• Anúncios

É o geocaching apenas lixo organizado?!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

É o geocaching apenas lixo organizado?!

Mensagempor hfilipe » sexta dez 28, 2012 15:38

Como parece que o jasafara se anda a queixar que é o único a dinamizar o fórum ultimamente :twisted: , deixo aqui uma pergunta para pensar um pouco e, espero, colher algumas respostas interessantes.

Será que o geocaching não é (pouco) mais que lixo organizado?

Esta pergunta vem na sequência deste artigo: http://100peaks.com/2012/12/22/geocachi ... littering/ que, em conjunto com os comentários que surgiram neste: http://carris-geres.blogspot.pt/2012/06 ... -pnpg.html me levaram a questionar o que pensam os outros utilizadores dos espaços naturais sobre esta nossa atividade.

É certo que o primeiro post incide sobretudo nos, agora famosos, Power Trails e no "c#$%#%" (desculpem-me a expressão, mesmo que censurada pelo software do fórum, mas parece-me a mais correta) caches umas atrás das outras em locais que mereciam um pouco mais de "respeito". Mas, mesmo nos outros locais, com mais presença humana, as caches não são um bocado de lixo georeferenciado?

Apesar de ser um pouco longa, gostaria que lessem os artigos e os comentários, pois têm várias opiniões muito válidas e em vários sentidos.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: É o geocaching apenas lixo organizado?!

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 16:25

Irei ler com atenção.

[off-topic]Sobre dinamizar, uma precisão. Eu acho que aqui se levantam volta e meia uns assuntos interessantes e pertinentes. É claramente o caso deste tópico. A questão tem mais a ver com o número dos que participam nas discussões e do público a que chegam. É muito agradável discutir assuntos entre poucos participantes motivados, mas é um bocado inconsequente se não há depois iniciativas que procurem mudar alguma coisa.[/offtopic]
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 28, 2012 16:34

Confesso que já várias vezes pensei sobre o assunto (a sério!) - e acho que a diferença é, como está constante no primeiro artigo que copiaste, a dimensão da questão. Se uma ou outra caixa numa área extensa não será prejudicial, o mesmo não acontecerá com várias de 160 em 160 metros.

Dito isto, penso que, no entanto, há outras questões que devem pesar na resposta:
1) O geocaching está interdito em Zonas de Protecção Total em Portugal (os revisores têm zelado por tal) e não é permitida a colocação de caches nos Parques Naturais dos EUA (outro exemplo: nos parques reais em Londres);
2) As áreas em que o geocaching abunda não estão sujeitas a regras especiais de conservação. Quando essas regras entram em choque com o geocaching (ou é pedida oficialmente a sua retirada), os revisores actuam e arquivam-na;
3) As caches devem obedecer a um conjunto de regras, que, nomeadamente, garantem que não atraem vida selvagem e não a colocam em perigo;
4) O geocaching deve ser praticado como uma forma de conhecer a natureza, contribuindo para a sua conservação. Como já disse aqui algumas vezes, só podemos proteger aquilo que conhecemos e gostamos - e, assim, acredito realmente que o geocaching é uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente. Adicionalmente, e como os Timearth dizem de tempos a tempos, o facto de haver visitantes numa determinada área garante uma protecção efectiva dessa área - vide, as centenas de BTTistas que povoam Sintra ao fim-de-semana.

Dito isto, estas afirmações apenas podem ser verdadeiras se o geocaching for efectuado de forma responsável - o que sobejos exemplos (como jipes a passarem por ribeiras sensíveis, contradizendo o pedido do owner, ou a recente descoberta do MAntunes de material combustível numa cache em Sintra) demonstram não ser uma norma 100% seguida.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 16:50

"...como jipes a passarem por ribeiras sensíveis, contradizendo o pedido do owner..."

Só para ilustrar...

Imagem

Já vi que passaste mesmo ao ataque ;))

Mas de resto, bela reflexão [^]
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 16:55

Eu a propósito de uma recente cena desagradável com rabiscos ao longo de um PT, fiz uns considerandos que depois ficaram um bocado submersos, pela parte mais folcolórica da coisa, sobre a dinamização e a criação de hábitos de CITO. Acho um bom tema para se debater aqui no âmbito deste tópico.
jasafara
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » sexta dez 28, 2012 17:16

Nota: Que eu saiba, só o fez uma vez. E, daí, ter preferido particularizar o acontecimento, ao indivíduo - todos devemos ter espaço para errar. Até porque todos nós acabamos por o fazer de quando em quando - será sempre impossível ter uma "folha" 100% irrepreensível.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » sexta dez 28, 2012 17:33

lynxpardinus Escreveu:Nota: Que eu saiba, só o fez uma vez. E, daí, ter preferido particularizar o acontecimento, ao indivíduo - todos devemos ter espaço para errar. Até porque todos nós acabamos por o fazer de quando em quando - será sempre impossível ter uma "folha" 100% irrepreensível.

Completamente de acordo (quer dizer se calhar o Manuel consegue :D).

Aqui há vários aspectos a considerar e já bem documentados sociológicamente.

:arrow: Aspectos negativos devem ser combatidos o mais precocemente possível. Lixo gera lixo.
:arrow: Muita gente tenta não sujar/estragar, mas não é proactivo na limpeza (em termos de limpeza por exemplo dos sítios onde gosta de caminhar) por simples inércia e falta de hábito. Precisa de um click.

Se se conseguir um movimento organizado de potenciar os CITO (micros ou macros) acho que a adesão poderia ser muito boa e ter resultados visíveis a muito curto prazo.
jasafara
Extra Large

Mensagempor rifkinda » sexta dez 28, 2012 20:10

Acho que ajudaria a que algumas caches não pareçam lixo, quando se tratam de contentores em locais interessantes, com contentores bem identificados e com bom aspecto.
Confesso que cada vez que encontro uma garrafa de "essencial" ou de "água" reutilizada, apenas com um papel a servir de logbook e sem stash, o próprio do contentor me parece lixo.

Sei que o que perguntaste é bem mais profundo do que isso (e ainda não li os links que colocaste, sorry), mas para já é a minha contribuição para o tópico.
Por exemplo, hoje encontrei uma pista (pendurada num arbusto) para um peddypaper, bem identificada, não sendo só um rabisco com a pista num papel, e isso não me chocou (desde que a dita seja retirada depois do peddypaper).
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MAntunes » sexta dez 28, 2012 21:54

Eu começo a desconfiar que, para quem está de fora, o geocaching seja lixo georeferenciado.

Se repararmos bem, e fizermos um esforço genuino para imaginarmos a percentagem de caches que são colocadas com autorização expressa dos responsáveis pelos locais onde elas são colocadas, particulares ou públicos, talvez cheguemos a percentagens muito embaraçosas.
E se isso for verdade, poderemos facilmente concluir que andamos a espalhar lixo por aí afora.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » sábado dez 29, 2012 05:41

[Moderação]

Foram removidos dois posts do jasafara, um neste tópico e outro na secção de GeoBtt, em que era referida apenas uma [Tag].
A razão para a remoção é apenas porque não entendi qual o propósito ou a intenção daquela [Tag], bem como a relevância para o tópico.
Agradecemos que o jasafara entre em contacto com os admins, no sentido de clarificar o porquê destes dois posts.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor clcortez » sábado dez 29, 2012 15:55

Sim, é.

Basicamente a GS é uma empresa mandatada para fazer vender artigos em plástico a pessoas em torno de uma suposta actividade e com a missão de espalhar plástico por todo o mundo.

Bem, agora (um pouco mais) a sério. Eu também há muito que comecei a achar que o Geocaching é um enorme potenciador da geração de lixo, e pior, não reciclável.

Ter visto já mais que uma vez o filme "Bag It" talvez me tenha feito recear ainda mais o efeito nocivo que temos provocado no nosso planeta. Imagino várias vezes o que acontece às caches que apodrecem no meio do mato, os sacos de plástico que muitos geocachers ainda usam para cobrir as caches, entre outros itens. Isto se tivermos em conta a quantidade de caches que existem e já existiram, já não conseguiriam caber dentro de um hipermercado mesmo que este só tivesse os containers e se os conseguissemos reunir todos num lugar só.

Eu sou altamente contra o Consumismo e a Sociedade do usa e deita fora. Sou um reutilizador por natureza, um dos primeiros membros a aderir ao Freecycle e tento passar a palavra. Infelizmente duvido que se consiga fazer algo até ser tarde demais para inverter a tendência. Temo também que os mesmo descendentes vão pagar bem caro os abusos dos seus antepassados.

Como tive oportunidade de partilhar com alguns de vós, a primeira vez que me senti envergonhado de ser Geocacher foi no passado dia 15 de Novembro quando tive uma reunião na Fundação da Mata do Bussaco para tentar "defender a honra do convento" e fui confrontado com as atitudes lamentáveis que os geocachers tiveram com a Fundação. Claramente, pessoas que tiveram as atitudes que tiveram ( aos vários níveis) não serão concerteza os geocachers responsáveis que todos desejaríamos que fossem para que tivéssemos orgulho em afirmar que também somos geocachers.
Uma consideração: enquanto éramos poucos e as caches ainda menos, parecia uma gota no oceano o impacto que o Geocaching tem, mas com aumentar dos números (chamo "aumentar" porque "evoluir" é uma palavra demasiado nobre para chamar ao que sucedeu ao geocaching ao longo do tempo) verifa-se que cada vez o impacto na natureza é maior. Não é só o lixo que fica espalhado e é fabricado para "alimentar" os consumidores que compram containers para os esconder atrás de uma árvore, como também o impacto que os milhares de pessoas têm ao pisar sistematicamente plantas, canteiros, animais, arbustos, grutas, etc quando procuram uma cache, sem ter qualquer respeito pela envolvente. E depois da Natureza (que para mim é o mais importante) vem o respeito pelo património, são cada vez mais os casos graves e notórios da falta de respeito, civismo (e carácter, porque depois nem assumem) contra o património construído. O auge é andarem a espalhar graffitis alusivos a um PowerTrail ali para os lados de Torres Vedras. Mas não é caso único, tenho visto verdadeiras barbaridades por esse país fora, o que só me entristece e desmotiva enquanto geocacher. E depois ainda vêm os artistas dizer que somos "caretas" e "antiquados" e que não aceitamos a evolução. Mas qual evolução? Não será antes uma regressão? Mas eles é que sabem. Eu sou apenas um velho chato e rezingão.

Para terminar, sinto-me muito mais à vontade para escrever isto aqui do que noutros fóruns. Aqui, sei pelo menos que a maioria das pessoas compreende o que estou a escrever, mesmo que hajam alguns que não subscrevam pelo menos respeitam a opinião. Noutros lados, tenho verificado que a maioria tem opiniões contrárias pelo que sinto estar a escrever para nada. Obrigado por manterem este espírito por aqui.

Eu tento fazer a minha parte: limpar os locais das minhas caches quando os visito, tentar dar seguimento adequado aos "restos" das caches e conteúdos inapropriados, e tentar ser coerente com os meus princípios.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado dez 29, 2012 16:09

Já muitas vezes me passou isto pela cabeça... como se disse mais acima os PTs ajudaram e muito para isso.
Antes de fazer Geocaching sou praticante de BTT e já as fitas espalhadas amiúde pelos trilhos para sinalizar percursos me chateavam o suficiente para mandar umas bocas nos fóruns de btt e a empresas patrocinadoras de eventos.
Considero-me um praticante de CITO sempre que cacho a pé, numa caminhada, pois de bicicleta torna-se muito, muito difícil (o meu lixo pelo menos vem sempre comigo) e costumo levar comigo alguns sacos que invariavelmente vêm cheios para o carro.
Uma cache bem cuidada, mesmo num container reciclado (os do Arquelobo por exemplo), dificilmente será considerado lixo por outros que usufruam dos mesmos espaços que nós. E aqui contra mim falo pois passo alguns largos meses sem ver algumas caches que aparentemente não terão problemas mas... nunca se sabe. Vou tentar mudar esse aspecto.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor TiagoGH » sábado dez 29, 2012 17:19

clcortez Escreveu:Noutros lados, tenho verificado que a maioria tem opiniões contrárias pelo que sinto estar a escrever para nada. Obrigado por manterem este espírito por aqui.

Podes provar isso? é que eu tenho forte convicção que estás enganado, e que estás a encarnar demasiado o papel do "velho do restelo".
TiagoGH
Regular

Registado: sábado nov 19, 2011 00:44

Mensagempor Burkhita » sábado dez 29, 2012 23:20

Vejo-me obrigada a concordar com a opinião do clcortez, de facto estamos perante uma actividade que recorre a materiais que não existiriam naturalmente na maior parte dos locais onde se encontram, isto leva-me a pensar que aos poucos, algo que na sua essência é uma actividade interessante e saudável, se está transformar-se num monstro incontrolável, muito por falta de um controlo objectivo ao nível da quantidade, veja-se a titulo de exemplo a multiplicidade de caches em áreas restritas e alusivas a temas semelhantes, se não ao mesmo tema. Sobre esta questão não se espere que sejam as autoridades a impor um controle aos geocachers, estes sim, tem que tomar a iniciativa e autoregular-se, não só para preservar o bom nome do jogo como para que o mesmo seja minimamente danoso para o meio ambiente.
Burkhita
Micro

Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Mensagempor clcortez » domingo dez 30, 2012 10:05

TiagoGH Escreveu:
clcortez Escreveu:Noutros lados, tenho verificado que a maioria tem opiniões contrárias pelo que sinto estar a escrever para nada. Obrigado por manterem este espírito por aqui.

Podes provar isso? é que eu tenho forte convicção que estás enganado, e que estás a encarnar demasiado o papel do "velho do restelo".

Posso, mas prefiro fazê-lo pessoalmente. Olha, quando vieres cá ter comigo para irmos ao VG das Sardinhas, por exemplo! :)
Não é por nada, mas estar a escrever mais ainda aqui só se for para alimentar as bocas vorazes por peixeirada. Assim pessoalmente a conversa flui e tudo é mais claro e bem interpretado. Por exemplo, parece-me que levaste demasiado à letra o que disse. [;)]

Se quiseres e uma vez que está bom tempo, aparece aí e vamos lá acima. Manel? Rui? Vamos?
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes