• Anúncios

Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 16:06

jasafara Escreveu:Geotrivia

Considerando o universo de membros @pt e/ou geopt com mais de 1.500 posts colocados num dos lados.

Quais os que nunca colocaram um post no @pt após o 25/04/10?
Um deles é o Peter! mas julgo que nunca foi membro do @PT.

Quais os que nunca colocaram um post no geopt, nem sequer lá se registaram?
Um deles é a bicho felpudo. A propósito só recentemente me apercebi deste tópico. Ela deixou de participar no @pt pouco depois das últimas intervenções que aqui fez. Alguém sabe dela? Colocou mais de 2.000 posts em pouco tempo e é dentro dos membros que analiso o único que não está activo...

Correcção. O Peter tem nick aqui como peter_fcul. E até colocou aqui, depois do 25/04/10, um terço dos seus posts...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor hfilipe » quinta abr 18, 2013 16:14

jasafara Escreveu:Quais os que nunca colocaram um post no geopt, nem sequer lá se registaram?

Não são muitos! MAntunes e rifkinda.
O rifkind e o zoom_bee também não estão lá registados mas têm menos de 1500 posts aqui.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 16:19

lynxpardinus Escreveu:Sobre o post apagado no http://www.geopt.org - já foi há muito tempo (mas, depois disso, se lá fui 10 vezes já foi muito). Terá sido em 2011? Algo assim. Era um comentário de alguém polémico (já não sei quem). Da primeira vez que fui ao tópico, estava lá. Da segunda vez (umas horas depois, porque queria perceber o que se passava), o post já não lá estava, apesar de existirem referências posteriores ao mesmo...

Não te desminto. Mas a informação que tenho, é que nunca foram apagados posts sem ser pelo contéudo comercial. Especialmente nunca foram apagados posts por serem polémicos ou de alguém polémico...também te posso referir que acompanhando mais ou menos tudo o que por lá se passa, especialmente se polémico :) dificilmente uma situação dessas me teria escapado (mas não é impossível...).
Se tu ou alguém me indicar um caso em que se possa deduzir por posts posteriores que isso aconteceu, tenho toda a curiosidade em investigar...
No geopt durante alguns poucos minutos, quem coloca o post pode-o alterar ou apagar, mas não me parece que a situação que referes se enquadre aí...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta abr 18, 2013 16:34

hfilipe Escreveu:
jasafara Escreveu:Quais os que nunca colocaram um post no geopt, nem sequer lá se registaram?

Não são muitos! MAntunes e rifkinda.
O rifkind e o zoom_bee também não estão lá registados mas têm menos de 1500 posts aqui.

Certo. O MAntunes ainda teve umas participações indirectas via um geotalk e um recente frente-a-frente com o Zé Ribeiro :)
Além claro da eleição para Geocachers da Década em que foram os dois eleitos à revelia :D
jasafara
Extra Large

Pequena história dos fóruns de geocaching em Portugal

Mensagempor btrodrigues » quinta abr 18, 2013 21:55

Discordo disso da moderação estar toda alinhada no geopt, mas isso é outra história. :)

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor jasafara » sexta abr 26, 2013 16:12

Enquanto não fica a história toda feita, uma pequena história que faz referência a algumas estórias...

Artigo publicado no Geopt. Como se chama "O antes do Geopt - revisitação das origens" é natural que a grande maioria dos factos se reportem ao Geocaching@PT.
Procurei ser o mais factual e imparcial possível. Os acontecimentos selecionados foram da minha inteira responsabilidade.

De recordar que não pretendi fazer uma história do Geocaching@pt, mas apenas dos episódios mais marcantes que explicam o nascimento do Geopt...
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta abr 26, 2013 20:56

Obrigado pela partilha e pelo trabalho de investigação. Gostei de recordar o passado.

No entanto, concordo que é muito redutor centrar a história deste Forum em mim. Redutor e injusto para tantos que deram tanto a este forum.
Após o arranque inicial do Rechena, eu apenas fui o "tagarela de serviço" que ia movendo vontades e solicitando apoios. O trabalho técnico do lumacafi, btrodrigues e depois do Rifkind, sem eles à muito que isto tinha parado, sem esquecer todas as outras participações menos técnicas mas também muito importantes.

O Geocaching@pt de hoje é, naturalmente, o resultado do trabalho de todos eles e da participação dos seus utilizadores.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor jasafara » sexta abr 26, 2013 22:08

Sem dúvida que é redutor...Assim como no Geopt é redutor não referir o migueis e o hulkman.
No entanto, tu compartilhas com o Gustavo o facto de além de serem óptimos dinamizadores de contéudos, serem referências dentro da comunidade. Tu num tempo e ele noutro.
E como podes ver na cronologia, o vosso percurso mais activo complementa-se na perfeição.
Tu és representante de uma geração que privilegiou o geocaching de qualidade porque havia poucas caches. Ele de uma que depois dos IAAN, redescobriu o geocaching de qualidade com os prémios GPS e as ferramentas que permitem filtrar das milhentas caches as melhores.

No Geopt e aqui no Geocaching@PT compete-nos tentar influenciar os novos geocachers que priviligiem a qualidade à quantidade ;))
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » domingo abr 28, 2013 14:45

jasafara Escreveu:No entanto, tu compartilhas com o Gustavo o facto de além de serem óptimos dinamizadores de contéudos, serem referências dentro da comunidade. Tu num tempo e ele noutro.

Sim, convém referir e até sublinhar que ambos podem ser referências mas em tempos diferentes. Para mim a referência foi e é o Manuel, nunca na vida o Gustavo seria uma referência (ok, em alguns aspectos da sua personalidade tiro-lhe o chapéu). Ser referência nem sempre significa que a referência é o melhor exemplo a seguir. É o exemplo que é seguido pela maioria, daí ser a referência. Se o Manel tivesse começado ao mesmo tempo do Gustavo nunca teria sido a "referência" que é, apenas para uma minoria que teria contacto mais chegado a ele ou o conhecesse.

jasafara Escreveu:E como podes ver na cronologia, o vosso percurso mais activo complementa-se na perfeição.
Tu és representante de uma geração que privilegiou o geocaching de qualidade porque havia poucas caches. Ele de uma que depois dos IAAN, redescobriu o geocaching de qualidade com os prémios GPS e as ferramentas que permitem filtrar das milhentas caches as melhores.

No Geopt e aqui no Geocaching@PT compete-nos tentar influenciar os novos geocachers que priviligiem a qualidade à quantidade ;))

Haverão várias interpretações para o que é Qualidade no Geocaching. Relembro que há qualidades e qualidades, critérios e critérios, pessoas e pessoas. Certo é que aquilo que entendo por Qualidade tem critérios demasiado apertados para a comunidade actual.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor jasafara » domingo abr 28, 2013 20:14

clcortez Escreveu:...Haverão várias interpretações para o que é Qualidade no Geocaching. Relembro que há qualidades e qualidades, critérios e critérios, pessoas e pessoas. Certo é que aquilo que entendo por Qualidade tem critérios demasiado apertados para a comunidade actual.

Os teus critérios apertados têm se calhar mais seguidores agora do que tinham nos anos iniciais. Em percentagem é que serão muito menos...
jasafara
Extra Large

Mensagempor clcortez » domingo abr 28, 2013 23:01

Pois bem, se queres ver as coisas dessa forma até podes ter razão, mas não são os valores absolutos que contam para apurar resultados de eleições ou encontrar maiorias, são as percentagens. Se de facto o número aumentou deve-se ao crescimento exponencial. Se agora são 100 em vez de 10 a seguir esses princípios (ainda assim estou a atirar por cima o 100, que acho um exagero (refiro-me só a geocachers minimamente activos)), então na altura haviam 100 geocachers e agora são...largos milhares. A percentagem baixou. Se tivéssemos a concorrer a lugares numa assembleia tínhamos agora menos lugares que à 9 ou 10 anos.
Mas isto não conta para nada. Volto a dizer, cada um deve agir em consciência e fazer o que achar melhor e ser genuíno. Se há um ano atrás ainda acreditava nesta comunidade como um todo e ainda contribuía para melhorar neste momento já não o faço mais. Se estivesse um lugar na tal assembleia estaria agora (não agora, talvez em Janeiro passado) a pôr o lugar à disposição. A 2ª edição do Let's Talk About Earthcaching arrisca-se a ser a ultima grande contribuição (que duvido que seja grande), se nada mudar entretanto.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor zoom_bee » segunda abr 29, 2013 11:45

hfilipe Escreveu:O rifkind e o zoom_bee também não estão lá registados mas têm menos de 1500 posts aqui.

...olha que não, tive o cuidado de deixar lá uma mensagem de felicidades para o portal logo nos primeiros dias.
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor hfilipe » segunda abr 29, 2013 13:36

Peço desculpa pelo engano.
Não cheguei a verificar mas, como não me recordava de ver lá posts teus, pensei que nunca te tivesses registado.

Fica a correção!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor jasafara » segunda abr 29, 2013 16:30

Foi só um post, mas ficou bem.
Dois dias depois também teve aqui um post positivo, embora e compreensivelmente com alguma amargura.
No entanto faz amanhã três anos que o Pedro acabou por ter a reacção mais violenta ao nascimento do Geopt...
Ficámos todos a perder...

edit: para ser mais correcto a reacção não foi contra o Geopt em si, mas contra pessoa ou pessoas indeterminadas...
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta mai 08, 2013 16:08

O geocaching@pt só este ano nos eventos do 10 aniversário é que publicou eventos com owner próprio.
Entre 2005 e 2008 foram publicados os seguintes em seu nome.

Imagem

Quanto ao geopt tempos

Imagem
Imagem

No que diz respeito à GeocoinFest

Imagem

Nota: estão a ser considerados apenas os eventos publicados até final de 2012.
jasafara
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes