• Anúncios

Help... I Need somebody... Help...

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Help... I Need somebody... Help...

Mensagempor wingheaded » quinta dez 13, 2007 06:02

Gostava de saber que tipo de GPS poderia comprar, aqueles dos carros dão... entre 150.00€ e 250.00€ arranja-se algumas coisa de jeito. No site falam em modelos autónomos para fora da estrada... isso serve... e para a estrada?

Mas o que me está a fazer mais confusão é a quantidade de informação. Por exemplo fui ver caches em Castelo Branco e gostava de procurar uma em Alcongosta...

Aparece muita informação, ficheiros para descarregar, etc.
Pensei que com isto:
N 40° 06.352 W 007° 30.091
UTM: 29T E 627714 N 4440583
fosse suficiente... que ficheiros são aqueles para descarregar e para carregar onde? No GPS? Como?

Sei que o estou a bobardear com perguntas mas a informação é tanta e um pouco dispersa que já me perdi...

Pensei que bastaria colocar latitude e longitude no GPS e já estava...

Bem se conseguir encontrar um bocadinho para me ajudar agradecia...

Obrigado
wingheaded
Micro

Registado: quinta fev 01, 2007 18:29

Mensagempor SUp3rFM » quinta dez 13, 2007 10:59

Hmm, eu quase que precisava de um GPS para encontrar as dúvidas neste teu post. :-)

Antes de tudo,

Bem-vindo!

Espero que te divirtas! :)

O melhor conselho que te posso dar é procurares informação (para isso nem sequer precisas de GPSr). Que tal começar por aqui?

Ou então dar um olho a isto?

Em relação às tuas questões.

Há bons GPS autónomos para fora de estrada com boa resposta em estrada?

Há. São caros. Prepara uns €300 a €500 e mais €125 para os mapas de estrada. Estou a falar de um modelo da Garmin (60CSx, Vista HCx, 76CSx, Quest, entre outros). Os GPS da Magellan podiam ser uma hipótese mas sem mapas actualizados não são uma boa resposta para o que procuras.

Se os GPS dos carros dão?

Dão, mas com muitas limitações que podem ser várias. São mais frágeis, tem pouca autonomia, a gestão dos pontos pode não ser a melhor e, mais importante ainda, pode não ter modo de fora-de-estrada (ou seja, leva-te apenas ao ponto na estrada mais próximo da cache).

As coordenadas

As coordenadas destacadas no geocaching.com chegam no formato que referiste, por exemplo: N 40° 06.352 W 007° 30.091. Se o teu GPS suportar este formato, ou seja GG MM.MMM, é isto que inseres. Se só aceitar outro qualquer, usa a função de conversão na página das caches.

Acima de tudo, lê a info que coloquei acima. Responde a muitas dúvidas.

Acho que são bons pontos de partida. Se tiveres questões, coloca-as aqui. Há muita gente com vontade de ajudar.

Boa sorte!
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta dez 13, 2007 11:11

Wingheaded

Eu tenho um GPSr no carro, integrado, que já lá estava quando comprei o carro. É muito bom porque activa muito rapidamente, em poucos segundos, mostra-me correctamente a direcção, a distância, tudo isso, mas tem o grave defeito de não o poder tirar para o levar a pé. Além disso não funciona fora da estrada, indicando apenas o ponto da estrada mais próximo. O que muitas vezes é bem negativo...

Por isso comprei um manual, um PDA HTC 3300, onde tenho, além do navegador, o BeelineGPS que dá o toque final na aproximação à cache.
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor Bringer » quinta dez 13, 2007 11:40

Se tens entre 150 a 250 € para gastar, arranjas um PDA com GPS e dá-te para as duas coisas e muito mais.

Comprei um HP iPAQ RZ5700 por 199€ (Chip7) e estou bem satisfeito! Para estrada dá para instalar o TomTom ou o MioMap, para as caches pode funcionar com o OziExplorerCE (um "must" para caches offroad, pois dá para navegar utilizando cartas militares), o GeoScout e o BeelineGPS (ambos os programas dão para navegar para um waypoint e têm ferramentas muito úteis na gestão das caches, incluindo descrição, hint, spoilers e logs)

No entanto nem os GPSr de PDA nem de estrada são aconselháveis para a aproximação final às caches, principalmente por não possuírem bússola electrónica ou magnética (por isso ficam baralhados quando não estás em movimento). Para colmatar essa lacuna tenho um Garmin Etrex Vista para as caches mais complicadas.
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor GeoDuplaP&F » quinta dez 13, 2007 11:53

Bringer Escreveu:Para colmatar essa lacuna tenho um Garmin Etrex Vista para as caches mais complicadas.

Esse Garmin tem bússola? Mostra o N mesmo sem estares em movimento? Quanto custa?
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor Bringer » quinta dez 13, 2007 12:06

Tem. Mas o modelo já foi descontinuado e substituído pelos novos Vista HCx que são um pouco mais caros. Na altura custou-me 219€.

No entanto, se estás à procura de um GPSr com bússola mas sem mapa (o Vista também tem), penso que o Etrex Summit já tem.
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor nuno_ka » segunda dez 17, 2007 17:23

Antes de mais bem vindo ao mundo das caches escondidas.

Faz como eu, tenho um GPS Garmin 60 CS e tanto dá para o mato como dá para a estrada.

Tens é de efectuar algumas actualizações dos mapas, especialmente das estradas :wink:

Boas cachadas
nuno_ka
Regular

Registado: domingo jul 29, 2007 15:33

Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes