Não me vou referir à questão da colocação de caches em férias, que tem sido abordada noutros tópicos.
Achei estranho o facto de na ilha de São Miguel haver 13 ou 14 caches, das quais 3 ou 4 são virtuais e a grande maioria das restantes serem micro, sendo certo que há lugares onde não seria possível ou viavel esconder uma cache, fosse de que tamanho fosse, assim como há locais que mereciam caches maiores.
Uma dúvida com que fiquei é se a malta plantou tantas micros por serem mais fáceis de manter (?) ou apenas porque ninguém vai de férias carregado com taparuéres (ou será que vai?).
Ou terá sido porque não quiseram ter o trabalho de encontrar melhores locais onde as esconder?
O que me conduz à questão da forma/lugar como algumas das caches estavam escondidas, salvo honrosas excepções.
Não querendo fazer crítica gratuita, penso que podemos aprender algo com isso.
Concretizando:
* encontrei (ou por acaso não) uma cache colocada num jardim, num espaço aberto e muito exposto aos olhares dos muggles, que podiam observar os meus movimentos praticamente 360º à minha volta. Causa um grande desconforto ao geocacher e põe em perigo a própria cache.
* outra cache foi colocada num sitio excelente, a salvo de olhares indiscretos, bem camuflada, mas no fundo de uma cova. Ora, à primeira chuva que caia, o container vai ficar encharcado e o seu conteúdo húmido. (nota: passar a guardar todos os saquinhos de silica para meter nas caches)
* outra deve ter sido posta num lugar exposto à deslocação de terras, provavel e previsivel num lugar com o relevo e a metereologia de São Miguel. Desapareceu certamente por isso.
* outra estava no meio de uns arbustos, em zona de grande altitude. Quanto a esta, penso que a húmidade quer do local, quer do contacto com a vegetação levou à danificação do papel do logbook. Penso que não seria dificil ter encontrado umas pedras para pôr por baixo e à volta da cache, para impedir o crescimento da planta sob a cache e tentar proteger esta da humidade, sendo certo que no local e altitude onde se encontra dificilmente escapará aos efeitos da humidade.
* outra encontrava-se em situação semelhante, mas a menos de dois metros de uma fonte de àgua. Embora a altitude fosse menor, o facto de a cache estar em contacto directo com o solo húmido também danifica o conteúdo do container. Colocar umas pedras sob a cache não teria sido dificil.
Sempre que foi possível tentei corrigir a situação, quer secando o container ou substituindo o saco exterior, quer metendo o logbook num saco ziplock ou colocando umas pedras sob o container, sempre respeitando o local do esconderijo.
Em resumo, se e quando esconder novas caches no meio do campo, e sem prejuízo das guidelines, vou tentar escolher um esconderijo / sitio:
- reservado dos olhares dos muggles, ou onde estes habitualmente não encontrem interesse.
- protegido das húmidades o mais possível.
- afastado de onde possam ocorrer enxurradas/deslocamente de terras, ou protegido com uns calhaus grandes

Aprendi também que por muito material que se leve para fazer manutenções, ele pode sempre acabar quando mais fazia falta.
E que em determinados tipos de terreno, ter um mapa (actualizado) faz toda a diferença ... ai se faz!!