• Anúncios

Usar smartphones para registar um percurso

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Usar smartphones para registar um percurso

Mensagempor lynxpardinus » segunda nov 11, 2013 14:31

E registar um percurso usando um smartphone como GPS? No artigo http://gpstracklog.com/2013/11/smartpho ... -life.html , defende-se que isso é um erro - e que, na realidade, é perigoso, devido à menor precisão dos telefones. O que pensam? Já seguiram algum track registado por um smartphone?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Usar smartphones para registar um percurso

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda nov 11, 2013 14:44

Na realidade não sei... :)
Já fiz alguns trajectos em que o track que tinha não correspondia a 100% ao que estava a realizar, uns metros para um lado, uns metros para o outro mas nunca pensei que pudesse ser por isso... nem por outra coisa qualquer.
Agora, no outro dia estava com um colega a procurar a cache do forte do guincho e o aparelho mandava-nos uns metros para a ponta da arriba quando a mesma estava a 20 metros atrás desse local... se a cache estivesse mesmo à ponta, para onde me mandaria o bicharoco?
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Usar smartphones para registar um percurso

Mensagempor hfilipe » segunda nov 11, 2013 14:52

Já segui alguns tracks através de smartphone que foram gravados por GPSs dedicado, bem como já gravei vários trilhos com o smartphone..

De qualquer forma, em caso algum seguiria de forma cega qualquer trilho gravado, seja qual for o aparelho que o gravou. Há sempre, SEMPRE, desvios entre o percurso realmente feito e o que fica gravado. Como todos nós utilizamos GPS sabemos como no meio de prédios, debaixo de árvores ou em terreno mais acidentado a precisão diminui bastante.

Há apps que, realmente, deixam mexer nas definições de gravação e de onde, por vezes, resultam trilhos com poucos pontos e, por isso, muito imperfeitos. Mas, pela minha experiência, na maior parte das situações os tracks ficam com informação suficientemente correta.
Daqueles que gravei, houve vários que depois analisei sobrepostos em imagens de satélite do Google Maps e não vi diferenças significativas em relação ao trajeto real.

Por isso, quando sigo um trilho, levo-o mais para ver se vou no caminho e direção correta e para não me enganar (tantas vezes) quando há cruzamentos. Serve apenas como indicação, pois vou sempre "lendo" o terreno.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes