• Anúncios

Passagem de testemunho

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Passagem de testemunho

Mensagempor clcortez » quinta nov 22, 2007 05:20

Caros amigos geocachers,

Como alguns sabem, quer por palavras trocadas quer por mails ou por textos esboçados neste site, desde há muito que perdi grande parte da motivação e gosto que tinha por esta actividade. Não vale a pena voltar a falar nas razões nem no que me levou a chegar a esse ponto, e assim passo ao motivo pelo qual vos escrevo agora.

Como praticamente todos sabem ou já repararam, desde 2003 que escondo caches e conto já com mais de três dezenas de containers ocultos por esse Portugal fora. No entanto, (e agora é caso para dizer como poucos sabem) tal número de caches obriga-nos a uma grande responsabilidade e bom senso na resolução das situações menos agradáveis que vão surgindo ao longo da vida de uma cache.

Obviamente não queria ficar por aqui, certamente como a maioria dos geocachers os projectos e as ideias para novas caches são mais que muitas e no meu caso ultrapassam as sete dezenas.
No entanto, tenho pensado bastante no assunto e foi curiosamente enquanto lavava a loiça do jantar que surgiu a ideia que agora apresento.

(Novamente) Como alguns sabem, irei ser pai daqui a cerca de dois meses, e como outros alguns sabem também não é tarefa fácil e de muita responsabilidade, e esta é certamente prioritária face ao geocaching ou outra actividade de lazer, qualquer que seja ela. Este acontecimento aliado à minha falta de motivação para este jogo é a razão para passar este testemunho.

Vamos ao que interessa.

Tem acontecido a mim e a outros geocachers vermos serem colocadas caches em locais onde estávamos a planear colocar uma. E este fenómeno aumentou bastante nos últimos meses, ao ponto de ser rara a semana (no meu caso) que não surga uma cache num local incluído nas minhas mais de setenta ideias. Por um lado fico satisfeito quando vejo caches surgirem de excelente apresentação e que certamente eu não faria melhor, por outro lado fico triste quando vejo caches pobres e sem conteúdo surgirem sem dar a devida importância ao local.

Venho assim publicamente (de modo a dar igual oportunidade a todos) disponibilizar a todos os interessados este meu banco de ideias para novas caches.

Para tal defini alguns objectivos que passo a apresentar:

- O primeiro objectivo é que geocachers que tenham 1º)possibilidade para o fazer e 2º) vontade e bom senso peguem nestas ideias e construam as caches respeitando o principal objectivo que é dar a conhecer estes locais ou ideias da forma mais clara e objectiva possível, construíndo caches com boa apresentação e bem recheadas, assegurando a partir daí uma manutenção perfeita e contínua.
Se se sentem capazes de tal, serão bem vindos. Se acham que não conseguirão cumprir estes objectivos abstenham-se desta ideia.

- O segundo objectivo é que sejam geocachers com pouca experiência mas com provas de serem capazes de tomar a iniciativa de esconder estas caches. Que seja uma ajuda ou um impulso para colocarem muitas e BOAS caches. Para tal cada geocacher que me contactar terá um acompanhamento no sentido de ajudar a desenvolver o conceito e a ideia e depois criar a cache propriamente dita.
Claro que não é restrintivo, qualquer geocacher pode me contactar, mas dou preferência a quem está mais apto e que mostre ser responsável o suficiente. Mais vale poucas e boas que muitas sem controle.

- O terceiro objectivo é descentralizar os owners das caches, dar oportunidade aos geocachers da região onde estas caches se inserem a terem as caches para si. Faz sentido, quer em termos de manutenção quer por esses geocachers certamente terem mais a acrescentar na construção da cache por conhecerem melhor o local e a sua história. Mais uma vez digo, não é impeditivo que qualquer geocacher fique com uma cache de qualquer região, desde que demonstre o porquê desse interesse.

Nestas caches irei pedir algumas contrapartidas, nomeadamente:
- Que a pagina da cache seja pelo menos em inglês e português.
- que sempre que possível (a não ser que o tema da cache não o permita) sejam colocadas fotos na página.
- que se siga um template constituído por cabeçalho (apresentação da cache) descrição do local, e dados da cache. Cada caso será visto e analisado conforme o futuro owner da cache.

Como considerações finais devo dizer que cada geocacher que fique com uma ideia é livre de fazer o que bem entender, depois da passagem do testemunho, não pertendo obrigar ninguém a nada, como é óbvio. Se peço estas contrapartidas é como devem de entender para melhorar a qualidade das nossas caches.
Não se sintam na obrigatoriedade de me ligar às caches para as quais dei a ideia, como já disse o que pertendo apenas é ter a certeza que entrego estas ideias em boas mão e que daqui sairão excelentes caches, assim espero!

A todos os os interessados nesta passagem de testemunho basta enviar-me um mail para claudiocortez@clix.pt indicando o seguinte:
- zona de residência
- região para a qual estão disponíveis para aceitar ideias
- quantidade de caches que pertendem criar
- tipologia (se são regulares, multi, mistério, qual o tamanho e se são caches citadinas ou na natureza)

Poderá acontecer em alguns casos chegarmos à conclusão que as ideias são mutuas, e nesse caso vamos juntar esforços para criar o melhor possível. Quero com isto dizer que passarei toda a informação que tiver e possível ao novo dono da ideia.

Existem alguns geocachers que já anteriormente demonstraram interesse em ideias que tive ou em locais, e esses geocachers são prioritários, pois se na altura compremeti-me a criar a cache agora assumo que o não vou fazer, pelo menos para já, e como tal volto a passar o testemunho a eles.

Não será de estranhar que algumas das minhas actuais caches mudem de mãos também devido aos factos que enuciei logo ao início.

Já sabem, estou ao dispôr para as vossas apresentações.

Boas caçadas a todos,

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor vespafriendsalgarve » quinta nov 22, 2007 07:13

Acho uma boa ideia sim senhor, pois como sou novo neste meio e no inico fazia-me um certa confusão como é que um geocacher do Porto tem uma cache em VRSA, como é que ele resolve os problemas delas quando surgirem ... eu no meio caso ja meti uma meta a mim proprio não irei criar caches num raio superior de 100Km, e caso cria alguma irei sempre arranjar outro geocacher mais proximo dela que se une a mim na ajuda para auxilio de algum problema...

VFA - Billy
Imagem

Novo email .... vfa.geo@gmail.com
vespafriendsalgarve
Regular

Registado: domingo Oct 07, 2007 21:36

Re: Passagem de testemunho

Mensagempor vsergio » quinta nov 22, 2007 11:38

clcortez Escreveu:Por um lado fico satisfeito quando vejo caches surgirem de excelente apresentação e que certamente eu não faria melhor, por outro lado fico triste quando vejo caches pobres e sem conteúdo surgirem sem dar a devida importância ao local.

Caro amigo, sinto exactamente essa desilusão quando vejo acontecer tais concretizações de caches pobres em sítio riquíssimos... estes últimos meses tem sido desastroso. Consequências da globalização :(

E depois deparo-me com uma sensação de "vai, não vai" para ir colocar as ideias em prática antes que chegue aquele-que-anda-perdido :D (no hard feelings) aos "meus" pontos zeros... mas isto não é para andar a correr e é melhor por na cabeça um "que se f$%a".

Agora... sabes por onde ando... sabes que podes contar comigo!

Abraço e Felicidades para aquilo que mais interessa :D
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor SUp3rFM » quinta nov 22, 2007 12:23

Viva Cláudio,

Antes de tudo, muitas felicidades para ti e para a tua família. ;)

Quanto à tua disponibilidade, percebo a tua preocupação em salvaguardar os locais para os quais idealizaste uma cache. No entanto, essa preocupação é, na minha perspectiva, dotada de excesso de zelo. Não leves isto como uma crítica negativa. É apenas a minha sincera opinião.

O PH há uns tempos atrás lançou aquele post do banco de ideias aberto. Para mim, faria mais sentido incorporar essa lista ali mesmo, não dessa forma. Claro está, a ideia é tua! E se quisesses, nem terias colocado este post.

De qualquer modo, boa sorte!

vsergio Escreveu:
clcortez Escreveu:Por um lado fico satisfeito quando vejo caches surgirem de excelente apresentação e que certamente eu não faria melhor, por outro lado fico triste quando vejo caches pobres e sem conteúdo surgirem sem dar a devida importância ao local.

Caro amigo, sinto exactamente essa desilusão quando vejo acontecer tais concretizações de caches pobres em sítio riquíssimos... estes últimos meses tem sido desastroso. Consequências da globalização :(

Globalização ou Evolução?

Pesem os prós e contras desta evolução. Se o resultado for negativo, enviem-me a conta. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Bringer » quinta nov 22, 2007 12:37

vsergio Escreveu:Caro amigo, sinto exactamente essa desilusão quando vejo acontecer tais concretizações de caches pobres em sítio riquíssimos... estes últimos meses tem sido desastroso. Consequências da globalização :(

Quer-me parecer que estás a exagerar um pouco. Pelo menos em relação às novas caches que eu tenho encontrado ultimamente não me posso queixar muitos. É certo que um maior numero de pessoal a colocar caches dá sempre azo a que algumas caches não sejam nada por aí além. Provavelmente até algumas das minhas primeiras se podem incluir nesse grupo (mas que foram úteis para aprender a fazer melhor). Mas a verdade é que também tem por aí aparecido muitas caches excelentes! É uma questão de as escolher...
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor vsergio » quinta nov 22, 2007 12:43

Eu deveria ter retirado o ":(" do fim da frase Oh Sup3rFM e Oh Bringer (EDIT).

Não acho, de forma alguma a Globalização (natural Evolução) negativa. Apenas o facto de acontecerem certas caches pobres em sítios riquíssimos são consequência dela. É evidente que que a mesma tem pontos positivos (e muitos mais do que os negativos, obviamente). Mas vou ali chamar o Torgut e ele contrapõe já isto ;)

Quanto ao Banco de Ideias proposto pelo SuperPH :D, penso que o clcortez já prenunciou em relação a isso... qualquer coisa do género: o banco Público de ideias retira um pouco o impacto surpresa que as novas belas caches têm sobre os geocachers. E eu concordo. Qual teria sido a piada de teres discutido aqui publicamente a sensacional ideia da vossa cache FTF! FTF! FTF! ??
vsergio
Extra Large

Mensagempor SUp3rFM » quinta nov 22, 2007 12:47

Vitor, amigos como sempre. Mas quando te vir, dou-te uma pêra, só para não haver dúvidas, tábem?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

vsergio Escreveu:Qual teria sido a piada de teres discutido aqui publicamente a sensacional ideia da vossa cache FTF! FTF! FTF! ??

Curiosamente, a cache "FTF!!FTF!!FTF!!" nasce de uma ideia lançada no fórum da Groundspeak, numa thread bastante participada. :-)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor vsergio » quinta nov 22, 2007 12:52

Uma pêra, mas uma das do Oeste. As famosas pêras rocha! Como as coitadas que tenho no quintal, todas retorcidas este ano "derivado" ao granito, ups, granizo que caíu.

FTF! em discussão nos foruns da GS é coisas para geocachers de outra classe... decerto que aqui neste retangulozito foi uma bela duma surpresa.
vsergio
Extra Large

Mensagempor prodrive » quinta nov 22, 2007 13:06

SUp3rFM Escreveu:Globalização ou Evolução?

Pesem os prós e contras desta evolução. Se o resultado for negativo, enviem-me a conta. :)

Hugo, não tens que carregar o fardo da evolução do Geocaching em Portugal :wink: .
É inquestionável o teu contributo, mas mas cedo ou mais tarde, esta avalanche de novos jogadores acabaria por surgir :) .
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor lopesco » quinta nov 22, 2007 13:18

vsergio Escreveu:Uma pêra, mas uma das do Oeste. As famosas pêras rocha! Como as coitadas que tenho no quintal, todas retorcidas este ano "derivado" ao granito, ups, granizo que caíu.

Se quiseres, eu trago-te algumas da loja. Pequenas ou grandes?
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor clcortez » quinta nov 22, 2007 15:26

Pronto, e já se desviaram do tema da thread..

Hugo, aceito perfeitamente a tua opinião e entendo que possa parecer excesso de zelo. O que quero passar é a informação que já tenho levantada aos geocachers realmente interessados em vez de a deixar arquivada e escondida no meu HD. Não é por isso excesso de zelo mas sim a tal passagem de testemunho, e certamente aparecerão interessados (aliás, como já aconteceu).

Na altura em que o PH lançou essa thread não concordei pelo simples facto de estarmos todos a pré-visualizar as caches que iriam entretanto surgir. Se fosse levado à letra quase que dava para programar com antecedência caçadas em locais que ainda não tinham as caches criadas e publicadas.
No entanto por outro lado a thread tem um lado positivo no sentido de partilhar entre possíveis geocachers interessados locais que fossem mais acessíveis a outros geocachers que não tiveram a ideia.

Não pretendo levantar temas polémicos, apenas de uma forma transparente poder passar informação que já reuni ao longo de quatro anos e que muito provavelmente nunca levarei avante.

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor ajsa » quinta nov 22, 2007 16:36

Vou copiar o que enviei por mail.

Olá Cláudio,

Antes de mais quero agradecer-te a tua informação para o evento, é muito bom ter feedback das pessoas mais experientes.

Quanto a mim, e porque já indiquei os meus objectivos, aceito de bom grado tomar conta de ideias que possas ter para caches ou outras actividades a realizar na minha região.

Entenda-se por minha região, a zona que vai desde um meridiano que passe em Cuba até à fronteira espanhola e não subindo muito a norte da Vidigueira e descendo a sul da fronteira do Alentejo com o Algarve.

Marco esta região porque é perto da(s) minha(s) casa(s) (Beja, Serpa, Moura) e portanto consigo fazer facilmente qualquer manutenção.

Terei imenso prazer, se assim o entenderes, em adoptar a cache de Noudar em Barrancos e do Pomarão.

As maiores felicidades é o que desejo.

Muito Obrigado,

António Almeida
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor ajsa » quinta nov 22, 2007 16:46

Epá, esqueci-me da do Alqueva, essa também está inserida no grupo que poderei adoptar.

Ainda assim, aproveito esta deixa para dizer que a minha disponibilidade de adopção das caches indicadas estará condicionada por alguem de mais perto ter o mesmo desejo.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor MightyReek » quinta nov 22, 2007 18:29

E nós podemos tomar conta do que fica a Oeste do Meridiano da Cuba até ao Atlântico e que seja a Sul de Alcácer do Sal e a Norte da fronteira do Alentejo com o Algarve.
Estou a escrever o mail para enviar.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Daniel C. » quinta nov 22, 2007 21:23

clcortez Escreveu:Não será de estranhar que algumas das minhas actuais caches mudem de mãos também devido aos factos que enuciei logo ao início.

Já sabem, estou ao dispôr para as vossas apresentações.

Boas caçadas a todos,

Cláudio Cortez

Olá Cláudio. É sempre de lamentar a saída de um geocacher com "antiguidade" nesta actividade mas, no teu caso, valores mais altos se levantam, e o da paternidade é dos mais nobres que há :)

Se achares que não consegues manter todas as caches, posso adoptar duas que estão aqui perto:

- Uma cache monumental
- Projecto VG... ou talvez não!

A do Chafariz de Loures, também conheço quem a queira adoptar. São, todas estas três, caches de diferentes tipologias e características mas que merecem ser mantidas, e se puder ajudar, terei todo o gosto.

Cumprimentos!
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular

Registado: quarta ago 22, 2007 20:05

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes