enquanto falava com o Hfap, uma senhora muito simpática meteu-se connosco